quinta-feira, 5 de maio de 2016

Não é malária senhor Presidente, as dívidas da EMATUM, Proindicus e MAM são um cancro para Moçambique

O Presidente Filipe Jacinto Nyusi estabeleceu nesta quarta-feira(04) uma relação entre as dívidas contraídas secretamente pelas empresas estatais EMATUM, Proindicus e MAM e a malária. Mas na verdade estes empréstimos, que foram avalizados pelo Governo de Armando Guebuza violando a Constituição e a Lei Orçamental, equiparam-se mais a um cancro. Embora o Governo tenha, na semana finda, prestado as primeira declarações sobre o assunto em Moçambique, os moçambicanos continuam sem saber o valor total que terão de pagar nem onde está o dinheiro, pois o certo é que na Conta Única do Tesouro não entrou.

"É como chegar a uma casa e dizer que há malária", afirmou o Chefe de Estado durante uma conferência de imprensa conjunta em Maputo com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Rebelo de Sousa, acrescentando que o problema não pode ser escondido, e importa averiguar as causas.
Porém, mais uma vez, o Presidente moçambicano equivocou-se. Os empréstimos secretamente contraídos e ilegalmente avalizados pelo seu antecessor são mais parecidos com um cancro, "tumor maligno formado pela multiplicação desordenada de células (...) que vai arruinando lentamente" de acordo com o dicionário.

Insistindo na comparação entre empréstimos avalizados pelo Estado ilegalmente, em 2013 e 2014, e a doença, Nyusi disse é preciso ver se faltou "uma rede mosquiteira, se há charcos lá fora ou se é preciso fumigar" o espaço.
É pouco provável que a fumigação resulte, como não tem resultado no combate à malária que é endémica na maioria do nosso país. O cancro que nos aflige é a corrupção e tem origem no próprio partido no poder.
Para o Presidente de Moçambique é fundamental saber como a dívida surgiu, referindo que, mal detectou a situação, o Governo assumiu que tinha um problema. "É o que estamos a fazer agora. Depois disso vamos combater", afirmou ainda Filipe Nyusi que na altura em que os empréstimos foram contraídos por empresas participadas por instituições militares e da defesa, era ministro da Defesa.
Na quinta-feira passada o primeiro-ministro admitiu aos moçambicanos, pela primeira vez, a existência dos empréstimos não só da Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) mas também da Proindicus e da Mozambique Asset Management (MAM). Carlos Agostinho do Rosário manifestou o compromisso do actual Executivo em garantir os avales ilegalmente concedidos para estas dívidas que ascendem a 2 biliões de dólares norte-americanos, sem incluir os juros.
Doadores europeus suspendem ajuda ao Orçamento de Estado
Entretanto o chefe do Executivo não se referiu, assim como o Presidente Nyusi, ao destino dado a esse dinheiro que oficialmente, e com transparência, apenas se sabe que 350 milhões de dólares norte-americanos foram pagos ao estaleiro francês Construções Mecânicas da Normandia.
É factual que nenhum dólar desses empréstimos entrou nos cofres do erário pois não consta da Conta Única do Tesouro nos exercícios de 2013 e de 2014, como se pode observar nas Contas Gerais do Estado e, de acordo com Ernesto Gove o Banco de Moçambique tem “registo dessa dívida”.
Entretanto na conferência de imprensa desta quarta-feira Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente de Portugal, tornou público que o grupo de doadores europeus do Orçamento do Estado suspendeu temporariamente a sua ajuda financeira ao nosso país.
O estadista que preside ao grupo de doadores conhecido por G14 afirmou que se trata, "não de uma paragem definitiva, mas de uma mera suspensão".
A suspensão da ajuda financeira dos G14 acontece após decisão idêntica do Reino Unido, do Banco Mundial e também do Fundo Monetário Internacional.
@VERDADE - 05.05.2016
BREAKING NEWS, FLAHS NEWS!
As informações da última hora das nossas bem seguras e posicionadas fontes dão conta de que:
Inbox: "Bom Mano desde ontem a FADM esta a realzar uma manobra militar em MABENGA , MAPUTO. As forças incluidas nexta manobra é ds comandos da FADM, com o objectivo de: distruir a serra da gorrongoza. Os carros usados nexta missao seram os: nexte preciso momento encontram se n comando d exercito. Aliás falando do comando geral do exército a fonte nos confidenciou que:
SOBRE OS PRODUTOS ALIMENTARES DAS FDSEGURANCA. Mano verificou se o atraso da entrada d produtos alimentares devido o preço que a FADM estipulava anteriormente e a tual preço. Pos o doador reclamava com à subida dos mesmos e quanto ao descontentamentos nos quartéis o Ministro da defesa convocou uma reuniao so para ofciaias alternos, uBalternos e generais que teve lugar no comando do exército. Segundo as fontes o Ministro apelou muita calma anivel dos ramos.

Obsv: Será que mesmo nos produtos alimentares do vosso braço há bolada e comissões? E quando o senhor pede calma nos quartéis, o que teme Senhor Ministro? Que os de caes raça se rebelem contra os donos? E podes crer que para tal já não falta muito depois de tantas merdas que cometeram em nome do povo!
NITAFA HI NOMO - 03/04/16

ATENÇÃO NAMPULA NÃO SEJAM DORMINHOCOS!
A Frelimo esta a formar agentes da FIR provenientes de Maputo, estão a receber a formação no comando da FIR no Aeroporto de Nampula e não se sabe qual é objectivo deles.
Alerta total

Boa-nova Musico, Edy Manuel, Mustaf Essimel Essimela and 36 others like this.
Comments
Tomas Mahangue
Tomas Mahangue A frelim esta desnorteada.
Informem o lider treinar Os seus p eliminar esses ladroes q vivem a nossa custa
31 hr
Remove
Prince Abraham
Prince Abraham Napulenses melhor reunirem se e dizimarem os fir ai um por um. Nao aceitem essa colonizacao. Acordem
31 hr
Remove
Rachide Mucussete
Rachide Mucussete Os gajos agora estão a agir como se fossem crianças. Mentalmente já estão falhados.
41 hr
Remove
Jems Ngulele Ngulele
Jems Ngulele Ngulele Kkkkkkkkk...yha
1 hr
Remove
Afonso Chicuare Chicuare
Afonso Chicuare Chicuare kkkkk falhados so por dizer?
1 hr
Remove
Paulo Besteleve Moçambique
Paulo Besteleve Moçambique Tenho pena deles, prezados para morrer.
11 hr
Remove
Sarita Macamo
Sarita Macamo Estamos de olho de Maputo a rovumo do Zumbo ao Indico.
Comments
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Como é que um militar vai pegar arma sem nada no estomago senhor Ministro?
Remove
Jose Manuel
Jose Manuel Vao la que voces vao comer chumbo
Remove
Tomas Humbe
Tomas Humbe Agora esta confirmado k verdadeiramente esses miudos nao estao bem vitima de fumar folhas de papaeiras;afinal as informacoes das valas comuns nao chegam nos ouvidos desses jovenx? Isso e mesma coisa pedir ir morrer.com tanta injustica k comeca com eles e segue para os familiares deles e o povo em geral ainda continuam defender esses tubaroes ladroes do povo os frelos?? Haja coragem pah!
Remove
Revoltado Manuel Próprios Propios
Revoltado Manuel Próprios Propios
Remove
Tobias Sakala
Tobias Sakala Para o seu conhecimento essas informacoes nao circulam cm muita facilidade nos quarteis, so sr ouve tipo boato
Remove
Nitafa Hi Nomo
Nitafa Hi Nomo Logo não é qualquer um que nos dá a mesma informação.
Remove
Inacio Macamo
Inacio Macamo Vao engolir apenas xtamos p ver ufim
Remove
Agostinho Daniel Joao Tarambiua
Agostinho Daniel Joao Tarambiua Vao se virar
Remove
Pedro Jovo
Pedro Jovo Esses fadm vão destruir porque vão xegar como fogo no quartel da renamo até pegar o Dlhakama amão.dessa vez agorrongoza ñ vai escapar pk esses são fogo...
Remove
Zito Domingos Gimo
Zito Domingos Gimo Será,mas será mesmo ? Meu amigo tu tens noção de alguma guerra passada ?Passaram por lá várias forças nao conseguiram será k desta vai?
Remove
Tony Bafao Curado
Tony Bafao Curado Haaaaaaa, você,
muitos passaram por la não conseguiram pegar a mão.
Vem se comenta boa cena na próxima
Remove
Carlos Victorino Abudala
Carlos Victorino Abudala Pena de galinha.......
Remove
Xavier Ernesto Jone Jone
Xavier Ernesto Jone Jone Sempre eles tentarão a serra mas não vai ser face distruir e entrar não vai conseguir prk os comandos xtao espera dos recruta
Remove
Valeriano Saide
Valeriano Saide Estou de olho para ver e de ouvido para ouvir eu estou em casa a comer arror de cebola sem problema nenhum.
Remove
Salomao Facitela
Salomao Facitela Não devem conseguir pq seria o fim do multipartidarismo em moz.
Remove
Pulo Waya
Pulo Waya Mais elementos para vala comum
Remove
Ishmael Da Lnes Lampiao
Ishmael Da Lnes Lampiao A gorrongosa ainda tem muintas matas pra acolher os restos mortais dos priquitos
Remove
Golfinho Fastudo Fastudo
Golfinho Fastudo Fastudo k vem mas é preciso melhores treinados para escaparem desa
Remove
Niga Fix Biaque Mavinga
Niga Fix Biaque Mavinga Vao piorar avossa cituação
Remove
Carlos Jose Bacalhane
Carlos Jose Bacalhane
Remove
Atanasio Nipadawe
Atanasio Nipadawe
Remove
Faruk Omar
Faruk Omar Dessa vez devem levar caixão nas camionetes. Já não ha espaço pra valas c0mum. Que disperdicio de vida.
Remove
Niga Fix Biaque Mavinga
Niga Fix Biaque Mavinga Faser planos para distruir asserra da grongosa é pôr fim asua vida !!!
Remove
Nire Ernesto Manhalo
Nire Ernesto Manhalo Mais é muita burrice, nasceu na cidade d maputo, para ir no mato lutar com uma pessoa k nasceu cresceu e vive no mato, k conhece o k é a mata...
Remove
Paula Fernando
Paula Fernando É doloroso
Remove
Niga Fix Biaque Mavinga
Niga Fix Biaque Mavinga Ta brincar com leopardo.
Remove
Rosse Chipanhola
Rosse Chipanhola Deixem os , não ainda não a creditaram que falas comuns criadas pela frelimo pra eles , porque com comandos da RENAMO não se brinca
Remove
Niga Fix Biaque Mavinga
Niga Fix Biaque Mavinga
Remove
Paulo Besteleve Moçambique
Paulo Besteleve Moçambique Porquê é que não dizistem afina?
Remove
Nitafa Hi Nomo
Nitafa Hi Nomo Boa pergunta Mano.
22 hrs
Remove
Max Panguene
Max Panguene uma vez comando Ranger Resistente para sempre Ranger do Povo
Remove
David Jose Siguei
David Jose Siguei O moises xta na serra nunca farao nada.porque fatasma xtao a espera sem esperaca aumento de vala comum kkkkkkk.
Remove
Unay Cambuma
Unay Cambuma Mas esses fademos nao ouvem mesmo. Acredito que desta vez vao recorrer a aviação militar.
Remove
Tony Bafao Curado
Tony Bafao Curado Querem morrer?
é melhor treinar mas pra escapar
Remove
Vilanculos Cláudio Vilanculos
Vilanculos Cláudio Vilanculos Sinto muita pena desses jovens sem escola pha? Aceitar morrer sem nessessidade?? Pra cobrir dívidas??
Remove
Surate Atibo Murrateia Murrateia
Surate Atibo Murrateia Murrateia Deixe essas cazelas vão na vala cumum
Remove
David Jose Siguei
David Jose Siguei Satelite xta espera de aviao na serra. Averra milagre os priquinto vao reconhecer de verdade.fatasma maluco..kkkkkkk!.wamama.
Remove
Francisco Joao Moiana
Francisco Joao Moiana Deixem os piriquitos morrerem estes pensam que é facil derrotar os rangers, sinto muito desses mancebos com mente vazia
Remove
David Jose Siguei
David Jose Siguei Eu faco recordar em 1986 a 1987o samora machel distruiu a base da casa banana o cota jachson saiu de mota honda 50 e hoje que os puto nascido 1993 vao consegir lokura.kkkkkk.
Remove
Símon Ngomane
Símon Ngomane 1976 a 77
8 hrs
Remove
Mulandi HI Mina Kheni
Mulandi HI Mina Kheni Esses tipos não conseguiram destruir a serra na guerra dos 16 anos e pensam que hoje e possível e pior ainda com o nível de descontentamento e falta de conhecimento mínimo da parte das FADM? Mi ta hi lhekissa
Remove
Daudo Bilale
Daudo Bilale Pra qual fama maconte renamo esta ai no vosso grupo afinal ainda nao sabem?
Remove
Fumange Fumange
Fumange Fumange Que tipo de pessoa que nao aprende licao
Remove
Johane Samuel Maramba Johane
Johane Samuel Maramba Johane Domingos simbe simbe
Remove
Carlitos Carlos
Carlitos Carlos Espero que aquele que pensa em integrar o grupo de assalto a serra da Gorrongoza fique por la e apelo aqueles meninos que ate cheiram leite para disistirem eu falo na primeira pessos em 1986 fui combater la na altura eu estava a cumprir cegamente o smo mas de geito que foms varridos nao vale a pena aqueles tipos sao bons na guerrilha por isso cuidem se camaradas.
Remove
Ngonhamo Ngonhamo
Ngonhamo Ngonhamo Os putos militates que existem hoje nos quarteis reclamam por falta de tudo desde a almentacao ate adgnidade .Os soldadinhos de moz:ja estam a par does acontecimentos pois esses ja perderam muitos colegas e amigos desde 2014 que os jovens estao morrendo nas Matas do centro do pais,soldado com salario magro ,mal nutrido,sem dereitos e sem futuro prospero .Quem o soldado que nao sabe das dividas ?Quem o soldado que nao tem Facebook you whatsap?nests mundo globalizado nao existed segredos....os jovens cap desertar ou vao se declarar INAPTOS
Remove
Nitafa Hi Nomo
Nitafa Hi Nomo Desde 2013 Mano.
17 hrs
Remove
Afzal Said Aly Muhammad
Afzal Said Aly Muhammad Boa despedida ao mundo doce
Remove
Jenny Semedo
Jenny Semedo
Remove
Mauro Estevao
Mauro Estevao
Remove
Jojo Benissene
Jojo Benissene So pr mandar matar filhos de donos
Remove
Rafa Barroso
Rafa Barroso Daqui a nada o fio vai arrebentar no lado dos mais fraco.
Remove
Fernandes Fernando Frek
Fernandes Fernando Frek Mas so Mozambik pah. Será k é com destruiçao da Serra de Gorongosa k os Mozambicanos estarao em PAZ???
Remove
Angandimasso Alface Luís
Angandimasso Alface Luís Isto pork renamo não atacou Maputo,se acasse teriam boa lição, nem poderiam mandar mais os jovens para Gorongoza
223 hrs
Remove
Angelo Carlitos Tambo
Angelo Carlitos Tambo Amem
20 hrs
Remove
Francisco Alexandre
Francisco Alexandre SABOROSO
120 hrs
Remove
Raila Giva
Raila Giva Deus esta conosco a nos protester de coisa ruins
17 hrs
Remove
Agostinho Joao Filipe Mabunda
Agostinho Joao Filipe Mabunda He pessoal na minha provincia ja stou sem policias nao sei foram aonde
16 hrs
Remove
Santos Oliveiras
Santos Oliveiras mais elemento n valA comum
15 hrs
Remove
Santos Oliveiras
Santos Oliveiras renamo é o povo um deles sao vces

Sem comentários: