domingo, 2 de março de 2014

Nhussi há de vencer

O Daviz Simango como político é uma figura incognita. Ja estarão a questionar o porque da minha afirmação, pois, indo directo ao assunto digo em 3 pontos:

Primeiro: apesar de ser filho de um histórico do movimento de libertacao da decada de 60 e 70, a entrada dele na política poderá ter sido motivada por um instinto de revanchismo contra a FRELIMO, mas nao numa convicção ideológica que servisse de de alternativa a FRELIMO. Sempre que se entra em política com intenções de se vingar contra indivíduos ou eventos do passado, corre-se o risco de ter as mesmas características do adversário que se pretende derrotar. E eu suspeito que a linha ideológica do MDM não tem nada de fundamentalmente diferente do que a FRELIMO professa, com a única diferença de o MDM poder falar de fora que repudia os actos de corrupção ou inconstuticionalidades de algumas práticas do governo du jour.
Segundo: a popularidade do MDM entre os indignados Ndaus e Senas e a histórica resistência dos povos da Zambezia, poderao ter despertado algumas e outras almas nas restantes cidades capitais do país, mas tenho a certeza que se o modus operandi nao fosse o mesmo da FRELIMO, Daviz nao seria o Presidente do partido. Tem figuras mais carismáticas dentro do MDM que se tivessem surgido da base (grassroots) teriam dado um outro ímpeto no contacto directo com o povo. O MDM e Daviz poderiam ganhar a votação em distritos eleitorais onde o eleitorado percebe da degradação da gestao dos serviços públicos e da vida quotidiana de um centro urbano, mas nao ganhariam num meio rural, onde se manifesta a maior ignorância política e ideological, e onde o que conta é o “um homem um voto”. Dai a minha intuição categorica de que mesmo com eleições livres e justas, Daviz nao ganharia;

Terceiro e último, O MDM não tem patrimônio e nem se vislumbra uma reviravolta em termos de entusiasmo e congruência do seu discurso para constituir um projecto ou manifesto para angariar membros ideologicamente responsáveis e preparados para uma mudança radical da maneira de estar dos Moçambicanos. Entre todos os escândalos (the gift that keeps on giving) do Governo da FRELIMO nos últimos 8 anos, que são na prática os anos de relevância e existência do MDM, nunca vi nenhuma abordagem séria de como o MDM agiria para usar os dados que surgem desses escândalos. Em política, nunca se deixa passar um escândalo do oponente para apresentar um programa de governação alternativo. Alguns dirão que é porque a FRELIMO domina a administração das instituições da Justiça e das FDS. Pois, ai está o desafio, como combater inteligentemente esse domínio cheio de imoralidades nas instituiçõs visadas?

Pois aqui esta então a explicação, a mentalidade, ou seja, a maturidade do cidadão eleitor moçambicano ainda não atingiu nem o terço das suas responsabilidades. Nos últimos exercícios eleitorais para presidenciais e legislativas, existiram pelo menos um número estimado de 60 a 65% de eleitores que se abstiveram. Se o Daviz tivesse charisma, outro galo cantaria.
  • Miller A. Matine A quem sugeres, Gito Katawala? - Me parece que ainda não se elegeu internamente o candidato do MDM -.
  • Lindo A. Mondlane uau....em definitiva...programa
  • Tony Ciprix Gito Katawala, qual a linha ideológica do MDM mesmo? É um partido com que orientação?
  • Vali Abdul Momade Acho muito ambiguo o seu post Gito Katawala
  • Gito Katawala Miller, good point. Mas nao vejo o MDM a ser diferente em nao querer dar aos "historicos" a possibilidade (entenda-se a probabilidade) de serem os primeiros a comer.

    Tony, supoe-se que sao de orientacao social democrata de esquerda. Com a mesma conviccao populista dos escombros da revolucoes socialistas do mundo e sem fugir a regra o socialismo cientifico a la Perola do Indico.
  • Zenaida Machado Tens casos, exemplos, factos (mesmo que sejam de outros cantos de mundo) para justificar/sustentar esta afirmacao: "Sempre que se entra em política com intenções de se vingar contra indivíduos ou eventos do passado, corre-se o risco de ter as mesmas características do adversário que se pretende derrotar"? SEMPRE eh uma afirmacao forte... deve ser sustentada com factos...
  • Tony Ciprix O que tem de ambiguidade neste post, Vali Abdul Momade? Porquê não discutir o que foi escrito? Epa, quando é para chamboquear a FRELIMO há sinfonia. ...mas quando são questionados, fogem ne?
  • Tony Ciprix Gito Katawala, será mesmo? Duvido que eles tenham uma convicção ideologica fundamentada. Nem os membros duvido que tenham convergência ideológica e que estao ali pela causa
  • Lindo A. Mondlane eu diria democristiano de direitas...toni ciprix, eu ja pedi muitas vezes q me expliquem como pensam solucionar os grandes problemas do pais como desemprego, saude, educacao, trasnportes etc..ninguem at'e hoje me trouxe nada em concreto..pelo q vejo, se trata de mudar por cansaco, para continuar com o mesmo..e mudar por so por mudar, para continuar com o mesmo..nao da..
  • José de Matos A proposito, qual a linha ideologoca da Frelimo?
    Como se identificam os membros? Ha mesmo grandes diferenças entre os 3 principais Partidos, em questoes ideologicas e de Programa? ?Podemeos mesmo catalogar os Partidos cm segurança? Um conceituado historiador afirmou que todos os Partidos sao da Direita.
  • Antonio A. S. Kawaria 1. Gito Katawala, como avalias o tal carismo?
    2. "tenho a certeza que se o modus operandi nao fosse o mesmo da FRELIMO, Daviz nao seria o Presidente do partido. Tem figuras mais carismáticas dentro do MDM que se tivessem surgido da base (grassroots) teriam dado um outro ímpeto no contacto directo com o povo. Gito, quem são, e, sobretudo em Marco de 2009, altura em que o MDM foi fundado?
    3. Motivado a um instinto de revanchismo contra a Frelimo? Onde há sinais disso? Gito, Leste a entrevista com Mariano Matsinhe, suponho. Onde podemos enquadrar a tua afirmacão?
    4. Ainda não consegui perceber a prova de que o Daviz não pode bater a Nhusy numa eleicões livres, justas e transparentes. Estou a ver a tua opinião pessoal. Isso é bom. Mas o que realmente sustenta as tuas afirmacões?
  • Gito Katawala Lady Z, Resistencia Nacional de Mocambique para abrir a salka.

    O caso mais recente foi no Mexico, o PRI tinha estado no Governo durante 71 anos, o PAN ganhou com promessas de melhorar a vida dos mexicanos, e ambos tem uma caracteristica, sao partido de direita, o PAN um pouco mas conservador que o PRI. Bom, depois de 12 anos de poder, o povo voltou a eleger o PRI.

    Mas eh em Aafrica onde estamos prenhes deste exemplo, Ruanda, Sudao, RCA, Mali, pois ai estao os exemplos Zenaida Machado.
  • Evans Bacar O facto de ser incognito podera ser um motor para sua combustao imprevisivel, se fores a ver uma grossa parte de eleitores que querem a mudanca e que votam no MDM o desconhecem e nao sao guiados pelos factores acima, apena sa sede da mudanca na espectativa de coisas melhores em pessoas novas.
    Os procedimentos ou motivacao que os eleitores de 2014 nao estao rigidamente aliados aos factores que levantou pese embora alguma parte assim o proceda...Por isso 'e um pouco complicado e ironico dizer que nao votarao o MDM ou Davis por via do relatado no post...Porque senao vejamos, os eleitores de 20 anos para baixo que em parte sao os radicais percebem a coisa como meu caro Gito Katawala ralata? 'e preciso perceber que ha aqui um grupo de eleitores mais radicais e que tem outras motivacoes e nao olham para a hostoria, estrutura, recursos, etc...mas alternativas para um escape ao futuro prospero...Se perguntarmos a um Jovem de 20anos 'e capaz de desconhecer a estrutura da FRELIMO inclusive lha saltam alguns trechos da historia, e esses apenas, muitos deles buscam "os fins" e nao os meios para tomar uma decisao na mesa de voto...acho que tanto as forcas partidarias como nos devemos comecar a olhar as coisas de maneira um pouco mais para ca e deixar de analisar como se os eleitores todos conhecessem ou usassem os moldes anteriores para as tomadas de decisoes na mesa...foi um dos grandes erros da FRELIMO nas ultimas eleicose: O relaxamento Politico e direccionamento de seus manifestos a aqueles que injectaram a historia de Mocambique no sanque e se esqueceram de uma massa que decide com outros moldes (radicais e viarados aos efeitos)...Motivo para dizer: O FACTO DE DAVIS SER UMA INCOGNITA deve preocupar pois dai podem sair surpresas...
  • Zenaida Machado Ou seja - O MDM tem a chance de ficar 12 anos no poder??? Exactamete o que aconteceu no Rwanda, Sudao, RCA, Mali... que se equipare ao caso MDM/Mocambique. Nao sei. Explica-nos...
  • José de Matos Lindo A. Mondlane, como pensa o teu Partido em solucionar os problemas da saude, habitacao, educaçao, etc? Avaliando pelo que teem feito durante decadas, teem mesmo Programa concreto ou teem apenas algumas ideias num papel?
  • Lindo A. Mondlane ha muitos que estariamos dispostos a reorientar o voto..mas com um programa concreto na mao..ora para mudar, muitos preferimos que se mude de verdade...para mudar do caos de maputo para o caos da beira..francamente, nao 'e algo qualitativo...a desgraca do povo em moz, ake que tudo o q pode aspirar 'e beira..'e realmente frustrante..
  • Lindo A. Mondlane que meu partido? o livaningo?...o facto do meu partido, o livaningo, nao ter solucoes, nao implica q os demais nao tenham, ou nao proponham nada @jose se matos..
  • Geronimo Matimbe Aliás, em várias oportunidades muitos membros da frelimo afrimaram que esse partido melhorou o que o Lindo questiona agora. Em que sentido melhoraram todas essas áreas mru amigo?
  • Lindo A. Mondlane se algo esta escrito num papel, pelo menos se pode pedir responsabilidades em caso de incumprimento...se nao ha nada escrito..como reclamo eu os incumprimentos??? e como votar a alguem q so promete melhoras verbalmente??? 'e dificil
  • Gito Katawala O MDM tem a chance de ser a diferenca, desde que apresente um programa coerente e que trabalhe na base, ou seja no meio rural. La onde a FRELIMO pensa que nao tem aoposicao. Ela onde se deve basear o combate. O MDM podera ganhar em mesas eleitorais da cidade de cimento, mas esses nao sao os numeros que contam nas gerais. Contentar-se com com os pucos punches que conectam, nao eh suficiente. O MDM tem a vantagem de nao ter uma componente belica, dai que o revanchismo podera lhe escapar do pensamento agressivo e comportar-se como o outro que pensa que so porrada resolve o assunto. Infelizmente ha muitos que ainda acreditam que preto so ouve com porrada.

    Sobre o Ruanda, te apresentaria uma dissertacao completa, pois estudei aquele conflito, os Tutsis foram desalojados do poder no inicio dos anos 60, foram para o exilio e durante muitos anos so pensavam como e o que fariam aos Hutos quando eles retornassem ao poder. Entretanto durante os anos de Governacao dos Hutus, tudo o que fizeram foi vingar-se dos Tutsis.

    Acho que com a tua profissao sabes o que aconteceu no Mali e na Republica Centro Africana recentemente.
  • Tomo Valeriano NADA NASCE GRANDE...
  • José de Matos Lindo, ainda com essa conversa? Eu ja vi Programas da Oposiçao, alias, nas eleiçoes autarquicas os candidatos apresentaram propostas concretas, nao podes ir por ai, mentira isso que nao existem propostas e programas!
    Arlindo, cansei-me de te perguntar se o teu Partido tem mesmo programa cncreto, tendo em conta , o que tem feito, e ainda tens de me provar que as pessoas qando votam estao a votar pelo Programa! Prova-me com dados, Arlindo!
  • Jeremias Luis Chauque Jose de Matos, concordo em absoluto quando dizes que os partidos mocambicanos sao de direita. A FRELIMO diz, nos seus estatutos que eh um partido de esquerda, mas as suas politicas sao da direita. Por exemplo, quem estudou no ISRI no inicio dos anos 2000 sabe que aquela instituicao cobrava como propinas 10 mt em selos, alegadamente para permitir que todo mundo podesse estudar (esta eh uma politica de esquerda: providencia social etc). No entanto, esta politica foi susbstituida por uma outra em que se olha para a educacao do ponto de vista dos custos, ou seja paga-se o preco real que a educacao superior custa, independentemente da condicao social do estudante (esta eh a regra do mercado, em que os servicos sao pagos em funcao do seum valor e esta eh a essencia das politicas da direita: economia puramente de mercado). Ora, em termos praticos tanto a RENAMO e o MDM nunca apresentaram projectos politicos diferentes das da FRELIMO, muito menos uma linha ideologica que nos podesse permitir ver alguma diferenca caso estas forcas assumissem o poder!
  • Lindo A. Mondlane a frelimo leva tempo sem melhorar a vida do povo.. o pais vai a pior..mas para mudar esse escenario, se neceSsita algo mais que boas palavras q se desmintirao no dia seguinte da vitoria..e visto o visto onde governa. oposicao ( q seria o espelho, ha o mesmo caos ou pior q onde governa a frelimo) entao como posso eu votar?
  • José de Matos O que diz o Progrqama da Frelimo, Arlindo? Prova-me que os cidadaos quando votam teem em conta os Programas dos Partidos! Aa proposito, ja tentaste saber dos programas e propostas de todos os Partidos Porque nao?
  • Alvaro Guimaraes Mas o importante eh ter um parlamento em que os mesmos de sempre nao facam e desfacam. Nada de maiorias qualificadas como a que aconteceu gracas ao enchimento de urnas (apelidado pelo Eusébio A. P. Gwembe de restauracao da dignidade).
  • Lindo A. Mondlane eu voto por um programa..se outros votam em funcao da beleza fisica do/a candidato/a nao entro ai..a questao nao 'e dizer que os denmais nao tem programa..deixe se a deriva dos demais e se explique como resolver os problemas do povo.. jose de matos
  • Antonio A. S. Kawaria Gito Katawala, estou a espera da resposta dos pontos que levantei. Sabes bro, estou acostumado com este e outros pontos desde a candidatura independente de Daviz Simango em 2008 às recentes eleicões autárquicas, passando por eleicões presidenciais e gerais de 2009.
  • José de Matos Gito Katawala, o Daviz sera menos incognita do que Nyussi?
    Como medimos Carisma?!
  • Lindo A. Mondlane a frelimo ja esta ai..isto 'e como uma crianca..se pretendes que mude de rebucados, tens que trazer outros melhores q os usuais....jose de mattos...um programa detalhado na mao, nao staria mal
  • Lindo A. Mondlane amigo jose de matos..quero mudar maputo por helsinki..'e o meu sonho
  • Geronimo Matimbe Maravilhoso negocio. Negocio académico. Quanto maior for o valor cobrado mais exclusão de gente carente de grana se verificará. Não é isso Jeremias Luis Chauque?
  • Evans Bacar Ja ia mesmo dizendo o mesmo que José de Matos: Nyussi tambem 'e uma incognita.
    E vou mais longe: mesmo dentro do Partidao...
  • Jeremias Luis Chauque Lindo A. Mondlane concordo, mas mais do que isso os partidos politicos mocambicanos devem crescer e saber fazer politica. Julgo que ha um erro que os partidos cometem: passam muito tempo longe dos olhares do publico e sempre q acobtece um avento de grandes proporcoes nunca estao la para dizer ao povo om que fariam. Mais, desde as eleicoes autarquicas todos eles desapareceram e so vao aparecer novamente nas vesperas de outras eleicoes. Isto esta errado
  • Gito Katawala Antonio, a implantacao do MDM no meio rural eh das mais fracas que existem como projectos politicos. Eu estive em Mocambique em Outubro, pelo que li, pelo que vi, pelo que oui, o MDM esta preocupado em marcar alguns pontos, no caso mas soft, envergonhar algumas individualidades so para provar individualmente que X nos humilhava quando era do GV ou das milicias populares. As figuras escolhidas para representar o MDM nos distritos, tem todos os defeitos do secretario da Frelimo e ainda tem mentalidade de chefe de quarteirao ou de 10 casas, que quer ser nomeado para chefe do Posto Administrativo. Qual eh o paralelismo que estabeleco com o Presidente Daviz? Pois entre a possibilidade que teve no ultimo encontro da Beira e mostrar que queria abrir a constituicao do Partido como um Movimento Democratico, foi o facto de nao ter permitido que o partido comecasse por uma aglutinacao e ele provar que eh o agente aglutinador. Se te lembras, tu como eu estavamos atentos aos encontros da Beira. A Lin
  • José de Matos Lindo A. Mondlane, vou-te deixar porque nunca me respondes as perguntas que te coloco vezes sem conta:
    Quantos cidadaos votam pelo Programa do Partido em que votam? Conheces as propostas dos principais partidos? Se nao conheces, porque nao?
    Se queres mudar alguma coisa, como afirmas, Helsinki, etc.,devias ambicionar em ver as coisas boas que observas onde estas na tua terra, nao?
  • Tony Ciprix José de Matos: formalmente a FRELIMO diz que se guia pelo socialismo democrático(?). Pelo menos afirma ser socialista. Por isso pode-se exigir o que se espera de um partido socialista. O partido não tem que se zangar se alguem lhe pedir coerência. Agora os outros malta MDM, RENAMO, PIMO, querem mudar com base em que mesmo?
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque, que Partidos desapareceram? So se estas a falar dos que estao for a do Parlamento, aa Renamo e o MDM teem actividade politica normal!
  • Alvaro Guimaraes Essa do socialismo democratico ta boa; nao me facam cocegas na barriga se faz favor
  • Tony Ciprix Alvaro Guimaraes, pelo menos é que escreveram em 1992 quando dos ventos da mudança. Agora se a prática tem sido outra, é o que nós na academia andamos a questionar e a cobrar
  • Tony Ciprix Os outros partidos que se pronunciem para não morrermos abraçados
  • Vali Abdul Momade Tony Ciprix, questionado a mim? Afigurasse-me que o senhor pensa que eu sou militante do MDM, e para que não tenhas duvidas nao sou militante e nem pertenco a este partido. Portanto nao tenho como fugir de uma possivel questao do MDM
  • Gito Katawala Oops, nao tinha terminado este post...
    Jose José de Matos, carisma eh a capacidade de chamar a atencao a si, ou seja, cada vez que o MDM estiver em evidencia, a figura em frente tem que ser vista como de consenso para dirigir.
  • Tony Ciprix Nada subjectivo Vali Abdul Momade. Pergunta aberta.
  • Jeremias Luis Chauque Jose de Matos, sabes o Dlakama, mesmo num contexto de normalidade politica desaparece da vida publica por mais de um ano, quem vive em Mocambique sabe disso. Mesmo o Daviz simango exceptuando o momento que antecedeu as autarquicas nao se falava dele e ele era praticamente um ilustre dasaparecido. Dou-te um exemplo flagrante: onde estava o Deviz quando qando a Alice Mabote organizou a marcha no ano passado? nao era aquela uma opportunidade para ele dizer como combateria os sequestros se fosse presidente?
  • José de Matos Tony Ciprix, eu nao acredito nessa do socialismmo democratico em muitos "camaradas", na pratica nao parece ser, e é uma grande injustiça comparar PIMO com Renamo e MDM, em todos os aspectos!
    Gito Katawala, com essa definiçao de charisma, como podemos entao classificar Nyussi? Figura incognita?
  • Evans Bacar O mesmo combustivel que movimenta a dita maquina do partidao hoje 'e o mesmo que anteriormente foi dito e descrito como prejudicial a ela chamou,desmembrou e destruiu muitos membros ou seja: o Capitalismo acaba fazendo sua parte nos dias de hoje e nao me venham dizer que existe por ali o socialismo democratico...existe sim a indeterminacao nos realces...kikiki ou talvez seja uma invencao recente...
  • Manuel J. P. Sumbana Gito, a génese do MDM e a sua força è a de um movimento pvpular expontáneo. Portanto, os que aderiram a esse movimento estâo unidos mais por uma causa: libertar-se ou tirar a Frelimo do poder. Entre estes encontram-se esquerdistas, direitirtas, centris...See More
  • Tony Ciprix José de Matos, apenas eu disse o que está escrito como crença ideológica. Pelo menos há um ponto de partida para se questionar a prática e o programa do partido ne?
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque, isso é muito subjective! Porque Dhlakama esta desaparecido? A marcha de Alice Mabota era politica? Quantos politicos integraram essas marchas?
  • Zenaida Machado Gito Katawala aquilo que eu sei - na minha profissao - do qe aconteceu na RCA ou Mali nao se aplica ao caso MDM/Mocambique. Por isso pedi que esclarecesses...mas bem, se nao queres fazer isso, deixa estar... Retiro-me!
  • José de Matos Tony Ciprix, eu precebi-te, mas estou a questionar se devemos dar mais importancia a realidade ou ao que escrevem e dizem.
  • Tony Ciprix Manuel Sumbana, não vamos viver o seculo XXI com base em premissas do seculo XX. Nem vamos voltar a história. ...esse espontaneismo que vc defende é questionavel. Pode beirar a um voluntarismo e ascensão de oportunistas. Aliais é o que tem em algumas figuras do MDM
  • Tony Ciprix José de Matos, depende das perspectivas de acção.
  • Gito Katawala Zenaida, acabei de dizer num outro comentario que o MDM tem a chance de ser diferente por ate agora nao ter sido um movimento belicista ou de porrada. Mas o que lhes leva na alma nao pode ser nem pode inspirar revanchismo. Se os membros mais activos pensam apenas em humilhar os da frelimo, entao nao estao a pensar longe do revanchismo. Se ao leres o meu comentario achaste que eu estava a coimparar a dinamica politica do Mali ou da RCA, entao a culpa eh minha.

    O Manuel J. P. Sumbana pode ter sido o unico que entendeu como rebater os meus pontos. GENESE do MDM. Obrigado amigo.
  • Lindo A. Mondlane ai esta a questao manuel sumbana...o partido s quer votos, deve se definir antes..que acntece se su voto no MDM, creendo q vai favorecer os pobres e depois ganha o poder e se decrara de ultradireita?..como posso votar eu um partido q nao se define de antemao? 'e como dizem..? votem_me que ja verao quando eu chegar ao poder quem sou...,nao..nao..nao..*s cartas na mesa antes de mais nada
  • José de Matos Como defines a Frelimo, Lindo A. Mondlane? Indiferente para ti, nao é?
  • Alvaro Guimaraes Tony Ciprix faz o seguinte: nega o que escrevem ou falam e encontraras o que na realidade praticam. Como ves eh simples.....
  • Lindo A. Mondlane mas porque me ligas a frelimo? jose de matos..nao tenho nada q ver com essa gente, nunca lhes votei, o pais vai em tanga em boa parte por sua culpa..quero cambios, mas nao a qualquer preco..nao por acto de f'e..'e muito pedir uma ideia do pais e da sociedade antes de emitir o meu voto? eu sou pragmatico e te asseguro, nao sou emocional, nao me movo por emocoes..so quero uma ideia de pais que voces se resistem a oferecer me...
  • Zenaida Machado Gito Katawala Eu estava a responder a isto..."Sobre o Ruanda, te apresentaria uma dissertacao completa, pois estudei aquele conflito, os Tutsis foram desalojados do poder no inicio dos anos 60, foram para o exilio e durante muitos anos so pensavam comoe o que fariam aos Hutos quando eles retornassem ao poder. Entretanto durante os anos de Governacao dos Hutus, tudo o que fizeram foi vingar-se dos Tutsis. Acho que com a tua profissao sabes o que aconteceu no Mali e na Republica Centro Africana recentemente." Mas ja percebi que aos poucos, comecas a re-desenhar o teu texto original... Podem continuar a conversa...a minha ideia era apenas mostrar-te que a tua tese era baseless
  • Antonio A. S. Kawaria Gito Katawala, eu discordo contigo em alguns pontos, mas antes quanto à questão de quem possa ser representante do MDM ter esta e aquela postura, não depende inteiramente do MDM, mas da cultura do dirigismo ou do que eles pensam que é ser chefe em Mocambique e até de África. Tu que estás fora já sabes dos choques que enfrentamos quando estamos lá. Também percebo que o que te dizem é como aquilo que o Sérgio Vieira andou a dizer. São pessoas que fizeram o que fizeram e que andam com fantasmas. A outra leitura devia ser aquela de Mariano Matsinhe. Se se falas aqui de Daviz, então podemos buscar exemplos da sua pessoa.
    2. A questão de carisma ainda não esclareceste ou eu ainda não acredito. Não sei se pensaste mano. Achas que é altura de o MDM andar a disperdicar o seu capital agora com lutas? Julgo uma sugestão perigosa e para fragmentar o MDM. Na minha análise, o MDM está a conseguir o devia em menos tempo que é criar bases em todas as regiões do país.
    3. Ainda a razão de Daviz não bater a Nhusy está omitida.
  • Lindo A. Mondlane ha uma coisa q mencionou o gito katawala, a questao da implantacao do MDM, em zonas rurais. MDM, nao pode ganhar elicoes gerais sendo apenas o partido dos esclarecidos e das classes urbanas..eu ainda penso que o verdadeiro adversario da frelimo 'e a Renamo, na medida q conta com muito apoio rural..
  • Gito Katawala Zenaida, suponho que a "tese" de que fazes alusao eh essa: Sempre que se entra em política com intenções de se vingar contra indivíduos ou eventos do passado, corre-se o risco de ter as mesmas características do adversário que se pretende derrotar.

    Podemos comecar a delimitar se isto eh tese ou assercao?
  • Manuel J. P. Sumbana Por outro, lado, nós que estamos aqui no Fb, votamos com critérios um pouco ciemtificos, mas será que somos representativos da maioria rural? Acham que a maioria dos votantes entende de ideologias estruturada? De Manifestos Eleitorais nacionais? É mais...See More
  • Marisa De Fatima Caramanja Meu querido Gito Katawala! Nao vou questionar os teus pontos!!! Mas quero que saibas que o Devis esta a surgir pela vontade da própria FRELIMO ... Nao Guebuza... Os partidos da independência em Africa estão em instinsao ... O caso Moçambicano vislumbra me a morte do Kenu no Kenya!! Em política nao há inimigos definitivos há apenas interesses distintos!! Um dia veras o Guebas aos amores com o Devis!!! Os três pontos sobre o Simango felizmente sao imaginários ....
  • Gito Katawala Marisa minha prima, rebata os pontos.
  • Manuel J. P. Sumbana Kawaria. Em breve o Presidente irà iniciar as Presidências Abertas. Legalmente nada o impedb de levar o Nhussi nas costas para essas passeatas. Principalmente se o Nhussi continuar Ministro. Como sabemos nessas visitas o PR privilegia as zonas rurais onde Deviz náo é muito conhecido e onde está a maioria dos eleitores. Terá o MDM os recursos (materiais, financeiros e humanos) para contrapor a isto? Então até Out0bro Nhussi pode bater Deviz. Mas, com a nova lei eleitoral, se as eleiçóes fossem autàrquicas (urbanas e semi-urbanas) Nhusse talvez pouco fizesse...
  • Gito Katawala Manuel J. P. Sumbana, algumas pessoas (amigos daqui deste forum) estao indignadas outras ofendidas e outras ainda mais pasmadas. Mas o teu ultimo comentario e a essencia do meu terceiro ponto eh justamente o resumo de tudo. Com tudo de mal que se pode destilar das PA, 7 mil, Saude, Educacao, Infraestruturas, Agricultura, Terras, Agua, etc. Querem o que afinal?
  • Gito Katawala Um dos maiores problemas do debate (troca de ideias e impressoes) no Dialogo De Mocambique eh o das pessoas estarem seriamente divididas em campos, e sempre que surge um tema que nao esta nos extremos, ha dificuldades se abracar a essencia. O outro "pecado" comum" de que eu tabem cometo, eh assumir que estamos todos ao mesmo nivel em termos de percepcao conginitiva dos eventos e factos. Ora, se alguem me faz uma pergunta para eu esclarecer algo, e eu esclareco em seguida, aceito que se impute a minha accao como o "redesenhar" do post inicial, mas a auto-isencao do leitor em nao assumir que nao percebeu, nao deveria ser da minha interira responsabilidade. Certo Paulo, Miller? Se ao concordarem que "sempre" eh uma afirmacao forte, peco-vos para que definam entao no contexto da afirmacao inteira. Eh uma "tese" ou uma "assercao". Ha diferencas entre estes dois conceitos.

    Continuacao de Bom Domingo.
  • Ariel Sonto O voto da zona rural. Já falei muito disto.
  • David Abilio Parabens Gito e Sumbane pela aula de sapiencia. So que eu prefiro que os outros durmam na sua ignorancia do que fornecer-lhes gratuitamente todo um manancial de saberes que podem usar em seu proveito sem ao menos reconhecer os seus mestres.
  • José de Matos Gito Katawala, pessoas indignadas, ofendidas e pasmadas? Humm...evidentemente que eu so posso falar por mim, mas nao me parece! Existem mesmo campos aqui? Se existem eu ainda terei de decidir em qual campo me situo!
    David Abilio, dormir na ignorancia,
    como assim?
    Amigos, este é um forum livre para troca de ideias e nao ha qualquer problema se temos precepçoes diferentes, acontece isso em qualquer conversa e forum, porque teria de ser diferente aqui?
  • Antonio A. S. Kawaria David Abilio tens a sorte de teres um lugar para insultares quem não é do teu partido.
  • Marisa De Fatima Caramanja Ignorância!! Por amor de Deus!! Respeite opiniões diferente da sua!!! Se começarmos a chamar nos uns aos outros aqui!! O senhor terá muitos adjectivos desabonatorios...portanto ..,, atenção
  • Geronimo Matimbe E neste caso David Abilio, quais os mestres que identificas e de quem?
  • Alvaro Guimaraes Honestamente nao entendo a tirada do David Abilio; mas quero lembrar que o direito a diferenca continua a prevalecer neste forum. Quanto aos mestres e aos que sabem mas nao querem roubar o ouro ao ceguinho por favor. Ja basta o que nos tentou convencerque o enchimento de urnas e a mao dura do aparelho partidario era PARA RESTAURAR A DIGNIDADE do glorioso. Isto derrapa ja para o fanatismo. E o fanatismo leva a rebeliao social e muitos postaram exemplos concretos sobre ate onde o fanatismo e a intolerancia nos podem levar.
  • Alvaro Guimaraes Somos antes de mais mocambicanos antes de sermos membros de partidos politicos. E nao eh preciso exagerar
  • Alvaro Guimaraes E tudo isto a proposito de candidatos presidenciais; os candidatos presidenciais sao propostos pelos partidos politicos e sufrajados pelo voto do povo em eleicoes. O candidato nao ganha uma eleicao por ser de um partido mas sim porque recebeu um mandato do povo atravez do voto. E ainda nao houve eleicoes para seja quem for cantar vitoria
  • Alvaro Guimaraes AS sondagens tambem diziam que a madame Lulu ganharia as eleicoes internas; foi o que se viu. Por favor...
  • Alvaro Guimaraes E eleicoes internas onde votam algumas dezenas de pessoas sao imprevisiveis. Imaginem 10 milhoes
  • Alvaro Guimaraes Aguardemos que os candidatos apresentem os seus manifestos para depois os analisarmos com detalhe e comecarmos a questiona los. Ate agora eh so futurulugia e subjectivismo.
  • Antonio A. S. Kawaria Manuel J. P. Sumbana não que não saibamos que daqui e o mesmo a partir de Novembro a Frelimo tenha usado meios do Estado para a sua campanha, comecando pelos três pré-candidatos. A questão da análise do Gito Katawala é não toca nesse ponto. Veja os três pontos que ele apresenta. Há muito que podíamos discutir. Por exemplo, a que se deve a eleicão de Carlos Portimão em Moatize, de Ruca em Nacala? Eu acho que falar de falta de carisma de Daviz não há onde provar. Falar de que o MDM é partido de intencões de vingar-se é validar o discurso de Sérgio Vieira e dos discursos de Edson Macuacua em 2009. Sei que é o papão que se usa. Podemos falar das dificuldades de imobilidade de qualquer partido da oposicão em África. Mas uma coisa, o MDM não pode ter medo de tais passeatas "presidenciais abertas". Sei que mesmo que ele deixe de ser ministro será levado a essas passeatas porque muitos funcionários da Frelimo são os que enchem os helicópteros. É por essa razão que eu tenho criticado aqui. Por outro lado, o problema é que quando se fala do voto rural não se tem em conta a Renamo. Será que a Renamo não vai participar?
  • Antonio A. S. Kawaria Por outro lado, pessoas como Sérgio Vieira não descobriram que alegar que o MDM tem intencões de se vingar é mesmo CONFESSAR os crimes que essas pessoas praticaram. E pensam que muitos mocambicanos identificam-se com esses crimes?
  • David Abilio Peco imensas desculpas a todos os que se entiram ofendidos com o meu post. O que pretendia dizer e não consegui era o seguinte. O Gito e o Sumbane apresentaram uma tese imbativel com muitas evidencias dos trunfos que levarao a Frelimo a ganhar as proximas eleicoes. No meu entender, todos conhecem essa realidade mas preferem ignorar. Portanto pessoas que ignoram conscientemente a realidade. Isto eh diferente de chamar ignorantes aqueles que tem um ponto de vista diferente do meu. Todavia se alguem entendeu deste modo peco desculpas.
  • Rui Cabral A minha percepção da importância da linha ideológica dos partidos é que esta é cada vez menos importante na política contemporânea. Talvez de um ponto de visto interno do partidos esta seja importante, ou de um ponto visto historico, mas os eleitores de hoje estao-se bem a marimbar para isso. O que os eleitores querem saber é como é que o partido A, B ou C pode resolver os seus problemas do dia a dia. E, hoje em dia cada vez mais é difícil caracterizar-se um partido político como sendo de esquerda, direita ou centro. Essa distinção cada vez mais desaparece pois os partidos estão a tentar encontrar soluções para os problemas, irrelevantemente destas serem consideradas tipicamente de esquerda, centro ou direita. A política que funciona hoje em dia é uma problem oriented rather than ideologically oriented, e que para mim faz todo o sentido deste mundo. E em relação ao "carisma" o mesmo se observa, os eleitores estao cada vez mais concentrados no que os políticos tem a dizer do que se estes tem carisma ou nao. A Holanda, assim como outros países do norte da Europa sao um perfeito exemplo disso. Agora em países como os EUA o carisma ainda conta consideravelmente, mas mesmo ai a saturação de marketing político (e comercial) cada vez é maior, e parece-me que se vai começar a observar este mesmo "fenômeno" que se observa aqui. Cada vez mais é acerca do conteúdo e menos acerca das embalagens.
  • Alvaro Guimaraes Ninguem eh imbativel em eleicoes caro David Abilio; e glorioso tambem era imbativel e perdeu Quelmane, beira, gurue. Em maputo foi por pouco. Se o glorioso fosse imbativel nao teriamos um fim de semana tao stressante a tentar perceber o que se passava na Matola. Se o glorioso fosse imbativel nao teria despedido o seu genuino sec geral.
  • Chinhacuza Joaquim È interessante as suas observacoes
  • David Abilio O imbativel a que me referi não eh em relacao ao Partido mas sim a tese apresentada pra justificar a crenca da vitoria do Nhussy. E a tese apresentada responde o conceito da vitoria ou da derrota. leia bem os posts do Gito pra perceber bem. se ganhar ou ter mais votos num determinado municipio e. perder na maioria dos municipios isso significa vencedor absoluto não sei. 49-4. e veja isto no contexto geral? Esta situacao vai se repetir em Outubro. Mesmo assim sublinho que imbativel eh a tese e não o Partido ou o candidato.
  • Edwin Hounnou Acredito na tese de Katawala se estiver a fazer ironia para a Frelimo ormir pensano que vai ter um aversario banana.

Sem comentários: