segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Nyusi exige maturidade nos debates sobre a paz


Presidente da República diz que agenda principal para os moçambicanos é a estabilidade do país
“A agenda principal para os moçambicanos é a estabilidade do país”. Foi com estas palavras que Filipe Nyusi defendeu, ontem, que o tema da paz deve ser tratado com muita atenção e maturidade pelos deputados da Assembleia da República.
Numa altura em que o país vive uma instabilidade política, decorrente de divergências entre a Renamo e o Governo sobre a governação das províncias e sobre matérias militares, nomeadamente a integração de homens armados da Renamo nas Forças de Defesa e Segurança (FDS) e o desarmamento dos homens fiéis a Afonso Dhlakama, o Chefe de Estado - que dirigiu esta segunda-feira uma reunião da bancada parlamentar da Frelimo, na qualidade de presidente do partido - diz que as desavenças entre políticos não surgem somente pelas diferenças partidárias, mas também pelas desigualdades de oportunidades, daí que a bancada maioritária deve preparar-se para debater o tema da paz de forma idónea. “Nós, ao discutirmos esses aspectos, estaremos a dar a nossa contribuição para a pacificação e estabilização do nosso país. O povo já acredita em actos concretos (para o desenvolvimento do país) e isso é graças ao trabalho que vocês desenvolvem com muito mérito. Reconhecemos, com orgulho, o trabalho árduo desenvolvido pelos mandatários do povo”, disse Filipe Nyusi.
A chefe da bancada da Frelimo, por sua vez, prometeu maior responsabilidade da sua bancada no desempenho das actividades parlamentares. “A bancada da Frelimo continuará a garantir a sua nobre missão com responsabilidade. Gostaríamos de saudar a missão realizada pela nossa presidente da Assembleia da República, porque sem ela e sem articulação entre a bancada (da Frelimo) e a direcção da Assembleia não teríamos o sucesso que conseguimos ter”, disse Margarida Talapa.
Na ocasião, os deputados da Assembleia da República pela bancada da Frelimo felicitaram o líder do partido pelo seu aniversário natalício, assinalado a 9 de Fevereiro corrente, oferecendo-lhe vários presentes.
A reunião da bancada da Frelimo acontece anualmente à data da abertura das sessões parlamentares e visa definir as linhas de actuação da bancada maioritária na Assembleia da República. No encontro de ontem, participaram, também, membros da Comissão Política da Frelimo.

Sem comentários: