terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A RDP-ÁFRICA, VIROU RADIO MOÇAMBIQUE EM PORTUGAL?


NAS MANHAS A RDP ÁFRICA, VIROU RM EM PORTUGAL?
Acho que vou deixar de escutar a RDP África. Ontem era o tio Gustavo Mavie a falar sobre assuntos económicos. E hoje, para aumentar a minha tristeza advinhem quem foi o convidado para falar sobre os mesmos assuntos: o próprio Julião João Cumbane.
Tudo quanto eu saiba sobre o meu mano, Cumbane, ele é Prof de física, em algum departamento da UEM.
Desde quando alguém formado em física pode falar com precisão sobre assuntos económicos? Não é a primeira vez que a RDP África convida veteranos do G40 para discutir sobre assuntos relevantes de Moçambique.
Para o cúmulo da minha tristeza, o moderador era Arão Cuambe. Enfim, nas manhãs a RDP África, não passa de uma RM em Portugal.


AS CAUSAS DA QUEDA DA NOSSA ECONOMIA, SEGUNDO O MEU PONTO DE VISTA
Querido Prof. Julião JoãoCumbane as razões que determinaram o descalabro da nossa economia foram há muito identificadas por economistas moçambicanos de mão cheia, alguns dos quais o Prof. Castel Branco e João Mosca. Só para lembrar
1. Num longo texto publicado pelo Prof. Castel Branco subordinado ao título Ponte sobre Katembe, ponte na China, o Prof demonstrou ao longo do seu texto que o valor daquela ponte equivalia a 3 pontes na China, querendo demonstrar que existiram comissões e que o valor orçado era muito alto.
Demonstrou ao longo do texto que aquela ponte podia contribuir para a queda da nossa ecomomia.
2. As infindáveis mordomias dos nossos dirigentes incluindo a dos deputados: no ano passado a stv passou uma notícia que chocou todo o mundo, que todos os ministros do governo anterior beneficiavam de uma pensão de reforma, de aproximadamente 200.000.00 MT/Mês. As pessoas ficaram perplexas por não compreender a que se deviam as referidas pensões uma vez que os titulares estavam no activo, alguns dos quais transiraramncomo ministtis nesse acual mandafi e outros como deputados ou PCAs.
3. Paralelamente à esse episódio dois mês depois o parlamento aprovou a a lei das infindáveis mordomias para o PR e todos os deputados desde a primeira legislatura. Vendo - se injusticado, o Povo saiu às ruas.e manifestou o que determinou um ligeiro recuo por parte dos deputados até à realização das eleições. Realizadas as eleições, os deputados aprovaram as referidas leis.
A esse respeito, num programa televisivo o Prof João Mosca fez demonstrações com tabelas, que aquelas mordomias encareceriam o custo de vida das populações, ou por outra, o povo estaria a trabalhar para prover mordomias aos seus dirigentes.
4. A EMATUM, a causa da nossa desgraça colectiva.
5. As infindáveis viagens turísticas do PR, que segundo o meu Cota Egidio Vaz, custam aproximadamente 500.000 usd aos cofres do Estado.
6. Enfim, são vários aspectos que quando conjugados podem determinar a queda de qualquer economia, até mesmo dos EUA.
14 pessoas gostam disto.
Comments
Numan Wane Se calhar deve ser o tal de "turbo".
Julião João Cumbane Há algum problema, de concreto, Numan Wane?!...
Egidio Vaz Escreva para o provedor do ouvinte em Portugal, para alta autoridade da comunicação social e para o director do Canal. Este é problema do correspondente local.
2
1 h
Julião João Cumbane És da mesma opinião, Egidio Vaz? Se fores, então sugiro-te que ajudes o Elvino Dias a fazer o que sugeres! ... Reportai o correspondente local, que não sabe selecionar comentaristas "competentes" para comentar sobre eventos moçambicanos!
1
1 h
Egidio Vaz Estou a dizer ao Elvino Dias que existem formas para ele expressar efectivamente a sua indignação. Só isso. Ainda não sei o que lhe desagrada porque não acompanhei o programa. O meu comentário é limitado à este aspeto específico
3
1 h
Julião João Cumbane Pois então, Egidio Vaz, seria intelectualmente correcto primeiro averiguar se a indignação doElvino Dias tem mérito ou não, antes de sugerir fosse o que fosse. Não se prescrever remédio para uma doença não diagnosticada. Ou achas que fazer isso seria correcto?!
Egidio Vaz Nem tanto. Parto do princípio que indireto à indignação cabe a todos inclusive aos sem-razão. As instituições que recomendei São sérias e a indignação do Elvino Dias tinha que ser séria para ser levada em conta. Não existe nenhum perigo para si, se o que Elvino reclamar não for sério.
1
1 h
Elvino Dias Sr. Prof e Meu irmao Juliao Cumbane, Quanto ao mérito acho que o Prof como era de esperar, nao falou sobre as reais causas que provocaram o descalabro da nossa ecomomia, devidamente identificadas por economistas de mão cheia de entre elas: a ponte sobre o Katembe e as respectivas comissões, que num longo texto publicado por Castel Branco, fez menção a esse aspecto; as infindáveis mordomias dos nossos dirigentes incluindo a dos deputados, que mesmo no activo como deputados, PCAs, ministros, beneficiam de uma pensão de reforma, sei lá de o que, o que num programa televisivo o Prof João Mosca fez demonstrações com tabelas, que aquelas mordomias encareceriam o custo de vida das populações, ou por outra, o povo estaria a trabalhar para prover mordomias aos seus dirigentes, a Ematum, a causa da nossa desgraça colectiva, as infindáveis viagens turísticas do PR, que segundo o meu Cota Egidio Vaz, custam aproximadamente 500.000 usd aos cofres do Estado.
1 hEditado
Julião João Cumbane Este teu 'post', Elvino Dias, teria MUITA utilidade se discutisse o mérito do que o(s) convidado(s) diz(em) quando são solicitados a comentar eventos moçambicanos. Atacar pessoas e não as suas ideias indicia pobreza intelectual extrema. Enfim, é tua escolha, Elvino Dias. Penas, porém, é que te torna cada vez mais inútil, pelo menos intelectualmente!
1
1 hEditado
Maria Manjate G40 nao está para brincadeiras.
1
1 h
Julião João Cumbane Estás equivocada, Maria Manjate?! ...
Faizal Abreu So da pra rir...eu ouvi a entrevista caro Elvino Dias...nao foi de todo mau...houve aspectos importantes, claro, se houvesse outro entrevistado se calhar teriamos outras posicoes...vale a pena discutir ideias de facto...
Lucia Ngovene O professor é do G40??? Hehehe novidade #ssacena
O novo pm tuga primo do frelo sergio assassino Vieira esta a frelimizar a RDP Africa e colocou os assassinos de Gilles Cistac a darem opinioes para legalizarem o triangulo Daesh-Frelimo-PS
7 pessoas gostam disto.
Comments
Angela Maria Serras Pires Darwin Cardoso manda me o nome do boss dessa radio
1
1 h
Emanuel Anti-Heroi Nkojola ESTOU DISILUDIDO COM A RDP-AFRICA
Anidia Tacaiana Tambem eu... e mais nao oico,,,,
Eduardo Domingos RDP tem enderenco onde esta a oposicao para chamar atencao? Mano Antonio A. S. Kawaria disse k a oposicao deve ter piquete 24/24.
1
1 h
Humberto Pinto da Cruz Se sao primos, quer com isso dizer-se que ambos sao Timorenses. Tanto o Autarca - pois para mim por mais que tenha por via de Golpe contitucional chegado a Primeiro-Ministro, continua Autarca na mesma - bem como o Assissino em serie dos que pensavam diferente do Samora.
1
52 minEditado
Domus Oikos Como contactar RTPA? Uma vergonha. Arão Cuambe convida algumas pessoas que nem de economia percebem e alguém lhes faz dizer estupidamente que a culpa da desvalorização recai sobre os americanos e não tem nada a ver com a gestão dos governantes do nosso país.
Humberto Pinto da Cruz Afinal qual e' a profissao do tal Arao Cuambe? Pois pode ate nao se explicar com foi o homem ser correspondente da RDP, mas que ao menos deve haver alguma explicao para que a RDP continue recenbendo correspondencia do mesmo. E digo mais, relatar problemas nao e' em si so solucao para os mesmos problemas. Debates deste genero deve ser com pessoas que abordam Ideias e discutem solucoes, e nao ficar repentido causas dos problemas - embora se ainda soubessem as tais causas dos problemas. E que nem e' preciso que se seja Academico nem analista para saber as causas do reves do crescimento economico e consequente desvalorizacao da Moeda ou (Nota) nacional. Cambada de falsarios. Desde o Cuambe ate aos que ele proprio seleciona para os tais Debates medianos e do fundo do quintal, ou seja da quinta categoria.
TRISTE VIDA SE ME ORDENA
Gustavo Mavie agora na RDP África a explicar sobre as razões da depreciação do metical.Para ele,
"a causa da queda do Metical são os estados unidos que deliberadamente vende caro a sua moeda colocando a em bancos intermédios. Não está a cumprir com o acordo de 1944 que criou as instituições da bretton Woods.
Não é apenas o metical, que está em queda livre, mas também outras 149 moedas de diversos países. Todos esses são governados pelo Presidente Nyussy?
Por isso, não constitui verdade a teoria segunda a qual o governo anterior vazou os cofres, que o banco de Moçambique ou o governo actual são incompetentes".
Triste. .. O tio Gustavo a tentar tapar sem sucesso o sol com a peneira. O que me entristece, é o facto disso estar a acontecer na RDP África.
19 pessoas gostam disto.
Comments
Zacarias Jemisse Matuassa Dom Elvino Dias, na tua perspectiva qual seria a explicacao logica da depreciacao para termos uma base de comparacao.
Maria Manjate É economista o Sr Mavie?
Antonio A. S. Kawaria O que mais diria quem fez parte dos que esvaziaram os cofres?
David Colaco Ribeiro Esse Gustavo Mavie ainda não leu "Os sete sapatos sujos" do Mia Couto nem?
Elvino Dias Meus irmãos.... não precisa ser economista para perceber que a Ematum, circular e ponte sobre Katembe, as infindáveis mordomias dos nossos dirigentes incluindo a dos deputados, as viagens turísticas do chefe de estado, com mais de 80 pessoas nas suas comitivas, as pensões de reforma que o Estado paga aos antigos ministros, que por sinal estão no activo, uns com o PCA, outros como deputados outra os ainda como ministros, são a causa da nossa desgraça colectiva
Charifo Manuel Taiobo Evidentemente soberano! Falta ainda! Os Mercedes Bens e o material belico k estamos a comprar tambem sao parte da razao desta queda do metcal que nem da aeronave ZERO G>
Maria Manjate Estamos bun beco sem saída, disso nao resta a menor duvidas. Esse Mavie deve estar a receber somas avultadas pelo trabalho sujo k realiza.

Nao ha nenhum jeito de parar esse louco desagradave
Orlando Chirrinze Es corajoso (porque ainda o ouves).
Secinio Fernando Ele nem economia conhece!kikiki...so.teve.introducao.a.economia.no.1o.ano.de.faculdade.e.ja.vao.bons.anos.kando.nao.sabe.algo.nao.comenta.kikiki.é.penoso.alguem.pensar.k.sabe.tudo.este.nao.foge.da.regra

Sem comentários: