terça-feira, 22 de dezembro de 2015

História da semana:

História da semana:
Sou Manuel Martins, nasci e vivi com os meus pais ate aos 5 anos. O meu pai divorciou-se da minha mãe. Aos meus 6 anos de idades a minha mãe matricula-me na Escola Primaria de Ngangolo, Distrito de Nangade, provincia de Cabo Delgado, onde frequentei da 1ª a 5ª classe. Depois a minha mãe matriculou-me na Escola Secundaria de Nangade, que dista 60 km da minha aldeia
Frequentei da 6ª a 10ª classe, mais quando estive fazer setima classe mudei da casa da minha mãe para casa do meu pai. Durante a semana de aulas estava no internato, mas quando chegava fim-de-semana ia para casa. Quando pedia dinheiro ao meu pai para voltar a Escola, ele dizia: NAO TENHO DINHEIRO.
Ía a casa minha mãe informar a situacao, ela dava-me dinheiro para transporte a Escola, e foi assim ate que conclui 10ª classe. informei o meu pai que quero estudar mais, e ele disse-me: MEU FILHO NAO TENHO DINHEIRO, COMO JA CONCLUIU A 10ª CLASSE PROCURA EMPREGO.
Nao fiquei sastisfeito com a resposta do meu pai, fui conversar com mama, quero estudar ate 12ª, minha mãe aceitou e financiou os estudos. Em 2006 conclui 12ª . Entre estes dois anos o meu pai nao mandou nenhum valor. Voltei para casa chamei de novo o meu pai sentamos informei que ja conclui e pedia dinheiro para ir levantar o meu Certificado, ele disse: NAO TENHO DINHEIRO. Logo fui ter com a minha mae.
Procurei emprego, mais nao deu certo. Fiquei em casa 3 anos. Em 2010 fiz exame da admissao da UP delegacao de Montepuez, passei. Nao deixei de ir informar o meu pai, na verdade desta vez deu certo, ele tirou dinheiro, fui fazer inscricao em 2011, comecei estudar o meu primeiro ano da Faculdade.
Em 2012 segundo ano, fiz primeiro semestre, chegou tempo de ferias fui para casa. Quando terminaram as ferias chamei o meu pai sentamos de novo eu disse-lhe estou para ir a Faculdade. Ele disse-me:
NAO TENHO DIHEIRO PARA FAZER ESTUDAR, NENHUMA QUINHENTE, VAI PARA MONTEPUEZ BUSCAR TUAS COISAS E VOLTA PARA CASA, DISISTIR, JA FALEI, Levantou-se e foi embora. Fui informar a minha mãe. Ela tirou dinheiro e viajei para Montepuez matriculei comecei estudar segundo semestre do segundo ano.
Quando chegou fim do ano, fui passar as ferias em casa da minha mãe, nao fui a casa do meu pai lhe visitar. Acabaram as férias, a mamã tirou dinheiro dela e viajei a Montepuez, matriculei, assim estou fazer Terceiro ano e quem paga é minha mãe e ela nao trabalha.
Amigos como devo lidar com este pai?
O que devo fazer para mudar as atitudes dele?
Peço a vossa ajuda.

Amélia Zacarias Nhiwane Neves, Jossefa Sleipa, Orlando Jorge Álves Álves e 45 outras pessoas gostam disto.
Comments
Celio Mate
Celio Mate Bom dia madrugada amiga e ao amigo que xcreve a carta, essa é uma situação dififcil de lidar com ela será que ele é seu pai verdadeiro, antes de tenta falar com a sua mãe.
Agora quanto a atitude dele nada tens a fazer bola pra frente deixa sua mãe ajudar-te a terminar a formação talvez terminada a formação ele te considere.
Elso Carlitos
Elso Carlitos Bm dia amigos e obrigado por compartilhar conosco a sua historia. Dizer que nao es o unico que passas de historia eu tambem passei dessa felizmente consegui concluir as cadeiras o curso com ajuda da minha mae. Acho o que deves fazer 'e contentar se com o pouco que a tua mae lhe da e concentre se nos estudos, j tas num caminho meio andado. deixe o teu pai a parte e faca o k puder aposto que no futuro ele vai te precisar. forca irmao
Horacio Samuel
Horacio Samuel Bom dia eu axo q algo qualquer aconteceu entre o pai e a mae, para ñ crescer cm raiva d pai deve discontar tud e aproveitar ajuda q a mae lhe dá.
Denny Mariquel
Denny Mariquel Boa noite, este caso é muito delicado mas posto o caso desta maneira so posso aconselhá-lo a continuar cm os estudos à sua maneira (patrocinio da mäe e tentar biscatos). Faça d conta q ela é o único recurso disponivel: "quem näo tem cäo caça cm gato". Mando abraço aos meus colegas Joel, Ângelo, Xingondo, Jerrito e small boy
Wilson Fahar
Wilson Fahar Bom dia! Pra todo caso sempre existe um culpado e nessa historia r o seu pai, qualqr sonho de um pai é sempre ver o seu filho brilhar, dexala de lado o seu pai e continua com os estudos
Salimo Henriques
Salimo Henriques Bom dia, isso nao e normal mais e frequente depende do ponto d vista da importancia d ir a escola talvez esse pai conseguiu fazer a vida sem q tenhe ido a escola razao d nao dar importancia.
Marige Leo Evaristo
Marige Leo Evaristo Meu caro por sinal meu conterraneo, isto e' frequente principalmente na sociedade matrilinear, basta o divorcio o pai nao trata bm os filhos da mulher divorciada mesmo sabendo k sao dele tbem, no teu caso deves descontar tdo e concentrar se nos xtudos um dia ele vai procurar o filho.
Pedro Nhone
Pedro Nhone Oi, meu amigao há um velho provebio k diz DEUS NUNCA FEXA AS PORTAS COM AS JANEIRAS, SEMPRE DEIXA UM RECURSO, OU PORTA OU A JANEIRA PARA NAO TE SUFOCARES, vai em frente pelo menos ja tens uma heroina de casa k é a sua mae, k ta sacrificando pelo seu fu...Ver mais
Arnaldo Ivan Mangueze Ivan
Arnaldo Ivan Mangueze Ivan PARA ANTES D COMENTAR GOSTARIA D SABER QUANTOS ANOS OS TEUS PAIS TEM,O K FAZ CADA UM E O NIVEL D ESCOLARIDAD D CADA UM.
Silvio Arcanjo Jose
Silvio Arcanjo Jose k Pna amgõ, to cem cmentario prk a mxma situaxao tambm eu to vivr. coitad dsses Pais k nem cnsiguem cmprar crdt 20 lgar pa o flho sabr cmo xta
Arnaldo Ivan Mangueze Ivan
Arnaldo Ivan Mangueze Ivan MEU AMIGO MUITOS FACTORES PEDEM TAR D TRAS D TUDO ISSO. MAS ELE N DEIXA D SER O PAI K TUA MAE MOSTROU.
Arnaldo Ivan Mangueze Ivan
Arnaldo Ivan Mangueze Ivan SABEM ESSA SITUÇAO TAMBEM TENHO O CASO D MEU IRM MAIS NOV DIFRENTS D PAI ELE FOI ESPULS D CASA D PAI A FREQUENTAR 1ANO
Nelio Eduardo Raiva
Nelio Eduardo Raiva bom dia a todos da madrugada amiga.para este caso nao facas nada agora, rezas para que tua mae continue ta financiar e depos de terminar UP tambem dexas o teu pai ate k conseguiris emprego.depos chamas o teu pai e sentas com ele de modo a explicar tudo o que ele fez durante o teu percuro.lava le cabeca durante um tempo"nao le importa como teu pai nem dale nenhum valor em dinheiro isso so durante um tempo"um pai nao se compra.depois reconsillahan-se.
Nelson Francisco Mandlate
Nelson Francisco Mandlate Triste.vamox dar valor as maes elas sao fortes,é raro a mao dxar o filho.muita forca irmao
Mamudo Carlos Mamudo Carlos
Mamudo Carlos Mamudo Carlos Primeiro, eu acho q ele ñ sabe o valor da escolaridade na vida d homem. Mas este jogo é entre ele e a tua mae, ele tem muita raiva e ñ sabe como e com quem aplica-la. Mas Deus existe, vais concluir. Mas xpero q ñ lhe esoles quando ele precisar a tua ajuda.
Pedro Macaruge
Pedro Macaruge saudcoes.
Pedro Macaruge
Pedro Macaruge saudacoes. pai que e pai nao devia e nem deve comportar se desta maneira, ta erradissima essa atitude. face a esta realidade o que fazer?claro, e so ter muita coragem e forca, estas agora no terceiro ano de faculdade, creio que caro amigo esta doptado de muita cognicao e determinacao.no futuro nao pague pela mesma moeda ao papa e continue a visita lo e a pedir lhe o que bem necessitares, forca. envie o seu numero de conta pois tenho 100mt que possam ajuda lo a tirar copias.
Quitèriah Macuàcua
Quitèriah Macuàcua Ola amigo, qual è a situaxao fnanceira do Pai relativament a da Mae?
Erme Thavile Davaile
Erme Thavile Davaile Somente as nossas maes é k conhecem os nossos verdadeiros Pais e elas tem sentimento para com os filhos e é por isso mesmo k ela te ajuda mesmo com o pouco k tua mae consegue.
Voce ta insistindo no seu pai porke,nao tem postura?
Has-de ver k teu pai vai te precisar kwando xtiveres bem na vida. Conforma-te e agradeça sempre a Deus pela força k ta mamae ta te dando e nunca desampare ela.
Va para frente. Deixe de lado seu papai. Se ele kizesse dar a mao ja te-lo-ia feito. Se poder vai dar mas nao deve ser a teu pedido. Mesmo em ferias hospede-se em casa da sua mae e apenas visite ao seu pai.
José M. Vilas
José M. Vilas Olha, eu nao poxo lhe ajudar muito pois nao conheço a situaxao financeira do seu pai mas, dzr k homem k é homem, kando se trata de filho faz ate o impossivel para lhe colocar na xcola.
Ouse do amor, carinho, simpatia e consideraxao da sua mae e te consetre na sua formaxao para fazrx o nivel sem dificuldades para nao decepcionares sua mae.
Quanto ao seu pai, por ekanto xkece - o que o destino cuidará do resto.
CONSENTRA TE NA SUA FORMAXAO MEU AMIGO. . . , FORTE ABRAXO.
Aurelio Mucipo
Aurelio Mucipo Meu irmao,usa todos os recursos que tens para a tua formacao.Quanto a atitude do teu pai é de lamentar,mas ele nao sabe o que está a fazer.Perdoa ele.Luta e vencerás.Força!
Isaura Ombe
Isaura Ombe Coragem, a vida é asim. Essa foi a sua face da sua vida. Cada um tem a sua fase como percorre a vida. Mas sempre vecemos e entramos na mao de Deus.
Mathe Inacio
Mathe Inacio amigo qual e a situasao finaceira do pai ? Mathe Inacio cidade ha-noi vietnam pra Madrugada Amiga
Erme Thavile Davaile
Erme Thavile Davaile Olha!
As maes sentem a dor em comum com os filhos.
Pior ainda este pai k se calhar tenha outra mulher e seus filhos diferentes.

Este amigo nao deve kerer estar em ambas partes. Nao insista no seu pai pk acabara proferindo palavras k sempre k te lembrares ficarás xorando. Antes k isso akonteça adore e cuide de ti e da tua mae.
Erme Thavile Davaile
Erme Thavile Davaile Olha!
As maes sentem a dor em comum com os filhos.
Pior ainda este pai k se calhar tenha outra mulher e seus filhos diferentes.

Este amigo nao deve kerer estar em ambas partes. Nao insista no seu pai pk acabara proferindo palavras k sempre k te lembrares ficarás xorando. Antes k isso akonteça adore e cuide de ti e da tua mae.
Erme Thavile Davaile
Erme Thavile Davaile Olha!
As maes sentem a dor em comum com os filhos.
Pior ainda este pai k se calhar tenha outra mulher e seus filhos diferentes.

Este amigo nao deve kerer estar em ambas partes. Nao insista no seu pai pk acabara proferindo palavras k sempre k te lembrares ficarás xorando. Antes k isso akonteça adore e cuide de ti e da tua mae.
Mathe Inacio
Mathe Inacio sim e veridade amigo
Constantino André Docotala
Constantino André Docotala Yéééé, este teu pai tbm! Continue estudando com o sacrifício da mamã, mas tarde as de descobrir o que esta por trás das reacções negativas do teu, se tiver razão lhe perdoe, talvez não sabe o que esta fazendo.
Obadias Armando Cassimo Matimbe
Obadias Armando Cassimo Matimbe Amigo, é rezar para tua mae continua a consiguir dinhero para se formares só, rezar ter emprego e vives normalmente ajudando os teus pais pois ti fizeram nascer. teu pai é teu pai e sua mae é sua mae. Mas é de lamentar atitudes do teu Pai. sucessos.
Helton Jamal
Helton Jamal alo,tu tens ki levantar a cabeca e dar gracas a Deus,continuas a formar sem magoas e recentimento kanto ao teu pai ele nao sabe qual e u valore da escola...Sucessos Deus tem 1 proposito contigo...
Angelina Da Graçã Paulo
Angelina Da Graçã Paulo Peca ajuda d Deus pa te ajudar neste momento dificil bencao pa tua mae. Ele um dia apos a sua formacao tenha certeza k vai te seguir. Ai depend d si se perdoas ou nao. Pai e mae nao se substitui saiba dixo so k a atitud dele e errada.
Adelina João
Adelina João Por mi kntinuax a xtwdar um dia ele vai se arependr d td k ta fzr pai safado dpx d tw trabalhar ad vir ai a xamar meu filho pk ja kr teu dnheiro
Erme Thavile Davaile
Erme Thavile Davaile Nao ha nenhum Pai k nao conheça o valor dos estudos. Senao ele nao havia de dar dinheiro para inscriçoes. Ele é monitorado pela segunda mulher pk nao é filho dela. Eu proprio ja vivi esta paródia.
Aplike o k tua mamae consegue te dar e manobre teus esforços. Lembre-se k kem espera sempre a felicidade trazida pelos outros é sempre infeliz.
Laura C. Simão
Laura C. Simão Se ele sempre diz que não tem dinheiro, pare de lhe pedir. Estude, arranje emprego e depois ajude-o ... deixe a justiça nas mãos de Deus.
Francisca Almina Cumbe
Francisca Almina Cumbe Quando começares a ganhar pelo seu trabalho, veräs k seräs o best son pa teu pai. Agora cabe a si dar valor à quem te apoiou imagino sem nada mas k deu tudo por si. Escola melhor esposo/a de alguem.
Niva Sumila
Niva Sumila Em primeiro aconselho -te a não desistir d estudar por nada, quanto ao teu Pai acho melhor não lhe insistir mais neste assunto, pois xta claro q ele ñ esta preucupado com os teus estudos.
Valoriza mais a tua mãe pois ela k faz todo o esforço por ti, pra tua felicidade e o teu brilhante futuro. Não desanime.
Optima semana a todos que acompanham o programa....
Elina Jose Magaia
Elina Jose Magaia Triste isso depois d tudo ele va andar a dizer "ele trata bem da mae e m joga fora" well brother perdoe ele visita ele e teu pai,faxa lhe sentir se bem,nao devolva o mal por mal,sw enxemplo dxo,o ki sw agora e graxas a nha mae + visito ele tambem,good luck...
Salomao Maluvele
Salomao Maluvele Meu irmao conclue estudos e trabalhar sustentar a tua mae mas sem esquecer q pai nunca muda sempre sera seu pai ,que vai saber de toda situacao voce passou e o Deus
Nelson Da Rosy
Nelson Da Rosy Continua estudando e que Deus te mostre o caminho certo na hora de decidir porque teu pai um dia vai reparar que cometeu um erro do tamanho do mundo. Algo de especial ta guardado pra ti amigo. Tens uma mãe especial e isso nunca deves esquecer. Que a atitude da tua mãe te faça acreditar mais ti pra que nunca desista de qualquer sonho que seja. Força ai mano.
Evaristo Macauzee Macauzee
Evaristo Macauzee Macauzee Bom dia amizade!
Em primeiro lugar devo dizer que nao es sozinho nesse barco, infelizmente sao muitos os casos deste tipo! 2- Nao guarde nenhum tipo de sentimento ruim contra seu pai.
3- Saiba agradecer a sua mae pela medida grande, ela sim! Merece de ti.
André Beirão Mahumane
André Beirão Mahumane triste isso, mas sao varias as situaçoes semelhantes, insista nos estudos, deus sempre estara la para ti ajudar como sempre esteve. O seu pai è seu pai mas nesta situaçao nao lhe insista tanto, pode visita lo sempre que possivel. Deu abençoe amigo.
Jerry da Joana
Jerry da Joana O TEU PAI TRABALHA?
MEU IRMAO PAI É PAI,IGNORE OS ERROS DELE E TRATE CM BONDADE.
Danilo Tiago
Danilo Tiago Concordo com o jerry. Ha que ignorar certos factos em prol da paternidade
Fernando Andorinho Júnyor
Fernando Andorinho Júnyor Meu irmão, quando os nossos pais se separam nós as crianças é que sofremos, valorize o pouco que a sua mãe lhe dá. Sem sobras de dúvidas que o seu pai esta sub-controle da sua madastra. Procure emprego, buscatos, adicionando com oque a mãe lhe da. Um dia este pai que hoje diz que nao tem dinheiro, será o primeiro a ir ao seu encontro em busca de uma ajuda. Mãe sempre tem um coração manso.
Titos Carlos
Titos Carlos Ya brother o facto ter nascido nao implica nascer no amr saiba k kem melhor sabe amar è o sr noxo criador o comportamento do teu pai è a còpia d muitos outro, pensa a seguinte mãe, escola e sonhe o emprego .Deus é rxponsàvel por todos nòs caminho em frente mano.
Angelina Da Graçã Paulo
Angelina Da Graçã Paulo Eu vivi algo semelhante a este. Meu pai era inspector do tribunal militar em tete, engravido mha mae e lhe abandonou. Cresci cm meu padrasto ate 13 ano a me considerar bem mesm d filha sem eu conhecer o safado d meu pai. Aos 13 anx ele faleceu mha mae sem condicoes foi ao encontro d meu pai biologco e lhe dixe tai a menina kes studar ja fiz pelomenx ate 8a classe so k ond ela vai ja n vou aguentar ele dxe ok. So tirou 180 mt pa comprar uniforme. Cada vez k eu ia pa la tambem dizia NAO TENHO DINHEIRO. Todas vezes a resposta era a mesma dizisti, nao fui mas, ano asseguir lhe vi na skola vinha matricular seus filhos so foi ola vinhas matricular, eu tbem vim matricular seus irmao me deixou na bixa entrou e saiu. Da li nao lhe segui mas. No mesmo ano Deus resolveu teve um acidente mortalmente. Kuando ouvi eu dixe bem feito pa ele e nem pisei la pk ele sempre me dispresou. Mama continuou cm sforso dela. Ate hoje sou enfermeira ha 5 anos gracas a mha mae e ela ta comigo. Porixo eu amo a mha mae, pexo a Deus k nao lhe leve agora pa gosar uk ela nao pude fazer kuand eu studava. Porixo meu irmao abrace xkola deus vai resolver cm justica.
Titos Juliao
Titos Juliao meu irmao acho q ja ouviste dzr q existe mae q pai ao mesmo tempo,tu vives a mesma situa ao q eu ja vivi,mas nunca deixei d falar cm ele,pois nao existe ex-pai,o q tens q fazr estudares e cuidar da sua mae,pois ela o pilar da sua vida,mas nao deixe d olhar pa seu pai e nem guardes rancor,confie em Deus tdo vai correr d melhor forma porque O SENHOR NOSSO PASTOR EM NADA NOS FALTAR ,vai em frente meu irmao.
Mazembe Correia
Mazembe Correia Sao atitudes de idiotas iresponsaves que acham o facto d ter separado com a mulher separou se do filho tambem...
Tenta ir fundo e o questiona seu pai porque dessa atitude talves o motivo da separacao seja voce achando k nao es o filho dele.
Titos Juliao
Titos Juliao meu irmao acho q ja ouviste dzr q existe mae q pai ao mesmo tempo,tu vives a mesma situa ao q eu ja vivi,mas nunca deixei d falar cm ele,pois nao existe ex-pai,o q tens q fazr estudares e cuidar da sua mae,pois ela o pilar da sua vida,mas nao deixe d olhar pa seu pai e nem guardes rancor,confie em Deus tdo vai correr d melhor forma porque O SENHOR NOSSO PASTOR EM NADA NOS FALTAR ,vai em frente meu irmao.
Salomao Huchuza Moiane
Salomao Huchuza Moiane Bom dia.
É assim, em nenhuma das partes da sua narração fala da condição financeira dos seus progenitores. Se eles trabalham ou não. Quer seu pai quer sua mãe.
De acordo, independentemente dessa condição, o seu pai tem dever de cuidar de si, tenha ou não emprego. Cuidar de si não significa dar dinheiro, mas moral para continuar. Independentemente da condição em que ele esteja, não tem nenhum dever de lhe desmoralizar a ter que abandonar a escola para casa porque não tem dinheiro. Se ele for pai que precise do melhor para si, as Universidades do Públicas dão bolsas, ou ele e você não sabem? 
Ora, o esforço que sua mãe faz é de louvar, aliás, as mães fazem muito por nós disso, disso não há dúvidas, DAÍ VÃO OS MEUS PARABENS A TODAS AS MÃES.
Bem que o seu pai pode fazer um pouco de esforço para apoiar-lhe senão, não desmoralize.
Você também não pode deixar de lutar, eu percebo que a sua mãe faz um esforço enorme por si, espero que o reconheça futuramente. Com isto não quero dizer que o seu pai não merece pois é seu pai. Contudo, lute por uma bolsa que é seu direito também, na sua condição de necessitado.
PAZ!
Munguambe Édel
Munguambe Édel bom dia amigos. essa historia parece brincadeira mas e real, jovem nao se deixe levar uma vez k a sua mae te patrocina os estudos muita forca, acredito k ja ultrapassaste grandes perigos uma vez k ja tas a finalizar os estudos nunca desista e tambem tens k reconhecer a gentileza da rua mae pk "massassane fela kwatine"
Clerio Bila Bila
Clerio Bila Bila Bro se esforce man, vais ver o resultado d seu esforço pai é pai mas se o msmo k ti fez n ti valoriza o k ele espera de ti???? nos jovens a prendemos com os mas velhos,se eü comprimento sempre o mas velho e ele nunca me compriment eu tbem nunca vou fzer ms
Ilda Lourenço
Ilda Lourenço se um pai se comprasse na loja certamente k mtos nao teriam o pai que têm...mas fazr oque?as vezs eu tenho dito que quem escolhe um pai errado para os nossos filhos somos nos as maes,nos iludimos com os tipos e dpos fazms os nossos filhos pagr um preço elevado.
Baloi Deo
Baloi Deo Faca algo homen pare star sempre a pedir dinheiro teu cota! Se ele nao tem e pq nao tem! Vira te homen!
Baptista Manuel Baptista
Baptista Manuel Baptista Meu irmao a vida tem essas paginas as mais escuras. Cuide da sua mae, talvez o seu pai sofreu engarafamento.
Filimone Chauque
Filimone Chauque Bom dia, continua estudar e aproveita o pouco k sua mae te da, tbm faz esforco para fazer algo k vai te dar um pouco dinheiro para suas despesas. Comeca pensar na sua vida com pouca independencia
Tito Junior Sampaio
Tito Junior Sampaio procure conversar mais com o seu pai e demais familiares explicaando a importancia dos estudos para ti
Fernando Andorinho Júnyor
Fernando Andorinho Júnyor Bom dia amigos, realmente este caso não é isolado dos outros casos, cada CASO é UM CASO! Desculpa la, quantos irmãos são com esse pai?
Fernando Andorinho Júnyor
Fernando Andorinho Júnyor Que pai no mundo inteiro que não teria o filho que tem? Batalhador, emgajador, amoroso, preocupante, homem que vai ao encontro daquilo que quer e consegue obter? Tenha orgulho do que és, continue batalhando um dia ele irá levantar a cabeça e irá deixar a ignorância que tem, ele é ignorante sim.
Fernando Andorinho Júnyor
Fernando Andorinho Júnyor Jovem vai a vante, um dia irá te ajudar, agora é monitário, e o momento que tanto precisas da ajuda dele, mas ela nem xta ai aparententimente.
Patricio Bernabé Nguema
Patricio Bernabé Nguema O sofrimento ensina o homem a ser homem,vira te e poe na cabeca k hoje papa nao tem e kuando tiver papa vai dar.Evite por os dois em choke,kem tira o k tem ,sabe o k lhe fica...Forxa k tas num bom caminho,NANDELE!
Samson Isaias Macuvele
Samson Isaias Macuvele Bom,nao exite o ex-pai mas se existisse diria manda-o fumar.
Entao meu irmao nao é sempre k as coisas correm de maneira k desejamx,podemx culpar o velho enquanto existe alguem k o agita na optica d k se vc concluir os seus xtudos vai lhe xkecer.mas ele devia ter em mente k vc é filho dele apesar d tudo k xta acontecendo.
Abrao Banqueiro
Abrao Banqueiro meu me parece que vce n tem muitas escolhas senao apenas agarrar us teus estudos, lutar pa terminar a tua fakuldade pa poders cuidar da tua mae. Quanto ao teu pai, nao se preucupe com ele, apenas d veses enquanto lhe ligue pa lhe saudar, saber comu ele vai, a saude dele, pork um dia ele vai refletir i ver u quanto foi duro contigo.! Estude.... Ame a sua mae i seu pai tame
Fina Muianga
Fina Muianga Eu só dou ti forças meu irmao continua com os estudo faz valer a pena o esforço da tua mae
Aguinaldo Waka Matsinhe
Aguinaldo Waka Matsinhe O facto de apenas a sua mãe apenas estar a financiar os seus estudos , não implica que seu pai não goste de si.....ele apenas está passando por problemas financeiros isso acontece com qualquer um...e olha quando terminares com os seus estudos não dê costas ao seu pai por ele não ter-lhe apoiado financeiramente nos seus estudos^^
Horacio Moda
Horacio Moda Percebo k tas a ficar rancoroso c teu pai. Perdoa a ele agüenta -te c o pouco k a sua mãe lhe dá, pork caso ao contrario vais sair a perder. Nem todos nossos parentes fazem parte da nossa formação, cada homem tem a sua história essa é a sua...
Leonid Marenço
Leonid Marenço O seu pai será o primeiro a exigir o seu salário, esteja preparado. Ele é seu pai e nunca o deixes. Procure saber o motivo desse "NÃO TENHO DINHEIRO", se estiver casado com outra mulher, saiba que as madrastas são uma grande influência pra este tipo d comportamento dum pai. Lute com sua mãe que mostrou interesse em ajudar-te desde princípio. E, espero que saibas agradecê-la pelo esforço. Não tens a sorte d ter um bom pai, mas tens a sorte d ter uma boa mãe. Sucessos.
Samuel Filipe Samuelfilipe
Samuel Filipe Samuelfilipe Bom dia a todos. Na minha opinião nada... se não continuar estudando com o apoio da sua mae,e ele tera a resposta de tudo assim que a vez chegar...
Héitor De Romero
Héitor De Romero Jovem, se desde as 7 classe ouves a musica do seu pai dizendo nao tem dinheiro, hoje k ja tas frequentando o 3 ano do ensino superior ja devias ter-te habituado a musica dele. Entao, se nao queres fazer o mesmo coro da musica nao lhe peca mais nada. Simples. Cante a musica da sua mae. Ta provado k seu pai nao te quer ver a marrar ate ao fim, por essa atitude dele so posso lamentar. Nenhum pai desencoraja o filho pra estudar. Fique cm a sua mae. Amanha teras bom emprego e seu pai sera o primeiro a vir pedir-te favores. So espero k ate la goze de boa saude. Abrcs & muita boa $orte.
Luis Abdala Lemos Lemos
Luis Abdala Lemos Lemos Ilustre,nunca vais mudar atitude do seu pai,o que deves fazer é, e só somente acreditar de que ele é o seu progenetor,e acreditar o que ele disse em,até em condições normais é só não falar nada do pedido,mas sim não esquece que ele é o seu pai quando tiver algo dá,é do direito,náo se pôe em panico,pior assim que estás crescendo,e deves chegar em casa dele quando houver espaço é em casa do seu pai.
Martin Justin Tembo Tembo
Martin Justin Tembo Tembo Meu bru é muito feio o k teu pai..xta faznd cm o proprio xangue dle..eu ach k kuand um pxxao sofr exx...prblm futurament dá bem ..max forç nunx extdo.
Tonhiua Ernesto
Tonhiua Ernesto olha meu broo,aforca k eu tou te e continuar cm seux estudx,no dia terais uma regunpensa de isso.pai e pai nunca existe xs-pai.
Denny Feliciano
Denny Feliciano agradeca a Deus pela mae que tens. Querendo cmo nao exe sr. e teu pai. pod acreditar que ele te ama o q lhe falta é coragem d investir na formacao d 1 filh ou esta submisso as ordens de outra mulher olha pra frente xtuda q o pai volta qnd tiveres "mola"
Fitó Jorge
Fitó Jorge amigo penco que deverias de facto parar de jhe pedir tal coisa,de gracas a deus por teres uma mae igual.nao sera possivel mudares o caracter do seu pai a nao ser que queiras ser no futuro igual a ele......continue sim estudar que teras boa recompenca,
Suzana Marta Dunda
Suzana Marta Dunda Tdo sobra para"MULHER" de certeza esse pai tem dinheiro prq s ñ tivesse esse filho ñ ia ficar cm mágua dele. Bom eu tmbém tenho ess caso meu professor e estudei a custa duma mãe doméstica.ela morreu muito poco tmpo d eu começar trabalhar e ja sou flha kerida e reclama visita.
Ali Raja
Ali Raja Meu amigo, esta situaçäo que estas a passar se fosse monografia da defesa eu haveria de reclamar o direito de autor isto Para dizer que nós Africanos temos quase a mesma forma de convivencia social eu passei isto nos Anos de 1980 a 1990 Tudo que eu pedisse a resposta era exactamente essa, NAO TENHO, oque nos difere eu e Tu é que eu vivia junto com os meus Pais e Tu estäo separados, ironicamente estou a fazer 3ano de Direito é Claro a custo proprio e estou a trabalhar a 20anos numa empresa do grupo A neste País oque Tu meu irmäo näo imagina, säo inumeras chamadas e pedidos que recebo do meu Senhor Pai, a minha experiencia leva me dizer asim se concordar o seguinte: 
PRESTE ANTENSÄO NOS OBJECTIVOS E PROGRAMAS ACADEMICOS o tempo vai curar todas amagoa do passado , continue com o apoio da sua Mae na Africa os filhos säo de Madre Linear.
Rajabo Macuede
Rajabo Macuede Este e um facto que se passa com este jovem,. VERDE QUE muitos de nos passamos por isso, mas cada caso e um caso, precisa de uma atencao e tratamento diferente......
Lucy Mutombene
Lucy Mutombene Oy, lamento muito, e muito triste. A maioria ds pais apoiam os fihos em tudo nunca pedem p desistir ao contrario d outros, eu vivo uma situacao kase identica, meu pai nunca se interesou pelos meus estudos, mas nao mandou desistir apenas nao financia, agora tou n ensino superior gracas a mnha mae e meu irmao. Lute nao desista so nao se xkeca da mae. Forca mano
André Alvaro Honwana Honwana
André Alvaro Honwana Honwana olha rapaz tens que se virar faxxxa qualker coisa deixa de murmurrar e ergue a cabeca.usa todo o seu reduto vais conseguir.........................................................nao eskessa akele qe madruga sabe para onde vai...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Masterze Sofrido Piosso
Masterze Sofrido Piosso Axo que k o nosso amigo deve olhar no lado k recebe mais consideracoes neste caso no lado da mae,pk o pai sempre mostra dificuldades em lhe ajudar.
Zeca Fujua Fujua
Zeca Fujua Fujua Sou de opiniao k o seu pai nao leva nada em consideracao? Carregas o apelido dele? Se for o caso ele tem irmao com um pensamento mais moderno, fale com um deles....
Zacarias Jose Majambe
Zacarias Jose Majambe Meu Amigo Estuda E Nao Pense Em Se Vingar Do Seu Pai Faz Tua Part E Ainda Bem Deus Te Deu Uma Mae Maravilhosa K Te Ajuda Nos Seu Estdo. Mta Forc Nao Pares.
Wassa Lourenco
Wassa Lourenco Camarada o ser humano não muda do dia pra noite como tu bem disseste deste do ensino primário que ele age assim talvez seja por falta de exemplos de pessoas que mudaram a vida das suas famílias porque colocaram os estudos em primeiro lugar.

Tenta lhe mostar as vantagens de investir na formação e se puder use exemplos de amigos da família vizinhos seja lá o que for e agradeça a Deus pela grande Mãe que tens e saiba valorizar o esforço dela e acredito que tu fazes isso e muito bem...... e mais a muitos que não tem a Mãe que tu tens e desistem mas o teu caso é completamente o contrário então......muita força camarada.....
Carlos Matola
Carlos Matola Boa tarde pra todos.eu axo qi tamos ja judar por oupiniao o qi to pra dizer e minha oupiniao e da manera como tou a oubservar a carta.ese teu pai talives tem d
Joaquim Betherraba
Joaquim Betherraba ele eh seu pai, mesmu voce sera igualzinho a ele, pode ser coisas de familia, amigo provocaste a faculdade com todos estes problems e sabias desd a 6classe este fenomeno, vira se.... este eh um exemplo pra outros tentem fazer cursos medios ou basicos k poxam vos sustentar ate um certo tempo, nao desafie os estaves na vida
Franzida Francisco Francisco
Franzida Francisco Francisco ele é xeu pai...n pdx dzistr dle pk alguns dos noxxos paix xao axm...eu tmbm xnto muito pdy meu pai dinheir n mes d março pra pdr levantr meu certifkadw d 10classe ate hje and n mi entrgou + hje extou muit agrdxida pk aminh mae mi entregou o dinheiro.....e axm meu brda.tnha paxiencia....
Hertizel Adriano Suite
Hertizel Adriano Suite Um pai de verdade nunca nega mandar xtudar o filho,abrace a sua mae e um dia ele vai te seguir,no mundo existe ate padrastos k mandam estudar enteados,nao se preocupe isso e k s chama obstaculos na vida entao nao se sinta vensido vai em frent cm o pouco k consegues
Edmundo A Candeado Edmundo
Edmundo A Candeado Edmundo O verdadeiro amor nexe mundo é amor è amor de uma mae!
Evaristo Macauzee Macauzee
Evaristo Macauzee Macauzee Estou muito triste com voces: amigos do facebook! Onde querem chegar com esta maneira de escrever? Isto ate doi...
Samson Antonio
Samson Antonio Amigox exe é um caso k toca n coração,ao dar opinião devemos pensar prmero s fos era vçe? Meu brada força ainda tens muito por fazer ñ pensa mnto até tens uma maé k t ama tanto asm,ela sabe porqué ta fazer isto,e no caso d teu pai axo k vais lhe perdoar ele ñ sabe qual é a vantage d escola
Joaquim Betherraba
Joaquim Betherraba colegas de vossas sugestoes e deixem de complicar oque outro pensou em escrever.
Bento Jose Afonso
Bento Jose Afonso A sua mãe é uma grande vencedora como tú quantas vezes precisas de vencer teu pai se ja o derrotas sempre.
Bento Jose Afonso
Bento Jose Afonso A força d vontade rompe obstáculos seja forte siga em frent ser feliz ele vai se envergonhando pelas derrotas se ocupe mais pela facul ñ pensando em vingar alguem ja derrotado ok
Bento Jose Afonso
Bento Jose Afonso E o jeito dele d fazer as coisas rigth
Mingos Minguinho
Mingos Minguinho Historia triste, mas entenda a situaçao do situaçao social (familiar) do seu pai. Divorciou tem outra mulher, logo ha um problema ai. O importante e´ voce estudar. Conheces teu pai e´ muito bom. Va a frente faça tua vida. A frente e´ o caminho e nao te esqueças do amor, carinho e a amizade de tua mae, do teu pai saiba sua existencia e nao deixe de o informar. Obrigado.
Munguambe Édel
Munguambe Édel parabes a contribuicao do senhor Chiconela, nesse caso o ultimo ouvinte jovem oica e siga ideia dele
Anselmo Jorge Zicai
Anselmo Jorge Zicai Brother siga em frente com seus estudos pode ser que o seu pai tenha sido drogado pela mulher k vive com ele pa nem se quer pensar algo d tí ñ desita dele claro é dificil + pai é pai méu 1 dia cenas irão se virar por si mesmas ñ faça coisas a força. Relaxe com o tempo é que irá decidir mas nunca jogue fora seu pai. Bom dia
Cesaltina Chilaule
Cesaltina Chilaule A sua mae e uma heroina para ti pq se esforca p te formares,entao lembre se sempre dla quando estiveres d bem c a vida,quanto ao seu pai n pods mudar nada pai e pai,faz o q puderes p ele,quando graduares amostre lhe o diploma.deus se encarregara d lhe dar o troco.
Mario Pascoal Comege
Mario Pascoal Comege Meu amigo pai é pai nao vai ter mais outro pai para dizer k siga em frente e faça o curso, o seu pai talvez nao entende qual é a finalidade dos estudos, um dia vai lhe fazer entender.
Acacio Nkuna
Acacio Nkuna Bom dia amigos eu digo que nao posso repisar parecendo que estamos a matar cobra ja falaram os outros força amigo, nao se engana pela vida esquecer dos seus pais sao todos importantes na sua vida so que ha quem actua como assistente e outro como o principal na sua vida, siga em frente meu amigo a vida tem dessas.
Acacio Nkuna
Acacio Nkuna Bom dia amigos eu digo que nao posso repisar parecendo que estamos a matar cobra ja falaram os outros força amigo, nao se engana pela vida esquecer dos seus pais sao todos importantes na sua vida so que ha quem actua como assistente e outro como o principal na sua vida, siga em frente meu amigo a vida tem dessas.
Dom Jordan
Dom Jordan Não ter dinheiro nunca foi problema, o problema é vocé pensar que ele deve ter por ser seu pai. Qual foi o motivo da separação com sua mãe? Se sua mãe também não trabalha, aonde consegue estes dinheiros? Talvez a sua mãe seja de uma classe social superior a do seu pai. Lá no norte há muito disso, nunca se preucupa com as razões do pai. O seu pai consome bebidas alcoólicas? Já viste a ele com dinheiro e a fazer o uso desnecessário? Porqué criticar antes de saber todos pormenores em torno? 
Jovem ele é seu cota, se tu achas que ele realmente não merece seu braço no futuro cabe a ti e oque a sua mãe foi te enchendo na cabeça. 
Eu me formei sem nenhum tostão do meu pai (não tinha) mas constrói uma casa para ele. Qual é o stress? É meu pai.
Tito Duarte
Tito Duarte Deixe de lhe encomodar apenas abraça a tua mãe. O dia que concluires e teres emprego diga a ele foi graça a mamã. E nas suas mesadas deve fazer sentir a ele que estas valorizando + a tua mãe em relação a ele. antes que isso aconteça lhe digo que ele virá na tua graduação chorar e lhe pedir desculpas só será tarde! Paciêncio é a droga mais util nas intrigas familiares.
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume Ya ya manuel isso e muito triste ele e pai pk ti nasceu mas no fundo e um animal selvagem , ele so gosta d acolher os frutos quando e maduro nao gosta d regar, tirar alguns rams ,nao vejo outra coisa manuel pai e pai .
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume Ele nao estudou e acha perder em lecionar o seu filho
João Baptista Gimo
João Baptista Gimo Esta madrugada acompanhei atentamente a madrugada amiga e fiquei sensibilizado com o amigo, o que recomendo é não desistir a batalha não liga para o seu velho, ele mais tarde vai precisar de ti...falta pouco para chegar a hora de sofrimento….força o caminho é afrente como dizem os nossos camaradas (a vitória se organiza).
Desmond Rodgers Tore
Desmond Rodgers Tore Nao se desanime meu irmao vai a frente tudo saira bem e' prexiso ter fe, quanto ao teu pai copntinua a lutar pelo apoio dele talves um dia t ajudara como s diz q a esperanxa e' a ultima coisa a morrer.forxa ai mano
Wilson Fahar
Wilson Fahar Eu tame tou a viver um caso desses, mas com meus tios irmao do meu pai ja falecido
Frederico Mauricio Raquiel
Frederico Mauricio Raquiel b.dia amigões,d verdad pai é pai. mas vamos ajudar o nosso amigo.oy meu kerido eu pasey numa face desa o meu pai dizia nao mas a minha mae dizia sim.ao pesar d eles viverem juntos enfretey uma grand guerra ate ja tou eu aqui.de verdad voce ta cm uma dore inorme d te cotra o papay.o q eu fazia era pedr dilheir ns meus pais,mas o meu pai recusava e aminh mae pilava n arroz vendia par sustentar nos estudos.tempos d ferias eu apostava nos negocios.asim k eu fazia.por enkuato deixa a ele em paz.tenh fé n tua formacao k essa ferida vai pasar forca mano.esta historia me da uma sesao como estivese eu acotar pk é o q eu pasey exatamente.obrgado meu povo da madrugada
Domingos Joaquim Gulamo
Domingos Joaquim Gulamo nao liga o seu kota,axo eu ele ainda tem rancor com a xua cota+ esse divorcio nao pode prejudicar os descendentes....tenha mt forca e temina a facul.DIZ O DITADO VELLO K O MELHOR JUIZ E O TEMPO....RECORDO DE UM LIVVRO K LI EM CUBA ESCRITO POR EL COMMANDANTE EN JEFE K DICIA "LA HISTORI ME ABSORVERA"BUENSA NOCHES MI AMIGO HASTS LA VISTA
Baptista Ossifo Guarre
Baptista Ossifo Guarre Sera k ele quando diz nao tem, xta a negar ou nao tem mesmo?
Clarifica essa parte. Seja o k for ele nao deixa de ser seu kota. Ja devias terte habituado a ele pork aos 6 anos ja vives assim. Agora quem pode mudar é voce nao ele.
Frederico Mauricio Raquiel
Frederico Mauricio Raquiel tenha forca e fé manuel eu akredto k vai vencer a batalha. para me foi bem semelhante kuando eu tava a fazer a 10classe,aos 70km da cidad ond eu tava fiz o posivel d andar a pé.pede dilheir e o meu pai disse k n tinha mas eu consguia ver k ele tinha os valores mas eu nem podia fazer nada.pasado o tenpo as coisas foram mudado
Raul J. Magaia
Raul J. Magaia Meu brada este senhor na verdade ele n ker t ver a estudar n sei k tipo d pai e ele mas uma coisa eu digo ele n presta pra nada n vale a pena perder seu tempo com ele ele ker t ver na mizeria cem estudio e cem formasao. Manda um fuk you a ele brada.
Jossefa Cumaio
Jossefa Cumaio Pai é pai, como mãe é mãe por mais coxos que eles sejam, não temos como mudar isso. Deixe o tempo governar o teu destino e escute-o. Amigo o seu caso somente o tempo lhe pode responder. Mta força e boa sorte nos teus estudos e minha continência a essa enorme mulher que a sua mãe.
Orlando Jorge Álves Álves
Orlando Jorge Álves Álves Embora o teu pai tenha uma posição contrária em relação a tua mãe perante os tes estudos,tens ama-lo e condera-lo como teu pai pois um pai ñ se compra no mercado como mercadória, portanto agradeça pelo facto de a tua mãe estar financiar os teus estudos,meu amigo eu estou feliz por saber que a tua mãe mesmo desempregada faz esforços para financiar os teus estudos, isso revela que ela sabe quão vale estudar. amigo continues a visitar o teu pai normalmente e ñ abandones pelo de ter uma postura negativa contigo,deixe com cridor ele fará justiça,pois cabe a ele fazer aos homens!
Fernando Maningue
Fernando Maningue Amigo Manuel Martins, tenha em mente que um pai campesino e sem nenhuma escola nunca é fiel para financiar qualquer ensino. Para ele estudar só traga desgraça financeiro dos poucos recursos que tem. Eu próprio que estou comentando o seu caso perdi a bolsa para amatonga no longíquo ano de 1973, tudo isso por incapacidade financeira dos meus pais. Vim para Lourenço Marques com apenas 11 anos à procura do emprego dado que na altura eu já tinha a 4ª classe, tudo isso à custa de biscato para custear o estudo. Mas quando me reaizei, eram os meus pais os primeiros a zombar de alegria dizendo ensinamos o nosso filho. Isso para dizer que não olhe pela atitude negativa para julgar os seus projenitores. Tens sorte por a sua mãe ter dinheiro na hora e, vocé vais ver depois de concluir os estudos e vocé receberá o reinado total dos seus projenitores. O homem não apanha facilidade para se projectar, vai à luta e quando progredir não julgue o seu pai apesar de ser indesejado neste momento. Tenha fé e mostre o tão valentão perante as dificuldades. O seu pai é o Deus principal e sua mãe a coordenadora da sua sorte. Tenha sorte amigo depois mostre ao pai que já tem nova visão e acarinha-o, vais ver que será um homem com sorte. TENHA FÉ!
Afonso Macuacua Macuacua
Afonso Macuacua Macuacua vai em frente irmao, continua no sacrificio da tua mae, nao lhe pede mais nada e tambem lhe minha kndo comencares a colher os frutos dos estudos.
Salimo Alberto Huo
Salimo Alberto Huo Bom dia amigos do programa mais saboroso de moz, amigo é claro k tens magoa n seu coração, mas digo t k é fazer a sua parte pork seu pai ja fez a parte dele te deixando ns maos da mamay, estuda, estuda e estuda pork és capaz e vais vencer pork Deus esta e estará sempre ao teu lado, sinto muito, pork eu tive sempre carinho ds meus pais até ontem
João Chibielo
João Chibielo Amigo gostaria de saber se o seu pai trabalha ou não ? Consegues notar quando ele dz não tem taco se é acério ou xta te regeitar enquanto têm RESPOSTA URGT
Gomes Carlos Ngovene
Gomes Carlos Ngovene Gomes Carlos oi, amigo teu pai sempre sera teu pai, na verdade pai que e pai torna lhe dificil tirar dinheiro, e nao e que ele nao gosta de t, amigo siga em frente com estudos, aproveita o pouco que a tua mae t da, e nao rejeita o teu pai depos do fruto ele e teu deus, e ficas a saber que depois de tudo ele vai te aproximar e lhe coiceibe.
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume Bom dia amigos ,manuel eu axo k ele teve uma idea igenial nao genial pk ele tentava ti rebaxar na parte dos estudios isso acntce varias vxs cm nos pais ,ele erro nao pod li dar costas junta cm lagrimas engolher meu irmao ele e teu deus .
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume Manuel pai e pai mesmo errar cmo nao deixa do lado a unica coisa e dscontar os pecados eu lopes passei por isso mas agora descontei tdo agora virou bebe ped centavos li dou e reconselhar os dois raizes e formando uma arvore k e sua mae e teu pai.
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume Antes d comentar os teus pais xtoa separado pk? E teu pai tem outra mulher? Pra nos entndr bem essas manobras parce txopela.abrco pr rasta,muloga,momeh rafik e tds amigos da madrugda .
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume Teu alguma vez trabalhou ? Estdou?
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume Sabe manuel grand derrota e descontar a maldade do seu pai ele ja tem chifres grnd sbe pk e por esse nome do pai papa papa papa pra ele e tudo enquanto falta escola na head dele.
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume Manuel manuel nao li da culpa ele ja tem culpa k e falta d escola
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume Meu nao deixa d ldo seu pai ta dps d concluir os xtudos se pedr centavos li da cm: tdo teu coracao nao marra as rugas pai e pai erra mas nesse momento lhe perdoe meu irmao eu tanbem passei por isso
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume .Vou tentando mas nao conheco finaceira do seu pai dos pai tem direito e dever mandr crianca pra xcola com amor,carinhos mesmo o pai sem xcolaridade puxa seu filho pra sala d aula
Lopes Samuel Mufume
Lopes Samuel Mufume Manuel faz uma revlta d lhe puxare pra sala d alfabetizacao pra que deminuem outras coisa.
Ivan Macie
Ivan Macie Este caso e muito frequente nas nossas comunidades. Gostaria de sugerir ao Manuel que fosse a UP onde estuda e solicitasse bolsa de estudo. Acho que iria ajudar na sua Formação.
Frutas de Moz
Frutas de Moz sinto muito pela situacao que tens passado pes embora tens a tua mae por perto, tive um pai assim tambem a nossa relacao foi sempre estreita acredita ate ele perder a vida nao nos perdoamos ate hj que ele se foi eu nao o perdoei, mas quando eu podia fazia tudo para lhe ajudar, mas para nao fugir do assunto, ele nao merece o teu respeito amigo.
Leonardo Pascoal Comege
Leonardo Pascoal Comege Mano e muito dificil, mas sempre quando se trata de estudar acontecem resposta que nem espera. Mas uma coisa importante e o dinheiro sempre existitira quando houver uma preucupacao. forca Manuel.

Sem comentários: