Exatamente 100 anos atrás levantou voo o primeiro avião do mundo de quatro motores Russky Vityaz (Cavaleiro da Rússia), concebido pelo construtor Igor Sikorsky. Segundo especialistas, este evento marcou o início de uma nova era na história da aviação.
Na altura, muitos construtores europeus estavam tentando construir grandes aeroplanos multi-lugares. Seus experimentos mal sucedidas deram origem a um preconceito, apoiado por cálculos de estudiosos veneráveis. Por exemplo, o engenheiro britânico Frederick William Lanchester publicou todo um estudo, no qual parece provar que os aviões já atingiram os limites de tamanho.
O relato do sucesso do construtor russo Igor Sikorsky de 24 anos teve o efeito de uma bomba explodindo. Seu Russky Vityaz era 4 vezes mais pesado, diz o autor de livros sobre Igor Sikorsky, doutor Vadim Mikheev:
“O Russky Vityaz é um evento marcante na história da aviação. Antes dele ninguém acreditava que era possível construir um avião assim. A principal realização de Sikorsky é que ele é o inventor do sistema multi-motor e ele realmente criou um avião multi-motor. Isto é comparável, se não ao primeiro voo no espaço, então, certamente com um voo de Buran ou do Shuttle. Aproximadamente desse nível.”
Em novembro do mesmo ano de 1913, Sikorsky, tendo aperfeiçoado o esquema, construiu o avião Ilia Muromets. Ele foi colocado em produção em série. Passado um ano, de tais máquinas criaram o “Esquadrão de aeronaves” russo. Esta unidade foi o primeiro esquadrão de bombardeiros estratégicos na história do mundo.
Em 1918, Igor Sikorsky, que foi incluído pelo novo governo na lista negra de monarquistas, foi forçado a deixar sua amada terra natal. Nos Estados Unidos, ele fundou uma empresa sobre seu próprio nome. Ele construía aviões anfíbios. E mais tarde, levantou ao ar o primeiro helicóptero monohélice do mundo.
Seu Russky Vityaz nos tempos soviéticos tinha uma missão especial, diz o editor-chefe do portal avia.ru Roman Gusarov:
“Durante muitos anos ele voou em paradas durante feriados nacionais com bandeiras. Cidadãos do país viam o poder da União Soviética e as suas realizações. É muito lamentável que Igor Sikorsky deixou a Rússia e se mudou para os Estados Unidos. Mas para nós ele não é menos caro. Os aviadores russos consideram Igor Sikorsky nosso compatriota e nosso construtor de aviões russo. Outros construtores de aviões pegaram sua bandeira. Principalmente Tupolev.”
Hoje, a aviação estratégica russa, cujo protótipo foi o “Esquadrão de aeronaves” de Igor Sikorsky, é uma das melhores do mundo. E o seu Russky Vityaz é considerado o avô da aviação civil.
No comments:
Post a Comment