sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

AFONSO DHLAKAMA ESTÁ SENDO ENGANADO MAIS OUTRA VEZ!


Afonso Chicuare Chicuare com Eduardo Domingos e 8 outras pessoas.
Ontem às 7:36 ·


“Se depender de mim, teremos mais dias de trégua”- Afonso Dhlakama
Publicado por Diário da Zambézia


O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, disse esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, em teleconferência, com jornalistas da cidade de Quelimane a partir das matas de Gorongoza, que o assunto da paz tem vindo a ser tratado entre ele o chefe do estado moçambicano.

Nesta teleconferência, os jornalistas questionaram ao líder da Renamo se a trégua será estendida por mais tempo, visto que deu apenas 60 dias. Em resposta, Dhlakama num tom de algum conforto, assegurou dizendo que “se depender de mim, teremos mais dias ou meses de tréguas”– assegurou o líder para depois sublinhar que “os moçambicanos querem a paz, mas para isso devemos trabalhar, portanto, eu e o Nyusi que isso aconteça”– rematou.

Por outro lado, sobretudo no que toca a partilha do poder que sempre reivindicou após as eleições gerais de 2014, Dhlakama explicou que em 2019 os governadores serão eleitos, e segundo ele, todo este trabalho de alteração da legislação vai começar dentro em breve.

Refira-se que Afonso Dhlakama concedeu 60 dias de trégua das hostilidades militares que vinham assolando o pais.

Informações que nos relatam a partir de Maputo, as fontes idôneas dão contas que no final desta semana até a outra será despachado um numeroso grupo de esquadrões da morte (death squard) a paisana nas zonas centro e norte do País.

Por isso após a critica feito pelos radicais feito ao Filipe Nyusi, o anãozinho bélico maconde teve que imediatamente empossar o seu conterrâneo killer-ben maconde para pôr em prática, as duras decisões do clã maconde.


Em todas cidades do país já ninguém acredita nas promessas do líder da RENAMO, mesmos os próprios membros da RENAMO não vê com os bons olhos a paciência e a confiança que Dhlakama tem em acreditar que a frelimo vai entregar as províncias de bandeja.

Afinal porque é que a Frelimo continua a enviar militares para cercar a serra se o líder da RENAMO continua a acreditar na rendição da Frelimo?

É muito chato estar a ver um líder visionário e experiente como Dhlakama a ser enganado parece uma criança sabe!
Na Frelimo não se fala nada da entrega das províncias e o líder ficou tão contente com as telefonemas do Nyusi.
Que triste!
Esperamos ansiosamente que esta trégua traga algo palpável pra o povo caso não, o povo poderá mudar o cenário nas próximas eleições e estes que andam a aldrabar o líder a acreditar na Frelimo estarão envergonhados mas não disse.
Por: Afonso Chicuare


2
Chuphai said...
Difícil confiar em líderes que fazem tudo para atrapalhar o seu próprio povo. Agora sim, tenho dúvidas da governação da Renamo. Foi uma decepção para as pessoas que estavam a espera de mudanças nas províncias que seriam governados pela Renamo e agora vem o atraso e a única esperança é 2018 e 2019, mas desta vez os eleitores vão preferir outros partidos da oposição e não a Renamo e mais uma vez a Frelimo vai criar confusão e vai ganhar e nunca mais a governação da Renamo.
Agora esperamos Deus tirar os tiranos da Frelimo e na Renamo temos que esquecer…

3
Embora ainda se iluda sobre o seu dirigente Afonso Bandido Dhlakama e sobre a sua seriedade, ou diria eu a sua confusao total e estado de demência avançado, agora, em fim ou por fim, Unay Cambuma caiu nos meus argumentos e ele mesmo agora os propala. Ele que falava lirico e triunfalistamente nos seus comunicados da Renamo vaporisar os efectivos da Frelimo na Gorongosa, agora admite aquilo que eu dizia em rediculisaçao dos seus comunicados que nao fazia sentido a Renamo matar tantos macacos da Frelimo e tantos macacos da Frelimo restarem ainda vivos na Gorongosa.
Agora, ele admite a minha acusaçao de que a guerra que o patrao dele Afonso Bandido Dhlakama travava era uma guerra defensiva. Ninguem ganha com uma guerra defensiva nem inteiramente com uma guerra ofensiva, excepçao feita a guerra de Israel contra os estados arabes que derrotou total e completamente dentro de 6 (seis) dias em 1967 visto que o elemento de surpresa foi criado pela fanfaronice do Abdul Gamal Nasser do Egipto e foi aproveitado por Israel que repentinamente atacou enquanto dirigentes arabes gritavam que o tempo tinha chegado para eles deitarem o estado hebreu para o fundo do mar.
Agora ele caiu no meu ponto de vista de que o Afonso Bandido Dhlakama fazia parte integrante do genocidio da Frelimo contra os povos do centro e norte.

4



THIMBUINE said...

Parabéns sr. Unay por perceberes agora que a Renamo e o seu líder devem parar de enganar e brincar com o povo a espera de queijo que a frelimo vai lhes dar. Isso nunca vai acontecer. Você que fala e brinca com eles é que deve aconselhar esses seus amigos. Porque se continuarem a brincar a dizer estão a tolerar as brincadeiras dos criminosos da frelimo, o fim deles será trágico. O povo vai vencer!
Muzungu Ndini com Afonso Chicuare Chicuare e 5 outras pessoas.



NYUSI DISPENSA A EQUIPE DE MEDIADORES INTERNACIONAIS NO DIÁLOGO PARA A PAZ.


Hoje na praça da independência, durante as cerimónias de 3 de fevereiro, dia para homenagear aqueles que lutaram contra o colonialismo português que culminou na "libertação" de Moçambique onde no grupo são também incluídos os grandes valentes, André Matsangaíssa e Afonso Dhlakama, Filipe Nyusi usou as câmaras de TV e microfones de rádios e anunciou que está terminada a participação de mediadores internacionais no processo de diálogo para o alcance da paz efectiva. Mário Rafaelli e sua equipe já foram colocados fora do jogo. A frelimo conseguiu realizar e concretizar o seu maior desejo, o de tratar as coisas sem a participação de entidades estrangeiras. Aqui não se espera mais nada sério. Só BATOTA. Na sequência, Nyusi disse que já canalizou uma carta à Mário Rafaelli e seus companheiros agradecendo-os pela entrega no processo de pacificação entre os moçambicanos, acrescentando que a negociação fica ao critério dele(Nyusi) e do líder da renamo. Num outro desenvolvimento, Afonso Dhlakama disse hoje, por telefone aos seus membros e imprensa em Quelimane, que nos próximos dias os 2 grupos de peritos em descentralização e para o resto das matérias serão criados para tratarem dos assuntos. Avançou que cada grupo será compostas por 5 elementos, sendo 2 indicados por si, 2 por Filipe Nyusi e o restante 1 integrante será um especialista da área em debate.



NOTA: Dhakama será burlado novamente. Ele está a esquecer que o Nyusi é imprevisível. Não é sério. pisca à esquerda enquanto na verdade pretende virar à direita.


Muzungu Ndini, terras alheias.



Marcelo Mosse adicionou 4 fotos novas.
31/1 às 14:23 · Maputo, Moçambique ·


O lado sórdido e avaro de Afonso Dhlakama

De quando em quando, Afonso Dhlakama desfaz-se do animal político que cresceu nele e dos fuzis que usa como barganha, e veste a pele de um cordeiro com toda a sua avareza sórdida. Mas um cordeiro bom, inofensivo... e torna-se distante e macambúzio. Na paz podre que inaugurou o ultimo mandato de Chissano, e depois do terrível despique eleitoral de 1999, DHL enveredou pelos mesmos caminhos insondáveis.

As de 1999 foram as eleições mais contestadas pela Renamo. E justamente. Mas volta e meia, depois de uns meses de tensas conversações com o Governo tendo com palco a Assembleia da República, DHL se refugiou no silencio estranho de seus fuzis e começou logo a falar dos pleitos que se avizinhavam (2003 e 2004). O cenário se repete agora. Tantos meses de sangue nas ruas, de convicções quase infalíveis, e de repente ele se despe de seus instrumentos de luta política, anunciando a trégua e falando das próxima eleições. E regressamos de novo a uma paz-podre sem solução duradoira.

Quando em Dezembro ele assinou, sem assinar no papel, esta trégua com Nyusi, Dhlaklama referiu também que ia regressar a Maputo. Sem acordo nem garantias. E um mes depois do início da trégua natalícia, eis-nos sem um roteiro concreto para a paz. Ninguém fala dos mediadores, ninguém os manda chamar, ninguém fala dos grupos de trabalhos para a descentralização e para a integração das forças residuais da Renamo, e ninguém os manda formar.

Mas a paz esta aí. A classe política firmou um entendimento taciturno às escondidas da opinião pública, da sociedade civil (que também está toda ela caladinha no conforto de seus gabinetes em Maputo). Esta trégua não foi apenas um questão de bom senso das partes. Houve muito mais em jogo. Joaquim Chissano resolvia as makas com a Renamo com dinheiro. Dhlakama comercializava o calar dos seus fuzis. Quando o dinheiro acabasse, ele regressava ao palco da chantagem. Foi sempre assim. E, com todo este silencio à volta do roteiro para a paz em tempo de trégua, nalguns círculos da economia local começa-se a conjecturar que alguém tenha comprado o silencio da Renamo. Quanto custou? Quem pagou?


Comentários


Donaldo Chongo Nem mais, Marcelo Mosse. Alguém tinha que colocar o dedo nessa ferida colectiva.
Gosto · Responder · 2 · 31/1 às 14:30


Agostinho Augusto Aye? Foi pago?
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 14:30


Siro Siro Na ninha opinião meu caro Marcelo Mosse Mais vale uma paz comprada do que uma guerra justa... Com isto Não quero dizer que esta guerra é justa mas sim dar maior ênfase a necessidade de termos uma paz duradoura (o que está nos bastidores nem sempre é consensual para opinião pública- mas se os resultados forem bons.... Melhor)...
Viva a Paz
Gosto · Responder · 15 · 31/1 às 14:31


Helio Maximiliano Robiesperre "Mais vale uma paz comprada do que uma guerra justa"... Caro Siro Siro, com todo o respeito, a principio até parece bonito o que dizes, mas já pensaste que a validade dessa asserção depende do preço que for dado paz. E se por hipótese o preço da Paz for a violação de direitos fundamentais de um povo, será que valerá a pena compra-la. Acho que no caso hipotético que levantei a guerra justa faz mais sentido. Todavia, entendo o sentido do teu comentário e percebo que tentas defender que tudo deve-se fazer para se manter a paz. É legitimo.
Gosto · Responder · 2 · 31/1 às 15:26


Siro Siro Certo...
Gosto · Responder · 31/1 às 16:06


Tesoura Júlio Tuboi Subscrevo.
Gosto · Responder · 31/1 às 17:19


Oweni Esmael Certo vale mais uma paz "ensombrada" do que luto dos inocentes e agitação sem coerência. ...!!!

Não queremos saber quem pagou! Quem comprou o que! Mas paz entregue aos moçambicanos esse sim! !!



Leonildo Carlos Balango ""Paz podre"", ate quando? Havera' alguma solucao imediata para restabelecer a estabilidade ou "paz madura" nesta perola?
Gosto · Responder · 31/1 às 14:46


Marcelo Mosse Pois...este é o sumo do meu texto...


Neves Nhavene De facto este silêncio não é grátis.
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 16:09 · Editado


Geraldo Manjate antes vale um bom acordo do que uma boa sentença
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 14:54


Egidio Vaz Este tipo de abordagem não ajuda a resolver o problema. Eu sou das pessoas que não gosto de jogos não-limpos.
Existem problemas graves que aconteceram ao longo dos últimos vinte anos.
Primeiro foi o qu Alex Vines chama de falhanço do desarmamento da Renamo. Creio que por desconfiança, a Renamo não desmobilizou todos. Por outro lado, a ONUMOZ fez um péssimo trabalho dado que até o fim da sua missão, houve bases inteiras que não foram contempladas e esses se mantiveram lá por muito mais tempo. Reconhecer isso significa estar disposto em retomar a agenda de desarmamento sem ressentimentos nem aproveitamento político.
Segundo, antes de Dhlakama ser o problema do país, foi-no ele próprio vítima das suas próprias forças. Os atentos deverão recordar-se dos motins organizados pelos seus homens armados exigindo reintegração.
Terceiro, de facto, tal como afirma, Chissano tinha uma fórmula não pública que serviu para manter as forças de Dhlakama contentes. Por sua vez, parece que Guebuza não tinha a mesma fórmula. De permeio, a Renamo faz uso dos seus homens armados como força propulsora das mudanças e da privatização do campo político em Moçambique.
Ora, a saída parece ter sido já identificada pelos próprios líderes: a formação de uma equipa pequena, de especialistas para definir o melhor modelo de integração e ou reinserção social. Pelos vistos, ninguém melhor que Dhlakama compreende a necessidade de finalmente transitar a Renamo para um movimento político totalmente civil. Os custos logísticos da sua manutenção parece não mais comportáveis; a idade do líder vai exigi-lo a resolver alguns pendentes de uma vez para todos antes de perder as forças, enquanto internamente se observam as alternativas de liderança Pós-Dhlakama.
Mas esta transição deverá acontecer a par de um outro roteiro de reformas institucionais. Parece tratar-se da última chance em que a Renamo detém o monopólio da agenda pois depois desta, dificilmente as coisas poderão acontecer como antes – isto se assumirmos que a transição seja completa até 2020.
O que acabei de escrever é uma tentativa de assunatr Dhlakama num contexto de transições democráticas, tirando partido do pequeno roteiro já consensualizado entre as partes, nomeadamente a constituição de três equipas de tecnocratas para 1 –trabalhar na revisão constitucional, 2-Na descentralização e 3-Na reintegração/reinserção social dos homens armados, incluindo a integração de alguns nas hostes da defesa e segurança. Afirmei que não se trata apenas de um roteiro do dinheiro mas sim de uma agenda sobre a qual deverá ser trabalhada para que finalmente consigamos uma paz e partidos políticos sem soldados. Tal, deverá de certeza acontecer com contrapartidas. Se forem, que seja, desde o momento que seja a última vez.
Gosto · Responder · 22 · 31/1 às 15:07


Gulumba D. Mutemba A frelimo tem que ser dasarmada também.
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 15:35 · Editado


Jaconias Massango aplausos,Egídio Vaz
Gosto · Responder · 31/1 às 16:38


Oweni Esmael Boa análise Dr Egídio Vaz....num momento de paz penso que esse tipo de post não ajudam a paz que se pretende. ...porque já há matérias suficientes e subjacente conhecidas sobre "paz+conflito+democracia"!

Abraços! !
Gosto · Responder · 31/1 às 21:37


Dalfino Panachande Não provoquem o louco. Todos sabemos quem ele é
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 22:53


Marcelo Mosse Oweni Esmael Nao é o post que nao ajuda...sao as negociatas entre o Governo e a Renamo....foi assim que li o texto do Egidio Vaz....como é numa tregua ninguem faz nada para viabilizar a paz duradoira e nao a paz podre? Eu estou a denunciar esse silencio...sabe ler? Leia de novo. Jogo nao limpo é o que esta a ser jogado pela Renamo e o Govermo. Eu nao sou jogar....sou espectador....e esto aqui para denunciar essas artimanhas..
Gosto · Responder · 1 · 1/2 às 13:14 · Editado


Egidio Vaz Marcelo Mosse as suas teorias de conspiuração não têm espaço. Transforma suas suspeitas em certezas e depois comenta sobre elas. Eu li assim. Em nenhuma parte refere com quanto dinheiro foi Dhlakma comprado para ficar calado. Mas está tão convicto que foi assim. É assim como se avança no debate?
Gosto · Responder · 1/2 às 13:29 · Editado


Marcelo Mosse Egidio Vaz calma aí....vejo te na pele de quem gostava de avançar identicas teorias de conspiracao. Eu baseio-me na Historia e nos sinais que DHL tem dado ao mais alto nivel. Meu post encerra apenas a duvida cartesiana em funcao desse sinais e dessa Historia. E tenho legitimidade para fazer conjecturas, Se nao gostas, esse é seu problema. E se estás habituado a fazer censura no teu espaço não penses que vais estender esse apetite para aqui. Com que lata vens dizer que eu nao posso pensar e escrever no meu espaço. Muito pretensioso, né?


Jaconias Massango Depois de ser anunciada a trégua de 60 dias, tirei todas as dúvidas que tinha da Renamo e de Dhlakama, fiquei convencido que guerra que a Renamo fez dos 16 foi sem dúvida uma guerra de desistabilização. Será que há um plano e objectivo que orienta o que a Renamo e Dhlakama diz e faz?
Gosto · Responder · 31/1 às 15:13


Rui Costa Afinal a resistência militar não está aguentada com Ananás e mandioca ??!!
Gosto · Responder · 5 · 31/1 às 15:29


Mansur Bazilio Acha mesmo, mais velho? Heheheuheheheh
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 16:05


Francey Zeúte Para sobremesa serviram e continuam a servir. Eh eh eh
Gosto · Responder · 31/1 às 20:48


Sidonio Pedro E o prato principal são os moçambicanos.


Edu Humbane Nao acredito que a questão Dlhakhama e a Renamo se resumam a questão de dinheiro. Que as posições que tomou e não tomou no passado tenham a ver somente com dólares. Essa pode ser uma parte da questão. Mas não é toda a questão. Penso que a analise deve ser complexificada! Ha muitas outras variáveis que tem que ser chamadas! Meu olhar!
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 15:32


Gulumba D. Mutemba De facto esta trégua não está a ser explorada, todos estamos no silêncio, não estamos a fazer nada que possa transformar a trégua em uma paz efetiva, esquecemos que as forças armadas das tuas partes aínda encontram se là nas matas a se apontar um ao outro com armas.
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 15:48


Estacio Valoi 'E sim Egidio Vaz foi de facto um processo carregado de muitas incongruencias que ao longo deo tempo foram sendo fintadas e nao soluciondas. Contudo, sanaveis sem assentar os problemas sobre o dinheiro enquanto a estrutura, esta maquina nao estiver solida
Gosto · Responder · 31/1 às 15:52


Silvestre Chiuone Malate Um parêntesis Marcelo Mosse, hoje o primeiro-ministro inaugurou a primeira fase da obra do canal do chiveve. Esteve lá inclusivamente o edil da Beira. Você que consegue navegar à vontade nas águas da nossa política, pode partilhar-nos o seu saber sobre os contornos do processo? Recordo-me da troca de mimos entre o edil da Beira e O governo de Sofala a respeito do assunto....
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 16:06


Forbes Nhaca Meu caro tenha piedade acho que o post do Mosse esta a falar de um outro assunto, vamos focar nos no assunto em causa. Sorry


Inocêncio Albino Marcelo Mosse , obrigado mano, esse deu texto é bastante pertinente. proud.
Gosto · Responder · 2 · 31/1 às 16:26


Maximo Bonifacio Bonifacio Se for verdade k ele foi comprado. Sim este dinheiro valeu, do k akele k vai ser pago as dividas.
Gosto · Responder · 3 · 31/1 às 16:31


Raul Novinte Sr. Marcelo Mosse, a quem você dá a culpa sobre o comportamento do Dhlakama? Pois muitos moçambicanos sabem que o Dhlakama não é a pessoa a culpar. O Sr. Marcelo Mosse esquece muito depressa. Se lembra do dia 25 de Setembro de 2015 e do que aconteceu com Dhlakama? Melhor escrever algo justo para que você seja reconhecido, pois escritas injustas nós moçambicanos repudiamos logo. Você está sendo injusto com Dhlakama. Eu gostaria que você escrevesse algo sobre os seus proprietários, pois pelo que vejo você é daqueles que pensam que Moçambique é uma propriedade da Frelimo... Sinto muito!......
Gosto · Responder · 8 · 31/1 às 16:55


Gito Katawala Raul Novinte, quando o MM escreve sobre as "culpas" da cúpula da FRELIMO onde é que você se esconde?
Eu até posso entender o seu ódio visceral contra a FRELIMO, mas a paixão com que queres defender ou justificar as acções de Dhlakama faz-se crer que a legião de seguidores dele vai nos forçar a viver com rancores e ajuste de contas por muitos e longos anos.

Triste! 😦😏
Gosto · Responder · 13 · 31/1 às 18:01


Raul Novinte Gito Katawala nunca pensei em odiar em alguém, muito menos um partido. O fato de criticar alguém não significa odiar. E para bem saberes , nunca odiei a Frelimo, mas sim o que não gosto é como a Frelimo tem governado o país. Pois, querermos ou não todos e muitos de nós somos da Frelimo ou já fomos da Frelimo algum dia, daí não há razão de se odiar. Eu pessoalmente já usei farda e patente da Frelimo. Mas eu não mencionei a Frelimo no meu argumento acima contra MM. O MM também não fala tanto da Renamo mas sim do Dhlakama. E o que me fez repudiar é ver total esquecimento do que aconteceu contra Dhlakama em 2015. Alias, os tais críticos do Dhlakama não sabem o que querem. Ora quando o Dhlakama dirige a guerrilha contra Frelimo dizem este assado e guisado e quando ele assina um acordo de trégua aparecem com comentários diminuitivos contra Dhlakama. Afinal de contas o que querem?
Gosto · Responder · 31/1 às 19:30 · Editado


Buene Boaventura Paulo Caro Raul Novinte, será que leu e compreendeu o texto de Marcelo Mosse? O contrário do que dizes ele enaltece o lado bom de Dhlakama, que não obstante as contradições que lhe envolve ele decidiu, unilateralmente oferecer uma pausa (in)justificável para o nem todo um seu povo, MAS fé - lo de forma estranha porque não há um roteiro claro para uma paz duradoira que se vislumbre, até provavelmente ser forçado a pegar em armas para corrigir os erros (latentea) à vista nas próximas eleições. Aqui o Marcelo Mosse apela à uma atitude consequente do líder, que não deve se conformar com uma paz podre.
Gosto · Responder · 8 · 31/1 às 20:29


Raul Novinte Buene Boaventura Paulo "Houve muito mais em jogo. Joaquim Chissano resolvia as makas com a Renamo com dinheiro. Dhlakama comercializava o calar dos seus fuzis. Quando o dinheiro acabasse, ele regressava ao palco da chantagem. Foi sempre assim. E, com todo este silencio à volta do roteiro para a paz em tempo de trégua, nalguns círculos da economia local começa-se a conjecturar que alguém tenha comprado o silencio da Renamo. Quanto custou? Quem pagou?" O que você acha que o MM está dizendo?
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 20:34


Raul Novinte Buene Boaventura Paulo, você é que não leu bem o texto eu li e entendi e por isso repudiei esse tipo de escritas.........]
Gosto · Responder · 31/1 às 20:37


Buene Boaventura Paulo Mas afinal o que está a acontecer? cade os mediadores ou pelo menos um exigir de algo substancial por parte da Renamo... aqui alinho com Marcelo Mosse. Quanto às tais formas usadas no passado acho ser uma pincelada a mais que Marcelo Mosse deu ao seu texto. Eu não acho que a Renamo vive e consente tudo a seu desfavor a partir das migalhas do governo, mas que o silêncio o Líder é estranho isso sim. Este é a essência do post. Aliás o MM vai longe e aponta as suas baterias a outros actores vivos da nossa sociedade. Abraço
Gosto · Responder · 2 · 1/2 às 0:23 · Editado


Paulo Gote Raul Novinte tambem concordo com o seu repudio se estamos a pagar divudas criadas pelas elites do governo não é estarmos a os comprar? Portanto esse tipo de alegações nao periscrevem o sei em relação a AGP é q nesse pacote ha la clausulas que dão conta a um valor que deveria ser dado a renamo para a logistica dod seus homens e no tempo do Chissa era pago e os ducessores não o faziam
Gosto · Responder · 1 · 1/2 às 9:43


Joaquim Gove Boa reflexão a do Marcelo Mosse!!
No meu ponto de vista e pegando mesmo nas "pazes podres" que são sempre coincidentes com peitos eleitorais, adiro, sim, na ideia de que há quem as compre de Dlakhama.

Porém, tenho estado também a ver nas acções "guerilhadeiras deste nosso compatriota, uma outra coisa que é uma chantagem; uma especial de propaganda política e eleitoral que sugere que o medo acabe por encher as urnas com votos pró DLH e renamo.

Eu ñ acho que aqueles que são maioria cá encasa (Moçambique) - os tais que podemos chamar de não analfabetizados; aqueles que ñ entram em.debates e análises deste tipo de matérias - entre viver ameaçados de morte e outras perdas materiais (caso os guerilhadeiros ñ vençam) e dar o poder a quem quer vencer (com.ou sem razões justas), estes escolheriam o pior lado (a morte e perdas). Acho que o medo de retorno à guerra é ou pode ser um grande instrumento de coação para que as populações votem.


Edson Maveto Falta de honestidade intelectual nesta pérola do Índico.
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 17:13


Zeferino João Boa tarde. Quando a abordagem é a paz dedido me a perceber o que os meus concidadao acham que falhou. Este post de MM pega por trazer uma visiao exposta num plano inclinado, daí o comentario tanto quando forte de Novinte. Mas o meu comentario nao é avaliar as ideias dos outros mas quero convitar aos meus amigos a centrarem se no pensamento logico do Ilustre Vaz, pois levanta varias questoes que fizeram com tivesses a chamada paz precaria e daí avançarmos pelas soluçoes. Obgado.
Gosto · Responder · 2 · 31/1 às 18:18


Antonio Gulube Isso me faz recordar dum passaro segundo a lenda contada por mais velhos, que nao tinha ninho, quando chuvesse xilreava apelando o fim desta afim de construir seu ninho, so que apos chuva nao mexia palha nenhuma, na chuva seguinte, a mesma ladainha. Portanto, clamamos pela paz, clamamos pela tregua afim de se resolver mhaka tranquilo, a dita tregua ou paz podre esta ai, mas nem palha para ca nem para la, mais uma vez voltaremos a nao congelar a paz ou tregua e de novo vai apodrecer. Afinal esquecemos rapido!
Gosto · Responder · 2 · 31/1 às 18:49 · Editado


Joaquim Gove Eu nem acho que há quem esqueça, ñ neste 'post' de MM. Nem muitos dos comentários indicam isso. Eu acho que a questão é de uma paz podre, da qual não estamos interessados, pois não vai durar. Já tivemos algumas assim e que sempre se fazem coincidir com peitos eleitorais. Portanto, acho mais uma apelação à acções tendentes à uma paz verdadeira e efectiva, não desta gwevada que tem sempre riscos de esgotar o stock "por razões logísticas"! Acho que mais uma apelação para que seja construído o ninho assim que a chuva parou, pois é do que não se vê sinal algum...!
Gosto · Responder · 1 · 1/2 às 13:38


Marcelo Mosse justamente


Carlos Mairoce No meu entender, creio eu que este deveria ser o momento certo de quem de direito tratar de negociar com a Renamo e resolver questões pontuais e de discórdia. Não se espera cobrir a casa quando há sinais de que a chuva irá cair daqui há pouco. Mais do que o silêncio de Dhlakama, penso que seria pontual falar de questões de desmilitarização da Renamo, inclusão dos Moçambicanos na governação e se calhar uma possível mudança do sistema de governação para o federalismo.
Gosto · Responder · 2 · 31/1 às 19:12


Hussein Nácir Rupava Dhlakama voltou a Lucidez mano Marcelo Mosse. Já viu que o Governo está pauperrizado e desgraçado. O caso dele é como de um bebé que chora em casa de pobre porque quer tomar leite Nido mas os pais não tem capacidade para comprar a lata. Vai ter de se contentar com folha de chá mesmo. Leite só os camaradas servem. Ate já com Paz dele emprestada. Amanhã se não sair Leite vão fazer os fuzis roncarem. Ahhh País de Mentira.
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 19:49


Sanildo Mutuque "Sim à Paz!"...

Atravês do link a seguir: https://m.youtube.com/watch?v=jw9aAUXBDoA

Confira o video do Artista/Activista "Mutuquiriss" com o titúlo "Fungulany masso(Abram os olhos)" e faça questão de partilhar com os teus contactos do Whatsapp e os amigos do Facebook (atravês de uma publicação), para que o video chegue a mais gente...

Levar isto à mais gente pode até não fazer de tí um "Herói nacional" ou um "Grande Revolucionário", mas faz de ti o herói dos vários "Compatriótas" que sentem na pele os efeitos que a defesa dos interesses daquela "gente" e as suas acções irracionais têm sobre a "nossa gente"...
Ai vai o link do video mais uma vez: https://m.youtube.com/watch?v=jw9aAUXBDoA

Paz e fungulany masso

Gosto · Responder · 31/1 às 20:07


Solomone Manyike A luta continua!
Gosto · Responder · 31/1 às 20:40


Orlando Alberto Milisse Em outra ocasião teria escrito, não percamos tempo escrevendo comentários que não ajudam na manutenção da paz. Se foi ou não negociada com dinheiro, para o povo que sofre isso não interessa, pois, mesmo se o mesmo dinheiro não tivesse pago a paz, certamente que não estaria nos bolsos do povo. Por isso apelo à manutenção da paz. Pagando se como não o povo agradece.
Gosto · Responder · 4 · 31/1 às 22:42


Orlando Alberto Milisse Afinal o que realmente queremos? Coloquem se no lugar de quem estava na linha de fogo, ou que tivesse filho, irmão, esposo nessa situação, não imaginam o alívio.
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 22:45


Beto Tembe Grande Orlando...Grande ponto de vista. O post do bom do MM dá a sub entender que ele não quer paz....já dissemos aqui que nem a frelimo e nem a renamo são vencedores. O vencedor e povo.....o povão, como dizia o bom de Victor José....
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 22:48


Marcelo Mosse Pois eu nao quero uma paz podre...quer que haja nesta tregua uma roteiro para uma paz efectiva...


Beto Tembe Temos que manter esta paz a tudo o custo. Se for necessário pagar, que se pague. Afinal não queremos a paz?? Porque o povo até hoje idolatra o Chissano?? Porque o povo não quer saber de guebuza??? Sejamos razoáveis....
Gosto · Responder · 31/1 às 22:50


Carlos Patricio Há um roteiro que muitos compatriotas não estão a equacionar e que, se calhar, é o mais importante de todos: o do fim das fraudes eleitorais. Sem as fraudes eleitorais o povo moçambicano tem a garantia de paz duradoura. A fraude é a mãe de todos os problemas e a sua inexistência a chave de todos os problemas. Tenho dito e agradeço os que "me lerem". Não vos peço para concordarem comigo, seria pedir demais, pois, eu vos conheço bem. Quando chegarmos ao processo eleitoral os mesmos problemas vão se repetir, as mesmas "irregularidades" vão ocorrer, os mesmo observadores internacionais, com medo de perderem o gás e o petróleo, dirão que as eleições foram justas e transparentes, a mesma CNE vai ditar resultados que conhecemos e o mesmo conselho constitucional vai carimbar a confusão. Luz verde para matar e oprimir os oprimidos deste cascalho do Índico. Bem haja a democracia de kalashinikok.
Gosto · Responder · 6 · 31/1 às 23:08 · Editado


Elvino Dias Eu sempre defendi isso. Eleições transparentes são fundamento da paz
Gosto · Responder · 1/2 às 8:06


El Patriota Excelente caro Carlos. Pena, o grande Marcelo ignora esse lado da nossa democracia putrefacta!


Carlos E. Nazareth Ribeiro Há muito que se devia ter dado início ao processo de desmascarar esse pseudo-chefe-da-oposição-inexistente! E, igualmente, de muitos dos "quadros" que o rodeiam ou que o assessoram. Acontece que, para mim, uma Oposição tem que ser coerente, credível, ter programas elaborados sobre Planos exequíveis, saber "desmontar" o Sistema com fundamentos, com argumentos sólidos e não com balas...
Gosto · Responder · 1 · 31/1 às 23:27


Narcísio Mula Se deram dinheiro a DHL ele deve estar a usa-lo para comprar as FADM que estão perto dele
Gosto · Responder · 2 · 31/1 às 23:58


Mario Nunes Afinal o Povo é que continua a sofrer
Gosto · Responder · 1/2 às 0:43


Yoma Mimi
Gosto · Responder · 1 · 1/2 às 1:53


Jose Baloi Queria como? Que a guerra continuasse? Sera que e mesmo do dinheiro que Dlhakama luta? Lembra que a Assembleia da Republica mandatada pelo Presidente Guebuza aprovou mordomias jamais vista para o lider e este negou preferindo continuar sua luta? Analise bem isso, e por dinheiro mesmo? Do nosso lado quem dos africanos negaria tantas mordomias e ir no mato beber agua do poco?
Gosto · Responder · 3 · 1/2 às 3:39


Mauro Jesus Ó Marcelo Mosse penso que a ocultação do processo de paz foi a melhor via para fintar aqueles que sempre inviabilizam a paz. AMMD não é distraído conhece o bandido de longe. Te lembras de ele ter dito que se deixarem o FJN trabalhar em paz teríamos uma paz duradoura? Desculpa a repetição.
Portanto não vamos fazer análises por trechos isolados
Gosto · Responder · 1 · 1/2 às 7:39


Mauro Jesus O braço militar da Renamo não cairia na mesma cantiga
Gosto · Responder · 1/2 às 7:41


Sidonio Pedro Já caiu


Alzira Magalhaes viva a paz
Gosto · Responder · 1/2 às 9:34


Victor Cordeiro quanto custa, por quanto tempo e favorece a quem este tipo de negociata...
Gosto · Responder · 1/2 às 11:00


Arlindo Zandamela Afinal quem é Renamo e quem é Governo?
Vocês pah
Fome isso...
Vão a Machamba
Gosto · Responder · 1/2 às 15:29


Oldemyrw O Afrikanu Mabote O País da "bolada", até a Paz bola-se...
Gosto · Responder · 1/2 às 20:13


Amado Couto Muito controversa a tua prosa caro Marcelo. Este tema não se resume ao dinheiro e a personagem do líder da RENAMO. Merece uma análise profunda e talvez encontremos os caminhos para uma paz não mediada( que são sempre efêmeras) mas para um futuro em que se calem em definitivo as armas. E o país cresça com o seu povo feliz e o bem estar para todos. Não sou político, nem politigo, nem comentador. Faço aquilo que posso para esse bem estar a começar pelos meus colegas de trabalho que dão um exemplo condigno.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 0:09


Tininha Samuel Mbaila Que se lancem os dados....!!


Américo Matavele
1/2 às 13:41 · Maputo, Moçambique ·


Sobre a nomeação do General Lidimo para a Secreta

Só vou citar um comentário que se aproxima ao que eu entendo desta nomeação. Eis:

"Nas actuais circunstâncias, não havia melhor escolha que General Lidimo. Conhece tudo e todos pela cor e nomes, interesses e coração; inimigos internos e externos; possui experiência combativa e de contra-inteligência e com o mérito de ser veterano da luta de libertação nacional; um patriota assumido e que não deixa reservas, pessoa que por várias vezes se expôs ao risco de morte, pela pátria. Esse sim, não tem tempo a perder.
Agora, os lesa-pátria que se ponham a pau. O serviço de segurança de um estado actua para proteger os cidadãos e o estado. Quem se agita com a nomeação de pessoa certa sabe do que está a temer."h eh eh eh eh eh...


Nhanisse?

Comentários


Patrick Mondlane Nao poderia ter sido melhor colocado. Concordo!
Gosto · 3 · 1/2 às 14:52


Sidonio Pedro Os que se agitaram com a nomeação de pessoa certa, estão silenciosos hehehehe
Gosto · 2 · 1/2 às 15:01


Helmano Nhatitima Hehehe tanto medo de uma pessoa Jizas...
Gosto · 1 · 1/2 às 15:02


Américo Matavele Sabem porque do siêncio.
Gosto · 1 · 1/2 às 15:06


Mendes Mutenda he he he he he he he he he he he he he he... quando o inimigo lhe ataca saiba que está perto da base dele e estas num bom caminho na operação kikikiki
Gosto · 4 · 1/2 às 15:07


Angela Maria Serras Pires Por acaso já estamos a seguir os passos deles todos caso queiram fazer algum disparate como já são burgueses vão derrapar nos seus negócios entre filhas de PR e de sises
Gosto · 1 · 1/2 às 15:18


Américo Matavele Eles quem?
Gosto · 1/2 às 15:19


Muhamad Yassine Será isso que um serviço de segurança precisa para um ambiente mundial em que estamos ? Pessoalmente não vejo assunto nenhum na nomeação, pelo que espero ver os frutos para poder saber se foi boa ou não
Gosto · 6 · 1/2 às 15:27


Américo Matavele Concordo também com essa visão.
Gosto · 1/2 às 15:35


Pietrine Million se for boa, vao exonerar cedo...nhima vc
Gosto · 1/2 às 15:42


Dinis Chembene O facebook nao é paciente meu caro.
Gosto · 1/2 às 15:56


El Patriota Só não vou te rebater porque tenho medo dele, mano Américo. Li sobre a sua fama.
Gosto · 2 · 1/2 às 15:55


Mendes Mutenda Quem não deve, não teme
Gosto · 1/2 às 15:56


Américo Matavele Kkkkkkkkkkkkkkkkk...
Gosto · 1/2 às 16:02


Taisse Sigaúque kkkkk.... El, medo porque?
Gosto · 2 · 1/2 às 15:58


Américo Matavele Fala lá Mano. Kkkkkkkkkkkkkkkkk...
Gosto · 2 · 1/2 às 16:02


El Patriota Leia o Canal de hoje...
Gosto · 1 · 1/2 às 16:05


Sidonio Pedro O Canal? Kkkkkkk, essa piada foi mesmo forte.
Gosto · 3 · 1/2 às 16:30


Américo Matavele Não tive acesso. Vou procurar.
Gosto · 1/2 às 18:46


Dinis Chembene Eu como de SISE so entendo de alguns manos, geralmente "bebados" que andam a "vasculhar" minha vida la nos distritos e que alguns dias depois ate me sao simpaticos. Afinal nao tenho nada a esconder...
Gosto · 1/2 às 16:05


Max Lee Outra coisa é aquela que vejo sempre aqui no Facebook, muitos acham que são analistas em todos os assuntos, técnicos, sociais, políticos.... Não é fácil encontrar alguém completo assim. Deixem a política para os políticos e a perícia militar para quem sabe o que é isso. São eles que derrotaram o regime colonial português, por isso sabem muito bem quem pode ou não fazer isso ou aquilo. Se não andar bem, e soubermos as razões, então vamos comentar, agora só olhar e desejar ao veterano sucessos na carreira.
Gosto · 1 · 1/2 às 16:07


Jossias Ramos Khwaaa!...
Gosto · 1/2 às 16:47


Akino Vicente ESPERO P VER PORK SISE D ONTEM E DIFERENTE D HOJE
Gosto · 1/2 às 18:34


Homer Wolf Sobre o nomeado, li algures, e partilho com a devida vénia:

«Lagos Lidimo foi chefe adjunto provincial de segurança na província de Cabo Delgado durante a luta armada de libertação nacional. Juntamente com Salésio Nalyambipano, coordenou a base Moçambique D, que depois da conquista da independência foi transformado em centro de reeducação, mais conhecido por Ruarua.
Graves violações da legalidade foram perpetradas no centro. Aí permaneceram antigos combatentes da luta de libertação nacional e presos políticos, todos vítimas da barbárie denunciada por aqueles que de lá conseguiram escapar com vida.
Além do cargo que desempenhou em Ruarua, Lidimo foi chefe da Contra-inteligência Militar, órgão do Ministério da Segurança (SNASP), responsável por outros actos de barbárie, tal como o recentemente denunciado nesta rede social por Edwin Hounnou a dar conta da morte trágica do irmão, Fernandes Baptista, membro do Comité Central Frelimo.
Na CIM, Lidimo actuou em estreita colaboração com os ministros da segurança Jacinto Veloso e Sérgio Vieira. O Dr. José C. Massinga, antigo quadro superior do Ministério dos Negócios Estrangeiros, narra num livro, «The Life and Walks of Dr. José C. Massinga», os actos de tortura de que foi vítima na BO (Brigada de Operações), na Machava, às mãos do SNASP.
Durante a guerra entre a Renamo e o governo da Frelimo, Lidimo foi comandante militar da Província da Zambézia, cargo que ocupou de 1986 a 1989. E evidenciou-se nesta etapa da sua carreira pela crueldade para com suas próprias forças no teatro das operações, conforme narra o autor do livro, «Análise Estratégica da Liderança na Guerra em Moçambique», Joaquim Manjate.
A nomeação de Lagos Lidimo anunciada hoje é um grave retrocesso no processo de edificação da democracia e da legalidade no nosso país e um atentado à memória dos que morreram em Moçambique D/Ruarua desde a luta armada até à conquista da democracia em 1992, enlutando a Pátria Amada.»
Gosto · 3 · 1/2 às 21:31


Antonio A. S. Kawaria Alguém desmente o que consta nessas obras?
Gosto · Ontem às 16:36


Cristina Amelia Você não vale nada como gosta de vukuvuku. Cuidado nhanisse esse é o verdadeiro Sise
Gosto · 1/2 às 21:58


Antonio A. S. Kawaria Se a missão do SISE fosse cumprida de forma republicana e como ouvi o próprio Nyusi a descrever, os que teriam medo de Lidimo seriam os de dentro.
Gosto · 14 h · Editado


Américo Matavele Isso.
PIMO - Bloco de Orientação Construtiva
3 de Fevereiro de 2016 ·


SOBRE A FRAGILIDADE DA LIDERANÇA NO SEIO DA RENAMO : UTOPIA OU PROPAGANDA BARATA

Depois de mais de 20 anos, Dlhakama distanciado dos seus antigos guerrilheiros, sem nenhuma relação financeira e nem logística para alimentar os laços de subordinação, qualquer pessoa atenta acaba ficando de boca aberta, pois não é comum na história das lideranças no mundo, um líder, nas circunstâncias de Dlhakama, continuar à merecer voto de confiança e fidelidade dos seus antigos guerrilheiros!

Só este fenómeno, dispensa qualquer tipo de comentário em relação à consolidação da Liderança no seio do Partido Renamo!

Em Outubro de 1992, este Homem surpreendeu meio mundo ao dar à voz do Comando de cessar fago com efeito imediato em todo território nacional, sem ter deixado alguém mal informado em relação à notícia do fim da guerra!

Nós acreditamos que à única estratégia de vencer Dlhakama, passa pelo princípio de reconhecer o mérito e demérito do Líder, caso contrário, deixa os seus detractores totalmente desacreditados, quando se prova que Dlhakama não padece de diabetes
agudas e nunca foi vítima de nenhuma trombose!

Quando se prova que Dlhakama continua rodeado de gente que lhe são fiéis, desmentindo à propaganda que o Líder está ficando cada vez mais isolado, por causa da deserção massissa dos seus homens armados, pois questiona-se: em que território nacional esses homens viviam há mais de 20 anos, sem ter visto os raios solares da Governação da Frelimo?

Em todo território nacional o governo da Frelimo está a gerindo à vida de todos cidadãos, e esses que estão desertando em que escuridão viviam? Só hoje é que lhes chega à informação de que Dlhakama é aldrabão?

É tempo para que os nossos investigadores comecem a investigar o fenómeno Dlhakama, pois toda tentativa de o ignorar, acaba desaguando num oceano de humilhação sem precedentes!

A Frelimo quando opta por ataques ao Dlhakama sem nenhum recurso à estratégia científica, acaba promovendo gratuitamente à sua imagem e consequentemente sua popularidade!

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

IraComentarPartilhar
Comentários principais
6060
28 partilhas
22 comentários
Comentários


Escreve um comentário...



PIMO - Bloco de Orientação Construtiva Meu caro Elias Adriano Chamusse!

Para alcançarmos o nosso nobre objectivo que é de colocar frente a frente Sua Excelência o Presidente Nyusi com Sua Excelência Afonso DLHAKAMA, Líder da Renamo, numa negociação directa, devemos evitar chamar nomes pejorativos para cada uma das partes!

Saudações construtivas do seu amigo e compatriota YSIBINDY
Gosto · Responder · 1 · 4 de Fevereiro de 2016 às 14:33 · Editado


Abdul Latif Mussagi O tombo do rinoceronte passa por remover o capim que se encontra em sua volta. Quando o meu Senhor que me criou quer arruinar alguém a primeira coisa que lhe retira é o juízo, assim aconteceu com faraó que se intitulava de deus, que na hora de partida ficou tão ignorante que não soube reflectir como um mar pode se dividir ao meio e fazer estrada. Assim será o fim dos tiranos.
Gosto · Responder · 14 · 3 de Fevereiro de 2016 às 6:11


Nelsonbernardo Zacarias Porque a midia vive encobertando o governo do dia, aonde andam os jornalistas corajosos e investigativos, porque a STV mundou tanto assim, ja n vai ao terreno pra trazer a real situacao do pais sobre confrontos militares, Dhlakama e o unico corajoso e sabe como levar a frelimo a democracia,,,
Gosto · Responder · 5 · 3 de Fevereiro de 2016 às 11:51


Zeferino João Meus amigos cada partido politico tem a sua filosofia e acredito que todos eles tem o mesmo fim, nos tirar das teias da frelimo. Vamos respeitar as estrategias de cada um deles. Agora a coisa triste é o mudismo que o terceiro poder optou. Capitulacao ou conivencia? Porque evitam trazer a verdade do que é a vida dos mocambicanos? Quem os silenciou? Quem comprou as mentes dos nossos jornalistas? Dr Tomas Vieira Mario o que se passa no organismo de que é dirigente?esta cominicacao social que merece a Mocambique? Latimavel como temos mentes tao paratas e possiveis de serem compradas por uma simples promocao .
Gosto · Responder · 3 de Fevereiro de 2016 às 15:01


Desidério Manuel Doarte Eu vou acreditar se um dia mi provar o seguinte:
Em que base eles vêm?? Onde estão os seus fardamentos e armas?? Como possível 100 homens fortemente armado saírem de gorongoza até Maputo sem serem interpelado?? Se são desertores só vão directamente a Maputo no gabinete sem conhecimento do chefe de localidade, chefe do posto, sem conhecimento do administrador nem do governador? Se nas campanhas eleitorais os desertores dos partidos soa apresentados nos locais. Brincar mal com o povo em notícias falsas. Por isto são vocês o governo que andam a desenformar a população no cuidado de cólera.
Gosto · Responder · 3 · 3 de Fevereiro de 2016 às 10:00 · Editado


Nemane Selemane Eu acho que quem falou da desorganizacao na renamo e um doente mental que precisa de um sanatorio urgentemente. Como diz o post, mesmo eu nao consigo acreditar no que estou a ver. Num acto silencioso toda agente apoia a renamo. Porque?
Gosto · Responder · 1 · 3 de Fevereiro de 2016 às 18:44


Paulino Madriz Amigos um dia vamos charar quando este sr morer.onte disiam que messuia nao era profeta mais sim falço profeta mais hoje resamos a ele amen
Gosto · Responder · 5 de Fevereiro de 2016 às 1:59


Elias Adriano Chamusse Sua excia presidente dlhakama. Eé organizado. Lamento no caso do burro que falou negativamente
Gosto · Responder · 4 de Fevereiro de 2016 às 11:46


Augusto Ernesto Mabjaia Salut , na verdade o que a frelimo anda a fazer não fica bem, pensa a que está a densecorajar o inimigo proferindo palavras ofensivos contra a oposição, mas não sabe que está criar mais raiva e o inimigo ficar nervoso e todos nós ja sabemos quais são as conseqüências quando um nosso amigo, familiar e seja quem for! está nervoso.
Gosto · Responder · 3 de Fevereiro de 2016 às 6:16 · Editado


教皇神聖 Prefiro Renamo k PIMO k ate hoje nao sabe s eh partido ou sucursal da frelimo.
Gosto · Responder · 1 · 3 de Fevereiro de 2016 às 13:56


Felisberto Jose Buland Um dia chegara a verdade,e teremos a verdadeira democracia em mocambique.
Gosto · Responder · 3 de Fevereiro de 2016 às 16:22


Andre Jorge Chifeche So pode ser um psicopata quem nao conhece a liderança da renamo pois mesmo uma criança de 2anos conhece quem é o lider da renamo.
Gosto · Responder · 2 · 3 de Fevereiro de 2016 às 9:48


Raimundo Aguiar Almonte Dhlakama e um politico carismatico.e ainda tem apoio populacional e os seus homens armados confiam nele devido a pilitica da frelimo que nunca mudou.e acredito eu que em termo de ataques ou guerra como a frelimo pretende a renamo vai ganhar.ele e homem humilde e que faz suas politcas no campo nao na cidade como faz a frelimo.aceitem dialogo do que continuar na vergonha porque nao vao ganhar nesse vucu-vucu.
Gosto · Responder · 3 de Fevereiro de 2016 às 15:37 · Editado


Melissa Gonçalo Saudades do meu primo dlakama
Gosto · Responder · 1 · 3 de Fevereiro de 2016 às 8:30


Muhamad Yassine Partilho com respeito este post
Gosto · Responder · 4 de Fevereiro de 2016 às 1:52


Agostinho Augusto Exacto
Gosto · Responder · 4 h


Graciano Cornelio Subscrevo totalmente. Que extraordinária reflexão!!!
Gosto · Responder · 3 de Fevereiro de 2016 às 6:39


Candrinho Clementino O que e PIMO ???...equipa de futbol da praiia , nao e??
Gosto · Responder · 3 de Fevereiro de 2016 às 9:38
1 resposta


Isaias Nyamunda Palavras sábias
Gosto · Responder · 3 de Fevereiro de 2016 às 12:20


Albertino Razao Roste Bem falado e bem dito.
Gosto · Responder · 3 de Fevereiro de 2016 às 6:33


Abdul Latif Mussagi

Gosto · Responder · 1 · 4 de Fevereiro de 2016 às 13:11


Minerio de Oliveira é falta conciencia
Gosto · Responder · 3 de Fevereiro de 2016 às 16:24

Comentários


Eduardo Domingos Concordo e vejo todos dias o desalento dos membros e simpatizantes. Sao tantas mensagens que recebo a questionarem a seriedade do lider.
Gosto · 6 · Ontem às 8:42


Afonso Chicuare Chicuare Dhlakama pensa que o povo é propriedade privada sua, mas não sabe que essa confiança que o povo deposita nele terá limites
Gosto · 14 · Ontem às 13:44 · Editado


Araujo Manuenca Jose Concordo contigo meu ilustre o lider ja passou o limite nao diz k ele eta serio
Gosto · Ontem às 13:19


Amilcar Antonio Esdor Sinceramente
Gosto · 1 · Ontem às 8:47


Thonice Nsimbi Ayigoveki Sitoe Se o marechal Dlakama não consegue teremos que unir a nossa força pk se juntar à frelimo é igual a quem volta a comer vômitos
Gosto · 3 · Ontem às 8:47


Ákila Eunice Papasseco Domingos Unidos somos invencíveis
Gosto · Ontem às 8:51


Eduardo Domingos O trabalho politico nas bases está completamente estagnado e bloqueiado. Toda estrutura politica de nivel provincial, distrital e localidade está inactiva com medo de esquadroes de morte. Afonso Dhlakhama espera de hosanas de quem?
Gosto · Ontem às 8:54


Mondjovo Zunguza Esse senhor ja Xta velho e melhor substituir, ele trabalhou muito fez aparte dele. Ak nao havera nenhuma entrega das provincias.isso e jogo d passa tempo ate pegarem o kota ou ate as proxima elecoes,, eu Tou cansado nao vejo nada,,
Gosto · Ontem às 8:54


Ismael C. Gocaldas Ya política doe,ainda não viram nada,o Dhk ja era,coloquem o Hermínio morais para vos liderar.
Gosto · Ontem às 9:03


Felismino Elias Alfredo Alfredo o puder nao se conquista aranca se agora nada d luz verde com nenamo ja era.

Gosto · 1 · Ontem às 9:15


Nelson Nelson

Gosto · Ontem às 9:26


Anthony D'Alpoim Manesa So Guerra civil e ke a Frelimo Aprende bombas no Maputo a ver como os investimentos extranjero começa a sair e Volta a inseguridades
Gosto · Ontem às 9:33


Anthony D'Alpoim Manesa Ke Vernon have falarvam dos Portugueses
Gosto · Ontem às 9:34


Cardoso Henriques Jente noa se preocupem com o lider.a frelimo esta em frente duma grande armadilha e a tregua e uma isca
Gosto · Ontem às 9:45


Domingos Alfredo Mateus Meu irmão tenha paciência a vitória é da RENAMO afrelimo já era nem combustível não tem salário tem problema 13 pagarão metade guerra custa dinheiro si Moçambique fosse uma empreza xtaria a declarar falência os bons dias virão tenha paciência irmão. Mas não dis bom dia
Gosto · 5 · Ontem às 9:54


Sebastiao Massingue Tenham paciência a vitória é da RENAMO meus amigos lembram o que dizia hamiseze? É o que vai a conteser com a FRELIMO muito tsem!! O pai do povo não é criança ele tem toda a estreia para liquidar só por única só vez viva, viva RENAMO
Gosto · 1 · Ontem às 10:12


David Junior Tivane O líder da Renamo precisa ter agenda e decisiva,porque assim tudo que ele fala deixa com liberdade de pensar e expressar oque cada um pensa,eu digo que ele so ameaça.
Gosto · 2 · Ontem às 10:19 · Editado


Xavier Clinton Xavier Eu nem sei dizer qual o pensamento do lidare ainda continua aceitar ser embrulhado nas mantas?
Gosto · Ontem às 10:16


Ali Alberto Vahaly So hoje tentam perceber que o líder da RENAMO não tem agenda do sonho do povo!? Vocês dormem e o mundo marcha! Eu acredito surgimento de um projeto político alternativo numa das regiões do país. Não bélico nem armas mas conquistará almas.
Gosto · Ontem às 10:20


Nitafa Nitafa Nomo Dhlakama sabe muito bem com que está lidando. Essa não passava de um bolo envenenado e ele sabia muito que a Frelimo usaria da mesma para movimentar suas tropas, esquadrões da morte, bem como material bélico. As perdizes estão mais do que nunca em prontidão combativa. E podes crer Chicuare, basta 1 tiro para a Frelimo ficar para história. Mais nada disse.
Gosto · 3 · Ontem às 10:25


Mr'Peter Casimiro SO ESPERAVA ISSO
Gosto · Ontem às 10:26


Nitafa Nitafa Nomo Até agora que estou escrevendo este comentário ha uma movimentação maciça dos periquitos e os Comandos da Renamo nem estão preocupado porque trata se crianças e pelo contrário estão com muita pena, visto que passam das barbas dos Revolucionários sem pensar.
Gosto · 6 · Ontem às 10:28


Afonso Chicuare Chicuare O Líder tem agenda sim mas só que é muito passivo
Gosto · 5 · Ontem às 10:29


David Junior Tivane Agora ele deixa o outro sabotar sua Agenda na barba dele???Cuidado que passividade poderà o trair a quaisquer instante....
Gosto · Ontem às 11:11


Mangane Mangane Bala Não vejo, nada de especial no final dessa trégua alem da grande oportunidade que sempre acompanhamos de envio e de forço militar, o material bélico secretamente é transportado por camiões que fazerm viagens inter provinciais. Objectivo desses sanguinários é incuralar o Dhlakama e seu partido a recuar nas suas exigências, assim o tempo vai passando até 2019.
Gosto · 3 · Ontem às 10:30


Calisto Meque Meque Antes de julgarmos Dhalakama é preciso fazer uma retrospectiva de desse processo todo, desde após as eleições até a tomada de posse dos deputados.
Gosto · 2 · Ontem às 10:32


Calisto Meque Meque A passividade do líder é a melhor chave que pode usar, e dizer que ninguém irá mudar abandonar o líder como alguns estão a tender desviar o pensamento do povo oprimidi
Gosto · 2 · Ontem às 10:34


Elves Cean Tovic Isto ai q xamam d lider so esta p dsmoralizar e cortar forca , vontade e coragem do povo q e manifstar sabiam ? !
Gosto · Ontem às 10:38


Mangane Mangane Bala Calisto Meque Meque, faça uma estimativa de inocentes que morrem nessa passividade, outros sem escola, assistência médica e medicamentosa, abrigo e não matas. Hoje a trégua vai terminar quantos raptos e assassinatos que devemos esperar ou assistir??? Militar quando morre pouco me interessa...
Gosto · 2 · Ontem às 10:39


Nito Americano to a pensar seriament noutra opção para eleções vindouras. que ñ seja nem a frente da liberta de mafiosos, nem Resistência que por sinal mas se confund com disistência....quero que o meu voto tenha um impacto vislumbrant tipo um tchek mate
Gosto · 1 · Ontem às 10:46


Afonso Chicuare Chicuare Na RENAMO está isento de lambebotismo quando algo está errado é preciso chamar pelo nome, eu resistente Afonso Chicuare quando algo está errado falo não calo como alguns que nunca lhes vi a criticar algo se quer!
Sera não há coisa a criticar?

A luta da RENAMO era de criar a liberdade e direito de manifestar algo quando se descobrir que anda muito mal
Gosto · 5 · Ontem às 10:55 · Editado


Salomao Facitela Concordo, sem bajulações descabidas nem fanatismo.
Gosto · Ontem às 11:17


Alex Mukora certo
Gosto · Ontem às 11:48


Grande Boss Certo
Gosto · Ontem às 12:14


Calisto Meque Meque Certíssimo
Gosto · Ontem às 14:07


Bizmungo Arape Tuto A razão e a popularidade que a Renamo tem põem-nos seguro mas devemos lembrar que o povo faz leitura das coisas e porque sao humanos a qualquer momento pode perde a confiança e dificuldade serã de como reconquistar.
Dhkma continua a trabalhar arduamente mas tem cometido erros que precisa pessoas tão proximas dele para lhe dizer a verdade ao em vez de lhe aplaudir. Alguém pode me dizer oque a renamo ganhou quando decidiu em naoh
participar nas eleições autárquicas passadas? E boicotamos oque?
Hoje ele aceita cessar fogo para o bem do "povo". Que povo se as armas que a frelimo está a movimentar nessas tréguas sao para matar o povo? Analisemos bem Srs.
Gosto · 2 · Ontem às 10:57


Salomao Facitela Subscrevo-me...!
Gosto · 1 · Ontem às 11:19


Afonso Chicuare Chicuare Tem internautas que tem medo de criticar quando algo anda mal abrilhatam tudo e isso é mau estariamos a comparar-se com a frelimo
Gosto · 1 · Ontem às 10:58


Armando Tomas Fernando Fernando E uma pena que nao conseguimos resolver nossos problema ,pacificamente ,
Gosto · Ontem às 11:00


Custodio da Silva Li a tentamente a sua publicaçao e comprieendi uma coisa ,que voce expreme um sentimento profundo pelo lider da renamo por alertar. Outro comprieenderam mal por pensar que estas a desconfiar da seriedade do lider. Olha quando estao em um jogo da final se queres uma victoria critique os seus jogador terao um final feliz. É isso que Afonso Chicuare Chicuare esta aqui a fazer.
Gosto · 4 · Ontem às 11:02


Afonso Chicuare Chicuare Mais uma vez repito o povo deu confiança ao Líder mas não pra abusar da mesma confiança sob pena de o povo desacreditar as promessas do lider.
O povo não é propriedade privada da Renamo e muito menos do Excelentíssimo General Afonso Dhlakama porque o povo cansa e luta pra vencer.
Gosto · 6 · Ontem às 11:04 · Editado


Afonso Chicuare Chicuare O povo não é propriedade privada da RENAMO e muito menos do excelentíssimo General Afonso Dhlakama!
O povo cansa e muda mentirosos e aldrabões são aqueles que dizem e pensam de que o povo vai continuar eternamente a confiar na Renamo até no dia do juízo final ainda mais com estas decepções todas.
Gosto · 4 · Ontem às 11:10 · Editado


Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi o meu silêncio tem algumas características e efeitos só q muitos não sabem. as fantasias ainda vai existir e o povo servir da carne d canhão
Gosto · 2 · Ontem às 11:11


Afonso Chicuare Chicuare Ninguém julgou ninguém aqui
Gosto · 3 · Ontem às 11:11


Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi general deixa as pessoas sem entendimento pra continuar na luz das trevas.eu julgo a quem deixa os outros a cair na desgraça pela sua culpa.este post é saudável. pra os entendidos
Gosto · Ontem às 11:15


Andries Lauryn Os curandeiros contratados pela frelimo trabalham mesmo,visto que Dhakama parece ter perdido a noçao do perigo.
Dhlakama já me decepciona sabe?
E há rumores de que no dia 4 de março vem à maputo para retomar a sua vida politica.
Talvez queira abandonar as suas exigencias!
Triste!
Gosto · Ontem às 11:13 · Editado


Albert Mussov Chandibakira Moyana SER POLITICO E SER ESCRAVO DO PAIS DLAKAMA E AMIGO DELE NYUSI PENSAM K SO ELES SAO SERES HUMANOS E O RESTANTE SAO ANIMAIS SELVAGENS mas ainda digo mais k QUEM MATA PELA ESPADA DA ESPADA MORERA se o DLAKAMA ja xta cansado pode Dar oportunidade a outras pessoas #* A HONESTIDADE E A UNICA MOEDA K VALE EM TODA PARTE * * porfavor sr DLAKAMA pedimos a paz , SERA K LA NO PARTIDO RENAMO NINGEM E CAPAZ DE SUBSTITUIR? ATE AS PROXIMAS ELEICCOES TEM K XTAR DE FORA ESSE VELHOTO CHEGA CHEGA pelo pecado k moises fez ao longo do caminho Josue e k tomou conta para ultrapassar no Rio jordao perdoem me la mas isso e verdade
Gosto · 1 · Ontem às 11:14


Ariscado Ariscado Dos Ariscado Será estes gajo frelimista conseguiram curandeiro quando nyusy fala com dhalakama ficar feliz com coisa lixo e falço, eu comcordo consigo chicuar a frelimo nao vao entregar as provincia por bem e devia haver bang bang até la no topo.
Gosto · 1 · Ontem às 11:18


Nito Americano verdade ou ñ pois faz o juiso da quilo que é verdade endeterniment de como todos pensam! ...o facto em discução e a manutenção da resistência no que tagi os objectivos de um povo sofridor e as possives resoluções para discentralização de poder sistematizado e confinado no maputo...embora pocos dias para o termino da fim das treguas. poco ou nada se fala do assuntos candentes aos objectivos pela qual a renamo revidicava o seus direitos ofiscados que veio culminar com a gerra de revindições por part dest...ate ai do lhe toda razao. agora tregua é sinal que à uma entrega de ambas part para resolver o problema e ate agora nada.


Salomao Facitela Permitam m dizer q a Renamo devia ter sido um pouco +severo na altura das hostilidades...
Sempre q froxa o adversary avança,
No dia q a frelixo conseguir excalar e se instalar na sera, adeus Renamo com todo povo.
Gosto · 1 · Ontem às 11:33


Be Focus Pois. Achamos que e urgente para o lider vit a publico exclarecer ao povo sobre seu ppssiveil plano da Paz
Gosto · 3 · Ontem às 11:36


Bartolomeu De Elisa Matresse O lider ainda nao apanhou licao de ser enganado. Creio pudia mudar a politica


Organon O Pensador O líder da RENAMO está ser enganado ou a RENAMO e a FRELIMO estão a enganar-nos (nós o povo)....Senhores atores da política selvagem e sanguinária, vocês sempre negociam entre vós e nenhuma das partes põe o povo a par dos pontos acordados, das garantias e das condições negociadas, porém quando as coisas correm mal para um de vocês, veem encher-nos de mentiras, choramingos e reclamações dizendo que fazem isto mais aquilo em nome do povo...! Parem de palhaçadas, porque este povo não é composto por crianças que vocês afirmam representar....! Que se lixe a RENAMO e junto com a FRELIMO....POVO NO PODER!!!!
Gosto · 1 · Ontem às 12:04


Grande Boss Nem sei o que dizer


Philip A Simango Cofias nele
Gosto · Ontem às 12:34


Estevao Ferreira Trabalho arduo; excelente feito pelo Chiquare
Gosto · Ontem às 12:35


Abdul Razak Muariga Muariga Sabe lambe botismo esta em todo lado em. Tods partido
Gosto · Ontem às 12:35


Abdul Razak Muariga Muariga O povo ta siente. Dixo so nos estamos canxados com a frelimo Mas Todos sao axim
Gosto · 1 · Ontem às 12:37


Fernando Sande Unay ja leu esse post?
Gosto · Ontem às 12:57


Custodio da Silva Quem disse pelo amor do seu filho nao lho pode repreender esse amor é falço. Quem tem abusesso nao quer operar com o pretexto de sentir uma dor permanecerá mais tempo com dores,. Todos nos precisamos de djakama mesmo o comite central da frelimo precisa dele.
Gosto · 2 · Ontem às 13:00


Araujo Manuenca Jose Desde do 1ºdia k Dhlakama anunciou a tregua o povo sabia k Dhlakama mas uma vez recebeu dinheiro cm a no encontro cm chissano em gorongosa so essa tregua ajudou o povo a dormir e viver livre
Gosto · 1 · Ontem às 13:05


Antonio Milton Mais um cabrao da O J M com ideias sujas.
Gosto · Ontem às 18:24


Araujo Manuenca Jose Nosso Dhlakama e santo demais sempre no final do ano promete mes de Março,Março,Março e cansativo etams ja proximo de 2018
Gosto · Ontem às 13:10


Joana Simeao Ntelela AFONSO CHICUARE,
Muito obrigado pela crítica.

Eu mesma comentei aqui nesta rede sobre a PACIÊNCIA do Líder que não ajudava o povo nem a Renamo muito menos ao Lider.

Eu disse:
Até certo ponto é traição ao povo de que ele tanto ama. MAS EM 2018 E 2019 O POVO VAI ESQUECER DE VEZ A RENAMO E O SEU LIDER CASO CONTINUE A TRAIR O POVO DESTE JEITO.

Joana em Ntelela
Gosto · 2 · Ontem às 13:51


Elias Luis Alfandega Alfandega Afinal
Gosto · 1 · Ontem às 13:53


Vandeli Leite Misericórdia
Gosto · Ontem às 13:55


Jeremias Chilaw Entregar as Provincias de Bandeja? O que isso? as provincias nao sao propriedade para serem entregues a seja quem for. Quem pensa que as recebera esta enganado. Rendicao da FRELIMO? esta tudo doido...
Gosto · 2 · Ontem às 14:06


Ndashaishenhy Inini

Gosto · Ontem às 14:07


Rogerio Sambane Raice eles estao apreparar esquadroes e nos vamos preparar os veitiname . xao baixas dox ladroes
Gosto · Ontem às 14:08


David Dinheiro

Gosto · 2 · Ontem às 14:17


Abdul Razak Muariga Muariga Mano calisto se a renamo foxe um partido serio nao estaria a fazer tantas promexas ao povo e asaber Q Nao comprir
Gosto · Ontem às 14:25


Abdul Razak Muariga Muariga Logo sabe se q a renamo nao sabe fazer apolitica so sabe prometer E prometer ao povo e nunca realiza as promexas
Gosto · Ontem às 14:27


Abdul Razak Muariga Muariga Mano vce se lembra depois das eleicoes de 1999 quantas promexa fizerao e2004 ate2014. Era de esperar Q nunca vai realizar nenhuma promexa
Gosto · Ontem às 14:30


Angandimasso Alface Luís Ya o velho ta perdendo capacidade, já não sabe o que ele ta fazer, o povo foi bruto ao votar na renamo e o Dhlakama? Agora porque o líder ta só enganando o povo? Esquece que haverá mais eleições 2018 e 2019? Trégua só para os da renamo, os da frelimo tão sempre a movimentar e a aumentar efectivos militares e materiais bélicos.
Gosto · 2 · Ontem às 14:41


Mariana Chacha O povo como sempre e ke sofrera as consequências.
Gosto · Ontem às 14:57


Angelo Mualo Se eu fosse político diria assim: vão a merda todos e esqueçam meu voto 18/29 ñ me traz nenhum benefício.
Q abuso é esse?? Eu vos votar em contra partida me pagam pelo engano. Mas isso terá fim tarde q seja.
Gosto · Ontem às 15:00


Fernando Limpo Concordo com vosco doi ser resistente somos pescados dum lado pa o outro, mas agora a coisa k vai fazer povo xqueser da RENAMO E xta historia de promenças e nao cmprir.
Gosto · Ontem às 16:18


Zina Ngorinenhi Thomas Renamo caiu nas jogadas da frelimo,e o proprio lider decretou tregua benificiando a frelimo grandemente pork militarmente a frelimo ja havia perdido,neste momento a frelimo esta empenhado em reforcar as base e fortificar si e co m novas posicoes com objectivo de obrigar a renamo para nao participar nas proxims eleicoes,,, os esquadroes estao sendo enviado neste momento em todas provincias para comecarem a actuar no ambito de campanha para matar quem sera candidato para eleicoes municipais e presidenciais o lider nao fara campanha pork sera fatal.
Gosto · 1 · Ontem às 16:41


Juliao Mussalafo Muito mau os mocambicanos aida continua a morer o nosso pai seraki ele nao sabe?


Filipe Augusto Natal Todo mometo olider da renamo esta ser ibrurrido com a frelimo olider da renamo esta ser matrecado com o criaca mas bem dhlakama foi conplado com chissano so quantas membro moreu quata pessoas que perdera as suas bem por rerassao do amal dhlakama mas issu dhlakama nao pessa de isto continua matrecar os membro e matrekar o povo.
Gosto · Ontem às 17:47


Mushandi Ndimambo Voces queriam renamo fazer guerra ? Quem quer lutar nao é renamo ou dhlakama é proprio frelimo ,
Gosto · Ontem às 17:51


Gote Rafa Existe uma visão no líder, ele tem muitas experiências, os que dizem que ele está sendo enganado é porque não está a ver qual é a estratégia que ele vai usar, a RENAMO sem as 6 províncias na sua posse não irá aos eleições, tenha conhecimento.
Gosto · 2 · Ontem às 18:00


Alberto Mau Mau Tera perdido sendo a frelimo no pider nao ha nem uma etrategi a funsionar com o lider so nos os k seguem estaremos mal
Gosto · Ontem às 18:57


Joaque Muchanga O Lider da Renamo nunca e jamais será enganado pela Frelimo nem por nyusi, o Lider é mais esperto e estratego. Nenhum soldado da Renamo será enganado, ao contrario o nyusi já rendeu, esperemos para ver o fim do jogo quem será vencedor, aliás a Renamo ja venceu a guerra. Paceiencia amigos.
Gosto · 3 · Ontem às 18:06


Afonso Chicuare Chicuare Vamos esperar pra ver
Gosto · Ontem às 18:14


Gote Rafa Falaste bonito joaque Muchanga
Gosto · Ontem às 21:08


José Chambuca Viva Renamoooooooooooo
Frelixos ;(;(;(;(;(
Gosto · 22 h


Rail Dique DHLAKHAMA NUNCA SERA ENGANADO IRMAOS EU SEI K ELE TA BEM ATEMTO NISSO MAIS, IXO D K A FRELIMO VAI ENTRGAR AS PROVINCIAS D BANDEJA EXKECEM
Gosto · 1 · 22 h


Lucas Julio Guenzi é sou fazer quera nao há nada de negocio frelimo sabe muito bem que quando aseitar isso era uma vez frelimo
Gosto · 10 h


Azevedo Magobeia Olha irmao chicuare,diga este dlakama dito,se este ano chegar ate no mes de junho ele sem ser entregue as 5 provincias k opovo sofreu em votar ele pra obem dele e da familia dele,proximas eleiçoes 2019 opovo vai mudar ocenario,vai ter menos votos e nenhuma provincia ele vai ganhar mas,prontos falei e ele ja ta a ser bebe,kuando chora è dado chucha.
Gosto · 8 h


Alice Da Sheila Gomes Confiamos ao nosso Lider e ele realmente eh um fracasso. mas vao vamos parar por aqui.
Gosto · 6 h


Joaquim Antonio O lider sabe o que esta fazer e com que faz , porque fez. Portanto nós aqui, viremos o que vai acontecer o amanha. Tudo k tem seu principio tem seu termino. O mais nao disse.


Miro Bata Ele ja provou k so ele e Afonso podem acabar com a tensão poltico militar o k a gente ker é eles os dois continuarem com o diálogo a maneira deles para termos a paz nesta terra
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Muzungu Ndini Complicado
Gosto · Responder · 5 h


Angandimasso Alface Luís Dhlakama é crescido não descobre as mafias da criança Nyusi,......? Melhor se render a frelimo para que ficássemos em paz nas casas com as nossas famílias
Gosto · Responder · 5 h


Artur Matusse A RENAMO esta a brincar connosco assim ja nao vamos confiar mais nele.



Armando Tomas Fernando Fernando Vamos ver ,onde isso vai chegar
Gosto · Responder · 5 h


Muzungu Ndini Miro Bata, a frelimo nao trata as coisas com seriedade. O Nyusi recebe ordens.
Gosto · Responder · 1 · 5 h · Editado


Miro Bata Nisso tens razão meu irmão.



Graciel Sicavele Acho k vai ser difícil termos paz em Moz.os políticos não estão preocupados com a paz mas sim com a guerra.talvez ganham muito com a guerra,mas eu quero a paz.
Gosto · Responder · 5 h


Angandimasso Alface Luís Haaaaa, você não sabes os militares tanto como os autores de guerra ganham muito, em roubos, violação das mulheres, e nos militares mortos eles ganham os subsídios envez dos familiares.....!
Gosto · Responder · 5 h


Antonio Milton Se queres a paz diz ao sr nhusi.
Gosto · Responder · 5 h


Graciel Sicavele Por isso k usei o termo políticos.



Francisco Ramuses Voce andre maxangaisa co mariceta etram aonde? Ponto 1 mariceta xta vim maxangaisa mureu alutar pra seos etrese
Gosto · Responder · 5 h


Ricardo Manhoso Estevao Volta a escola seu astuto .....



Evane Jo Beste Vamos ver!
Gosto · Responder · 5 h


Da Cruz L Alere Eu acredito mto no meu Partido Renamo mas tbem quando a gimola e demais o pobre dsconfia!
Gosto · Responder · 5 h


Muzungu Ndini Ramuses, Matsangaissa e Dhlakama eram da frelimo. Lutaram contra o colonialismo. São heróis.
Gosto · Responder · 6 · 5 h


Samussone Luís Dessa vez teguru será apanhado em contra mão. Vamos assiatir
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Antonio Milton Nunca!



Angandimasso Alface Luís Obrigada Muzungu, ele se brincar será comprado e não terá mais confiança com o povo mocambicano . Será algo errado tarmos a votar alguém que só repara os seus membros a serem matados tipo ratos sem benefícios para os familiares e colegas de trincheiras. Vamos virar o disco, não podemos ser inimigos da frelimo em vão......!
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Dionisio Paulo Vahanle Espero que da tudo certo, caso haja uma traicao na parte do Nyuse nao imagino o que esse pais vai vever nos proximos tempos.
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Cardoso Henriques Coordenar com ele e unica maneira.mas o problema e do presidende e telequiado
Gosto · Responder · 5 h


Alfredo El Cakito Macuacua E agora o Dlhakama luta contra a ditadura da FRELIMO
Gosto · Responder · 5 h


Abrantes Nelson Novais Nelson Sera k Mocambique xta em queda livre ou vmos esperar pra ver?
Gosto · Responder · 5 h


Antonio Milton Acho q o Líder ensinou o suficiente como se trata os mafiosos, duvido muito que o nhusi não tenha assimilado a matéria!!!
Gosto · Responder · 5 h


Fernando Lavieque Mantenho a minha fé em ambas as partes, pois os moçambicanos merecem a paz e tranquilidade.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Leandra Salvador Palhaçada
Gosto · Responder · 5 h


Joaquim Albino Mandala não pode ser engano com afrelix, eles sabem matar,por favor nós cremos você papa grande k fez tudo em Moçambique.agora xtamos em paz por causa da você djaka,,Aki em Teté perdemos irmãos, pais ,avós.todos morreram com afrelixo, toma Atenção.
Gosto · Responder · 5 h


Nacer Rungo Rungo E é só fantasia este líder ainda dormiu vamos governar até cem anos da FRELIMO isso não restam dúvidas próximo ano vamos por os preços baixos e vamos por a vida dos moçambicanos saudável isso é a FRELIMO que faz a FRELIMO que sobe a FRELIMO que da
Gosto · Responder · 5 h


Dionisio Lourenco Palhaço vc
Gosto · Responder · 2 h


Nacer Rungo Rungo Achas que vamos escovar
Gosto · Responder · 2 h

Escreve uma resposta...



Jose Ofece Deniasse Ofece Eu duvido os bandidos d frelimo
Gosto · Responder · 5 h


Nelson Arnaldo Arnaldo Arnaldo A frelimo ja deu tud k tinha pra dar , agora xega ... Nós o povo pautemos pela manifestação duma vez por toda !!!
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Nelson Arnaldo Arnaldo Arnaldo XEGA DE PAPO FURADO ... XTMOS CNSADX D SER ENGANDX BASTA BASTA E BASTA ....
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Elias Goonda Elias Tudo isso é enganar o povo,e é fazer tempo pra acabar o mandato de Filipe Nyusi.
É um combino entre renamo e frelimo atrapalhando o povo.
Somos visto como últimos brutos
Gosto · Responder · 1 · 5 h


David Dinheiro

Gosto · Responder · 5 h


Anselmo Joao ACREDITO COM TIGO AMIGO MUZUNGU NDINI QUANDO DIZ QUE E UMA BURLA ESSA TAMBEM TOU CONTIGO O NYUSSI NAO E SERIO TEM A SEGUNDA OPÇAO QUE E DE ANIQUILAR O LÍDER DA RENAMO
Gosto · Responder · 4 h


Azaria Sitoe ESTÁ DE PARABENS, O PRESIDENTE NYUSI E O LIDER, AFONSO DLHAKAMA.
Do resto so queremos o caminho aberto.para PAZ.
Assim ja foi vencido o "Monstro" das disconfianças que alguns dos internautas afectos ao partido de perdizes, caso do autor deste post.
Gosto · Responder · 4 h


Elvino Dias Eu nunca duvidei da burrice do líder. Por vezes ele torna-se criança. É chato viver um ciclo vícioso
Gosto · Responder · 4 h


Sergio Maguidja Muhlanga A ferida do povo ja tem a cura,só falta o dia para ser aplicado,A frelimo ja é a cobra sem dentes.
Gosto · Responder · 4 h


Stefan Zweig eu pergunto: agora aqueles assuntos assinados lá na mesa da mediaçao serao postos na AR para serem aprovados Ou ficam multiplicados por zero? Faz de conta que aqueles encontros só tavam a enterter o povo? Brincam bem pah!
Gosto · Responder · 4 h


Simone Tazondiwa Mas reconhecemos o pensamento estratégico do grande General.
Gosto · Responder · 4 h


Joana Simeao Ntelela ESPERO QUE DLAKHAMA NAO TRAIA O POVO
Gosto · Responder · 4 h


Omar António Dhlakama ja tornou matrego do pais, cada muda das ideias em 9 horas d tempo. Esse papa merece substituiÇao na lideranÇa di nosso partido
Gosto · Responder · 4 h


Maria Manjate Infelizmente ja nao há nada a esperar. Agora estamos entrgues a nossa propria sorte e ao diabo.
Gosto · Responder · 4 h


Ndashaishenhy Inini A Frelimo nunca aceitou pelo dialogo, as vezes este objecto resolve problemas.

Gosto · Responder · 1 · 4 h


Nelo Artur Leo Extou a juntando pauzinhos.
Pra qui a tregua seja a solução de tudo.
Gosto · Responder · 4 h


Azaria Sitoe Aqui na rede social, ha pessoas sem noçao da vida, parece que se fossem elas a estar a frente duma direçcao do partido Renamo, e a dirigir estando nas matas teriam a coragem de ficar prepetuamente lá, nao aceitar nada na mesa de negociaçao! Improcritas!...
Deixem o Lider fazer cedencias para por fim esse conflito.
Gosto · Responder · 4 h


Jornal Zechau Mas sera que pensou bem mesmo djakama pensou bem essa dicisao da frelimo mais sera assim que assi afrelimo estava negar exigencia da renamo com apresenca dos mediador assi que os mediador foram afrelimo vai aceitar.. Papa djakama nano pode ser enganado assi nao esta ver estam ti enganar
Gosto · Responder · 3 h


Andries Lauryn Ntla tenho certeza que o povo está decepcionado com Dlhakama.
Mas como é que pode confiar na frelimo nas negociaçoes sem a presença dos mediadores?!
Este senhor parece que está a elouquecer pá.
Gosto · Responder · 3 h


Gote Rafa Não me alinho mais nisso porque o que o povo esperava não é isso o que está acontecer, assunto como esse a ser tratado via telefónica.
Gosto · Responder · 3 h


Agostinho Joao Filipe Mabunda Se o senhor Dhlakama brincar com povo amnh vai se arrepender, que tipo de dialogo vai ser realizado sem a presencia de mediadores . Senhores pa ja stao a fuder minha cabexa
Gosto · Responder · 3 h


Bony Fernado Djombo Djombo J n sei uk fazer djo?
Gosto · Responder · 3 h


Cristiano Maximiano Manjate Bando de marginais todos os freligatunos amigos ajudam me a pensar como e possivel o Filho do Nhusi ter a riqueza que tem agora um puto piquenino com mais de 60 apartamentos de luxo trabalhou aonde pa o gajo faz mais de 20 milhoes por mes rendi meus pais de pandza
Gosto · Responder · 3 h


Calisto Meque Meque Gatunagem irmão esse país está esvaziado por eles lobos
Gosto · Responder · 1 min

Escreve uma resposta...



Mavuh Kadzombe As tantas esse dhlakama foi dado um bom bolo por isso k moleceu.
Gosto · Responder · 3 h


Lourdes Muiane M Uiane
Gosto · Responder · 3 h


Mavuh Kadzombe Da mesma forma k vces obtiam as ultimas incabáveis dos confrontos militares.façam o mesmo pra actualizar a renamo duki se espera por essa negociaçao sem mediadores internacionais
Gosto · Responder · 2 h · Editado


Solly Solly Rikwembe Rikwembe Securu dlakama vacasa nguarira vanoryiwa ndi nyusi no party yaqueVer Tradução
Gosto · Responder · 2 h


Aurelio Matabicho Se foi por consenso entre as partes, tudo bem. Mas acho q algumas batatas ainda nao se cozeram.
Gosto · Responder · 2 h


Danilo Miguel Seria bom a tregua treminar immediately.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Juma Rufino Dâmaso Antes de fazer o velhote tem k analisar,isso na verdade é uma burla!
Gosto · Responder · 2 h


Dany Cavelane Isso de burla nao burla, nao é novidade para nós. Moçambicano sabe muito bem k a outra parte nunca foi séria....aguardemos e veremos onde vai terminar isso.
Gosto · Responder · 2 h


David Filho De Jairosse Eu Espero Qui Isso Nao Seja Uma Armadilha Da Frelimo Para Apanhar O Dhlakama! Saibam Ki O Lider Da Renamo Nao Está Sozinho,mas Sim Tem Coselheiros Na Tomada De Decisoes Partidárias! Eu Acho Qui Ele Com Os Seu Apoiantes Sentarao E Analizaram Bem O Assunto, Em Caso Seja Uma Manobra Da Frelimo! Ele Conheçe A Frelimo Doqui Ninguem!
Gosto · Responder · 1 h


Lhuvanhane Ticatica Uma burla sim se até com médiadores não houve consenso hoje haverá??
Gosto · Responder · 1 h


Minerio de Oliveira kkkkkkkkk sera ???????
Gosto · Responder · 1 h


Joao Subuhana 5 dias depos kkkk vvveleu
Gosto · Responder · 1 h


Fernando Limpo RESISTENTES RELAXEM VAMOS VER COMO AD SER O IMPORTANTE E OLIDER NAO PODE PISAR NA SALA DO DIALOG.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Beatriz Lourenço Nhatumbo kkkkkkkkkkk sera?
Gosto · Responder · 57 min


Annlawi Annlawi Jr dhlakama aceitou este novo formato...e os mediadores internacionais foram dispensados..e ratoeira? ele sera culpado por akilo k lhe acontecer. caso de tudo certo, todos ficarao gratos..
Gosto · Responder · 49 min


Yan De Narvik Milange E Dhlakama aceitou!
Gosto · Responder · 37 min


Annlawi Annlawi Jr dhlakama aceitou este novo formato...e os mediadores internacionais foram dispensados..e ratoeira? ele sera culpado por akilo k lhe acontecer. caso de tudo certo, todos ficarao gratos..
Gosto · Responder · 36 min


Jorge Rosario Uajiua Uajiua IIIIII JA COMECARAO PRA VEREM OCULPADO VALA PENA CDM SO NAO TM PRBLMAS CM NINGUE IXO E COM VOSCO
Gosto · Responder · 21 min


Agostinho Joao Filipe Mabunda Dhlakama nao e' bruto pra aceitar mediar sem mediadores internacional.
Gosto · Responder · 4 min


Costa Manhiça Esse madala esta a decepcionar





Makhandazi Makhalela
31/1 às 17:19 ·



LAGOS LIDIMO
A primeira vez que ouvi falar desse nome foi numa tentativa falhada de sequestro!
Quem o pronunciou foi um jovem que diria ser filho dessa alta patente militar e di-lo em maos de agentes da policia para intimida-los: e de facto ficaram com medo e soltaram a ele e seus companheros (outros dois jovens) todos eles minidos de pistolas.
QUE ACONTECEU MESMO?
Estava nas terras dos Chinkondos e uma certa tarde um colega decidiu ir lavar junto as rochas de uma ribeiraao sope da serra. desurpresa ve tres jovens desdobrando para cerca-lo. Quando ele quis fugir eles puseram-se a fazer sinais vocais e ele desatou aos gritos. Isto alarmou a gente da policia que se encontrava de patrulha por ali perto e acorreu ao socorro do rapaz, que ja quase estava em maos dos "cacadores".
Em maos da policia, soube-se que todos eram filhos de gente grauda do governo da FRELIMO, idos de Maputo ate ali. Todos disseram os nomes de seus pais "e o mundo ficou frio".
Mesmo assim tinha que se cumprir o ritual de serem apresentados a esquadra, e neste caso, foram lecvados ao comando provincial da PRM de onde foram imediatamente soltos e entregues a acompanhados a buscar a sua viatura, que tinham escondodo num pequeno matagal.
Eu os vi partirem imunes depois de toda "pandza".
E' Lagos Lidimo, o pai daquele rapaz que hoje assume o cargo de paternidade de "rapazes"


PS.: Va ao dicionario e busque o significado de Rapaz!


Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

IraPartilhar
1515
Comentários


Cardoso Machai Suca, manambwa so anda a desinformar o povo aqui. Vai lamber botas de dlhakama mampara
Gosto · 1 · 1/2 às 9:22


Telis Oman Ainda não percebi no fundo, qual seria o alcance desse breve texto..
Gosto · 1/2 às 20:29


Makhandazi Makhalela com Muzungu Ndini e 11 outras pessoas.
10/1 às 20:10 ·



Por aquilo que cheiramos da conversa do Lider da RENAMO e do "gratuito" Presidente de Mocambique as coisas estavam bem delineadas e, em breve, a Paz viria para ficar.
curiosamente e como sempre, aos poucos, uma terceira forca esta' interferindo no processo. Denominamo-la "terceira" porque parece nao fazer das duas alas. Anda completamente desentendida do que tem falado o seu presidente, que eles mesmos empossaram.
Nao desceremos aos detalhes da conversa telefonica, mas o Lider da RENAMO sentiu-se muito satisfeito com a receptividade do seu inetlocutor.
O que nos deixa indoignado e' precisamente a actitude provocativa daqueles que movimentam material belico e gente armada para zonas de conflito: talvez queiram aproveitar-se deste momento em que as perdizes estao relaxadas para surprende-las _ ja se esqueceram de Zimpinga (colina da Maforga) e de outros surpresas. Queiram lembrar-se que os Rangers escalaram Mueda a finais do ano passado e toda a tentetiva de impedi-los retundou em pesadelo onde ate alguns FIR conhecidos ficaram refens apos serem 'tratados a prova de bala".
Se o senhor Filipe Nyuse anuiu a tregua, quem anda a instruir os secretarios que estao colecionando nomes dos membros e simpatizantes da RENAMO para fins obscuros?


Depois gritam de boca cheia dizendo que sao PELA PAZ!



Acacio Salvador Você nada disse...
Gosto · 1 · 10/1 às 21:23


Celina Antonio Ma's mano Frelimo se fosse um animal ql é dos Nome's Mais bélicos Deus daria a este animal?
Gosto · 10/1 às 21:28


Be Focus Hiena
Gosto · 1 · 11/1 às 8:54


Afonso Mazive Estamos apedir paz meus senhores,, arenamo já fez aprte dele, porque vocês não podem fazer o mesmo? Não si cansao de ver sangue todos dias? Ou não sabe que amorte dói,, um dia a história vai vus julgar por isto,,,,,
Gosto · 1 · 10/1 às 21:43


Salomao Facitela Na verdade nesse grupinho chamado frelim tdos se acham gente...
Por isso a disobediencia e a contradiction.
Gosto · 1 · 10/1 às 21:55


Calisto Meque Meque Acacio Salvador, é melhor ler mais vezes para entender
Gosto · 1 · 10/1 às 21:56


Calisto Meque Meque Frelimo está encalhado, se quer continuar com manobras falsas vai ser encontrado na curva
Gosto · 10/1 às 21:58


Alberto Mário Nhangua 8-)
Gosto · 10/1 às 21:59


Simone Tazondiwa daqueles que movimentam material belico e gente armada para zonas de conflito? O tal material balico sai de onde para onde? Em mocambique nao ha nenhuma terceira forca politica.. Temos que ser claros que o material sai de um lugar cujo comendante deve ser um do nosso conhecimento. Nao nos lancem areia na cara. Alto ai.
Gosto · 10/1 às 22:03


Afonso Mazive Bem falado irmão eles já aprovaram que não quero apaz parece estare aganhar algo com esta guerra ou melhor que mande os filhos deles para viver a história de perto,,,
Gosto · 10/1 às 22:03


Gote Rafa Eles estão fazendo algo que nem mensam o pior futuro.
Gosto · 11/1 às 0:31


Senito Dalas Cadango Neste caso das duas uma: ou existe essa "terceira força" ou então Nyussi tem duas caras e o seu espírito cínico e maquiavélico a moda de lobo discimulado a cordeiro tenta engendrar um plano de suprimir de qualquer modo as Perdizes!
Gosto · 1 · 11/1 às 8:49


Salvador Matavele Salvador Matavele Com a guerra é facil p os apologistas da mesma tráficarem recursos k são de todos e ilicitamente enriquecendo. Pobre tornarem se cada vez mais pobre e os ricos + ricos.


Branquinho Rostalino Tomás
10 h


Até quando o povo vai acreditar que o primeiro presidente da FRELIMO morreu por uma carta bomba?

E senhores de direito: quem foi aquele jovem presidente que morreu a tiros em casa da sua namorada Americana" Beth" em Pemba, que depois foi levado as pressas para Tanzânia onde foi explodido com fins de impulsionar o avanço da luta Armada?

Marcelino dos Santos, Joaquim Alberto Chissano, chega de esconder estas e mais notícias...


PS: apenas li na biblioteca

Comentários


Frazao Calizar kkkkkkk ta si mal
Gosto · 10 h


Eugénio Celestino Becha cuidado,deves ler bem
Gosto · 1 · 10 h


Branquinho Rostalino Tomás Eugenio, eu perde o medo, e tu devias fazer o mesmo
Gosto · 10 h


Chell Manuel Evaristo Eu já ouvi isso hoje dum ouvinte que falava telefonicamente diretamente de distrito de Nangade no programa de CAFÉ DA MANHÃ da RÁDIO MOÇAMBIQUE.

Afinal isso é verdade?

Mataram nosso arquiteto da unidade nacional tal como fizeram com SAMORA MACHEL.

Porque os grandes líderes são mandados para história?
Gosto · 9 h


Rosario Ndaluza Moç'que nao ensina a hisoria real,td sao mentiras.
Gosto · 1 · 9 h


Jose Majasse Dombe A história do meu pais foi falsificado.
Gosto · 8 h


Mrkwal Kwal Kwal Mafiosos
Gosto · 8 h


Kambane Dzoho ocultam dividas e a historia tambem?
Gosto · 8 h


Samussone Luís Li no livro de Bernabe Elias Nkomo ," um homem,uma causa" já não sei aquém tem informações verídicas
Gosto · 1 · 7 h


Gil Massassane Samora tambem sabia bem,mas felismente
Gosto · 6 h


Patos Guebuza Eu Nao acredito e nunca aceitei essa mentira e tenho livro de uria esquece Só uma mentira tem tô bem por mensagem manda enganar a quem engana as outras pessoas não a mim eu não aceito tudo que chama dizer se tem que acreditar comigo podem procurador problema para o nosso grupo como ele se ele mudar meta.
Gosto · 6 h


Arsenio Fernando Silva o masi agravante e que estes estao a envelhecer querem morer sem nos dizer a verdade
Gosto · 6 h


Tarcyo Pedro Castigo a verdad se foi e a mentira ficou, um dia saberei... A mentira pod livrar seu present mas condena seu futuro. agora falando d Urias Simango o q sera?
Gosto · 4 h


Arsenio Fernando Silva a verdade esta com com chissano e marcelino dos santos e chipande
Gosto · 4 h


Chuquela Junior Chuquelad eu visiteu o antigo gabinete dele em tanzania e a casa onde vivia falei com um velho de nacionalidade tanzaniana o qual confirmou categoricamente com pes juntos que o camarada n morreu naquele gabinete.
Sobre a nomeação do General Lidimo para a Secreta
Só vou citar um comentário que se aproxima ao que eu entendo desta nomeação. Eis:
"Nas actuais circunstâncias, não havia melhor escolha que General Lidimo. Conhece tudo e todos pela cor e nomes, interesses e coração; inimigos internos e externos; possui experiência combativa e de contra-inteligência e com o mérito de ser veterano da luta de libertação nacional; um patriota assumido e que não deixa reservas, pessoa que por várias vezes se expôs ao risco de morte, pela pátria. Esse sim, não tem tempo a perder. 
Agora, os lesa-pátria que se ponham a pau. O serviço de segurança de um estado actua para proteger os cidadãos e o estado. Quem se agita com a nomeação de pessoa certa sabe do que está a temer."
eh eh...
Nhanisse?

Gosto
Comentários
Patrick Mondlane
Patrick Mondlane Nao poderia ter sido melhor colocado. Concordo!
Gosto · 3 · 1/2 às 14:52
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Os que se agitaram com a nomeação de pessoa certa, estão silenciosos hehehehe
Gosto · 2 · 1/2 às 15:01
Helmano Nhatitima
Helmano Nhatitima Hehehe tanto medo de uma pessoa Jizas...
Gosto · 1 · 1/2 às 15:02
Américo Matavele
Américo Matavele Sabem porque do siêncio.
Gosto · 1 · 1/2 às 15:06
Mendes Mutenda
Mendes Mutenda he he he he he he he he he he he he he he... quando o inimigo lhe ataca saiba que está perto da base dele e estas num bom caminho na operação kikikiki
Gosto · 4 · 1/2 às 15:07
Angela Maria Serras Pires
Angela Maria Serras Pires Por acaso já estamos a seguir os passos deles todos caso queiram fazer algum disparate como já são burgueses vão derrapar nos seus negócios entre filhas de PR e de sises
Gosto · 1 · 1/2 às 15:18
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Será isso que um serviço de segurança precisa para um ambiente mundial em que estamos ? Pessoalmente não vejo assunto nenhum na nomeação, pelo que espero ver os frutos para poder saber se foi boa ou não
Gosto · 6 · 1/2 às 15:27
Américo Matavele
Américo Matavele Concordo também com essa visão.
Pietrine Million
Pietrine Million se for boa, vao exonerar cedo...nhima vc
Dinis Chembene
Dinis Chembene O facebook nao é paciente meu caro.
El Patriota
El Patriota Só não vou te rebater porque tenho medo dele, mano Américo. Li sobre a sua fama.
Gosto · 2 · 1/2 às 15:55
Mendes Mutenda
Mendes Mutenda Quem não deve, não teme
Américo Matavele
Américo Matavele Kkkkkkkkkkkkkkkkk...
Taisse Sigaúque
Taisse Sigaúque kkkkk.... El, medo porque?
Gosto · 2 · 1/2 às 15:58
Américo Matavele
Américo Matavele Fala lá Mano. Kkkkkkkkkkkkkkkkk...
Gosto · 2 · 1/2 às 16:02
El Patriota
El Patriota Leia o Canal de hoje...
Gosto · 1 · 1/2 às 16:05
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro O Canal? Kkkkkkk, essa piada foi mesmo forte.
Gosto · 3 · 1/2 às 16:30
Américo Matavele
Américo Matavele Não tive acesso. Vou procurar.
Dinis Chembene
Dinis Chembene Eu como de SISE so entendo de alguns manos, geralmente "bebados" que andam a "vasculhar" minha vida la nos distritos e que alguns dias depois ate me sao simpaticos. Afinal nao tenho nada a esconder...
Max Lee
Max Lee Outra coisa é aquela que vejo sempre aqui no Facebook, muitos acham que são analistas em todos os assuntos, técnicos, sociais, políticos.... Não é fácil encontrar alguém completo assim. Deixem a política para os políticos e a perícia militar para quem sabe o que é isso. São eles que derrotaram o regime colonial português, por isso sabem muito bem quem pode ou não fazer isso ou aquilo. Se não andar bem, e soubermos as razões, então vamos comentar, agora só olhar e desejar ao veterano sucessos na carreira.
Gosto · 1 · 1/2 às 16:07
Jossias Ramos
Jossias Ramos Khwaaa!...
Akino Vicente
Akino Vicente ESPERO P VER PORK SISE D ONTEM E DIFERENTE D HOJE
Homer Wolf
Homer Wolf Sobre o nomeado, li algures, e partilho com a devida vénia:

«Lagos Lidimo foi chefe adjunto provincial de segurança na província de Cabo Delgado durante a luta armada de libertação nacional. Juntamente com Salésio Nalyambipano, coordenou a base Moçamb
ique D, que depois da conquista da independência foi transformado em centro de reeducação, mais conhecido por Ruarua.
Graves violações da legalidade foram perpetradas no centro. Aí permaneceram antigos combatentes da luta de libertação nacional e presos políticos, todos vítimas da barbárie denunciada por aqueles que de lá conseguiram escapar com vida.
Além do cargo que desempenhou em Ruarua, Lidimo foi chefe da Contra-inteligência Militar, órgão do Ministério da Segurança (SNASP), responsável por outros actos de barbárie, tal como o recentemente denunciado nesta rede social por Edwin Hounnou a dar conta da morte trágica do irmão, Fernandes Baptista, membro do Comité Central Frelimo.
Na CIM, Lidimo actuou em estreita colaboração com os ministros da segurança Jacinto Veloso e Sérgio Vieira. O Dr. José C. Massinga, antigo quadro superior do Ministério dos Negócios Estrangeiros, narra num livro, «The Life and Walks of Dr. José C. Massinga», os actos de tortura de que foi vítima na BO (Brigada de Operações), na Machava, às mãos do SNASP.
Durante a guerra entre a Renamo e o governo da Frelimo, Lidimo foi comandante militar da Província da Zambézia, cargo que ocupou de 1986 a 1989. E evidenciou-se nesta etapa da sua carreira pela crueldade para com suas próprias forças no teatro das operações, conforme narra o autor do livro, «Análise Estratégica da Liderança na Guerra em Moçambique», Joaquim Manjate.
A nomeação de Lagos Lidimo anunciada hoje é um grave retrocesso no processo de edificação da democracia e da legalidade no nosso país e um atentado à memória dos que morreram em Moçambique D/Ruarua desde a luta armada até à conquista da democracia em 1992, enlutando a Pátria Amada.»
Gosto · 3 · 1/2 às 21:31
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Alguém desmente o que consta nessas obras?
Cristina Amelia
Cristina Amelia Você não vale nada como gosta de vukuvuku. Cuidado nhanisse esse é o verdadeiro Sise
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Se a missão do SISE fosse cumprida de forma republicana e como ouvi o próprio Nyusi a descrever, os que teriam medo de Lidimo seriam os de dentro.
Gosto · 14 h · Editado

Sem comentários: