quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Frelimo reprova pela segunda vez as autarquias provinciais

Acabou o sonho da Renamo?
A Frelimo diz que as regras do jogo são fixadas antes do início do jogo e não no fim do mesmo.
O MDM considera que o projecto deve ser aprofundado, para se resolver a situação dos confrontos militares.
O partido Frelimo, através do seu grupo parlamentar na Comissão dos Assuntos
Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade, reprovou a mais recente proposta de revisão pontual da Constituição da República apresentada pela Renamo, com vista à criação de autarquias provinciais. Assim, a Frelimo, que possui a maioria no parlamento, irá, nos próximos dias, em sessão plenária, reprovar oficialmente aquela que era considerada a última esperança da Renamo para se ultrapassar a crise pós-eleitoral que está a criar no país uma situação de guerra civil iminente.
No essencial, o projecto de revisão constitucional apresentado pela Renamo, apresenta as seguintes propostas de emendas:
Na alínea b) do Artigo 160 da Constituição da República, que os governadores provinciais passem a ser propostos pelas Assembleias Provinciais;
No Artigo 2A, sobre as Disposições Transitórias, propõe que “até à concretização do disposto na alínea b) do n.º 2 do Artigo 160 da Constituição da República de Moçambique, os governadores provinciais são propostos, em cada província, pelo candidato mais votado nas eleições presidenciais de 15 de Outubro de 2014, na respectiva província”.
No Artigo 271, sobre os objectivos do Poder Local, pretende suprimir a formulação “a participação dos cidadãos na solução dos problemas próprios da sua comunidade e promover o desenvolvimento local”, substituindo-a por “prossecução de interesses próprios dos cidadãos residentes nas circunscrições territoriais das autarquias locais”.
No Artigo 273, acrescenta nova categoria de autarquias locais, a autarquia provincial, cujo território coincide com a área da circunscrição com categoria de província.
O partido Frelimo reprovou todas as propostas, alegando que as regras do jogo são fixadas antes do início do jogo, e não considera razoável alterar as regras no fim do jogo.
“Os resultados das Eleições de 15 de Outubro de 2014 não podem servir de fundamento para conferir competências ao candidato mais votado na província para apresentar proposta de governadores, pois os candidatos às eleições presidenciais de 14 de Outubro de 2014 não concorreram para propor governadores, mas sim para o cargo de Presidente da República”, lê-se no parecer da Primeira Comissão, na posse do “Canalmoz”.
“Depois de nomeados os governadores provinciais e estando no primeiro ano do actual ciclo de governação, não seria razoável mudar o regime da sua nomeação, pois pode perturbar a acção governativa, pôr em causa a coesão da acção governativa”, acrescenta a Frelimo, propondo a reprovação do projecto.
MDM considera que o projecto deve ser aprofundado
O grupo parlamentar do MDM na Comissão atribui mérito e pertinência ao projecto, sob o ponto de vista jurídico-constitucional e político.
Sobre a situação político-militar que se vive no país, o MDM defende uma solução política transitória.
Mas o MDM é da opinião que sejam consideradas vias alternativas mais céleres para devolver a paz efectiva, propondo as seguintes hipóteses adicionais:
1. O partido vencedor na respectiva província proponha três nomes para candidatos a governador provincial, a serem submetidos ao Presidente da República, que soberanamente selecciona um para nomeação.
2. Cada Assembleia Provincial selecione por eleição, entre os cidadãos residentes na província, três nomes para candidatos a governador provincial, e sejam submetidos ao Presidente da República para nomeação de um dos seleccionados.
3. Que se projecte um enquadramento legal na revisão da Constituição da República, para que nas próximas eleições se efective a eleição de governadores provinciais sob uma das formas: ou eleição directa ou eleição indirecta (cabeça de lista).
Segundo o MDM, as referidas hipóteses seriam transitórias e politicamente mais ajustadas à urgência que se impõe para uma solução imediata da crise político-social em que o país está mergulhado. O MDM considera que estas duas hipóteses representam o meio-termo entre as posições que considera como “legalismo radical e uma solução politica supraconstitucional”, visto que, na sua opinião, “por um lado, não tornam absolutamente gorado o espírito dos princípios defendidos pelo proponente e, por outro lado, não esvaziam os poderes e competências do Presidente da República definidas na lei-mãe”.
Mas o certo é que a bancada maioritária defende a sua reprovação.
Dentro de dias, o assunto sobe ao plenário. (Matias Guente)
CANALMOZ – 03.12.2015
Bom dia resistentes!
Na próxima segunda-feira, esperamos debater o projecto de revisão pontual da Constituição da República. Hoje, adiaram o debate para dar tempo aos Deputados para lerem o parecer da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade.
482 people like this.
Comments
Sonia Cuinhane Bonita
LikeReply2 hrs
Luis Romão Será que vao conseguir?
LikeReply2 hrs
Shelton Joao Forca Doutora,o caminho e a frente,rumo a Democracia efectiva.
LikeReply22 hrs
Fanu Buduia Forca. Nao devemos desistir
LikeReply22 hrs
Jose Sebastiao Esperamos que muitos aspectos sejam pontalmente revistos, e principalmente a questão dos poderes do Chefe do Estado. Esta Constituição está severamente desajustada a realidade actual.
LikeReply12 hrs
Mwana Hó Machanga Zivava mais força mana ivones confiamos em te
LikeReply12 hrs
Fred KC Força resistente. Aguardamos k revejam a Real separação dos órgãos de soberania de Moz e a questão de autonomia financeira de cada órgão
LikeReply12 hrs
Alberto Pagari Ja etava mal alguem tinha mentido tinha sido reprovado se for pra segunda feira aguardo ate la
LikeReply12 hrs
Clayton Zacarias Aly Sempre linda
LikeReply2 hrs
Puto Lazy Força aí.
LikeReply12 hrs
Sonia Mangujo Inha sempre mo ponto. Bjks
LikeReply2 hrs
Nanda Fernandes Bom dia Comadre.. sempre linda
LikeReply2 hrs
Feliciano Mabunda Taremos a espera
LikeReply2 hrs
Helio Isaias Apenas uma ideia.
Da p vocês levarem algumas das vossas ideias, p debate público?
Assim acaba existindo uma interação.
LikeReply2 hrs
Pedro Das Aguas Obrigado Renamo

Partido da Visao e futuro
LikeReply12 hrs
Danilo Badru Espero que aprovem para o bem do povo de moz
LikeReply2 hrs
Lsg Tgt Kino Isso sim é notícia que interessa o povo.... E não as peripécias que escrevesses quando acabas almoçar e fazes digestão gozando com o povo.
LikeReply2 hrs
Quivi José Faera Aguardando
LikeReply2 hrs
Pires Calembo Força dra ivon, e obrigado pela informação, esperamos k tudo corem bem.
LikeReply2 hrs
B-key Maveliha Maveliha Força ai mana" estamos juntos nesta.
LikeReply2 hrs
Jose Sebastiao E ademais, não faz sentido que até hoje o Procurador geral da República seja nomeado pelo Chefe do Estado nos termos do artigo 293-1 da CRM. Isto é um assassinato do principio de separação de poderes. Uma coisa é haver interdependência e a outra usuparção.
LikeReply2 hrs
José Belmiro O que diz o parecer?
LikeReply2 hrs
António Biassone Saluale Chissada Força futura president da Republica, espero k deve debater pontos escenciais e tambem k contemplam Provincias Autarquica.
LikeReply12 hrs
Ernesto Mutemba Mutemba xtrms pronto p ouvirms e escutar de orelhas maé bm dia força...
LikeReply2 hrs
Ricardo Da Ana Sibanda macua linda
LikeReply2 hrs
Clemente Eugenio forxa dra
LikeReply2 hrs
Edgar Dos Santos Moçambique prepara-se para Rever a Constituiçao!?? "Hiii edjou" (Nao bastou o Codigo Penal.. que tem muitos erros.. omissoes..)
..quanto Custa Uma Revisao Constitucional?? Isso remete-no ha uma Elevada Incompreensao do Futuro em materias "legais e constitucionais".. Analfabetos pensam a curto prazo.. em cada Legislatura = 1 Constituiçao!??
LikeReply2 hrs
Vincent Nhavene Escute antes de falar, pense antes de escrever....
LikeReply12 hrs
Edgar Dos Santos Todas voltas e Todos Caminhos vao dar a Roma..
LikeReply2 hrs
Nalia Ugembe estarei bem atenta pra ouvir a intervenção de Muchanga gosto e sou fã
LikeReply12 hrs
Alfredo Saulane Nharreluga Ivone, não nos deixa a sós comentar o teu post, importa sim que interage conosco ou estarei errado na minha observação?
LikeReply42 hrs
Casmal Daniel DAniel Macuelo sera k povo moz tem esperanca de mudar esse partdo k nao tem intersse do povo? vejamos k so trabalhamos pra a vida dos estrangeiros e nos so compramos celest k nem chega 30 dias
LikeReply12 hrs
Nalia Ugembe Não tas errado Alfredo ela também deve contribuir
LikeReply32 hrs
LikeReply2 hrs
Nalia Ugembe Daniel a mudança começa connosco mesmo isto é votar em outras organizações política
LikeReply12 hrs
Zeferino J Vilanculos Vilanculos ta linda dra força e o povo ta a espera
LikeReply2 hrs
Kingue Januario Antecipados votos
LikeReply12 hrs
Rabia Hussna Tas merecida minha diva.
LikeReply2 hrs
Egas Basilio Julio Bom dia!tamos a espera
LikeReply2 hrs
Samuel Langa Deves falar muito bem sobre esta questão como revisão do processo da legalidade constituicional!
LikeReply2 hrs
LikeReply2 hrs
Pires Calembo Muito mais o governo paralero cada partido tem k governal nas provincias e districtos onde obtevem maior votes.
LikeReply2 hrs
Fredson Lourenco Ok Mana ivone forsa pq ja tamos casados dos ladroes
LikeReply2 hrs
Charles Antonio Ncuepa Espero k haja novidades
LikeReply2 hrs
André Neila Éfero confio em ti mana Ivo. es minh voz
LikeReply2 hrs
Ali Molde Ibraimo Eu espero que veja está .. porfavor. Ajustem a constituição no combate à corrupção a nossa constituição não é democrática. Vejam os poderes do PR na nomeação de magestrados da justiça isto faz a inoperância deste deste órgão. Ninguém condena o seu patrão. Ou alguém que sei que pode me nomear ou exonerar. Vejam também as organizações Moçambicanas da Mulher e Da juventude. Elas carregam o nome de organização nacional. Das mulheres e juventude moçambicanas respectivamente . Enquanto usam as cores de um único partido. Isso faz com que as Mulheres como Ivone não participe numa organização do seu direito por seres mulher. Assim também acontece para os jovens. São muitos factos. A votação parlamentar não é justa. Quase tudo que entra no parlamento a favor do partido no poder passa mesmo enquanto não é justo. Pelomenos o número das duas bancadas da oposição seja igual ou superior o do no poder. Assim a votação será justa.
LikeReply2 hrs
Carlos Francisco Passades Está moçambicanamente linda Excelentíssima
LikeReply2 hrs
Catine Rogério Rogério Mana Ivone se nao aprovar as provincias autonomas eu ja nao m responsabizo.deus sera o juiz
LikeReply2 hrs
Antonio Innacio Alem de inteligente e linda força ai
LikeReply2 hrs
Oscar Titos Bom dia
LikeReply2 hrs
Albertino Razao Roste Nao é mais uma manobra desses nossos irmaos comunistas? Esperemos k reflitam bem e a favor do povo Moçambicano.
LikeReply1 hrEdited
Cilinha Gonçalves Deus te dê sabedoria e graça... Bom ânimo!
LikeReply1 hr
Antonia Carvalho Lindíssima
LikeReply1 hr
Simon Mashaba Guardamos
LikeReply1 hr
Wailangalilaunganditenhi Muchanga Aguardamos ansiosamente. Ajuste com a realidade do país.
LikeReply1 hr
LikeReply1 hr
Lucia Guerra Forca frente caminho;xtams junto nesa batalha,sempre linda
LikeReply1 hr
Horacio Massique E ja segunda ...
LikeReply1 hr
Fernando Miguel Jose Jose Esperamos bom resultado.
LikeReply1 hr
Benjamim Jose Ai vai a minha duvida.. Sera k a Frelimo como sempre nao vai reprovar essa revisao??
LikeReply1 hr
Paulo Zandamela Não nenhum resistente mais espero que a Renamo traga velopedios fundaveis
LikeReply1 hr
Mustafa Momad Momad Mana Ivony, esteja ao lado d Muxanga nao dizixte xtmx do vosso lado
LikeReply1 hr
Bute Chamusse Nao aceitar estes frelixos so poden aceitar com ranger
LikeReply1 hr
Guilhermina Anselmo Sempre impecavel
LikeReply57 mins
Pedro Feliz Moya Excelência Ivone, nao sai daí atè que a revisao da CR seja uma realidade,,
LikeReply52 mins
Jose Muchavaira S sra , vá nos actualizado . paciência
LikeReply35 mins
Tob Muronha Muito bem, onde esta o nosso presidente?
LikeReply32 mins
Joaquim Geremias Geremias Esperamos Por Vôs.
LikeReply29 mins
Andorinha Araujo Mi sinto orgulhoso por saber q ex mulher firme força
LikeReply25 mins
Custodio Manuel Bulule Forsa resistentes.
LikeReply24 mins
Renato Tomas Muelega Dra Ivone Soares qual foi o parecer desta comissão já q actualmente as sessões não são transmitidas
LikeReply22 mins
Michael Marcos Langa Força Mãe e a todos simpatizantes da REnamo, Vamos a luta!
LikeReply16 mins
Zacarias Matope Xtou no centro onde todos k tiveram converça comigo qerem governadores k sejam da renamo.
LikeReply14 mins
Prince Abraham Mais gaz sem brincadeiras. Tem qui ser mesmo revisao ou emenda pontual da constituicao. Ja nao resta mais tempo para palhacadas
LikeReply2 mins

Sem comentários: