sábado, 22 de março de 2014

Passos Coelho em Maputo com “pesos pesados” do governo luso

A II Cimeira Moçambique-Portugal, que se realiza na quarta-feira (26), traz a Maputo uma numerosa comitiva governamental portuguesa, liderada pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que se fará acompanhar por cinco dos seus ministros.
De acordo com o programa preliminar da cimeira, os ministros de Estado e de Negócios Estrangeiros, Rui Machete, da Defesa Nacional, Pedro Aguiar-Branco, da Economia, Pires de Lima, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Agricultura, Assunção Cristas, participarão no encontro bilateral, que se realiza no dia 26, em Maputo.
Estarão igualmente presentes os secretários de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira.
Na agenda do encontro está prevista a assinatura pelos dois governos de pelo menos 16 acordos de cooperação, destacando-se os das áreas de Pesca e Aquacultura, Agricultura, Saúde, Educação, Transportes Marítimos e Portos, Água e Saneamento, Defesa, entre outros.
A assinatura dos protocolos e memorandos de entendimento deverá realizar-se na tarde de quarta-feira, dia 26, depois de uma sessão plenária, na qual estarão presentes o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, o primeiro-ministro português, Passos Coelho, e membros dos dois governos.
No final da cimeira, o primeiro-ministro português vai receber a comunidade portuguesa residente em Moçambique e participar num banquete na Ponta Vermelha, promovido pelo chefe de Estado moçambicano.
Antes de regressar a Lisboa, na noite de quinta-feira, Pedro Passos Coelho participa no seminário empresarial ´Portugal e Moçambique: impulsionando parcerias para o desenvolvimento sustentável`, na qual está também prevista a presença de Armando Guebuza.
O primeiro-ministro português tem agendadas visitas a instituições sociais e culturais, como a Casa do Gaiato e o Centro Cultural Português e deslocar-se-á ao túmulo do antigo jogador do Benfica Mário Coluna, falecido em Fevereiro.
A I Cimeira Portugal-Moçambique realizou-se em Novembro de 2011, em Lisboa.
RM – 22.03.2014

1 comentário:

Anónimo disse...

:))