TRÊS RENAMOS, UM SÓ SOBA: O DHLAKAMA
“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44
Para compreendermos o dilema dos “RENAMISTAS” e do seu Líder, temos de visitar a história da Europa Medieval, pois Dlakama, vive, assume-se e comporta-se tal e qual vivia um Grande Rei da idade Média que tinha em seu redor e às suas ordens um pouco por todo o seu território, uns “Reizinhos” que lhe prestavam (e a ele Dlakama lhe prestam ainda), Vassalagem. Aquela estroinice Monárquista, de cuja sucessão era automática e natural, portanto não carecendo de eleição, nos tempos que correm, só podemos encontrar um modelo similar nas nossas Autoridades Tradicionais de uma forma amorfa ou então de forma viva como acontece em Angola onde o Grande SOBA tem à sua volta pequenos Sobas que o veneram.
De acordo com WIKIPÉDIA, (Enciclopédia Livre), Soba é uma autoridade regional, tradicional e tribal em Angola, existindo dois tipos de Sobas, o Soba Grande, (Regedor)e o Soba. O Soba Grande, é aquele que lidera os outros Sobas na Comunidade. Digamos que Soba em Angola ainda hoje funciona como uma espécie de um Monarca na idade Média e os seus Suseranos. Nesses tempos, geralmente o Suserano tinha mais poder que os seus Vassalos, principalmente, senhores feudais e cavaleiros. Estes por seu turno, também possuíam vassalos, formando, extensos laços de vassalagem.
Desta forma, num momento de guerra, milhares de Guerreiros, (no caso da RENAMO trata-se de Guerrilheiros),eram mobilizados. No meu Livro predilecto, a Bíblia Sagrada, encontramos os dois Reinos Hebreus a servirem de Vassalos do Império Assírio. Aí se explica a ideologia da RENAMO, liderada hoje por filho de um SOBA, aonde terá bebido esta idiotice. Na minha opinião a RENAMO, actualmente divide-se em três: uma verdadeira e genuína RENAMO 100% belicista, constituída por assassinos profissionais de sangue frio, impossíveis de redimir-se, muitos deles, genuínos analfabetos e tribalistas de gema que, em obediência às ordens do seu Grande Soba, não hesitam nem pestanejam para exterminar a vida de um inocente com toda selvajaria macabra de um verdugo, que mata por tudo, por pouco e por nada e até por prazer de matar, tendo como catalisador alguma narcotina ou bebida de alto teor alcoólico.
Um dia, contou-me um falecido irmão do meu falecido pai, após escapar de uma emboscada perpetrada pelos “Matshangas”, nas suas últimas incursões em 1992. Um Comboio, ia de Ressano Garcia com destino a Maputo, eis que, um deles, por sinal adolescente de mais ou menos 15/16 anos, carapinha despenteada e olhos cor de sangue, “implorou” ao falecido filho do meu falecido avô paterno, para que se pusesse de joelhos a fim de o esbofetear, pois o meu agora falecido tio era muito alto que o “Bandidinho Armado narcotizado” não o alcançava estando ele de pé. Assim de cócoras, o meu inditoso ente querido, recebeu coronhadas, socos e bofetadas na cara, na cabeça e no resto do corpo com todo o requinte de selvajaria, sem apelo nem agravo, daquele fedelhote impiedoso, vítima ele próprio, daquela substância que o tornava ingloriamente num verdadeiro terrorista selvagem!
É esta RENAMO até hoje, indomável que atormenta, tira sossego e predomina às ordens do seu Líder as matas de Gorongosa e toda a extensão da E.N.1, no Centro do País, com pretensões para se alastrar ao Sul, tornando assim o País instável. Duvido que algum dia, alguma vez, indivíduos daquele jaez venham a “converter-se” e se libertar do sadismo de se “divertir”, vertendo sangue mesmo com a assinatura de Actas dos Acordos do Centro Internacional de Conferencia “Joaquim Alberto Chissano”; a Segunda RENAMO, encontra-se na Assembleia da República, A.R..
Algumas vezes os seus membros mandam o seu Líder “à fava”, como daquela vez que, à revelia dele, foram Empossados na casa do Povo como Deputados, fazendo “ouvidos do mercador” ao seu Chefe.
Esta RENAMO, é composta por pessoas algumas com uma instrução invejável que vai de Licenciatura a Doutoramento, passando por Mestrados em várias áreas do saber, mas cuja educação e comportamento deixa muito a desejar, pois, mesmo com aquele todo ESCOL atrás mencionado, o que lhes vai na mente e na alma é terrivelmente diabólico, temível, insuportável e lamentável. (Exemplo claro é o daquele Membro do Conselho do Estado apanhado na Maxixe, transportando armas para matar o Povo, na viatura que custou o sangue do Povo).
Muitos daqueles desgraçados “intelectuais”, de um modo geral, filiaram-se à RENAMO por puro mercenarismo, pois alguns hoje, ao pressentirem o rumo sem saída seguido pelo seu Líder, “trespassaram-se” para o MDM, uma espécie de uma RENAMO RENOVADA. Uma terceira e última RENAMO, encontra-se um pouco por todo o País, composta maioritariamente por gente que, na linguagem e língua da velhinha viúva do meu falecido pai, são chamados de “Daya na rwala”, (mata que eu carrego),ou “va nyankhala pronto- gayi gayi”, geralmente desempregados e desesperados na vida, dispostos a satisfazer a vontade de quem lhes der de comer, por “tuta-e-meia”.
Na época da caça, lá no meu lugarejo, é esta “casta” que sem arco, flexa ou outro tipo de arma, apenas munidos da sua força física e um varapau, oferece-se para carregar os produtos da faina, em troca de tripas, cascos, peles e cornos. A pergunta que me faço e faço aos outros é: Como é que gente desta “natura”, viverá, se por um desejável milagre o seu Líder deixar de ter importância entre nós como geralmente acontece com qualquer mortal como eu!? Quero viver para ver!(Ni djula ku swi wona hi matihlo)
JORNAL DOMINGO – 02.03.2014
1
Francisco Moises said in reply to Amisse Americo Jamal...
Estamos junto nesta luta de aspiraçoes por uma naçao justa e nao o que temos que é um atraso na vida de muitas pessoas em Moçambique. Esta sempre benvido. Eu e outros, alguns aind vivem e outros ja passaram para o outro mundo,fomos dos primeiros na revolta contra as injustiças e actos genocidarios nos anos 1960.
Nao recuo da minha posiçao visto que nao tenho nada a perder ou a ganhar dos lideres da Frelimo.
Nao recuo da minha posiçao visto que nao tenho nada a perder ou a ganhar dos lideres da Frelimo.
2
Gwenjere Jr. said...
Quando umas mentes sao fracas, outras mentes mais forte usam-nas...
Este escriba do jornal Domingo, revela que perdeu muito tempo nas bibliotecas lendo livros que nao estao lhe ajudar a fazer juizo do dia. Ainda bem que nao mencionou seu nome, se nao, haveriamos de lhe "depenar".
Divagou pela Europa Medieval para fazer paralelismo absurdo. Porque nao usou comparacao com Unkondo Wa Sizwe, do ANC, ou FreLimo de nachingweia?!.. meu caro, ecriba do Jornal Domingos, Os guerrilheiros da renamo sao um braco directo, da Renamo que hoje conhecemos, que esta no parlamento, que esta na sociedade civil.
os militares que combateram arduamente o colonialismo portugues, sao aqueles que sao despresados/prestes a ser escoracados hoje da zona militar em maputo. Aqueles que deambulam no campo/zona perifericas/distritos com titulos de simples antigos combatentes. Muitos deles perderam parte dos seus membros. Alguns foram devidamente acomodados e a maioria nao.
Portanto, com a assinatura do AGP 1992, esperava-se que os guerrilheiros da Renamo, fossem acomodados adequadamente nas reformas, desmobilizados orgulhosamente com o fim armado. Ao em vez disso, a Frelimo os enganou.
Os guerrilheiros da Renamo, a pedido do seu Lider (Dlakhama), pacientaram durante 21 anos, na espectativa de receber compensacao. A paciencia esgotou, como era de esperar. Agora, temos que so aguentar ate a saturacao destes.
Este senhor, escriba jormnal domingo, faz parte de muitos outros que enganavam a opiniao publica, dizendo que esses guerrilheiros Renamo nao tem condicoes fisica porque ja sao velhos. Ou porque nao tem base de apoio, ou ainda poque nao tem logistica militar (RSA, ou Zimbabwe de Ian Smith).
Meus caros concidadaos. Nos aqui em Africa (Mocambique em particular)enquanto nao acabar a ambicao pela coisa publica, as guerras civis/decontentamentos, enriquecimento pela coisa publica, vao prevalescer.
Os ditos Intelectuais da Frelimo deve aconselhar adequadamente, a nao espezinhar/marginalizar outros so poque sao da oposicao, ou porque nao estudarame sao guerrilheiros analfabetos.
Lembrem-se, a guerra em Angola acabou poque todos os militares estavam exaustos/saturados da guerra (tempo prolongado guerra civil). E NAO poque Savimbi morreu em combate. Assim como em Mocambique, houve AGP em 1992, pelas mesmas razoes e tambem poque a Renamo estava ligeiramente em avantagem sobre a Frelimo.
Com descansar/repousar em 21 anos, Estou em crer que esta guerra provocada pelo AEG, e por casmurrice de Pacheco, vai prolongar por muitos tempo.
Motivos:
1. Os geurrilheiros da Renamo com a guerra actual nao ganham e nem perdem nada. So estao a fazer porque podem e estao sendo incitados a fazer-la.
2. Ha muitos discontentes na governacao da Frelimo actual;
3. Com as descobertas de riquezas, os investidores querem tirar maior proveito (falo dos do alto mar-petroleo e gaz).
5. Ha um aparente tendencia de tirar o protagonismo, entre alguns paises do ocidente e a China.
Este escriba do jornal Domingo, revela que perdeu muito tempo nas bibliotecas lendo livros que nao estao lhe ajudar a fazer juizo do dia. Ainda bem que nao mencionou seu nome, se nao, haveriamos de lhe "depenar".
Divagou pela Europa Medieval para fazer paralelismo absurdo. Porque nao usou comparacao com Unkondo Wa Sizwe, do ANC, ou FreLimo de nachingweia?!.. meu caro, ecriba do Jornal Domingos, Os guerrilheiros da renamo sao um braco directo, da Renamo que hoje conhecemos, que esta no parlamento, que esta na sociedade civil.
os militares que combateram arduamente o colonialismo portugues, sao aqueles que sao despresados/prestes a ser escoracados hoje da zona militar em maputo. Aqueles que deambulam no campo/zona perifericas/distritos com titulos de simples antigos combatentes. Muitos deles perderam parte dos seus membros. Alguns foram devidamente acomodados e a maioria nao.
Portanto, com a assinatura do AGP 1992, esperava-se que os guerrilheiros da Renamo, fossem acomodados adequadamente nas reformas, desmobilizados orgulhosamente com o fim armado. Ao em vez disso, a Frelimo os enganou.
Os guerrilheiros da Renamo, a pedido do seu Lider (Dlakhama), pacientaram durante 21 anos, na espectativa de receber compensacao. A paciencia esgotou, como era de esperar. Agora, temos que so aguentar ate a saturacao destes.
Este senhor, escriba jormnal domingo, faz parte de muitos outros que enganavam a opiniao publica, dizendo que esses guerrilheiros Renamo nao tem condicoes fisica porque ja sao velhos. Ou porque nao tem base de apoio, ou ainda poque nao tem logistica militar (RSA, ou Zimbabwe de Ian Smith).
Meus caros concidadaos. Nos aqui em Africa (Mocambique em particular)enquanto nao acabar a ambicao pela coisa publica, as guerras civis/decontentamentos, enriquecimento pela coisa publica, vao prevalescer.
Os ditos Intelectuais da Frelimo deve aconselhar adequadamente, a nao espezinhar/marginalizar outros so poque sao da oposicao, ou porque nao estudarame sao guerrilheiros analfabetos.
Lembrem-se, a guerra em Angola acabou poque todos os militares estavam exaustos/saturados da guerra (tempo prolongado guerra civil). E NAO poque Savimbi morreu em combate. Assim como em Mocambique, houve AGP em 1992, pelas mesmas razoes e tambem poque a Renamo estava ligeiramente em avantagem sobre a Frelimo.
Com descansar/repousar em 21 anos, Estou em crer que esta guerra provocada pelo AEG, e por casmurrice de Pacheco, vai prolongar por muitos tempo.
Motivos:
1. Os geurrilheiros da Renamo com a guerra actual nao ganham e nem perdem nada. So estao a fazer porque podem e estao sendo incitados a fazer-la.
2. Ha muitos discontentes na governacao da Frelimo actual;
3. Com as descobertas de riquezas, os investidores querem tirar maior proveito (falo dos do alto mar-petroleo e gaz).
5. Ha um aparente tendencia de tirar o protagonismo, entre alguns paises do ocidente e a China.
3
Amisse Americo Jamal said...
O mocambicano e tao generoso ate em demasia.
ate quando Escribas intolentes como este autor, continuarao vomitar seu odio em jornal publico, com tanta (a)normalidade??
onde estava quando a frelimo matava pessoas indefesa com assistencia publica obrigatoria?? tera ouvido dos campos de estreminio em massa, a moda Nazi? das Chicotatas (chamboco) publicas? As expropriacao de patrimonios que hoje os teus "deuses" converteram em "patocultura"??
Que diz das casas queimadas de populares so por recusar o aldeamento??
Talvez, como imberbe cujos tios e avos faleceram antes de transmitir-lhe a boa educacao, senao perguntaria a esses sobre os males da frelimo.
De resto sera bom que se inspire nas escrituras divinas para aprender para o bem, antes so buscar o que lhe convem.
Nao tarda que este individuo sera queimado no inferno de seus idolos, quando a revolucao triunfar. Sabendo da realidade, evita assinar o seu vomito.
"O vadio perde-se, o escravo liberta-se"
ate quando Escribas intolentes como este autor, continuarao vomitar seu odio em jornal publico, com tanta (a)normalidade??
onde estava quando a frelimo matava pessoas indefesa com assistencia publica obrigatoria?? tera ouvido dos campos de estreminio em massa, a moda Nazi? das Chicotatas (chamboco) publicas? As expropriacao de patrimonios que hoje os teus "deuses" converteram em "patocultura"??
Que diz das casas queimadas de populares so por recusar o aldeamento??
Talvez, como imberbe cujos tios e avos faleceram antes de transmitir-lhe a boa educacao, senao perguntaria a esses sobre os males da frelimo.
De resto sera bom que se inspire nas escrituras divinas para aprender para o bem, antes so buscar o que lhe convem.
Nao tarda que este individuo sera queimado no inferno de seus idolos, quando a revolucao triunfar. Sabendo da realidade, evita assinar o seu vomito.
"O vadio perde-se, o escravo liberta-se"
4
Amisse Americo Jamal said...
"...os homens da Renamo cometerao um suicidio se aceitarem se desarmar sem que haja um compromisso da existencia dum exercito que seja nacional e nao um bando armado que acata as ordens da liderança da Frelimo..."
Me perdoe, Dr FNM, por usar suas palavras sem seu consentimento. Mas e isso.
O mesmo eu cansei de imaginar, dizer, escraver...
"O vadio perde-se, o escravo liberta-se"
Me perdoe, Dr FNM, por usar suas palavras sem seu consentimento. Mas e isso.
O mesmo eu cansei de imaginar, dizer, escraver...
"O vadio perde-se, o escravo liberta-se"
5
Mahunhu said...
“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44
Disse Jesus aos homens (judeus) que o perseguiam para o acusar e matar, visto que estes judeus também falavam de Deus como este autor do artgo do "jornal domingos" que cita trechos bíblicos para diabolizar o partido RENAMO e seu líder AFONSO DLHAKAMA.
Não vou alongar mais neste meu comtentário, mas antes aconselharia o autor deste artigo a meditar nas mesmas palavras que citou, pois, Jesus dizia aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos(João 8:31); E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32).
Disse Jesus aos homens (judeus) que o perseguiam para o acusar e matar, visto que estes judeus também falavam de Deus como este autor do artgo do "jornal domingos" que cita trechos bíblicos para diabolizar o partido RENAMO e seu líder AFONSO DLHAKAMA.
Não vou alongar mais neste meu comtentário, mas antes aconselharia o autor deste artigo a meditar nas mesmas palavras que citou, pois, Jesus dizia aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos(João 8:31); E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32).
6
alberto martins said in reply to ekile...
...eu diria simplesmente que os dois,seja o Guebuza que o Afonso sao os dois uns diabos que se aproveitam de politca e do povo Moçambicano para convencer ao heroico e corajoso povo moçambicano que sao patrioticos-mas nao sao,por contrario sao ambos uns mercenarios politicos-A unica diferença entre eles é que um é milonario e o outro é pobre-é pobre porque queria -e ainda quer tudo e todos-e quem tudo quer,tudo perde
7
ekile said...
se Dlakhas é Diabo, entao me respondam o Guebas que está acima de Dlakhas e a persegui-lo até a morte quem ele é. Porque Deus nao pode ser, visto que Deus é misericordioso e gosta da paz, nao gosta de ver mortes... O Guebas até tem exercito e que manda perseguir.e é interessante que manda perseguir p matar e depois diz que está aberto para conversar em nome da Paz, e depois os seguidores dizem que o Guebas sempre esteve em aberto so que o Dlakhas anda fugitivo... Sobre o artigo nem quero falar está uma cagada de patos
8
Francisco Moises said in reply to apale...
Este artigo contem muitas parvoices e muitas imbecilidades. Tenho as minhas criticas severas e reservas quanto aquilo que Dhlakama transformou a Renamo. Muitos sao os pecados de comissao e de omissao do Dhlakma, nao ha duvida. E nao duvida que ele age como um régulo dos régulos ou com aquilo que os ingleses apelidavam como "paramount chief" nas suas colonias africanas.
O mais velho veterano da luta pela independencia, Jaime Khamba, ja disse aqui que a Renamo devia fazer uma lista daquilo que quer discutir com a Frelimo e parece me que nao fazem isto e vao a tais reunioes com a Frelimo para discutirem aquilo que a Frelimo agendou, agenda e força que se discuta e que a Renamo aceite enquanto o seu lider continua como um fora da lei que a Frelimo cassa para chacina-lo visto que imbecilmente a Frelimo acredita que acabando com Dhlakama, o prroblema da Renamo sera resolvido como aconteceu em Angola com Savimbi e a UNITA.
Nao lhes vem na cabeça que ha homens brilhantes nas matas e um deles podera vir ao poder na Renamo pare recrudescer a tensao numa luta verdadeiramente renhida. Se a Frelimo pensava que a Renamo nao tinha armas para fazer a guerra, agora se vê enganada. Com o trucidamento das forças armadas da Frelimo, a Renamo vai adequirindo mais armas, o que incluira os tais B-11s ou Katyushas orgaos de Staline, como os alemaes chamavam os primeiros de tais armas durante a Segunda Guerra mundial.
Tudo o que se houve é que a Renamo quer a paridade. Sera a paridade tudo? A Frelimo pode apresentar e aceitar o que possa parecer como paridade enquanto mantendo toda a maquinaria do poder e a partidarisao de todo o aparelho politico, militar, policial, economico e social com todas as suas injustiças e a Renamo e o povo nao terao nada. Ira a Renamo lançar novos ataques? Cada vez,novos ataques. Cada vez, novos ataques. Até quando?
O que a Frelimo quer é aldrabar os pobrezinhos com quem discutem as coisas em Maputo para que estes enganem os heroicos da Renamo nas matas para se desarmarem. Mas os homens que estao nas matas poderao nao acatar as ordens dos meninos bonitos que falam com a Frelimo em Maputo.
Embora lamentavel que haja dois exercitos no pais, mas conhecendo a natureza assassina e genocidaria da Frelimo, penso que os homens da Renamo cometerao um suicidio se aceitarem se desarmar sem que haja um compromisso da existencia dum exercito que seja nacional e nao um bando armado que acata as ordens da liderança da Frelimo no exterminio do povo.
Nao quererao abandonar as suas armas para se oferecem como cordeiros no altar da chacina da Frelimo. Nao vejo isto acontecer, principalmente agora que demonstraram a sua capacidade de trucidar os soldados da Frelimo, mercenarios e os bandos da tal FIR.
Mas quando nao ha equilibre nas escrivinhanças como estas que parecem neste artigo, fico enjoado e sinto os vomitos a me sair da boca.
O anonimo escriba parece ser aquele canecozinho que declarou a sua retirada deste jornal alegando racismos e tanto mais. O escriba nao quiz ladainhar os crimes genocidarios da Frelimo do passado e do presente visto que depende dos assassinos no poder para o seu pao de cada dia.
O miserval. Le misérable.
O mais velho veterano da luta pela independencia, Jaime Khamba, ja disse aqui que a Renamo devia fazer uma lista daquilo que quer discutir com a Frelimo e parece me que nao fazem isto e vao a tais reunioes com a Frelimo para discutirem aquilo que a Frelimo agendou, agenda e força que se discuta e que a Renamo aceite enquanto o seu lider continua como um fora da lei que a Frelimo cassa para chacina-lo visto que imbecilmente a Frelimo acredita que acabando com Dhlakama, o prroblema da Renamo sera resolvido como aconteceu em Angola com Savimbi e a UNITA.
Nao lhes vem na cabeça que ha homens brilhantes nas matas e um deles podera vir ao poder na Renamo pare recrudescer a tensao numa luta verdadeiramente renhida. Se a Frelimo pensava que a Renamo nao tinha armas para fazer a guerra, agora se vê enganada. Com o trucidamento das forças armadas da Frelimo, a Renamo vai adequirindo mais armas, o que incluira os tais B-11s ou Katyushas orgaos de Staline, como os alemaes chamavam os primeiros de tais armas durante a Segunda Guerra mundial.
Tudo o que se houve é que a Renamo quer a paridade. Sera a paridade tudo? A Frelimo pode apresentar e aceitar o que possa parecer como paridade enquanto mantendo toda a maquinaria do poder e a partidarisao de todo o aparelho politico, militar, policial, economico e social com todas as suas injustiças e a Renamo e o povo nao terao nada. Ira a Renamo lançar novos ataques? Cada vez,novos ataques. Cada vez, novos ataques. Até quando?
O que a Frelimo quer é aldrabar os pobrezinhos com quem discutem as coisas em Maputo para que estes enganem os heroicos da Renamo nas matas para se desarmarem. Mas os homens que estao nas matas poderao nao acatar as ordens dos meninos bonitos que falam com a Frelimo em Maputo.
Embora lamentavel que haja dois exercitos no pais, mas conhecendo a natureza assassina e genocidaria da Frelimo, penso que os homens da Renamo cometerao um suicidio se aceitarem se desarmar sem que haja um compromisso da existencia dum exercito que seja nacional e nao um bando armado que acata as ordens da liderança da Frelimo no exterminio do povo.
Nao quererao abandonar as suas armas para se oferecem como cordeiros no altar da chacina da Frelimo. Nao vejo isto acontecer, principalmente agora que demonstraram a sua capacidade de trucidar os soldados da Frelimo, mercenarios e os bandos da tal FIR.
Mas quando nao ha equilibre nas escrivinhanças como estas que parecem neste artigo, fico enjoado e sinto os vomitos a me sair da boca.
O anonimo escriba parece ser aquele canecozinho que declarou a sua retirada deste jornal alegando racismos e tanto mais. O escriba nao quiz ladainhar os crimes genocidarios da Frelimo do passado e do presente visto que depende dos assassinos no poder para o seu pao de cada dia.
O miserval. Le misérable.
9
apale said...
quando os argumentos acabam ingloriosamente envereda-se por historietas como esta. Eu nao vejo santo nenhum neste pais, ate porque so vejo o diabo no comando e isso esta escrito na biblia tambem: O DONO DO MUNDO E O DIABO. Assim sendo por qual dos Diabinhos o JORNAL DOMINGO trabalha?