quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

AINDA SOBRE O CASO " JOSINA MACHEL".



Josina Machel, filha do falecido presidente da República Popular de Moçambique, Samora Moisés Machel, foi na última terça-feira (21), declarada vencedora do caso de que supostamente teria sido vítima de uma agressão física do seu antigo Rufino Licuco que na sequência, segundo a queixosa, teria culminado com a perda de um olho. Mesmo diante de todos os laudos médicos que apontavam para a contrariedade das alegações da vítima, ou seja, não ser possível um punho de uma mão criar uma ferida perfurante daquelas, quer exames médicos feitos na África do sul, quer moçambicanos, a justiça pontapeou tudo e passou por cima simplesmente para dar razão à filha do ex-presidente. Com isso o réu deve descarregar num espaço de 30 dias um astronómico valor a cima de 200 milhões de meticais que a queixosa copiosamente pediu desde o inicio do processo como indenização. Afinal sabem que as vítimas devem ser pagas pelos danos ne?, agora perguntamos: Quanto é que o pai dela pagou aos familiares daqueles que, por ordens directas dele, milhares de moçambicanos foram executados perante o olhar de todos na lixeira de hulene e em outros cantos do vasto Moçambique?. Aquelas não eram vidas?. Sabe quantas centenas ou mesmo milhares de famílias ficaram desalojadas porque os seus respectivos chefes foram vitimas de execução ou abrangidos pela Operação Produção?. Eu Muzungu, gostaria imenso de ouvir que parte daquele valor será canalizado para estas famílias, ainda não seja suficiente para cobrir todas. Seria mais sensato e ela própria sairia bem na fotografia. Este caso teve uma mão política e pesada. Se fosse filha de Dhlakama, acham que o caso teria aquele desfecho?. Não pretendo defender o infrator Licuco. Houve sim agressão física, mas, o olho não se perdeu devido a ação daquele soco, segundo rezam os autos da medicina legal. Ficou claro que o coitado do Rufino foi vítima de um moderno saque à luz do dia e perante o olhar de todos. A justiça moçambicana é um ridículo. Se os laudos médicos não valem nada, então porque que o tribunal solicitou os seus serviços para o processo?. Não acham que teriam o trabalho facilitado se partissem pela condenação sem que envolvessem os médicos? A Graça Machel não tem moral de falar de violência contra qualquer que seja porque ela esteve sempre ao lado do marido, o pai da Josina, quando ele orientava execuções de cidadãos, chefes de famílias. Sobre os esquadrões da morte, e agentes da polícia que desgraçaram centenas de famílias, quanto e quando é que o governo da frelimo vai indemnizar?.

. Muzungu Ndini, terras alheias.

A pensar naquele tempo em que 1000 verdinhas eram por ai 30 mil Samoras mais algum trocado. 
Yahhh, as Olgas de muitos de nós so podem esperar pelo relaunch do famosissimo 3310, porque IPhone mesmo, essa o God dos céus e do dólar negou!
Gosto
Comentar
Comentários
O país hoje está revoltado com a sentença do caso Josina. Aliás, também se revoltou com a morte de Valentina. Hoje está revoltado porque o juiz da causa de violência martelou para condenação - até bem leve e suspensa - e indemnização de 200 milhões. Muitos entendidos dizem que esses duzentos nem é muito dinheiro, afinal não há preço para uma vida ou atentado contra ela - só que quando comparado com outras sentenças e indemnizações, é uma quantia astronómica, afinal já houve de 20 mil.
Com a morte da Valentina, o país se revoltou porque ela estava encenando para fugir das dívidas do pai: "queremos ver foto". O "matador" da Valentina virou herói (você vai entender?), e o espancador da Josina "está a ser usado" (usado para que?)
Mas, é o país político que está mal, gangsterizado até ao posto, ou somos nós povo que estamos mesmo a purgar, que para tudo procuramos nossos óculos para analisar?
Amanhã vamos nos revoltar porque os condenados do caso Cardoso só levaram 24 anos, quando aquele dos 4 tiros acidentais na própria barriga enfrenta 40 anos como reza no novo código penal!?
Como nos deixamos chegar a esse nível?
Precisamos de um projecto sério de "cidadania cidadã", porque aquele de auto-estima falhou. 
_______
Mas esse advogado também é qual, duzentos mil, digo, milhões. Estou a pensar em quem me tocar a unha, eu vou tocar número desse advogado e que se entenda com ele.
Gosto
Comentar
Comentários
Amosse Mucavele
Amosse Mucavele heheheeheheheheheehehehehe
Angela Roque
Angela Roque Academicos tentam fazem diferencas! Mas dependem de salario e com fome a imparcialidade nao existe!
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Para poupar 'energia' vou colar 2 comentarios extraidos doutro post "Compatriotas, afinal como vêem o mundo? o vosso continente? o vosso país? É por ventura uma tábua rasa? O seu quarto no Lhalukwane é mesmo igual em apetrechos com o do quarto principa...Ver mais
Gosto · Responder · 4 · 21/2 às 17:55 · Editado
Salvador Mandlate
Salvador Mandlate Lhe fez cegar o olho.
Ja quanto ao 200 milhoes, sabem que factores tiveram em conta: o poder economico do criminoso (?)
se calhar esse fulano faz esse dinheiro por mes(?)

sao suposicoes, quem sou eu para dizer que a justica foi ou nao justa?
Abdul RS Duly Chafim
Abdul RS Duly Chafim Vou poupar minhas palavras. Mas pelo menos houve uma intervenção jurídica.
Carlos Quizado Quizado
Carlos Quizado Quizado Pais de marrabenta sera e foi assim mesmo.
Euclides Nacacara
Euclides Nacacara A vida não tem preço. Não foi justiça, no verdadeiro sentido da palavra. Pode vir a questão: "se fosse como?" Não sei, porque estou pouco informado sobre o caso (mesmo se não fosse por isso).
Tião Bambo Macucha
Tião Bambo Macucha uma coisa é certa em mocambique jamais insistira uma justica justa.ixto xta d pernar para o ar.
Estêvão Carlos Roda
Estêvão Carlos Roda Fácil é ver e ouvir mas difícil é perceber as conclusões...
Ser - Huo
Ser - Huo Buene Boaventura Paulo, o problema radica mesmo aí, se é que lhe entendi. Estamos a comparar e a nos revoltar porque houve um caso X que foi julgado assim, e este caso Y foi assim. São casos totalmente diferentes, envolvendo "actores" totalmente diferentes, em períodos também diferentes, usando código penal também diferente (veja que não falei de juiz e advogados diferentes, porque é de menos, embora marcante). 
Um motorista matar ou ferir um peão, tem sua pena, conforme as circunstâncias, e um marido matar ou ferir sua mulher, também tem outra pena, conforme. Como podemos satirizar os resultados destes dois casos? Agora, irritante mesmo é minimizarmos a seriedade do problema, aliás, colectivamente ilibarmos o perpetrador do crime só porque o/a lesado/a é da família Z.
Muitos de nós estamos a ser ridículos, pois somos os mesmos que pedimos justiça, mas parcelamos a tal justiça.

Salvador Mandlate, pode ser que tenhas razão. Um advogado não ia pedir isso aí a um teacher cuja família mesmo se endividado no banco conseguiria pagar em menos de 200 anos. 

Cara Angela Roque (sumida), eu acredito cada vez mais que os diferentes sectores da sociedade vão se autonomizando... mesmo meio a crise... claro, reconhecendo que é dificil se falar de imparcialidade quando tudo que a pessoa quer é matar a fome.
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Compreendeu - me. Estamos juntos
Maria Feliciana Velemo Dambo
Maria Feliciana Velemo Dambo Este caso veio mostrar as mulheres vítimas de violência que é possível ter a justiça a seu favor. O processo por si já iniciou conturbado. O processo desapareceu e nem por isso a Josina cedeu. Infelizmente muitas mulheres desistem exactamente pelo desaparecimento dos processos... E trouxe ainda a certeza de que as mulheres podem sim definir valores de indemnização pelos danos psicológicos e Morais para além de físicos tendo em conta o rendimento e ou capacidades do agressor. É mesmo bom que ele transpira par pagar, venda seus pertences e até a roupa do corpo para que comece a reflectir sobre dignidade, viver com dignidade, esta de pena suspeita mostra a fragilidade da justica em relação a quem pode ir preso, exactamente quem não tenha como pagar as taxas. Cadeia tem que ser lugar de todos agressores, com ou sem poder económico para pagar taxas ou caução. Em fim as mulheres estão de parabéns, este é caso foi uma escola
Angelo Pereira Antonio
Angelo Pereira Antonio
Remove
Meque José Meque
Meque José Meque
3 · 2 hrs
Remove
Nitafa Nitafa Nomo
Nitafa Nitafa Nomo kkkkk
1 · 2 hrs
Remove
Assane Mucussete Essiaca
Assane Mucussete Essiaca Mas muzungo...
Remove
Joana Simeao Ntelela
Joana Simeao Ntelela É VERDADE MUZUNGO. ESTE É PAÍS DA FRELIMO CORRUPTA, LADRÃO, ASSASSINA, MENTIROSA. MAS UM DIA DEUS VAI ÁJUDSR A LIMPAR AS LÁGRIMAS DOS INJUSTIÇA DOS PELA FRELIMO EM TODOS OS TEMPOS.
Remove
Elias Ussiva
Elias Ussiva Moral muzungo
Remove
Sandret Lourenco
Sandret Lourenco Tao a rir uke?
1 · 2 hrs
Remove
Mauro Manjate
Mauro Manjate A violecia vai aumentar com esta situacao. E triste
2 · 2 hrs
Remove
Ofece Deniasse Chania
Ofece Deniasse Chania Eu nao sabia que os olhos sao mais cara k a vida
2 · 2 hrs
Remove
Muzungu Ndini
Muzungu Ndini Se fosse filha de Dhlakama?. Nem quero imaginar porque o filho dele foi raptado em Manica
2 · 2 hrs
Remove
Muzungu Ndini
Muzungu Ndini Raptado e colocado em cativeiro.
2 · 2 hrs
Remove
Nelo Artur Leo
Nelo Artur Leo Quem ,filho de Dhlakama?
1 · 2 hrs
Remove
Francisco Alexandre
Francisco Alexandre FILHO DE DJAKAMA?
Remove
Manito Nixon
Manito Nixon Xtou curioso!!!! qua foi a indeminizaçao dada as vitimas do acidante aéreo do embraer na Namibia??
3 · 2 hrs
Remove
Afonso Chicuare Chicuare
Afonso Chicuare Chicuare Kkkk
1 · 2 hrs
Remove
Zakarias Fernando Mais
Zakarias Fernando Mais justiça moçambicana sofre d influencias.
3 · 2 hrs
Remove
Curriculo Ensino
Curriculo Ensino A maior vergonha de mocambique.
2 · 2 hrs
Remove
Henriques Fernando Coelho Coelho
Henriques Fernando Coelho Coelho Moçambique é um país de grupo de pessoas.
1 · 2 hrs
Remove
Manito Nixon
Manito Nixon Indeminizaçao de um olho dentro duma injustiça é/= 200.000.000 mt / indeminizaçao de uma vida perdida é= 100.000mt / esta é a justiça dos tribunais da frelimo...!!!
2 · 7 mins · Edited
Remove
Nuno Miguel Quelhes
Nuno Miguel Quelhes Bem falado meu irmaõ. Moçambique está uma merda porcausa desses k se fazem de donos. A justíça é medrosa e sofre influências. Os 200.000.000, fui um grande assalto a luz do dia. Sinto muita pena do jovem.
Remove
Carmechul Aurora Langa
Carmechul Aurora Langa Ya outras coisas nako nada juro parece nos filmes, isso é muito terrível 200 mesmo?
Remove
Nelo Artur Leo
Nelo Artur Leo Não á justiça pra os sem ninguem em Moçambiqui.
Mestre Muzungu a alansar criticas Brilhantes.....!!!!!
Essa Bi viuva e a Zarolha Jr ,não duvida qui ameassarão juizes a boicotar sentensa.
Não sei,mais talvez qui u assaçino do Pai se estivesse vivo iria discordar com os juizes,uma vez qui igualizava todo mundo.independentimenti da cor,raça,idioma,religião e familia
Tinhão direito e deveres iguais.
Pena qui o nosso País é um rio qui ocore águas curuptas.
2 · 2 hrs
Remove
Sibiya Maphosa
Sibiya Maphosa
Remove
Sibiya Maphosa
Sibiya Maphosa Há justiça???
1 · 2 hrs
Remove
Zacks Caetano
Zacks Caetano cada caso e um caso...no caso da perca do olho da josina ninguem disse que o olho dela foi furado com um soco mas foi no acto da agreçao que ela perdeu o olho so se no dia em que ela sofreu o tal acidente ele nao tivesse espancado a ela ai sim ele nao teria que pagar 4milhoes de dollars mas ele espancou a moça que pague e que seja exemplo para os outros agreçores...e uma coisa se alguem nao foi endeminizado isso nao tem nada aver com a josina como eu escrevi no inicio cada caso e um caso!
Remove
Muemede Anselmo
Muemede Anselmo Vce es um doido melhor calar a sua boca vce sbes uke e 200milhoes uma vez ouviste este tipo de sentenca.e aqela mulher k qeimou o marido com oleo da casinha vai ter k pagar qanto a familia do malogrado.
3 · 1 hr
Remove
Zacks Caetano
Zacks Caetano Se o senhor nao se da valor acha que 4milhoes de dollar vale mais que um olho e contigo isso..nem todos se sentem lixo como voce,tens noçao de uqui e perder um olho?isso tem a ver com auto estima cada um marca o seu preço ha quem vale mais e ha quem vale menos....vou dar um exemplo de la na 24 de julho tem mulher que se vende a 50 meticais e ha outra que se vende a 5000 meticais ou mais mas tudo e mulher e uma questao de auto valorizaçao..quem e voce para dizer que josina devia exigir 25mill meticais como endeminizaçao???
Remove
Muzungu Ndini
Muzungu Ndini Quando o Estado mata paga quanto de indenização?
Remove
Paulino Angoni Angoni Angoni
Paulino Angoni Angoni Angoni zacks Caetano s eu localiza-se tua mãe a faria o mesmo e tu concerteza ias ver ela a receber 25 mil d meu suor nada mas
Remove
Andries Lauryn
Andries Lauryn Esta familia é ambiciosa pá.
Mais de 200 milhoes só por um olho?
Se tivesse perdido a vida nao sei quanto é que seria a indemnizaçao.
2 · 2 hrs
Remove
Amade Jamal Jamal
Amade Jamal Jamal A estratégia foi bem feita umas em que o caso foi julgado na vizinha África do sul e viram que lá não comsequiran os tal 200 milhões vamos para casa onde o nome de Machel é tão grande e pesado,e já saiu o valor.
2 · 2 hrs
Remove
Marcelino Massada
Marcelino Massada Dai pur vencer justissa vai nums dar dinheiro tambem,nos ajudavamus de voce recorda.
Remove
Nagrelha Angelo Freitas
Nagrelha Angelo Freitas É palhaçada Isso .... ham quer dizer Que Eu Já Não posso educar minha esposa só por que é filha do presidente Kkkkkkkkkkkkkk dava tiro ya
1 · 1 hr
Remove
Nedved Quive
Nedved Quive triste senario..........200milhoes de meticais, muito dinheiro...cuidado homem
1 · 1 hr
Remove
Muhove Tata
Muhove Tata Essas duas vagabundas são venenosas
Remove
Gugas Chicuava
Gugas Chicuava Eu ficaria feliz se a josina com o dinheiro da burla contratasse um bom detective particular para investigar a morte do pai
3 · 1 hr
Remove
Ndashaishenhy Inini
Ndashaishenhy Inini O Juiz foi contaminado com a doença Frelimocina
2 · 1 hr
Remove
Azaria Sitoe
Azaria Sitoe SR MUZUNGO, COMEÇASTE BEM A SUA ANALISE, SO QUE A DADO PASSO, FOI SE PERDENDO PELA MATA A DENTRO,,,,
Se alguem teve casos similares de agressao, é so mover o processo, ver qual o tratamento vai ter. Nao pode de nenhuma forma, querer fazer o paralelismo do caso em apresso, com os casos ocorridos a anos, em circunstancias diferentes.
Remove
Diallou Saliou Mamadou
Diallou Saliou Mamadou Paz..family'a...bonta..lider
Remove
Mangane Mangane Bala
Mangane Mangane Bala Incitação a violência, com ilegalidades imposta ao Rufino
1 · 1 hr
Remove
Fernando Fernando
Fernando Fernando Mesmo que ha danos mas este valor e muito parece esta pagar uma pessoa morta. Que dano seria q lhe fez cobrar este valor todo?
1 · 1 hr
Remove
Nuno Miguel Quelhes
Nuno Miguel Quelhes Meu bro, nem quando alguém morre nao indiminizam com esse valor. Daõ 100.000 mt só
Remove
Acarcia Muchanga
Acarcia Muchanga A pessoa q escreveu isso n ta nice
Remove
Acarcia Muchanga
Acarcia Muchanga Eu penso q a governaçao de Samora Machel n vem ao caso
2 · 1 hr
Remove
Joel Congolo Congolo
Joel Congolo Congolo Perdeu namorado e ganhou muita mola malta mborala caçar a dama p ver se nos aliviamos um pouco da crise e muita mola
Remove
Zaca Uamba
Zaca Uamba É so esperar k a indiminizacao da Valentina Proindicos Mam Atum Guepato vai ser superior ao orçamento anual dos EUA?! Pena de Rofimo, assim a moda começou
Remove
Ainho Correia Ferreira
Ainho Correia Ferreira Com esta histaria de indeminizacoes estrondosas muitas mulheres vao provocar os maridos pra apos agrecao cobrarem grandes indeminizacoes. Mais uma bolada.
Remove
Mariana Chacha
Mariana Chacha Cueitado do rofino foi se, meter com gente graúda.
Remove
Ákila Eunice Papasseco Domingos
Ákila Eunice Papasseco Domingos Para onde vamos?
Remove
Jose Virgilio Loforte
Jose Virgilio Loforte Tems k crescer neste pais escrevems coisas sem nexo,o k tem a ver o caso josina com a Frelimo? Cada caso merece ser livre do outro
Edgar Barroso
Ontem às 6:01 ·

Bom, já que é o papo do dia por estes dias (e sem querer ser mal interpretado), ainda há uma "saída de honra" para todos os homens (e mulheres) ainda chocados com os 200 milhões... o Rufino ainda pode recusar o pagamento da indemnização e preferir cumprir a pena de prisão (são quase 4 anos, creio).

Relaxem.



Anacleto Machava A ser verdade, no lugar do Rufino eu ficaria 4 anos na cadeia. Porra pá!
Gosto · 8 · Ontem às 9:03


Dercio Nicolau E cumprias apenas metade da pena por bom comportamento ou me engano Spirou Maltese??
Gosto · 2 · Ontem às 9:48


Spirou Maltese Já deu a dica o ilustre Nomis Erudam algures neste mesmo post . Eu não quero discutir essa parte kkkkk.
Gosto · 1 · Ontem às 9:49


Sura Rebelo 1 ano Dercio Nicolau
Gosto · 1 · Ontem às 11:52


Dimas Jose Depois tem a questão do bom comportamento, liberdade condicional e 100 mil lhe faz ser King naquel local durante um certo tempo!
Gosto · 2 · Ontem às 9:04


Fobricco Bennan Pois😉
Gosto · Ontem às 9:05


Sergio Z Sitoe Me parece ser o mais sensato, cumprir a pena porque a liberdade é muito cara.
Gosto · 3 · Ontem às 9:05


Anacleto Machava Celso Lucas Timana, Elga Jurema Chipanga Timana, Nhecuta Phambany Khossa, Spirou Maltese, Pedro Gomes Macaringue - os vossos subsídios são aqui chamados!
Gosto · 3 · Ontem às 9:06


Spirou Maltese Em jeito de brincadeira também comentei isso algures mas não creio que a solução seja tão simples. Eheheh
Gosto · 1 · Ontem às 9:07


Anacleto Machava
Traduzido do Inglês
Porque mano?Ver Original
Gosto · Ontem às 9:11


Spirou Maltese Eu ainda quero saber qual é mesmo o crime de que ele foi de facto acusado. A comunicação social e os "advogados" das partes que pululam por aqui e acolá, falam de violência doméstica. Não sei se foi isso mesmo de que ele foi acusado. Depois volto nisso de mola ou cadeia.
Gosto · 2 · Ontem às 9:14


Nicette De Amor Então violência doméstica não é crime?
Gosto · 22 h


Spirou Maltese É sim. Esta na lei. Artigo 245° em diante do Código Penal.
Gosto · 22 h


Nicette De Amor Então tem a sua resposta...
Gosto · 22 h


Spirou Maltese Ainda não por completo. As alíneas desses artigos são difusos. Parceiro, ex parceiro, etc... estou a espera de ter acesso ao processo e saber quem é quem.
Gosto · 22 h


Nicette De Amor Essas tecnicalidades deviam ter sido investigadas durante o julgamento...se não foi vamos aceitar que ele errou e vai pagar caro
Gosto · 22 h


Spirou Maltese ...ou a juíza devia ter tido esse cuidado.
Gosto · 22 h


Xavier Baloy Wakaxipunta Eu ficaria na cadeia. Se não me engano se cumprir a metade voce sai
Gosto · 1 · Ontem às 9:11


Nadinho Mate Com bom comportamento ate fique dois anos
Gosto · 1 · Ontem às 9:11


Lopes Silica Jr. Ele que nao pense na Jail. Vão lhe matar.
Gosto · 1 · Ontem às 9:12


Anacleto Machava Se assim fosse, o Zófimo já estaria morto!
Gosto · 2 · Ontem às 9:13


Lopes Silica Jr. Nao quero fazer comparacoes. Eu falei apenas de um tipo do qual querem mais nada a não ser dinheiro. Para ti basta só entrar na cadeia e logo lhe mandam para o ceu. Uma analise pobre a tua. O caso Zofimo sequer tem 6 meses, como iam eles se atrever a lhe matar ? A execucao pode levar anos a ser consumada, lembre se do , Ramaya, Ayoob Satar, Dudu, Candida Cossa, e veja que o Nini praticamente fugiu do pais e restou apenas o Anibalzinho que, de certo, sabe muito pouco. Muita atencao jovem
Gosto · 1 · Ontem às 10:56 · Editado


Zenit Acrobaxis Salvo melhor opinião, creio que tem havido uma confusão entre a pena aplicada (de prisão, suspensa e convertida em multa) e a indemnização pelos danos à vítima. Creio que o homem só vai preso se não cumprir com o pagamento da multa. Se não pagar a indemnização vão em última instância executar-lhe o património.
P.S. Em todo caso a sentença ainda não transitou em julgado (a decisão ainda pode ser objecto de recurso).
P.S. 2: Ando um pouco desactualizado com o direito penal, face à última revisão do código, dai que posso estar equivocado.
Gosto · 11 · Ontem às 9:14 · Editado
Ocultar 16 respostas


Tassilimah Tainarah Thamires Hahhahah Anacleto Machava o olho não lhe era útil.. nossa senhora....kkkkkkkkkkkkkk melhor eu rir para não chorar
Gosto · 4 · Ontem às 9:21


Fernando Costa Anacleto Machava... que se passa?
Gosto · 1 · Ontem às 9:25


Nelson Badaga Badaga Só quero lembrar que ele é um empresário.
Gosto · Ontem às 9:34


Anacleto Machava Um olho que te faz ver mulher ou homem de dono é um olho inútil. Foco pessoal, foco!
Gosto · 2 · Ontem às 9:34


Anacleto Machava Nelson Badaga Badaga por isso????
Gosto · Ontem às 9:37


Nelson Badaga Badaga Eu acho que o juíz avaliou a capacidade dele, dai aquele valor que no meu entender é ezorbitante.
Gosto · Ontem às 9:39


Anacleto Machava Tenho as minhas dúvidas, muitas!
Gosto · 1 · Ontem às 9:40


Dercio Nicolau Yuh!!!Anacleto Machava não queres editar aquele coment acima!!?😂😂
Gosto · 1 · Ontem às 9:51


Anacleto Machava Dercio Nicolau vou apagar então.
Gosto · 3 · Ontem às 10:01


Dercio Nicolau
Traduzido do Inglês
Por favor manoVer Original
Gosto · Ontem às 10:03


Anacleto Machava
Traduzido do Inglês
Feito.Ver Original
Gosto · 1 · Ontem às 10:03


Fernando Costa Apaga isso.. não faz sentido. És um homem justo normalmente. ..
Gosto · 2 · Ontem às 10:04


Anacleto Machava Fernando Costa Obrigado.
Gosto · 1 · Ontem às 10:04


Dercio Nicolau Uff
Gosto · 1 · Ontem às 10:04


Nelson Badaga Badaga
Gosto · 1 · Ontem às 10:05


Elga Jurema Chipanga Timana Anacleto Machava ai está a resposta
Gosto · 1 · Ontem às 11:55


Dibi Ndota Se as nossas cadeias forem como Hoteis 5 estrelas, tambem prefiria fazer uma temporada la
Gosto · 2 · Ontem às 9:14


Nadinho Mate Com mola, tudo vira caraíbas
Gosto · 2 · Ontem às 9:18


Nomis Erudam Meu caro Edgar Barroso, se ele não paga executa-se o património. Ele só escapa dessa se não tiver património suficiente para pagar a indemnização. A questão da indemnização é de cariz cível e não se intromete na questão criminal.
Gosto · 8 · Ontem às 9:15


Spirou Maltese ...e já dizem as más línguas que o homem "já não tem" património. Kkkkkkk
Gosto · 3 · Ontem às 9:22


Nomis Erudam Hahahahahah... "já não tem"! É melhor ele não se encrencar mais, porque a dama se pediu aquele balúrdio não sonhou, sabia que essa grana existe! Não vais pedir indemnização de 3.6 milhões de dólares a um camponês sem charrua sequer!
Gosto · 7 · Ontem às 9:26


Spirou Maltese Portanto foi com base no património dele que...
.epah... vamos lá produzir. Kkkkkk
Gosto · 3 · Ontem às 9:28


Dercio Nicolau kkķkkkkkkk edjehhh quem manda ter muito
Gosto · 1 · Ontem às 9:52


Edgar Barroso Opa, e ele não pode declarar "insolvência" e se safar?!
Gosto · 2 · Ontem às 9:22


Spirou Maltese ...solução a 50 cent neh? Vcs são maus sabem? Keekekekek
Gosto · 2 · Ontem às 9:23


Zenit Acrobaxis A nao ser que sonegue bens (e arranje outros problemas se descoberto)... No processo de insolvencia vao liquidar-lhe o patrimonio, pagar as dividas e deixar-lhe com o que por lei nao pode ser executado (os instrumentos de trabalho e roupas, cobertores... so para salvaguardar a dignidade humana).
Gosto · 4 · Ontem às 9:30 · Editado


Camilo da Silva Achas que a baixinha não sabe das coisas... Ela pediu o que sabe q vai ter
Gosto · 4 · Ontem às 9:28


Ivan Beleza Mas essa hipotética impossibilidade de pagamento e a eventual prova de insolvência só lhe pode ajudar em relação à responsabilidade civil. Pois para o caso da responsabilidade penal, isto é, do pagamento da multa, na falta de bens suficientes, é modificada na sua execução pela conversão em prisão pelo tempo correspondente.
Gosto · 1 · 15 h


Camilo da Silva Uma coisa é uma coisa (indemenização) e outra coisa é outra coisa (pena suspensa).
Uma coisa não iliba outra
Gosto · 1 · Ontem às 9:28


Mia Couto Junior Depende do que ele produz por ano. Pode se dar o caso de o valor ser muito aos nossos olhos, enquanto para o visado é inferior a o que perderia atrás das grades. Nós podemos aventar possibilidades, mas só ele sabe qual é melhor saida.
Gosto · 2 · Ontem às 9:29


Elvino Dias A indemnização é independente da pena aplicada ou seja aquela visa reparar os danos causados ao passo que a pena é consequência do crime
Gosto · 4 · Ontem às 9:36


Eddy Prínce Simbine Não ouvi eu q foi condenado a 4anos e convertidos em multa d 200milhões? swiku txakala txakala
Gosto · 1 · Ontem às 9:40


Elvino Dias Nada disso meu irmão
Gosto · Ontem às 9:40


Dimas Jose Até eu entendi assim caso não pague os 200 vai cumprir 3 anos e quaisquer meses por ai
Gosto · 2 · Ontem às 9:45


Renato Mufemane Ya Eddy Prínce Simbine! Swiku txakala txakala. Kkkkkkkkk
Gosto · 23 h


Chitukulu Mucumba Dizem por ai que se não paga nos 30/dias, a pena sobe pra cinco anos e mesmo assim deverá pagar os 200 milhões
Gosto · Ontem às 10:01


David Filho De Jairosse Para Mim O Montante É Muito Superior,ele Só Pode Comprir A Pena,quatro Anos Nao É Muito,ate Si Ele Si Comportar Bem Lá Na Cadeia Com Dois Anos Pode Vir Sair!
Gosto · Ontem às 10:07


Muzzo Bie É o mais inteligente a se fazer
Gosto · Ontem às 10:27


Nelsa Lopez Candieiro Não comento nada eu. Edgar Barroso.
Gosto · Ontem às 11:06


Rildo Rafael A mamã "Graça Machel" explodiu e falou que o sangue da filha ficará eternamente marcado nas mãos do Rufino...Violência não compensa!
Gosto · 2 · Ontem às 11:14


Camilo da Silva Será só assim? Creio que não.
O principal critério de cálculo é a equidade ( art. 496/1 CC). Depois acrescida das circunstâncias do art. 494 CC onde se encontram a referida situação patrimonial do lesante ( mas não só, existindo muitas outras circunstâncias nominadas e inominadas a ter em consideração).
Ademais, há o dever da proporcionalidade, resultante dá Constituição da República.
Se fosse só a condição económica do lesante a contar, quando um carro da HCB ou da MOZAL atropela e mata alguma criança, com culpa grave do motorista, então deveria arbitrar-se milhões de dólares de compensação. Se o lesante tiver uma seguradora forte por trás também. Se fosse o agente do Estado a fazer isso então a compensação deveria ser astronómica.

Esse juízo equitativo do Juiz não deve ser arbitrário ou feito ignorando a hierarquia de bens juridicos. Há regras. E faz pouco sentido que a compensação de um bem juridico menor ( amputação de uma mão) possa superar milhares de vezes a compensação média do bem juridico maior como é a vida humana.
Por último sempre diria que a compensação de danos não patrimoniais não visa pagar o bem danificado, que não tem preço atribuindo-lhe um equivalente pecuniário. Visa conceder ao lesado um lenitivo, uma quantia capaz de lhe proporcionar algumas vantagens, mormente de nível espiritual, que possam de algum modo atenuar pu mitigar o sofrimento, os desgostos ou a dor derivada da prática do acto lesivo.
Gilberto Correia
Gosto · 2 · Ontem às 11:17


Camilo da Silva E eu n etendo nada de direito
Gosto · Ontem às 11:17


Brazao Catopola eu cumpriria
Gosto · Ontem às 11:21


Camilo da Silva Pagarias a indemnização na mesma
Gosto · Ontem às 11:23


Sura Rebelo Spirou Maltese violencia domestica?

Gosto · 3 · Ontem às 11:50


Sura Rebelo

Gosto · Ontem às 11:51


Nicette De Amor Anomalias ou não existe caso... eles deviam ter trazido argumentos mais fortes...
Gosto · 22 h


Leticia De Ferrão O olho dela deve ter se ferido sozinho...haha
Gosto · 1 · 22 h


Spirou Maltese Esse é o grande erro que vai se espalhando. Eishh
Gosto · 2 · Ontem às 11:54


Sura Rebelo insultos aqui nao acabam. Salvaguardar minha educacao. Nem podes questionar atiram te a matar
Gosto · 2 · Ontem às 11:55


Spirou Maltese Como violência doméstica? !?!?!?! (
Gosto · 1 · Ontem às 11:54


Sura Rebelo Nao sei Spirou Maltese
Gosto · Ontem às 11:56


Renato Mufemane A ser isso, entendo haver dualidade de criterios, pois nao Camilo da Silva? Sem muito a comentar, ha tantas outras situacoes que andam por ai naquelas ou piores circunstancias. Porque nao se buscam estes dispositivos???????
Gosto · 1 · 23 h


Camilo da Silva Ou pelo menos deveria haver
Gosto · 1 · 23 h


Muzila Wagner Nhatsave Podem falar , zangar palpitar a verdade e nua e crua. esse bandido vai pagar pelo que fez. pode pagar ou ir a cadeia e cumprir metade da pena e ir embora. Ha muito palpiteiroa falar e a usar o dito senso comum, odio politico no julgamento deste caso. o reu escolheu a vioa da vitimizaçao , comprar a policia para desaparecer o auto, comprar jornais e tentar influenciar a opiniao publica. Meus amigos aqui nao e america onde ha juri popular. Nao confundam ausencia de jurisprudencia desta natureza com a falta de equidade ou ilegalidade da moldura penal. E bom a este nivel termos abordagens informadas e nao populistas. Quem puder que peça a stv o trecho da entrevista dada pelo Elísio de Sousa hoje de manha sobre este assunto. Foi claro e isento e levantou duvidas interessantes. Mas mesmo recorrendo nao havera suspensao da setença isto esta claro neste tipo de circunstancias. As pessoas querem fazer isto de uma guerra entre David e Golias. o Licuco nao e desgraçado nenhum, aliasi e um dos que fez rombos no Inss com o negocio informatico. Tentou humilhar a vitima trazendo para elenco da sua peça seguranças brancos e tudo. ele lixou se sozinho por ser arrogante. custava considerar se culpado, pedir desculpas e dizer que a agressao foi involuntaria? Quis por em causa isso tudo alegando queda, tanta burrice. o que mais me espanta e ver as pessoas a discutir dinheiro. tanta pequenez e maldade a mistura. Por alguem ser de classe alta nao pode queixar que e logo costas quentes. Sejam Honestos por favor. Ja ouviram alguma vez podres ou escandalos dessa familia ao longo dos anos? Os seus filhos alguma vez tiveram ma conduta na sociedade ou estiveram ligados a trafulhices? Esse odio e raiva vem de onde mesmo.?
Gosto · 10 · 23 h
Ocultar 11 respostas


Nicette De Amor Bem dito...
Gosto · 22 h


Naine Mondlane Bem dito meu caro.
Afinal não não único a pensar como o Ilustre Muzila Wagner Nhatsave! parabens pelo rico comentario e palavras sabias. o mocambicano em si ja nasceu invejoso. nao se esqueçam que a inveja mata!?!
Gosto · 1 · 20 h · Editado


Muzila Wagner Nhatsave E como mata
Gosto · 1 · 20 h


Edgar Barroso não sei se chamaria de raiva, ou de ódio, ou de inveja... penso que seja indignação legítima: pelos valores arrolados, pela celeridade do julgamento, pelo "sururu" nos media... entendes, bro?
Gosto · 1 · 20 h


Naine Mondlane Sim, até certo ponto poderias estar certo mano Edy. Já agora pergunto: Os 200 paus o Tal "L". Não possui?
Tu é eu sabemos que o nível de vida que esses dois levam esse dinheiro nem eh trocados deles!?!

Eu to nem aí para os dinheiros, se o juiz da Causa fosse um Naine? Cadeia só é só bastava para aquele caso
Gosto · 1 · 19 h


Naine Mondlane Mano' eh Inveja Sim!!
Conhecemos os nossos irmãos nos!
Gosto · 19 h


Edgar Barroso é... isso da "indemnização" pode abrir precedentes sérios.
Gosto · 1 · 19 h


Naine Mondlane Veja este poste do Matias.

Gosto · 1 · 19 h


Nicette De Amor E como... imagino como os nossos tribunais vou gerir essa situação
Gosto · 1 · 19 h


Naine Mondlane E este julgamento veio mais uma vez provar isso.
Gosto · 1 · 19 h


Alzira Magalhaes Parabens,muito bem dito,vamos deixar de ser rebeldes sem causa.
Gosto · 17 h


Edgar Malungane Obrigado Muzila deste tudo! A pergunta que não quer calar é: de onde vem tanta raiva e ódio? Porfavor não vamos misturar situações ou posições aqui! Esse senhor tende pagar pelas merda dele tsem, nada justifica o que ele fez com aquela senhora, mais nada mesmo
Gosto · 4 · 21 h


Muzila Wagner Nhatsave E exatamente isso
Gosto · 1 · 21 h


Fatima Mimbire Nao 'e bem assim. Ele pode ir a cadeia e continuar a dever s 200 milhoes. E sobre a pena suspensa, ha a dizer que ele se ele cometer um acto similar nos proximos cinco anos, a pena sera imediatamente aplicada, ou seja, a suspensao 'e levantada. Podemos nao concordar com o valor da indemnizacao (que a meu ver 'e bastante questionavel, sobretudo se o tribunal nao tiver atestado que ele tem capacidade para fazer tal pagamento. Mas, lembremo-nos que aqui na perola do Indico, ha gente que considera uns milhoes de meticais, quantia irrisoria. E 'e questionavel pelo facto de a consciencia da juiza do caso ter assim julgado perante os factos a sua disposicao, nao sabendo se ele julga sempre assim, perante outros casos de violencia que lhe chegam as maos e com gente endinheirada-desafio os jornalstas a investigarem as sentencas da juiza do caso noutros processos similares, ai teremo materia para ajuizar a sua decisao/julgamento), mas acho que todo o individuo (do sexo feminino e masculino) devem ser exemplarmente punidos. Cadeia mesmo e isso constar no registo criminal dessas pessoas. 'E que uma pessoa que 'e capaz de machucar fisica e psicologicamente a pessoa que diz que ama, a quem jurou diante dos progenitores da mesma (pessoa) e dos seus proprios, e noutros casos ate diante de Deus (atraves do padre/pastor), sinceramente, nao sei que genero de pessoa 'e essa. PS: O meu ponto 'e generico (refere-se a homens e mulheres), tendo como base o caso especifico em discussao.
Gosto · 12 · 19 h


Iris Maria Monteiro Eu penso que a intenção da juíza era justamente engaiolar o malandro ... mas a juíza do menino e juíza da Josina era a mesma?
Gosto · 18 h


Anabela Adrianopoulos Amo essa cabeça Fatima Mimbire
Gosto · 3 · 18 h


Hi Mina Aquele Rufino ali nao é de uma família rica.Conheço muito bem o jovem e acompanhei um pouco a sua história ate chegar onde chegou desde o seu 1° carro (Fiat uno,amarelo).Rufino,aliás,Madalito,nao sei se consegue pagar aquilo.Mas,bem feito pra ele q ja nem sabe cumprimentar os seus mais velhos..
Gosto · 2 · 18 h · Editado


Edgar Barroso
Gosto · 16 h


Hi Mina Conheço bem o jovem e tenho certeza de que a familia Machel pensa que está a lidar com alguem da pesada.É de uma familia humilde cujo pai ja falecido era um simples mineiro e a mãe é uma simples vendedeira no mercado de Bagamoyo onde o jovem nasceu e cresceu.
Gosto · 1 · 8 h · Editado


Edgar Barroso e como se tornou multimilionário?
Gosto · 4 h


Hi Mina Em off.Mas, posso adiantar-te que ja passou do ESTRELA vendendo motores de viaturas e o seu vôo começa quando um amigo do bairro de Hulene o convida a experimentar a área da informática
Gosto · 1 · 45 min


David Colaco Ribeiro Hehehe...prisão dói mano. Só de ficares 1 dia ali, podes te arrepender e pedir para pagar seja 200 ou outro milhão qualquer
Gosto · 1 · 17 h


Edgar Barroso heheheh... a decisão é dele.
Gosto · 16 h


Naine Mondlane Kkkkkkkkkkk... nunca lá estive, mas dói sim. Kkkkkkkkkkk
Gosto · 16 h


Armando Gild Pode sim optar em cumprir a pena de prisão, tens toda Razão Edgar Barroso. Se tiver o valor paga, se não tiver o valor cumpre a pena. Tem alguém de nome Elvino dias tentando criar ruido desnecessário

Sem comentários: