quinta-feira, 20 de março de 2014

Moçambique poderá adquirir aviões de ataque Super Tucano ao Brasil

 



Super_tucanoMoçambique poderá comprar aviões de ataque Super Tucano e um simulador de manobras navais ao Brasil, disse hoje, em Maputo, o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, depois de um encontro com o seu homólogo moçambicano Agostinho Mondlane.
Segundo Celso Amorim, que falava durante uma conferência de imprensa sobre o encontro bilateral na área da Defesa que os dois países promoveram hoje, Moçambique poderá contar com "financiamento a médio e longo prazo" do Brasil para adquirir três aviões Super Tucano (Embraer EMB-314).
"Se Moçambique confirmar o interesse que foi manifestado no passado de adquirir três aviões de ataque, que são relativamente caros, eles terão que ser vendidos, mas há possibilidade de financiamento a médio e longo prazo", afirmou o ministro brasileiro.
Avançando que estas aeronaves estão a ser compradas pelos Estados Unidos para missões militares no Afeganistão, Celso Amorim falou ainda da possibilidade de Moçambique vir a adquirir um simulador naval ao Brasil.

Sobre a promessa brasileira de doação de três aviões de treino Tucano (Embraer BEM-312) a Moçambique, o ministro brasileiro referiu que a proposta já foi aprovada pelo executivo liderado pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, faltando o aval do Congresso Nacional do país.
"Prometemos e vamos cumprir a doação de três aviões Tucano, que são aviões de treino brasileiros. A parte que tinha que ser realizada dentro do executivo brasileiro já foi [efetuada], agora depende apenas da aprovação do Congresso Nacional", disse Celso Amorim.
O anúncio da doação destes equipamentos causou polémica no Brasil, uma vez que foi feito numa altura em que Moçambique já se encontrava mergulhado numa crise político-militar, provocada por diferendos, ainda não resolvidos, entre a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e o Governo de Maputo.
Os confrontos já provocaram dezenas de mortes, incluindo civis, sobretudo no centro de Moçambique.
No que se refere à área de cooperação em Defesa, Agostinho Mondlane classificou o Brasil como um dos "parceiros mais importantes" de Moçambique.
"Moçambique tem vindo a trabalhar com vários parceiros e, na área da Defesa, um dos parceiros mais importantes é o Brasil, que tem estado a trabalhar connosco na capacitação dos nossos homens", disse o recém-empossado ministro moçambicano, que substituiu Filipe Nyussi, candidato presidencial da Frelimo, no poder, às eleições de outubro.
Ainda na área de cooperação, Celso Amorim anunciou a "oferta brasileira para contribuir para a estrutura naval de Moçambique", num programa que se deverá traduzir no envio de uma missão, no início de abril, "para analisar algumas bases navais", como a de Pemba e de Maputo.
"Não estamos a pensar em instalar uma base militar em Moçambique. Queremos ajudar, se Moçambique assim o quiser, a que o país tenha as suas bases, mas nós não queremos ter bases aqui", sublinhou Celso Amorim, quando questionado sobre a possibilidade de o Brasil vir a ter uma base em território moçambicano.
O ministro brasileiro considerou ainda que "as necessidades de proteção e defesa dos recursos naturais em Moçambique são muito grandes", referindo-se ao reforço de cooperação que os dois países pretendem empreender.
Os interesses económicos do Brasil em Moçambique estão sobretudo centrados nas áreas de Recursos Minerais, através da mineira Vale Moçambique, e de Agricultura, com o projeto de desenvolvimento de agricultura industrial ProSavana, que envolve também o Japão.
RTP/Lusa – 19.03.2014

Comments

1
Umbhalane said in reply to Brasil fica em Casa...
Agradeço o seu contributo, e posicionamento claro.
Porém, sempre com o devido respeito, as Forças da RENAMO são constituídas por Patriotas Nacionalistas que resistem à ditadura instalada no poder em Moçambique por interesses estrangeiros estranhos, tendo como executor e procurador de proa, isto é, MOLEQUE, Portugal/MFA, para o efeito.
O Povo Moçambicano sofre uma ditadura instituída desde 1974/1975, imposta do exterior, e vendida com altas doses de propaganda tóxica.
O Povo Moçambicano não foi consultado sob quaisquer formas – foi-lhes imposto um “produto” caducado, fora de prazo, mal cheiroso.
Aberrante.
Estranho à cultura do Povo Moçambicano.
Sobre a natureza do regime totalitário e TERRORISTA no poder em Moçambique é por demais conhecida, fazendo ter saudades até!!! do regime também ditatorial do Velho Salazar.
Venderam, impuseram uma “revolução”, e saiu na rifa, em sorte, uma PIORAÇÃO.
Os Heróicos Combatentes da RENAMO são Nacionalistas Patriotas Resistentes ao regime TERRORISTA, CONSERVADOR, RETRÓGRADO, CORRUPTO, SANGUINÁRIO, TOTALITÁRIO, …, ao serviço do esbulho do Povo Moçambicano, e que perdura no poder graças ao apoio dos patrões estrangeiros que sacam o País desmesuradamente, num fartar vilanagem nunca antes visto.
Um regabofe, uma farra completa.
Portanto, meu Caro, temos por um lado os Nacionalistas Resistentes que combatem, no outro lado, as forças TERRORISTAS e MERCENÁRIAS da ditadura no poder usurpado ao Povo.
A LEGITIMIDADE está como o Povo Moçambicano, que a doa, outorga, directamente à Resistência Nacional, congregada na Heróica e prestigiada RENAMO.
Queira informar-se, por favor.
E divulgar, divulgar, apoiar o Povo sofredor de Moçambique.
Tykupereka takhuta – o meu muito obrigado

O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, VERIFICADO, BEM IDENTIFICADO.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"

Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).

A LUTA É CONTÍNUA
2
Umbhalane said in reply to JJLABORET...
Caríssimo e Ilustre JJLABORET
Sempre grato pelas suas intervenções ajustadas, e com valor acrescentado.
Tykupereka takhuta – o meu muito obrigado
Aquele atlântico abração.

O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, VERIFICADO, BEM IDENTIFICADO.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"

Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).

A LUTA É CONTÍNUA
3
JJLABORET said...
Se o Brasil vier a fornecer tais aviões a MOçambique, fica a RENAMO legitimada para atacar interesses brasileiros e empresas brasileiras como a Vale Moçambique (Grupo Vale do Rio Doce) em Moatize. Guerra é guerra, pois não?
Essa Dilma Roussef tem simpatia com governos de tendência marxista-terceiromundista, e apesar do mal dissimulado disfarce de democracia, Moçambique é um deles!
Vamoa aguardar no que vai dar isso!
4
Brasil fica em Casa said in reply to Umbhalane...
Não apenas lamentável que o Brasil preste assistência a um governo eleito de forma dúbida. Lamentável também que se pretenda minimizar a capacidade dos aviões Tucano em acções de contra-guerrilha no contexto moçambicano, de focos localizados de forças insurrectas. É esse o objectivo de quem os pretende adquirir.
Os Estados Unidos forneceram aviões desses ao Paquistão no combate às forças fundamentalistas.
Não nos atirem poeira para os olhos.

5
JJLABORET said...
Fique tranquilo, Mestre.
Os "tucano" e os "super-tucano" são aviõesde treinamento avançado e reconhecimento. Podem entretanto exercer missões limitadas de ataque leve, mas apenas se o campo de operações não for muito avançado.
Os super-tucano são ágeis e versáteis, mas sua principal funcionalidade é treinar pilotos de caças, fato comprovado pelo sua preferência por muitos países, iclusive os EUA, Canadá etc.
No Brasil, os "super tucano" T29 são usados além de treinamento, na destruição de pistas de pouso dos traficantes.
Aviões de ataque fabricados em território brasileiro, temos o A-1 (AMX)que passa por processo de modernização para portar foguetes teleguiados de médio alcance. Tem ainda o tes aos mais aemodernizado F-5BR (BR significa feito no Brasil)
Os aviões de ataque A-1 (AMX), que começam a passar por um programa de modernização semelhante ao F-5BR (BR significa que foi feito no Brasil). Agora, o Brasil adquiriu toda a tecnologia e aero dinâmica da RAFALE francesa, e vai produzir caças brasileiros com o "copy-right" da Rafale. Apenas fará a introdução de tecnologias próprias (e secretas) da aeronáutica brasileira, tornando-os semelhantes aos mais evoluídos das potências mundiais. Esses, o Brasil não vai dispor para Moçambique.
De qualquer forma, os "super-tucano" são capacitados para ?fazer grandes estragos se adaptados para ataque! Para um país africano, tá de tamanho muito grande!
De qualquer forma, é preocupante que o Brasil "doe" a Moçambique aviões desse tipo, que são perfeitamente próprios para combate em selvas... héin? Héin?
Gorongosa... (Renamo) que se cuide!
Veja o avião em:
http://www.youtube.com/watch?v=0jRuxIYR2l8
6
Umbhalane said...
Será lamentável se o Brasil vender aviões de ataque à frelimo/FIRlimo.
A RENAMO sabe muito bem o que terá que fazer seguidamente.
Lastimoso.

O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, VERIFICADO, BEM IDENTIFICADO.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA

Sem comentários: