domingo, 23 de março de 2014

Nyusismo

NYUSTI COSSA

Quando eu for a mudar o meu nome para Nyusti Cossa – coisa que planejo fazer muito em breve –, aquele que, dentre os meus amigos, se atrever a chamar-me de escova ou lambe-botas ou vendido ou brochista ou rameira política, vai ser bloqueado imediatamente. Se não for amigo meu, esse indivíduo vai ser insultado severamente, com direito a directas e indirectas.

Eu sempre fui um nyusiano convicto e ferrenho! Desde os tempos em que ele estava nos Caminhos de Ferro de Moçambique. E também sempre fui adepto apaixonado do futebol de salão de Nampula.

Quando Nyusi passou para o Ministério da Defesa, o meu nyusismo só aumentou. E, mais do que qualquer um, eu acreditei cegamente na sua vitória aquando do “conclave” frelimista para decidir o candidato às eleições de Outubro próximo.

Em verdade, já antes, quando Nyusi ainda éra militar, eu éra fã do homem. E fiquei fã dele através de um senhor vizinho meu militar que, quando eu éra criança, me contava estórias sobre um jovem colega dele do Exército de nome Filipe Nyusi que éra muito bom a dar tiros de canhão e que já mostrava sinas claros de liderança na altura.

Por isso, sempre vi qualidades inquestionáveis de liderança no camarada Nyusi mesmo quando todo o mundo duvidou do homem. E, por citar dúvidas sobre o homem, garanto-vos pela minha honra que se me tivesse cruzado com algum jornalista do Savana, na semana da eleição do candidato do Partido Frelimo para as eleições presidenciais, teria partido sua cara, por conta da manchete “Dona Lulu Vs. Puto Nyusi”, que olhava de maneira diminuída para um grande líder como o Candidato Nyusi.

Nunca vi nem cliquei “curtir” naquela página de Eneas Comiche que andava, aliás, que dizem que andava por aqui. Se viram um “curtir” meu naquela abominável página de Comiche, foi obra dos membros do G40, para me descredibilizarem perante os olhos puros do Camarada Presidente Nyusi.

Eu “curti” a página do Nyusi. E de maneira solene: só para “curtir” a página do Camarada Nyusi, eu vesti um fato, apliquei perfume, sentei-me, liguei o laptop e “curti” a página; isto só para ilustrar o quanto é sério o meu nyusismo.

Depois de, com o Presidente Guebuza, se ter desgastado a imagem do Partido Frelimo, só Filipe Nyusi – e também o Excelentíssimo Camarada Eliseu Machava – pode(m) revitalizar o partido e recuperar o apoio das bases, principalmente da juventude.

E como é humilde e apoiante da juventude o Senhor Camarada Nyusi! Fora isso, também é charmoso e respeitador e carismático. Um líder nato!

Aliás, juventude é mesmo o que o Camarada Nyusi trará para o governo. Para além dele próprio ser jovem, Nyusi montará uma equipa jovem, flexível, dinâmica, competente, futurista.

Contrariamente às previsões dos apóstolos da desgraça, com o Camarada Nyusi no leme da nação, vamos vencer o subdesenvolvimento em 10 anos – tempo correspondente a 2 mandatos.

PS: Excelentíssimo Camarada Nyusi, eu sei que os membros do G40 mais outros grupos e indivíduos clandestinos junto com os teus assessores vão impedir que este texto chegue às tuas preciosas e capazes mãos. Contudo, se chegar – coisa que o meu curandeiro não garantiu, pois, ele disse que havia muitas sombras a lhe impedirem de visualizar a tua pessoa –, lembra-te que eu escrevo bem, Camarada. Não estou de maneira alguma a pedir um cargo. Estou apenas a dizer que se surgir uma posição no AIM, ao lado ou mesmo no lugar de Gustavo Mavie – que claramente já está sem elogios e defesas para lhe dedicar, visto que gastou todos que tinha com o teu antecessor –, ou, então, na directoria daquele jornal que Paul Fauvet chamou de “vil jornal” (jornal Domingo), eu não me recusaria a aceitar. Porém, saiba, Glorioso Camarada, que não o aceitaria por mim, mas, por uma questão de patriotismo e comprometimento com a causa nyusiana.

Na verdade, nem sei qual é a causa nyusiana. Mas, não importa. O que importa é que acredito na causa.

Assinado:

Niosta Cosser Man
“Camarada Nyusi, A Vitória Nas Eleições É Nossa”

NB: foto tirada do mural de Américo Matavele.Timeline Photos
Share · 20 March ·

Sem comentários: