segunda-feira, 24 de março de 2014

Todos diferentes, mas todos iguais"

Rui Miguel Lamarques
"Nos anos de 2009 e 2010, um ano após a sua cria- ção, o Movimento democrático de Moçambique (MdM) importou 13 viaturas de luxo cujos direi- tos aduaneiros, imposto de consumo específico e o iva estavam avaliados em 26.4 milhões de meti- cais, perto de um milhão de dólares. esta impor- tação foi responsável pelas quezílias entre o presi- dente do partido, seus membros influentes e o s...eu secretário-geral, ismael Mussa, o que culminou com o pedido de demissão deste. as viaturas que gozaram de isenções fiscais foram importadas em nome do partido e do seu plano estratégico à mar- gem do seu secretário-geral, o que o levou a afirmar que se demitiu por “falta de ambiente”.
Trata-se de viaturas de marcas Land rover discovery 4 Tdv6 Hse, Land rover Freelander sport Td4 Le, Toyota Fortuner 2.5 d4d, Mercedes Benz e350 coupe, range rover vogue 5.0L super charge e Land cruiser 4.2d. algumas dessas viaturas (é o caso de range rover vogue super charge) chegaram a custar um milhão de randes, pouco acima de três milhões de meticais ao câmbio daquele ano. esta viatura deveria pagar, só de direitos aduaneiros, imposto de consumo específico e imposto sobre o valor acrescentado, cerca de 3.5 milhões de meticais.
desconhece-se o paradeiro das viaturas importa- das pelo MdM, porém, sabe-se que terão sido en- tregues a um conhecido empresário importador de viaturas para a sua venda.", Boletim do Centro de Integridade Pública. Um trabalho de Borges Nhamirre e Lazaro Mabunda. Caso para dizer "Todos diferentes, mas todos iguais".
See more
11Like · ·
  • Lindo A. Mondlane stamos entregues..vou escolher a quem entao?..tscSee Translation
  • Lindo A. Mondlane José de Matos, Antonio A. S. Kawaria, Eusébio A. P. Gwembe..a isto me refiro..quando digo nao mudo xipamanine por mafalala...tscSee Translation
  • Américo Matavele Eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh...
  • Edgar Kamikaze Barroso Interessante. O que é que se está a dizer aqui, em português popular?See Translation
  • Mauro Galvao hehehehehehehehe e esta agora. ate tenho medo de perguntar quantas importou o glorioso...See Translation
  • Rui Miguel Lamarques Edgar Kamikaze Barroso, o mais interessante, tenho para mim, é a nossa indignação selectiva. Isso sim é o mais interessante.See Translation
  • José de Matos Tu vais escolher sempre os teus camaradas, Lindo A. Mondlane, porque sabemos que eles tambem entraram nesses esquemas! O que nunca me vais convencer, Arlindo, é que podemos justificar uns porque outros tambem fazem, absurdo isso! Se queres condenar, condena todos! Eu ao longo dos anos tenho condenado esses esquemas, usados por todos os Partidos, como tenho questionado o uso dos veiculos dos deputados, nao me lembro deles so em tempo de eleiçoes, como tu e outros fizeram com um carro de um deputado do MDM! Nunca te vi condenar estas situaçoes, so condenas quando nao é o teu Partido o envolvido!See Translation
  • Manecas Tiane kikikikikikikikikikiki!
  • Eurico Chichango Júnior É por isso que não me alio a nenhum partido politico. Por mim o presidente podia ser da Frelimo, o primeiro ministro da Renamo e o MDM com maioria na AR. Homens limpos sujam-se com a politica, é normal, é inevitável.See Translation
  • Lindo A. Mondlane eu estou cansado dos camaradas José de Matos, ja levam bastante tempo..e estao cansados de governar, mas quero gente diferente..nao gente que actua igual que os camaradas, nao gostaria de por um sobressalente tambem furado..nao estou a fazer nada.....entao para que mudar se é assim¿...See Translation
  • Lindo A. Mondlane o pais esta mal..e infelismente, continuara mal por muito tempo, independetemente de quem governo..essa é a desgraça do povo...See Translation
  • José de Matos Lindo A. Mondlane e outros, a indignacao selectiva nao ajuda, principalmente para quem quer passer a imagem de imparcial! Vanos condenar esta situaçao mas nao vamos ignorar isto. O teu silencio foi ensurdecedor nessa noticia, Arlindo :

    "Filipe Paúnde acusado de vender isenções fiscais a comerciantes e vendedores de carros
    Secretário Geral da Frelimo, Filipe Chimoio Paúnde, é acusado por militantes do partido, (incluindo empresários, comerciantes e proprietários de parques de viaturas) de usar o Partido e o cargo que ocupa para "vender" isenções fiscais para a importação de viaturas a favor empresários de Maputo e Matola, escreveu na sua edição de ontem, o semanário Expresso, editado em Maputo.
    Em troca de isenções, refere o jornal, Paúnde “recebe valores monetários, carros de luxo e tratamento médico no exterior”.
    Segundo o jornal, um órgão associado a interesses de militantes da Frelimo, “vários membros do Partido, revoltados com a situação, prometem apresentar provas documentais em sede do Comité Central, que arranca próxima semana."

    Club of Mozambique – 19.02.2014 "

    VAMOS CONDENAR TODOS!!!!
    See Translation
  • Lindo A. Mondlane pois mal, mal..mal e fatal ..mas o meu pneu ja esta furado isso sei eu..e o sobresallente? José de Matos, se supoe que tem que estar cheio de ar..agora se tambem esta furado...See Translation
  • Antonio Zacarias Se os infantis/juniores comem assim, imagine o galo!See Translation
  • Rui Miguel Lamarques José de Matos, uma coisa é ser acusado e outra, bem diferente, é apresentarem provas como no caso em apreço. Ou viu algum documento que prove o envolvimento de Paunde. Eu sou contra indignação selectiva, mas também oponho a esse tipo de miopia.See Translation
  • Edgar Kamikaze Barroso Rui, estás a insinuar quem alguém esteja a ser selectivamente indignado aqui? Eu só perguntei para trocarmos em quinhentas o que se está a tentar dizer na citação postada por ti.See Translation
  • Rui Miguel Lamarques Edgar Kamikaze Barroso, você é suficientemente inteligente para perceber o que se encontra aqui. Portanto, discutir a forma quando o conteúdo é facilmente perceptível por ti é absurdo.See Translation
  • Edson da Luz Queima os gajos, mano Rui. Jornalismo a sério!!!!See Translation
  • João Ferrão Júnior Eu peço ao coro Rui Miguel Lamarques que apresente provas sobre o que ele esta a insinuar....See Translation
  • José de Matos Rui, o facto é que essa alegacoes tambem ja envolveram figuras da Frelimo, isso fou largamente noticiado, se for vasculhar possivelmente tu mesmo escreveste sobre isso, eu so usei essa do Paunde, que na verdade ainda nao foi documentado pelos camarads dele, para ilustrar que muitos fazem barulho so porque é alguem da Oposiao! O meu ponto é que devemos condenar TODOS, nao so quando se trata da Oposiçao, essa alerta nao é para ti, Rui!See Translation
  • Rui Miguel Lamarques José de Matos eu escrevi sobre isso e manifestei a minha indignação. Escrevi e apresentei provas. Portanto, sei que na cena do Paunde não há provas. Agora, na cena do MDM e demais partidos as provas estão lá no Boletim do CIP na peça assinada por dois jornalistas insuspeitos: Borges Nhamirre e Lazaro Mabunda.See Translation
  • José de Matos Rui, eu sei que escreveste, bom que sejas tu a confirmar, so estou a alertar para a indignaçao selectiva, usei Paunde apenas para ilustraçao, podemos revisitar os outros casos envolvendo "camaradas"!O recado da indignacao selectiva nao era para ti, talvez mais alguem tenha-me percebido!See Translation
  • Rui Miguel Lamarques Sei, José de Matos. Ainda bem que diz que usou o caso de Paunde apenas para ilustrar e concordo consigo quando diz que há indignação selectiva.See Translation
  • Linda Fernando impressão minha ou alguns aqui estão a tentar desculpar a roubalheira de uns porque os outros também roubam? well done Rui Miguel Lamarques.See Translation
  • Dinis Chembene Eu acho interessante esta forma de discutir as coisas. O Rui Miguel Lamarques postou algo claro sobre esquemas no MDM, e esse caso no seu tempo foi responsavel pela queda de um SG, isso quererá dizer algo, ha provas e não acusações. Por mais que se convoquem casos que tenham acontecido ou aconteçam na Frelimo, isso não iliba o MDM.See Translation
  • Edgar Kamikaze Barroso Rui Miguel Lamarques, considere a citação "desconhece-se o paradeiro das viaturas importa- das pelo MdM, porém, sabe-se que terão sido en- tregues a um conhecido empresário importador de viaturas para a sua venda."

    É a isto que chamas de prova?
    See Translation
  • Ahmad Shafee Sidat Amigo jose de matos fale deste post ..ou virou defensor oficioso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkSee Translation
  • Ahmad Shafee Sidat O outro assunto tem ferrugem kkkk ou ta tentar desviar o foco do post.....See Translation
  • Mahamad Hanif Mussa Bem dito, diferentes mas iguais!!!!See Translation
  • Bruno Chambule Thanks Rui por nos abrir o olhoSee Translation
  • José de Matos Ahmad Shafee Sidat, le bem o que eu escrevi, eu condenei! Condenaste tu quando eram os "camaradas" os enolvidos? A tua insinuacao de que sou defensor oficioso é so para distorceres e personalizar, nao é? Desiste, eu sei porque condenei a indignacao selectiva, e tu parece que me estas a dar razao! Um assunto que tenha ferugem porque tem de indignar menos do que um assunto fresco? Eu ja fui claro, nao estou a disputar os factos lançados pelo Rui!See Translation
  • Dinis Chembene Edgar Kamikaze Barroso não sei se entendo o seu ponto, mas nao vejo problemas nenhum nessa citação como prova de que o MDM importou viaturas, que aparentemente eram para seu uso e foram para terceiros. Se as viaturas foram entregues a um importador de viaturas a esta altura devem ter sido ja vendidas. A não ser que as viaturas estejam a ser usadas pelos membros do MDM, se calhar chamar aqui um deles.See Translation
  • Dinis Chembene O facto é que mesmo aqueles que queremos como alternativa estam corroidos pelos mesmos males. Pobre do povo.See Translation
  • José de Matos Dinis Chembene, claro, isso de modo algun pode ilibar o MDM, podemos condenar e ate aprofundar esta questao, mas os que usam a indignacao selectiva tambem nao podem vir aqui com o argumento de que os outros tambem fazem!See Translation
  • Edgar Kamikaze Barroso Não estou satisfeito com a transformação de alegações em acusações sem a devida apresentação de evidências. Não me posso indignar com seja lá o que for só porque foi insinuado por um e outro amigo (sejam eles o Borges, o Mabunda ou até mesmo o Rui). Não enquanto não as fundamentarem devidamente. Estarão eles em posse de documentos que confirmam a entrega das viaturas ao tal conhecido importador? Tal prática, a provar-se, é mesmo crime, sabendo-se que são bens da exclusiva propriedade do MDM e este é soberano em relação à gestão e alocação das mesmas?

    Apenas para se pensar FORA DA CAIXA DA INDIGNAÇÃO TOTALITÁRIA...
    See Translation
  • José de Matos Ja agora, e para alargar o perimetro da discussao, sugiro que procurem a resposta de Daviz Simango a esse assunto veio numa entrevista!See Translation
  • José de Matos Sugiro tambem que leiam o texto todo do CIP! Boa tarde a todos!See Translation
  • Lindo A. Mondlane invez de cargar contra o mensageiro..nao seria mais practico pedir explicaçoes ao partido? amigo José de MatosSee Translation
  • José de Matos Lindo A. Mondlane, tu nao estas a ler nada do que estou a escrever, é essa parcialidade que eu condeno! Eu condenei o mensageiro? E porque tenho de pedir explicacoes ao Partido? Pediste tu explicacoes ao teu Partido por abusos? Percebes agora porque te condeno pela indignacao selectiva?See Translation
  • José de Matos Amigos, tenho aqui em frente a posicao de Daviz Simango sobre este assunto, foi publicada uma entrevista em que ele aborda isso, nao é recente mas continua actual, penso! Vou reler, calmamente! Talvez volte, apesar de andar em correrias! Boa tarde!See Translation
  • Mandasse Sitoe e ha quem fala do MDM como se se tratar da volta de jesus cristo.See Translation
  • Hermenegildo Cossa Grande trabalho este,,,, Li, Reli... e Prometo que ainda vou ler... preciso perceber a manutencao Politica de alguns Partidos que funcionam em salas colectivas..... Prontos Na altura ninguem entendeu/compreendeu o Ismael Mussa Mas tal como dizia um ilustre Magistrado "o caju quandio amadurece vem pro chao Sozinho"..... Congrats ao CIP no Geral e em particular ao Lazaro Mabunda e Borges Nhamirre..... Fiquei Bem lucido com os resultados da vossa pesquisa meus caros.....See Translation
  • Lindo A. Mondlane eu nao tenho partido..pelo que nao posso pedir explicaçoes a ninguem José de Matos, sou um simples votante indeciso...e sao essas coisas que inclinarao o meu voto para um ou outro lado..See Translation
  • José de Matos E porque me pedes para eu pedir explicacoes a um Partido, Lindo A. Mondlane?See Translation
  • Jerry Revelador Fonseca Esse é o resultado de tratamento selectivo dos cidadãos do mesmo País. Porquê é que todos os outros cidadãos tem de pagar tantos impostos e os políticos não? Porque os nossos impostos são impraticáveis para negócio ou mesmo consumo. O que se pode dizer de uma viatura comprada a 1milhão de randes e que paga exactamente o mesmo valor da compra em taxas? Porque não se aplica só o IVA e põe-se todos a pagar e nada de isenções para ninguém?See Translation
  • Dário Camal É tudo farinha do mesmo saco. Ninguém se importa com o povo. Sao todos ladrões e gananciosos. Os partidos políticos sao um meio para conseguirem o que não conseguem por outras vias. Frelimo? RENAMO? PDD? MDM? Quem subir ao poder vai sempre sugar ferozmente o erário público. Não há diferença entre tigre e leão. São todos predadores felinos!.. Moçambique não é só um país falido técnica e financeiramente. É também um país desprovido de ética e compaixão pelo próximo! A indiferença para com o povo é indisfarçável e repugnante!See Translation
  • José de Matos Julio , nao sejas meu fã , eu detesto o culto da imagem e a personalizacao das opinioes, mas se queres mesmo seguir este caso, imparcialmente e sem indignacao selectiva, aconselho-te a ler o texto todo e a recuperar uma entrevista na STV que foi repetida no Pais . De resto, todas as opinioes devem ser respeitadas!See Translation
  • Júlio Mutisse Não personalizei nada. Declarei me seu fã. Li o post, li seus comentários e só posso te admirar até quando falas em indignação selectiva. Percebes? Fã...See Translation
  • Júlio Mutisse Desejo que meu país seja construído numa base de honestidade, que estes esquemas pequenos e picuinhas, vindo de onde vierem, cessem e os partidos encontrem formas de se autofinanciarem quer através de quotas dos seus membros, quer de outras formas incluindo rendimentos empresariais desde que honestos e transparentes. O post do Rui Rui Miguel Lamarques é claro e o debate gira em torno destes. É neste assunto que devemos nos concentrar e encontrar formas que nunca se repita. Buscar referenciais em situações parecidas praticadas por outros não apaga os actos destes. Acreditou para alguns puritanos o melhor era está situação nunca ter vindo a público. Veio, e está a despertar problemas de úlceras que já se iam esquecendo.See Translation
  • José de Matos Julio, a ti eu nao vou dar autografos, sorry, e eu sei porque e para quem usei o termo "indignacao selectiva", gosto de refelctir antes de escrever, devias fazer o mesmo, se nao o fazes!! Eu vim aqui porque fui chamado , so dei a minha opiniao, alertei e sugeri que o perimetro desta discussao fosse alargado! Renovo o conselho para lerem o texto todo e acrescentarem
    a referencia na tal entrevista a que me referi! Para os mais distraidos, eu condeno todas as situaçoes turvas!
    Abraço!
    See Translation
  • Agnaldo Rui Jo Navalha Sendo ou nao verdade nao vejo aqui razao de trazer factos de 2009/2010 a nao ser que haja uma tentativa de denigrir e apoiar uma candiadtura que ja esta no sovaco do PR ja que ele diz dele deve falar-se a todo canto. Tragam factos actuais e nao casos das ultimas eleicoes, quem disse que o CIP e um orgao totalmente credivel como os dois jornalistas que se dizem consectuados.See Translation
  • Amilton Munduze Na minha defesa d trabalho d fim d curso, cujo tema era um grito a necessidade d alternancia do poder politico em Moz, o oponente (grande frelimista) perguntou: "como irá sobreviver um partido na oposicao se ganhar as eleicoes, se Frelimo controla todos os recursos do Etado? Falas d MDM, como achas q devemos aceitar q um partido como este, q tem acordos bilaterais cm a Uniao Europeia, dirija o nosso país?" E disse mais coisas... Respondi: "essa atitude da Frelimo, d abocanhar os recursos do Estado, cria condiçoes pra q os outros partidos recorram a parceiros indesejados pq oferecem suporte, daí q nao tem outra saída, pq mesmo um empresario nacional q se identifique cm oposicao é alvo a a ser abatido." Nao será essa situacao q o Rui levanta, uma forma d sobrevivencia politica, tendo em conta q por vias eticas é quase q impossivel?! "o sistema molda os individuos e influencia as suas atitudes". Daí que "estomos malo" como diz alguem!See Translation
  • Agnaldo Rui Jo Navalha Coisas de mbangui so que as pessoas andam ali a escreverSee Translation
  • Julio Mussane O problema reside no momento em que " desconhece-se o paradeiro das viaturas, porém sabe-se que terão sido entregues a um conhecido empresário importador de viaturas ...."
    Seria mas seguro que as fontes mencionadas pelo rui pudessem provar este acto. Porque é exactamente a que onde reside o crime. Ou se calhar o MDM provar que as viaturas estão ainda sobre a sua responsabilidade.
    See Translation
  • Agnaldo Rui Jo Navalha Julio Mussane as viaturas nunca estiveram na posse do MDMSee Translation
  • Jose Alexandre Faia Estao copiando o que os outros fazem e nada lhes acontece ...See Translation
  • Júlio Mutisse José de Matos não preciso do autógrafo. Já sou fã...See Translation
  • Agnaldo Rui Jo Navalha Reucurendo a conselho de Jose de Matos diriam esta respondido isso pelo proprio Daviz numa int1evista de 5 de dezembro de 2012 numa grande entrevista consedida ao Arcenio Henriques, e de lembrar a todos os jornalistas quem dispolectou este caso aos servicos aduaneiros foi o MDM a pedir com que esta intidade investigasse e repor a legalidade oque pelo contrario o MDM virou o reu caso para dizer denunciou e ficou malSee Translation
  • Rui Miguel Lamarques A cegueira partidária é mesmo uma cena lixada.See Translation
  • Júlio Mutisse A incapacidade de ver em qualquer assunto é bad...See Translation
  • Manuel J. P. Sumbana Eu ainda nâo pude ler o documento mas gostaria de esclarecer ao Edgar Barroso o seguinte:
    1. Os diplomatas estrangeiros acreditados em Moçambique podem importar bens como viaturas de uso oficial ou pessoal beneciciando de taxas de importação.
    2. Caso
    ...See More
    See Translation

Sem comentários: