terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Amurane é uma batata quente nas mãos de Daviz Simango

Amurane é uma batata quente nas mãos de Daviz Simango
A primeira leitura à volta da ruptura entre Mahamudo Amurane e Daviz Simango remete para um desafio. Um desafio de sobrevivência do MDM enquanto partido que almeja uma implantação nacional. Se o MDM está destinado a confinar-se apenas na região à volta de Sofala ou se ele tem pernas para se afirmar muito mais à norte (e também à sul e a oeste), rompendo cortinas de base étnica e regional, como parece ser o caso, essa é uma grande questão.
Até hoje, o partido se vai expandido com uma marca indelével: uma restrita clientela de Simango, originária da Beira, dominando o seu processo decisório. Veja-se o perfil hierárquico da sua bancária parlamentar na AR; e veja-se também a marginalização de que está a ser alvo o edil de Quelimane, Manuel de Araújo. A implantação do MDM em Nampula deveu-se a uma máquina montada por elementos oriundos da Beira e muito próximos de Simango (as suas redes clientelares) com expectativas naturais de acesso a recursos e benefícios resultantes de se estar no poder.
Amurane tem rechaçado esses apetites em prol de uma certa eficiência e transparência. E agora, na falta de apoio político de Simango (ele interpretou a oferta de apoio em assistência legal como um vexame), é crível que ele queira dar o salto. Qual salto? O provável salto para uma candidatura independente no próximo ano. Isso é possível. Aconteceu o mesmo com o próprio Daviz. Quando Dhlakama lhe retirou o tapete em 2008, ele avançou como independente e ganhou. O MDM só viria a nascer em 2009.
Daviz ganhou porque já tinha conquistada na Beira não necessariamente a base militante da Renamo mas a base eleitoral da autarquia. O que parece ser o caso de Amurane. Sua gestão sugere ter a aprovação da maioria de nampulenses, um município macua, sua etnia (uma fonte de provável clivagem são as origens étnicas distintas entre Amurane e Simango).
Por isso, a batata está nas mãos de Simango. Ostracizar Amurane nas hostes do MDM como fez com Araújo é ir cavando a sepultura do MDM enquanto partido que almeja mais do que conseguiu até hoje à escala nacional. Mas sua natureza quase clânica não ajuda. Se o MDM não se revitalizar para representar o arco-íris da moçambicanidade ele pode ir perdendo espaço. A gestão do caso Amurane vai ser crucial.

Gosto
Comentar
Comentários
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Um aspeto positivo que vejo é a coragem de dizer que esses indícios de corrupção vem de dentro do partido
Gosto · Responder · 8 · 3 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Afinal, só a Frelimo é que se apresenta sólida e unida? Só a Frelimo é imune às clivagens internas, às alas contestatárias? Fico triste, muito triste por me ter enganado ao votar MDM, Deviz e Venâncio. O único partido que me pareceu sério, firme, e capaz de derrubar a Frelimo, saíu, afinal, uma MANTA DE RETALHOS!!!
Gosto · Responder · 6 · 3 h
Naine Mondlane
Naine Mondlane Bem dito!!
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Titos Cau
Titos Cau Os Simangos estao a ter muitas dificuldades para solidificar a sua estrategia politica. Por um lado percebe-se a tentacao de centralizar o poder no cla sofalense, como forma de minimizar o efeito das infiltracoes do "inimigo" e facilitar o processo de tomada de decisao (
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Titos Cau
Titos Cau A propria Frelimo viveu com esta conotacao de poder machangana & maconde no centro do poder durante algum tempo. No entanto, a lideranca do MDM frusta as expectativas daqueles que a apoiam na esperanca de verem nela refletidos os valores duma governacao progressista e inclusiva. Nao e facil.
Gosto · Responder · 4 · 3 h
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Bom relógio isso sim
Gosto · Responder · 3 h
Dercio Celso Celso
Dercio Celso Celso Na minha modesta opiniao o partido MDM precisa de crescer como partido,ai ha falta de gestao de pexoal
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Amurane é uma bomba Relógio ao MDM
Gosto · Responder · 3 h
Jossias Ramos
Jossias Ramos Mais uma graande analise, Marcelo Mosse.
Gosto · Responder · 3 · 3 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese ...espanta me é a falta de gestão do assunto dentro do partido ( ou tentaram e Amurane decidiu botar a boca no trombone ) e até o Daviz se mostrou "surpreendido" com a notícia. Mas o Amurane parece fazer nos crer que ele está sendo describilizado em d...Ver mais
Gosto · Responder · 4 · 3 h · Editado
Francey Zeúte
Francey Zeúte Espanta -me também que o homem venha pedir microfones para um assunto internamente devia merecer atenção.
Gosto · Responder · 3 · 2 h
Jaime Guambe
Jaime Guambe Pois... por isso, da minha parte não merece nenhum crédito até que prove que esgotou todos meios internos para a resolução pacifica do problema. De contrário não passa de um Donald Trump!
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Magacebe Majacunene
Magacebe Majacunene .....esta prestabelidade é um convite ao ajuziamento do tempo.O trem do circulo vicioso da política pode ou não parar na carruagem de sempre.Cenario viscoso para os que estão por fora e certezas dos protagonistas.Nao esqueca de vender o que as pessoas querem comprar e evite vender o que voce quer comercializar.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Olivia Mondlane
Olivia Mondlane Vamos aguardar....
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Na frelimo não há coesao ,não há união que lá existe é uma cumplicidade .
Gosto · Responder · 3 h
Titos Cau
Titos Cau Entao voce nao conhece a Frelimo. Nenhuma organizacao sobrevive e alcanca tanto em tantas decadas se nao houvesse coesao. Sao opinioes, temos de respeita-las, mas a tua parece comandada por odio contra a Frelimo.
Gosto · Responder · 4 · 3 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Titos Cau nem mais. Alguma dúvida.
Gosto · Responder · 2 h
Edmundo Galiza Matos
Edmundo Galiza Matos Conheço muitos descontes da Frelimo que nunca deixaram de ser da Frelimo. Não será o teu caso? Reflicta lá sobre isso.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Reinier Cedeno
Reinier Cedeno Quando num partido ha crivagens mostra que de facto é um partido que tem pernas pra andar. É positivo quando as pessoas não receiam em expôr as suas posições na total liberdade, isso amadurece e fortifica mais a união. Claro so pra mentes visionárias. Na frelimo as coisas são diferentes, os membros so murmuram, ninguem ousa abrir a boca... e o resultado é aquilo que vemos hoje, alguém que sempre foi considerado o sabe-tudo, o Deus dos Moçambicanos, deixou-nos na penúria. O Daviz na qualidade de Presidente tem q saber que não é Deus do MDM, deve aprender a acatar e respeitar os princípios individuais de cada membro, deve promover boas práticas que ajudam a solidificar o partido e merecer confiança do eleitorado. Se quer que o Moçambique seja pra todos, então que o demonstre na prática. Bem haja Amurane pela sua postura e integridade, bem haja o MDM por permitir que dentro do seu partido haja esse tipo de crivagem, pois nem toda briga leva a roptura. Pra mim o MDM continua sendo a alternativa certa.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Até hoje confunde indisciplinada com disciplina partidária.
Gosto · Responder · 2 h
David Abilio
David Abilio As intervenções públicas de figuras de proa antes da eleição de Nyusi como candidato, e as subsequentes passaram despercebidos. Jorge Rebelo, Graça Machel Óscar Monteiro. Sérgio Vieira, Teodacto Hunguana, Tomás Salomao e muitos outros , são de que partido? Veja lá, nem são capazes de analisar com objectividade o post do MM sem trazer a Frelimo na baila? Não será isto que faz enfraquecer os outros partidos? Falta de foco ou preguiça mental? Eu acho que o MM trouxe aqui uma contribuição série que vale apenas reflectirmos um pouco mais sem cairmos na armadilha de comparar o incomparável.
Gosto · Responder · 3 · 2 h
Edmilson Neves
Edmilson Neves O certo é que o futuro do #MDM está incerto, com os escândalos que vêem sucedendo. Ehhhta #A_CURRUPÇÃO.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Nampula fica com a Renamo desta vez.
Essa porah da política é uma confusão,qual é cena do Simango agora?
está a ser o que não quer que os frelos seja?

Dhlakama o mandou passear dentro da sua razão.
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Titos Cau
Titos Cau Frelimo vai retomar Nampula sem duvida.
Gosto · Responder · 3 h
Faquir Fernandes
Faquir Fernandes Vamos agauardar o desenrolar da situação a verdade é que os próximos tempos são cruciais para o MDM
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Delmar Gonçalves
Delmar Gonçalves A oposição Moçambicana é "especialista" em dar tiros no próprio pé!Uma tristeza!!!
Gosto · Responder · 3 · 3 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Nem mais
Gosto · Responder · 2 h
Jose Baloi
Jose Baloi Viva Amurane quer dirigir o municipio sem interferencias partidarios o que muitos dos nossos dirigentes nao conseguem prejudicando deste modo o povo
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Assunto cabeludo este! A frontalidade do Amurane eh muito TPC para os Simangos. Algo não vai bem dentro deste ensaio.
Gosto · Responder · 2 h
Estevão Wa Ka Nhabanga
Estevão Wa Ka Nhabanga Mas esse Amurane nao tem maturidade politica, como e que o assunto que era suposto buscar a solucao dentro do partido a todos niveis ele vem tratar nos midias?! Tsc! Fica a dica para Deviz refletir "politica e para os politicos" ntsem!
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado
Gilberto De Jesus Nguenha
Gilberto De Jesus Nguenha O tipo de gestao do MDM sempre foi suspeito, do meu ponto de vista, os meus amigos começarão a dar-me razão
Gosto · Responder · 2 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo O MDM está registado como partido político, mas ele funciona como métodos artesanais.

O nepotismo, o tribalismo e a ausência de transparência nos processos é que mina o crescimento deste promissor projecto.


O computador em Quelimane, é disso exemplo. Ou seja, passaram ao MA uma certidão de incompetência.

E está questão de gestão do partido não é novo. Recordo-me que em tempos, essa situação foi denunciada pelo então membro fundador Dr. Ismael Mussa, e pelos vistos, ninguém deu cavacas ao homem.

E ontem, foi MA que foi relegado aos arrabaldes do partido por conta da sua ambição desmedida. E hoje é Mahomudo Amurane que de forma astuta, e aproveitando-se do time político decidiu colocar a dinastia Simango em saia justa.

E porque eles não são ingênuos, fizeram em tempos os ajustes e equilíbrios necessários para calarem a oposição interna, dai que foram levar o Luis Boa-vida na Zambézia e o homem do momento em Nampula (onde pontificava MA que questionavam os métodos dinástico de funcionamento da organização e quiçá, sugerir a eleição dos membros de todos órgãos do partido, incluindo o presidente e a CP), foram colocadas na estruturas do partido mesmo se sabendo que eles não passam de meros corta fitas, máxime, aplaudir tudo e nada.

E agora são elas. Tem dois problemas bicudos, e com eleições à vista: i ) resolvem numa sentada a situação do MA e do Amurane ou, perdem-nos a favor da Renamo ou Frelimo para o caso do Amurane; ii) ou, tem de iniciar já com o processo de escolhas de candidatos à sucessão dos actuais edis. Tem de serem candidatos com perfil e credibilidade para suplantar a popularidade e capital político que os actuais edis levam consigo, fruto da experiência governativa nessas autarquias.

Da decisão a ser tomada pelo órgão de decisão - CP, no caso Amurane, vir a dar lugar a expulsão deste "intriguista" cenário mais provável, ou diferente que não agrade o visado (humilhante) será o princípio do fim do projecto MDM - por suicídio político. 

Deixar passar incólume uma denúncia tão grave como este ( associa-se o MDM em actos de corrupção) será um precedente perigoso, que pode colocar em xeque os interesses, sobrevivência e manutenção da dinastia Simango.
Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado
Ach Chauque
Ach Chauque Da proxima faz um resuminho, ta!
(so para podermos ter paciencia de ler e perceber o teu comentario!)
Gosto · Responder · 1 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Ach Chauque sem comentários. Aliás, como o texto e longo, faça o seu resumo. Ou, saltas e interpretas os comentes representados por bonecos de costume 😜😂👀🙈🙊
Gosto · Responder · 1 h
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Na verdade o potencial de desvastação desta instabilidade não se circunscreve apenas a Quelimane e Nampula, a própria "toca do lobo" não pode dar como garantida a maioria na Assembleia Municipal da Beira, se a Renamo concorrer. É muito provável que tenhamos o Daviz a governar tendo que fazer aliança a direita (Renamo) que é bastante improvável ou a esquerda (Frelimo)!
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Assim sendo, os julgavam que 2018 e 2019 seriam favas contados pela oposição moçambicana, não se fiem pois podem acabar na frigideira.

Caso para dizer que: a procissão vai no adro
Gosto · Responder · 1 h

Presidente do Conselho Municipal de Nampula e colegas do MDM em conflito

  • Adina Sualehe

Mahamudo Amurane responde a acusações
Mahamudo Amurane responde a acusações
Em causa acusações contra Mahamudo Amurane que também tem demitido colaboradores do partido por desvio de fundos
O presidente do Conselho Municipal de Nampula, na província moçambicana de mesmo nome,Mahamudo Amurane está em conflito com membros do seu partido, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
0:00:19 /0:02:57

Faça o Download

Alguns membros do terceiro partido com assento parlamentar acusam Amurane de desviar fundos públicos para manter a família em Portugal, enquanto o presidente tem afastado dirigentes do partido acusados de actos ilícitos.
Em conferência de imprensa nesta terça-feira, 7, Mahamudo Amurane disse haver uma campanha para denegrir a sua imagem ecolocou à disponibilidade dos jornalistas o correio electrónico trocado com o líder do MDM, Daviz Simango, à volta do caso de desvio de fundos no baú municipal registado recentemente e que resultou na detenção de sete funcionários da instituição.
No referido correio, Simango prometeu arranjar os melhores advogados para defender Amurane e o elenco envolvido das mãos da procuradoria, algo que foi negado por ele para que os envolvidos fossem responsabilizados pela justiça.
Amurane tem sido alvo nos últimos dias de acusações de estar a desviar dinheiro para garantir a permanênciada sua família que vive em Portugal.
Uma deputada da Assembleia Municipal de Nampula pelo MDM acusou-o ainda de ter comprado uma residência em Portugal com dinheiro público.
Mahamudo Amurane respondeu hoje que a família vive em casa arrendada e manifestou a vontade em pedir recursos para levar alguns membros da Assembleia Municipal das três bancadas e a imprensa a Portugal para certificarem de perto a situação da família.
Contactado pela VOA por telefone, o delegado politico do MDM em Nampula Luciano Tarieque disse que o partido não está a par desses acontecimentos infundados.
O jornalista Jessemusse Cassinda entende que esta onda de desentendimentos entre o presidente do Conselho Municipal de Nampula e o seu partido não interferem no desenvolvimento da cidade porque para ele, apesar do presidente Amurane ser eleito por um partido, tem a obrigação de defender os interesses dos cidadãos.


Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
opais.sapo.mz
Eusébio A. P. Gwembe Assunto do vısınho, Eduardo Domingos. Opınıao de Antonio A. S. Kawaria serıa valıosa, ınclusıve da ılustre LLinette Olofsson.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Waaahhhh, esse jornal esta a mentir ou o pequeno Kabila eh mesmo malandro.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Nao eh por acaso que o pequeno Kabila prefere familiares a frente dos galinaceos, Eusébio A. P. Gwembe.
Gosto · Responder · 2 · 8 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Quem e o pequeno kabıla, Eduardo Domingos? O proprıo galo ou as galınhas e os pıntaınhos? Vamos esperar por Quelımane
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Eu prefiro ouvir de Amurane a falar de MDM e não daquelas pessoas que vimos a falar e que o próprio partido em Nampula se pronunciou.
Aqui no Diálogo há dois posts sobre o pronunciamento do MDM em Nampula.
Gosto · Responder · 2 · 8 h
Raul Novinte
Raul Novinte Bem...quando você tem um Presidente de um município bem notável e que chegou ao poder por meio do seu partido ... E depois você tem ele a falar mal do mesmo partido hummmm. Alguma coisa está errado no MDM....O que será?
Gosto · Responder · 2 · 8 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Esses pronuncıamentos foram feıtos quando, Antonio A. S. Kawaria? Aquı parece que o homem reagem aquela cena de gatunagem ja que dız que tem mao do MDM. Bom, voces sabem o que esta a acontecer.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P., foram em reposta a essas acusações. As portagens de videos estão neste grupo.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
John Wetela
John Wetela Por favor se entendam antes de mais uma cisão.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Vou procuara-los
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Num dos vídeos desmente que aquela senhora seja o dizem ser do MDM e que a STV nem havia procurado saber da versão do partido em Nampula.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe As tantas a Renamo pagou a STV para crıar dıvısao. So pode. Havıa (parecıa haver) uma harmonıa sepulcral no MDM. O que houve? Sera que nampula fıcou encıumado por causa da ajuda a Quelımane?
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Raul Novinte
Raul Novinte Mano Antonio A. S. Kawaria o que se passa com o galo? Vejo os pintos a Cacarejarem ..
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Eu espero ouvir pessoalmente RaulNovinte. Estou a dizer que há aqui dois vídeos.
Gosto · Responder · 2 · 8 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Raul Novinte, sao efeıtos colateraıs da paz. Se a Renamo for ao combate, nao fıquemos admırados ao ouvır que Amurane é candıdato da Rena em Nampula.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, porquê. Eu estou entender que tudo é agitação e por isso prefira ouvir. Eu duvido e não vejo de como é que o assunto puramente de Nampula se metem pessoas de longe.
Gosto · Responder · 2 · 7 h
Mario Albano
Mario Albano Ja começo acreditar no Pai Natal, nada é por acaso... fazer política não é para os honestos. Mas não disse até 2018 muita coisa vamos ouvir e ver "quem não é daqui problema e dele" assim se fala..
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Mario Barbito
Mario Barbito Eusebio A. P. Eusébio A. P. Gwembe, acha mesmo que la na Renamo nao ha pessoas para tomar conta de uma cidade como Nampula? Iiiishiiii !



Fabião Nhancundele


" O AMURANE É UM GATUNO juntamente com o Vereador Djuma e o Golçalves; Andam acusar Crianças inocentes que se encontram presos na Cadeia Civil; Enquanto os ladroes originais estão sentados no BAU-MUNICIPAL, a roubar Dinheiro para dar o Amurane Construir casa dele em Portugal".

Diz a Antiga Chefe da Bancada do MDM na Assemblei Municipal.

É Gatuno o Gajo andam a desviar os Fundos do Conselho Municipal.

É malandro o Gajo.

Comentários


Costa Mondlane A Antigua chefe da bancada tambem e gatuna porque nào falava antes de ser espulsa
Gosto · Responder · 11 · 7 h


Caetano Morais Quer se vingar. Talvez por isso tenha sido expulsa!
Gosto · Responder · 5 h


Alcidio Do Rosario Ameaçou denunciar e foi expulsa


Fabião Nhancundele Isso ja Não sei
Gosto · Responder · 7 h


Observador da Justiça Um jurista ñ julga pelas emoções...


Joyslin Agostin Dunia Pelo menos ele rouba de uma forma inteligente pois fez e faz alguma coisa para o desenvolvimento da Cidade de Nampula. Do que os do anterior que só sabia roubar
Gosto · Responder · 5 · 7 h


Anidia Tacaiana Em boca fechada nao entra mosca....
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Marcelo Machava Essa acusacao nao procede: quando ela era autoridade consentia
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Manane Manane Falam mal voces.
Gosto · Responder · 6 h


Marcelo Machava Isso é verdade. Comparande o governo municipal anterior com o actual. Mil vezes melhor o actual em muitos aspectos.


Costa Mondlane Concordo em nampula nunca vi nenhuma infrastrura feito pelo antigo municipio.



Almeida Francisco Madeira Madeira Provas????????
Gosto · Responder · 6 h


Domingos Sande Quando o homem procura a vingança para fazer justiça acaba sendo injusto.Só pela linguagem não precisamos aferir mas nada senão estar claro do ódio que existe contra o edil. Por outra tragam factos e não calúnia aliás acompanhei que o gabinete de combate contra a corrupção fez um trabalho aturado para chegar aos factos e tb o trabalho continua e qual a pressa de se desrespeitar o edil dessa maneira.? Liberdade não é libertinagem.
Gosto · Responder · 4 · 6 h


Egidio Dos Anjos O que e que voces esperavam d MDM? Se nao roubos proprio Deviz Mao roubou dinheiro para fazer condominios na Beira? Achavam o que? O que e MDM para comecar? Cuidado Irmao d norte e centro saibam e conhecam aonde vieram e para onde vao nao e so andar, voltem para casa o bom filho e quem Volta para casa
Gosto · Responder · 5 h
Ocultar 13 respostas


Basilio Jone Qual casa?
Gosto · Responder · 5 h


Gamito Dos Santos Carlos Egídio dos Anjos vai te lixar. Xta referir de qual pai? Vai lá em Nachingueia pois de Nampula cuidamos nós macuas
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Mangane Mangane Bala Estás a vender a peixe?????
Gosto · Responder · 5 h


Gamito Dos Santos Carlos Depois peixe podre
Gosto · Responder · 5 h


Mangane Mangane Bala Tens razão, da próxima que ele comentar farpas bloqueio.
Gosto · Responder · 5 h


Egidio Dos Anjos Ja falei e perceberam quem avisa amigo e? A vossa precipitacao vos levara ao lixo e continuarao la conforme desejam
Gosto · Responder · 5 h


Egidio Dos Anjos Gamito voce manda me lixar porque vc ja esta no lixo? Calma ai, quem e porco e voce que ja esta na lixeira, saiba comentar nao ensulte outro comentadores, pois cada um tem direito de dar opiniao out comentar quem es tu para comecar? Tenha respeito
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Gamito Dos Santos Carlos Vai te lixar
Gosto · Responder · 4 h


Vania Mussa Mussa E a frelimo é o partido com mais ladroes no pais visto k nampula na governação do Amurane em menos de 3 anos já é cidade de referência e o seu partido com 40 anos na governação nada fez ainda a vivermos graças colono
Gosto · Responder · 4 h


Egidio Dos Anjos Vai mais ainda nao comentou nada seu invejoso
Gosto · Responder · 4 h


Vania Mussa Mussa Onveja de kem? Você é presidente? Ou segue ventania seu labebota... poupe suas palavras sera melhor para ti
Gosto · Responder · 3 h


Gamito Dos Santos Carlos Egídio pena que não te conheço você levaraia uma Boa porrada minha
Gosto · Responder · 3 h


Fabião Nhancundele Que referencia..???


Roque Defy Chicavane A escrever!!!!
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Laercio Eder Camal Mulima Isso mostra uma desorganização no MDM.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Mangane Mangane Bala Deixem, de ser usada pela FRELIMO, para desviar atenção pública nas dívidas , escassez de água, combustível, logística, salários etc. Deixem Amurane trabalhar existem TA e Auditores para o efeito, desde a elevação da categoria de cidade Nampula era a FRELIMO a dirigir, será que governou bem????? Arranjem outros assuntos para discutir
Gosto · Responder · 7 · 5 h


Joyslin Agostin Dunia Pura verdade
Gosto · Responder · 4 h


Vania Mussa Mussa Pura verdade



Eurico Nhassengo Esse assunto nao pode ser discutido nas redes sociais, pois tens foruns proprios para fazer uma denucia, pois aqui alem de fazer um linxamento popular sem nenhuma medida correctiva, mas a proposito quais sao as provas que tens para sustentar uma acusacao dessas, nao gostaria de discutir fofocas pois isso e' algo para mediocres
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Egidio Dos Anjos Seu lixo
Gosto · Responder · 4 h


Egidio Dos Anjos Vc nao foi nascido mas sim defecaram ti, por isso tu es lixo por si mesmo
Gosto · Responder · 4 h


Vania Mussa Mussa Onde está a sua moral? Não é com mentiras k se consegue a victoria pense nisso



Raul Novinte Será? Provas??????
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Telencia Mazive Ter amigos é oqui sempre quis
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Forbes Nhaca Ladrões, ladrões.... avahivi, avahivi.... gatunos, gatunos...kkkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Adriana Dos Santos Quem são esses gatunos? Da Ematum ou do fundo do Município de Nampula??
Gosto · Responder · 20 min


Forbes Nhaca São quadros do partido que teu presidente Dlhakama o chamou de " PIRATA", afinal ele tinha razão. Kkkkk
Gosto · Responder · 2 · 15 min


Adriana Dos Santos Kkkkkkkk... Forbes Nhaca Você não tem remédio sinceramente..


Hismildo Hilario Voce entao com inveja
Gosto · Responder · 3 h


Anabella Cumbe Yuuu
Gosto · Responder · 3 h


Hismildo Hilario Voce todos que falam mal de Amurane falem falem entao agastar vosso tempo tdo roubam mais Amurane ta construir esta cidade
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Hismildo Hilario Deixem ele roubar porque ele roupa e constroi
Gosto · Responder · 3 h


Zarito Mutana Gatuno
Gosto · Responder · 2 h


Egidio Dos Anjos Muyivi mbava mbafa, khokhokho, ladrao
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Observador da Justiça A quem confiar...
Gosto · Responder · 1 h


Boazz Symao Boaz Espero que nao me levem a mal se formos analizar como adultos e de acordo com meus conhecimentos e depois de varios estudos cientificos atraves de algumas investigacoes feitas por min no google ,em varias bibliotecas reconhecidas mundialmente podemos chegar a conclusao de que este meu comentario nao tem nada haver com nada e eu em particular fico muito feliz por saber que alguem leu ate ao final mesmo sabendo que estava relacionado com nada...
Me resta Apenas Agradecer ...
O meu muito ...
Obrigado.....
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Da Cecilia Domingos Deixem meu munna roubar e construir essa porra, e vosso tio que não roubava fez o que? Son of the bitch! Damn
Gosto · Responder · 1 h


Domingas Luis Depois de Moçambique virar de pernas para o ar você aí fica a favor da FRELIMO? Sinceramente Fabião Nhancundele
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Fabião Nhancundele Não pertenço e não estou a favor de nenhum Partido... Apenas me preocupo pela causa do povo meu caro Amigo Luis.


Da Cecilia Domingos Lambebotismo correndo nas veias
Gosto · Responder · 1 h


Da Cecilia Domingos Se sua ideia é de defamar esse senhor ai, não rendo contigo, pensei fosses da sociedade civil.
Gosto · Responder · 59 min


Fabião Nhancundele Sou do povo meu caro.



Domingas Luis Verdade da Cecília domingos
Gosto · Responder · 2 · 57 min


Novo Combatente De Moz Eu estou preocupado com o comportamento do meu amigo Fabiao Nhancundele. Voce conhece muito bem Nampula faca uma analise comparativa entre a governacao actual do Amurane e a anterior. No dia 3 de Fevereiro considerou Guebuza como heroi. Sinceramente... Heroi quem individou o Pais?
Gosto · Responder · 33 min


Fabião Nhancundele Ilustre e Respeitado Amigo, Novo Combatente, É bem sabido que os Pronunciamentos acima alucidada não efluiram de mim.



Lenon Arnaldo


Quem não se sente não é filho de boa gente, sois dizer-se. Será?

Dizem que o filho de boa gente, digo, Amueane já deu o troco, aos supostos ataques internos, onde é acusado de praticar actos de corrupção e nepotismo na gestão do município de Nampula.

El Patriota Homer Wolf Edwin Hounnou, é verdade quê, que o bom do Amurane está a cuspir no prato, que dele se serviu.


Não tarda que, aquele meu mano, qual grelhador de frango a zambeziana, mande dar uma curva em Estaquinha a família monarca do Buzi.

Ainda vai correr muita água debaixo desta ponte; 2018 aqui,acolá e ali.

Fungula masso iwé puto Deviz.



Edil de Nampula de costas voltadas com MDM
Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
opais.sapo.mz

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
4 El Patriota, Emmanuel De Oliveira Cortês e 2 outras pessoas
Comentários

El Patriota
Gosto · Responder · 5 h

El Patriota Mano grelhador de frangos é qual já!?
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tu pah, responda o essencial.

Estás a par das " intenções" do seu preferido - pular a cerca. Ou melhor, podes comentar, querendo, das implicações que podem resultar da ousadia do edil de Nampula, ao subalternizar e chamar corruptos aos membros do MDM. Ha quem diga, que tudo foi maquinado numa das casas de pasto na cidade dos fala fala (cães que ladram enquanto a caravana passa) e nada fazem - CHIVEVE. Kkk


Homer Wolf Descubra as diferenças...
http://ambicanos.blogspot.com/.../chacha-recorre-ao...



Chacha recorre ao Supremo e processo ainda não está fechado
ambicanos.blogspot.com
Gosto · Responder · 4 h

Lenon Arnaldo Não apanhaste nem, ou fazer-se de desentendido.

Pelos vistos, esse macua "cagou" fora do pinico kkkkkk

Já agora, o que tem a ver assunto Chacha com do Amurane.
Gosto · Responder · 4 h

Lenon Arnaldo respondeu · 3 respostas · 3 h


Homer Wolf Pronto. Já vi a peça na Stv... Prefiro aguardar pelo que Simango vai fazer depois da prometida reunião com a sua comissão politica
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Lenon Arnaldo respondeu · 1 resposta


Lenon Arnaldo Bwakwakwakwakwa
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Lenon Arnaldo respondeu · 2 respostas · 2 h


Edwin Hounnou Um post tendencioso e maldoso.
Gosto · Responder · 2 h

Lenon Arnaldo Ignore a parte tendeciosa e maldosa, e faça o seu comentário com base na notícia que sopram do norte de Moçambique. Please

HISTÓRIAS RECENTES


Lenon Arnaldo adicionou 2 vídeos novos.


Homer Wolf



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
3 Custódio João Sabonete e 2 outras pessoas
Comentários

Custódio João Sabonete Lavando roupa suja em praça pública.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Lyndo A. Mondlane yuuu..nao sera trabalho do general Lidimo? dirao alguns... no fundo todos partidos sao iguais, ninguem esta interessado em resolver os assuntos dos cidadaos, bom amurane pelo menos tenta..mas aqueles outros..tsc
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Lenon Arnaldo Bwakwakwakwakwa
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Lyndo A. Mondlane tsc..ja veras, virao aqui acusar a frelimo de lhe ter comprado...


Homer Wolf PARABÉNS AO PRESIDENTE DO MDM E DO CMB, DAVIZ SIMANGO pelo 53° aniversário...


Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Epa Homer Wolf, eu tinha como um tipo que está para além destas guerrinhas políticas e étnico

Pelos vistos os interesses grupais/zona estão acima de qualquer coisa. Afinal, há uma causa comum - poder.

Então preferem bloquear a sua consciência e compartimenta-la por conta sei de quê. Djoni .......,
Gosto · Responder · 2 h

Maria João Marques Em todos os partidos , há ciclicamente guerras e intrigas palacianas de sucessão , isso não é novo. Só quem nunca passou pela estrutura interna de um partido , não sabe disso . Guerrinhas e intrigas dentro de partidos é o que mais há , sobretudo quando se inicia o processo de escolha para fazer as famosas listas . Quer nas autarquicas, quer nas legislativas ....
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Lenon Arnaldo Bingo. Há quem faça isso problema dos "outros". Kkkkkkkkkkkk

Homer Wolf não está gostar desta conversa
Gosto · Responder · 47 min

Maria João Marques Lenon Arnaldo ó ....

Lazaro Bamo

A casa está em chamas


Comentários

Danilo da Silva 😮😮😮
Gosto · Responder · 2 h

Lazaro Bamo Precisam de bombeiros kkkk

Eusébio A. P. Gwembe Américo Matavele, efeitos do teu texto ja se fazem sentir. Seras um dos culpados na hıstorıa da cısao. :) :)
Gosto · Responder · 3 · 2 h

Emmanuel De Oliveira Cortês Que texto é esse>
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Eusébio A. P. Gwembe Emmanuel De Oliveira Cortês, escreveu um texto magistral com titulo "o gatuno Amurane"
Gosto · Responder · 5 · 2 h

Lazaro Bamo Mano Eusébio A. P. Gwembe kkkkk
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Américo Matavele Kkkkkkkkkkkkkkkkk... Eu Yuh!
Gosto · Responder · 3 · 2 h

Dercio Nicolau Confirmo mano Meco.lembro-me desse texto e bem😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Spirou Maltese Eheheheeh yah.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Lazaro Bamo Que tal?
Gosto · Responder · 2 h

Spirou Maltese Que seja; apesar de eu achar que antes ele devia sentar com os tais bosses dele e depois se fosse o caso, viesse a imprensa denunciar essas manobras. Mas estámos em Moçambique! Ehehehsheh
Gosto · Responder · 2 h

Lazaro Bamo Yah eles é que devem falam em fórum próprio, os outros não. Ok ok ok

Danilo da Silva Será que se tratar de uma linha Quelimane-Nampula que se afastam da linha Beira-Maputo?...esses partidos políticos são o que? matrioskas?!
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Lazaro Bamo Caju maduro cai sozinho kkkk o super edil está em apuros kkkk logo hoje que ele faz anos
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Danilo da Silva Quando se começa a falar para a imprensa coisa que se falam dentro... hummm... nada de bom!
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Lazaro Bamo Enquanto isso a RENAMO reúne com os governos de Manica e Sofala para mostrar disponibilidade para contribuir no desenvolvimento local

Eusébio A. P. Gwembe E no dia da ventanıa em que a galınha mostra, Lazaro Bamo. Aquı nao ha ınocente, este dız que o proprıo galo pedıu e resta saber qual sera a posıcao do galo, mas que no galınaceo ha chamas, ısso sım. Temos que acolher os pıntaınhos :)
Gosto · Responder · 2 · 2 h

Lazaro Bamo Hehehhe sim sim os pintainhos são inocentes kkk
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Helmano Nhatitima Em outras palavras afirma que o partido é corrupto e ele não.
Não gosto · Responder · 3 · 2 h

Lazaro Bamo Hehehhe maning kkk acusa o próprio MR 53
Gosto · Responder · 2 · 2 h

Helmano Nhatitima Ainda vai aparecer alguém a dizer que a culpa é de terceiros 😄...
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Lazaro Bamo Hehehhe as tantas

Américo Matavele Há ventania no galináceo. Os @#$ estäo a mostra. Não precisam de ninguém para tal. A ventania é suficiente. Aliás, aproximam—se as eleições autárquicas, é a demarcação de posições é o mote do dia.
Não gosto · Responder · 4 · 2 h

Lazaro Bamo Hehehhe vamos assistir o jogo kkk
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Américo Matavele Ntsem.

Carlos Graca
Gosto · Responder · 2 h

Dino Dulá He he he he he he he he he
Gosto · Responder · 2 h

Eusébio A. P. Gwembe Um gajo que tınha uma farmacıa falıda, de repente esta capaz de pagar contas em Tuga, e quer ser o ınocente na teıa da corrupcao. Eu gosto de ser enganado
Gosto · Responder · 3 · 2 h

Lazaro Bamo Heheheheh há quem insiste com a peneira para tapar o sol
Não gosto · Responder · 2 · 2 h

Américo Matavele Kakakakakakakakakakakakakakaka...

Zefanias Sitoe A escrever.
Gosto · Responder · 1 h

Jessemusse Cacinda Renamo volta ao negócio justo no dia da morte do MDM. Começo a render com os curandeiros da parte incerta.

Paulo Bouene adicionou 3 fotos novas.
3 h · Alto Maé "A", Maputo, Moçambique ·

Estou confuso...


Comentários

Filipe Magaia A confusão mexe por muitos, mesmo eu.
Gosto · Responder · 3 h

Eddy Brown Rangeiro esse quer mostrar que nao estao preparados pra dirigir
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Elvino Dias Penso que há democracia no partido onde as pessoas se expressam livremente. Noutros partidos, por conta da chamada disciplina partidária, ninguém se expressa livremente
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Sidonio Pedro Isso não é democracia interna, mas sim luta pela sobrevivência. A procissão ainda vai no adro.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Deth Cuvaca Se expressam livremente só que em forúm próprio e não através dos Media..

Sonia Soninha Deixa esses
Gosto · Responder · 2 h

Custodio Nhaca Afinal ele não está ali via partido dele. Outras coisas....
Gosto · Responder · 2 h

Amandio Joao Barros Ele que fizesse isso num dos 2 partidos beligerantes para ver o que é bom para tosse...
Sheshe Macamo Roupa suja deve se levar em Casa
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Deth Cuvaca Também não percebo,agora o Presidente deles também é corrupto 😂😂😂😂😂😂😂
Gosto · Responder · 2 h

Eugenia Saide Nakatembo Bouene Não fique confuso mor
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Nacer Choy Este é malandro. não tinha pernas para ser gente hoje já é esperto, vai ser como o outro de quelimane que acabou redendo.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Matsimbe Matsimbef Fermino Kkkkkkkkk, bocas abertas e prontas......
Gosto · Responder · 2 h

Aderito Ucucho Com a enxada vamos plantar e colher milho para alimentar o povo, por mais 50 anos. Não temos adversário's! Kikiki
Gosto · Responder · 3 · 2 h

Agostinho Gomes Quando não há clareza e o sentido da gestão da coisa pública da nisso!
Gosto · Responder · 2 h

Mouzinho Zacarias Agostinho Gomes mdm ainda é um projecto???
Gosto · Responder · 2 h

Agostinho Gomes Não é nunhum projecto mas sim uma organização de tipo chitik!


Bernardete Paulo Vuku vuku kkkkkk Simango,Araujo e Amurane,preparem ring e luvas vai animar,indirectamente o senhor do chiveve é corrupto.
Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado

Rufino Joao Luanda Creio k o MDM venha precber a legislacao sobr o podr local, e d outro lado o mendor deste artigo nao fike abossecado com coisas fora d seu club partidaria, isto k nao lhe diz respeito!
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Jose Cossa Vashiki Makuero
Gosto · Responder · 47 min

Paulo Chauque Kkkkkk
Gosto · Responder · 35 min
Alex Paulo Dos Anjos Afinal são corruptos os do MDM ? Rendí, ninguém presta nesta pora.
Gosto · Responder · 13 min
Chalucuane Langa Psitabava...

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook