Nada a festejar!
Acordámos em 2016 endividados até ao gargalo. A nossa auto-estima vai baixando a cada empréstimo que descobrimos. A cada descoberta perdemos o chão. A cada revelação a nossa alegria vai sumindo. A cada notícia perdemos a motivação de comemorar alguma coisa. Hoje não temos motivos para celebrar qualquer coisa que seja.
O 7 de Abril e o 1° de Maio demonstraram que já perdemos o "feeling" de festejar. Foram dois eventos sem aquela alegria que sempre caracterizouessas datas. Dois eventos importantes sem nenhum "slogan". As pessoas se perguntam: " festejar o quê?" Nada!
Fomos traídos pelos nossos heróis. Os nossos ídolos nos apunhalaram pelas costas. Descobrimos que os nossos heróis de heróis não têm nada. São uns gulosos. Querem comer sozinhos.
Não temos nada a celebrar. Doravante será assim. As datas não passarão de simples datas. Nada de truques com discursos triunfalistas. Estamos cansados! Já não temos mais forças!
Vamos celebrar o quê no 25 de Junho? 41 anos de quê!?! De mafias!?! 41 anos enchendo bolsos alheios!?!
O que nos dirá o 25 de Setembro? O início da luta armada pela independência!?! Que independência!?! Vamos falar do primeiro tiro? Que tiro!?! Esse que saiu pela culatra!?!
O 4 de Outubro significa alguma coisa hoje em dia? O quê, exactamente? Paz? Que paz!?! Por acaso, alguem sabe dizer aonde anda essa tal da paz!?! Há paz onde se morre por falar o que pensa!?! Há paz onde há valas escondidas com centenas de humanos mortos!?! Há paz onde há refugiados!?!
O 25 de Dezembro será Natal aqui também!?! Será Dia da Família!?! "Família", esse termo ainda faz sentido em Moçambique!?! Há família onde uns emprestam dinheiro em nome de outros!?! Há família onde há segredos!?! Há família onde uns são gooooordos e outros são maaaagros!?!
- Nada! Nada a festejar!
Sem comentários:
Enviar um comentário