terça-feira, 3 de maio de 2016

Qual é a Pátria e o Partido do homem na imagem?

Qual é a pátria e o partido do homem na imagem?

Povo de Moçambique, perguntai em uníssono ao homem que se vê na imagem, qual é sua pátria e o seu partido.

Isto vem a propósito do facto de que este homem (na imagem) fala, fala, fala sem parar; e o que ele diz só revela que destila um ódio visceral por aqueles que ele considera responsáveis pela sua desgraça política. Porém, analisando o percurso político deste homem (na imagem) facilmente se depreende que ele próprio é que é o principal culpado pela sua desgraça.
Ele (o homem na imagem) já desempenhou funções muito cruciais no aparelho do Estado moçambicano e na Frelimo. Por exemplo, quando Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique independente, morreu num acidente de aviação que o povo moçambicano considera não devidamente esclarecido, este homem (na imagem) era o Ministro da Segurança da República Popular de Moçambique. Nessa qualidade, ele era muito próximo do Presidente da República. Mas não é a sua pessoa o objecto desta reflexão; são os seus actos públicos.
Em público, o homem na imagem tem aparecido a acusar o então Governo liderado por Armando Guebuza de ter "pilhado" o Estado moçambicano. E o mais interessante é que quem dirige o Governo actual, o Presidente Filipe Nyusi, foi membro do Governo anterior, liderado por Armando Guebuza. Isto significa que nas acusações de "pilhagem" que o homem na imagem faz ao Governo anterior implica também o actual Presidente. Mas, paradoxalmente, o homem na imagem tem se esmerado em se colocar à disposição do Presidente Filipe Nyusi, para o "ajudar" no que o Presidente julgar que este homem (na imagem) pode ser útil. Isto é muito curioso, contanto que configura o "lambebotismo" que este homem (na imagem) tanto diz execrar.
Enquanto o Presidente Filipe Nyusi não solicita os "preciosos préstimos" deste homem (na imagem), ele vai usando todas as plataformas possíveis de comunicação social para dirigir ataques aos seus "inimigos", que afinal até são seus correligionários. Uma coisa que este homem ardilosamente faz—porque não lhe abona—é evitar relatar que, no tempo em que ele era dirigente, quem falasse contra o regime era tido como "inimigo do povo" e corria risco de ser fuzilado. Houve cidadãos moçambicanos que foram fuzilados no cumprimento de decisões tomadas com o voto favorável deste homem. Não surpreendentemente, ele nunca fala disso; nunca fala que contribuiu para a "pilhagem" de vidas cujo pecado era só pensar diferente. Mas fala tão facilmente da "pilhagem" que vem supostamente ocorrendo desde que ele deixou de ser dirigente. Eu interpreto este comportamento do homem na imagem como consequência do desespero em que lhe metem a inveja o ódio viscerais que ele nutre por aqueles que o acantonaram justamente em razão da sua inconveniência sistemática.
Assim, em defesa da honestidade e contra a hipocrisia, peço aos jornalistas que têm entrevistado este homem (na imagem) para que o perguntem quais são os erros que ele cometeu no passado, dos quais se arrepende. O povo precisa saber disso, para lhe levar a sério. Sem isso, tudo o que ele (o homem na imagem) tem andado a dizer por onde passa mete tanto nojo ao povo que sabe da sua história do que a ele metem nojo as pessoas que tanto odeia, como foi ouvido alguma vez dizer. Peço igualmente aos jornalistas que têm entrevistado este homem (na imagem) para que o perguntem se ele sabe que o ódio faz mal a quem o tem (i.e. a quem odeia outrem) e nunca a quem se odeia (i.e. ao odiado).
Peço aos moçambicanos para que não julguem a Frelimo em função dos ditos de pessoas emocionadas, cegadas pela inveja, pelo ódio ou pela ganância. Julgue-se a Frelimo, sim, mas em função dos seus feitos. E os grandes feitos da Frelimo são que (i) organizou e guiou o povo moçambicano na sua luta vitoriosa contra o colonialismo português; (ii) organizou e guiou o povo moçambicano na defesa da sua independência e soberania, ameaçadas por agressões externas durante a Guerra Fria; (iii) organizou e guiou o povo moçambicano na busca da paz, a seguir ao fim da Guerra Fria; e (iv) está actualmente empenhada na organização e condução do povo moçambicano na edificação e consolidação do Estado de Direito Democrático e de promoção do progresso de Moçambique. E isto não é tirar mérito ao papel desempenhando por outros partidos políticos e outras forças vivas da sociedade moçambicana. Longe disso! É reconhecer honestamente os feitos decorrentes das políticas públicas propostas pela Frelimo e postas em prática com a participação de todo o povo moçambicano.
Enfim, atitudes quais as do homem na imagem aqui visam obscurecer as realizações do povo moçambicano, organizado e liderado pela Frelimo, e projectar a imagem de que se não fosse por causa de certas pessoas—aquelas que este homem na imagem odeia—Moçambique estaria melhor, e sobretudo se ele fosse parte da equipa dirigente. Se pensar assim for permitido, então que me seja permitido pensar e dizer que Moçambique estaria muito melhor se o homem na imagem nunca tivesse influenciado as decisões tomadas no tempo quando ele era dirigente. Numa palavra, este homem na imagem faz tanto barulho por ter sido "acantonado" porque obstaculizava o progresso de Moçambique. Os moçambicanos não devem levar a sério os ditos deste homem (na imagem), que se afigura como o verdadeiro "lesa-Pátria", camuflado de benfeitor. Com efeito, os ditos deste homem conduzem ao pensamento de que ele só se vê moçambicano e militante da Frelimo se puder influenciar as decisões que se tomam para a orientação do povo moçambicano e da Frelimo. Este pensamento mete medo, se invocarmos as decisões erradas tomadas no passado com o voto favorável deste homem! Dai a pergunta "qual é a pátria e o partido deste homem na imagem?".

Teixeira Teté da Silva, Chengui Jaime, Elídio Mavume and 22 others like this.
Comments
Nhavoto Emidio Nhavotso Midola'ss
Nhavoto Emidio Nhavotso Midola'ss Muito borigado pela informacao mas sim pq q a frelimo e julgado enquanto o indiciado esta vivo e bem confortavel sao esses q trairam a nossa patria pq ele nao morrem se ele tem certeza de tudo q fala e q passo desta situacao primeiro deveria julgar o passado dele depois para julgar a outrem por mim a divida ja esta connosco vale apena lutar para pagar a divida porque o que sei o antigo presidente da republica vai se defender forca nyusi pelo menos esse mandato sabemos motivo de elevacao de produto da primeira necessidade
19 hrs
Remove
André Mahanzule
André Mahanzule Dizer mais do o Prof já disse sobre o "ilustre" cidadão na imagem só seria possível chamando-lhe uma série de nomes "lhamboricos" q ele bem merece, do modo q fico me mesmo pelo q já disse e bem dito Prof. Mas permitam-me acrescentar só, o q foi, como foi, onde foi mesmo o GPZ? Só para começo de conversa. Só para terminar mesmo já no fim, Camarada se você quer FALAR diga TUDO em abono da VERDADE ou então cale-se para SEMPRE. Ciao.
7 hrs
Remove
Heleno Bombe
Heleno Bombe o professor de volta e igual a si mesmo a defender o que não nos interessa neste momento
87 hrs
Remove
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane Vao nos chapas passageiros tambem falam assim... Agastados com aforma como as coisas vao. Visitem os mercados...a concersa 'e assim.
56 hrs
Remove
Brazao Catopola
Brazao Catopola Interessante, Interessante... Ontem ouvi Teodato Hunguana a dizer que o país tem duas constituições uma aprovada na assembléia da República e anunciada no boletim da República e outra que só alguns do poder a conhecessem. Eu ouvi Maleiane a dizer que encontrou cofres vazios. Eu ouvi dizer pela Graça Machel que ela, seus filhos e netos não vão pagar a divida e que se responsabilize quem as fez. Eu ouvi Tomás Salomão dizer que se continuarmos a comer sozinhos vamos perder eleições. Que têm essas pessoas em comum? São negras, da FRELIMO. Porque qualificar a Sérgio Vieira com os qualificadores que os usa aqui e não fala dos demais? Sérgio Vieira não atacou a Frelimo em nenhum momento. atacou e ataca atitudes de alguns membros da Frelimo, aliás, coisa que você fez ao Chipande. Que mal tem dizer que meus pares estão agindo errado. Não o dizer é que seria atacar o partido e afunda lo. Ainda estou a espera de um, apenas um artigo seu e de muitos no qual atacam os argumentos de Sérgio Vieira e não a pessoa. Porque digo isso, se for pelos males do passado ai ai ai camarada, acho que precisará de 90 anos no minimo para indicar quem não tem sujeira no partido. ENTAO, quer falar de sujeira começaria pela história da organização desde a origem do nome. Não há mal nenhum em ser crítico às atitudes de membros. meu medo é mesmo que essa posição de cegueira seletiva continue a prejudicar a FRELIMO. É isso que está fazendo milhares se afastarem. Tanto negou o que se escreveu sobre a dívida agora diga onde o país está?
285 hrsEdited
Remove
Lindo A. Mondlane
Lindo A. Mondlane É patriota este senhor.. Im verdadeiro amigo dos seus amigos, q mostra os erros sao os amigos q todos deveriamos ter....
4 hrs
Remove
Tony Ferreira
Tony Ferreira Senhor brazao catopola a bem da estabilidade e da tua dignidade diante dos seus filhos ainda que o casamento acabasse preferia que a sua esposa conta se os seus problemas de impotência sexual a sua vizinhança e aos seus filhos e amigas ou fala se com os vossos padrinhos e familiares mais idosos do problema que lhe leva a pedir o divórcio? ?? Não estou a defender nenhum tipo de premuscuidade que eventualmente tenham cometido alguns membros do partidao inclusive ele o Sérgio viera...mas quando uma família tira os seus problemas para fora como alguns da Frelimo tem feito a coisa torna se mais ruidosa para os vizinhos que somos nós e para voltar se a recuperar a imagem e dignidade é muito difícil porque ninguém virá um dia te ajudar a isso.
É extremamente importante a coesão dos camaradas para a sobrevivência do próprio partido hoje às pedras caem no teto de X e Y tenham a certeza de que 90% das pessoas tem alguma coisa grave a esconder na vida daí a famosa fase" aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra"

Eu ainda apoio o sigilo partidário como arma da coesão...e deixar os órgãos superiores do partido tomarem as melhores decisões para a sobrevivência do mesmo.
Defendo ainda que a justiça e os seus órgãos devem fazer o seu trabalho mas bem feito.

4 hrs
Remove
Brazao Catopola
Brazao Catopola Tony Ferreira só se esqueceu de dizer que vice está a falar na perspectiva de quem sabe o que eu como impotente quero. então o que está aqui a falar não é o grupo ou o filho é o impotente. como vê se ele fala de dentro é exactamente por querer que os de dentro debatam o problema. o que está em causa é como nós de dentro entendemos o problema e é isso que ele faz apelo, dentro
3 hrs
Remove
Tony Ferreira
Tony Ferreira Mas temos vários casos incluindo este em voga que o CC pressionou e o governo teve que responder e até vai a assembleia; recorda se do caso Arai Nhacale; Eduardo arao; saída do Guebuza de presidente do partido? ?? Foi tudo pressão dos órgãos....humildemente eu ainda acho que é de mau tom aparecerem certas figuras de proa da frel a meter mais petróleo em certos assuntos que inquietam a nação
2 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Brazao Catopola, (i) eu não considero ninguém inquestionável; (ii) neste 'post' não há ataque à pessoa de ninguém; (iii) não interpreto Teodato Hungana, Graça Machel e Tomaz Salomão da mesma maneira que tu; (iv) recomendo que leias os meus textos sem preconceitos, se quiseres um dia ser capaz de comentar utilmente sobre o meu pensamento.
5 hrs
Remove
Brazao Catopola
Brazao Catopola Hummm então não foste tu que escreveste o texto. A ser verdade que não atacas ao Sérgio Vieira alguém postou por ti. Por favor diga aqui em voz alta o que interpretava desses? Nem eu nem meus netos vão pagar a dívida... a que dívida você acha que ela se referia? a não ser que você queira aqui dizer que a Graça Machel so descobriu no comitê Central que o país tinha dívida. A não ser que ela sempre pensou que o país tinhas rendimentos para autossuficiência? Sabe ontem quando Teodato Hunguana disse que o país tinha duas constituições se referia a violação da mesma para fazer a dívida. Me diga como interpretas ou compreendes se um constitucionalista mor, muito provavelmente o melhor do país, diz que a constituição foi violada qual é a tua interpretação (faço um reparo, não és especialista em direito e nem nessa sub area). Qual é a interpretação que fazes no dizer do Maleiane? Mais ainda
155 hrsEdited
Remove
Brazao Catopola
Brazao Catopola Eu não tenho preconceito sobre teu pensamento. É mesmo um conceito formado em face ao que escreves. tal que quando escreves algo diferente do conceito admiro
55 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Brazao Catopola, se quiseres continuar a dialogar comigo, então estejas sintonizado na minha frequência. Se tu entendes o meu texto como um ataque à pessoa de alguém, então não estás a falar deste texto. Sintoniza a minha frequência, não eu a tua!
5 hrs
Remove
Azarias Felisberto
Azarias Felisberto Este post é uma clara demonstração de ódio com a pessoa do camarada SV . não passam 3 dias após ter falado que é preciso purificar o partido expulsando os maus para dar aos bons, falou tambem da crítica interna que é iimportante o bom desenvolvimento do partido . Concordo que o SV destruiu familias de muitos Moçambicanos mas não é o mal maior do momento, o mal maior são os que continuam a violar a CR, a dividir Moçambicanos em puros e não puros , que olham para opositores como inimigos .
25 hrs
Remove
Brazao Catopola
Brazao Catopola Kkkkkkkkk. Eu estou a falar do que escreveste ou queres que eu agora do teu texto extraia todas passagens no qual atacas a pessoa é não o argumento. Hoje tenho tempo. Adoro quartas feiras so me ocupo nas noites... Posso começar enunciado por enunciado. Outrossim, es livre de escolher dialogar ou não comigo o que jamais farei é concordar com o que não é correcto para garantir o nosso diálogo. nunca.
95 hrsEdited
Remove
Elecas António
Elecas António A ignorancia nao altera os factos. O senhor J.J.C esta a ignorar a sociedade mocambicana e os credores internacionais.
24 hrs
Remove
Mussá Mohamad
Mussá Mohamad É verdade que o fulano na imagem não tem moral alguma enquanto dirigente para acusar outros...mas como bem diz o prof, Julião João Cumbane, não vamos discutír a pessoa mas o que ele tem dito ultimamente sobre os "lesa estado"...nisto ele está certo e de parabéns pela coragem e frontalidade...
Se bem que esta coragem esteja combinada com um sentimento de vingança, contra o anterior presidente, seu companheiro de aventuras por terras tanzanianas...por aquele, #devedor, racísta te-lo marginalizado e quase insultado com aqueles devaneios do tipo "Moçambicanos de gema"..."Goezes"...
Aliás o anterior presidente era exímio em faltar o respeito aos demais grupos da sociedade, rebaixando-os...tipo "Apostolos da desgraça"..."fábrica de sonhos inalcánçaveis"...

24 hrs
Remove
Mazoio Luis
Mazoio Luis juliao joao cumbana, RELAXARANHANA IRMAO.
2 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane E depois de morrer vou fazer o quê, meu caro Mazoio Luis?!...
12 hrs
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Muito falar, nada dizer... tsc
1 hr
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Como é um "surdo intelectual" pode "ouvir/entender" alguma coisa, Homer Wolf?!
1 hr
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Entende sim, Basta que o "clarividente intelectual" seja sucinto , eficaz, claro e objectivo...
1 hr
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Então que o surdo continue a procurar pelo "produto" com as especificações que exige. Aqui nesta "paragem" não se faz nada por "encomenda"; não se faz para "surdos intelectuais". Estamos quites, Homer Wolf?

Homer Wolf Yuuu... gasp emoticon
Melhor procurar oura freguesia mesmo

Bem dito. Todos nascemos na frelim. Mas a frelim de hoje esta desnorteada. Falaste bem, a frelim de guebuza e nyusi Sao piores k nunca vimos.. ests doiis SENHORES falam de paz fora mas dentro deles so reina Guerra e odio. Sobre o homem na imagem esta obcecado pork a frelim de nyusi lhe pos atraz da bagageira dai Tanta frustracao. Nao e hoje k o homem na imagem Quer Se fazer de Bom menino. Quantas atrocidades Ja cometeu este homem? Ja hoje vem criticar Os camaradas? em Qual é a Pátria e o Partido do homem na imagem?

Thomas Mahangue
às 2:56

Concordo em grande no que diz este artigo seu, mas discordo com os três ou quatro pontos sobre os efeitos da Frelimo uma vez os erros deste homem que se chama Sérgio Viera foram erros da Frelimo no seu todo. A única Frelimo que fez coisas visíveis foi a Frelimo de Mondlane e de Chissano, mas de Samora e de Guebuza nada fez para o bem do povo Moçambicano e de Nyusi pior. Mas até acho bem que dentro da Frelimo começam a surgir pessoas como o homem da imagem, Graça Machel, Tomas Salomão e outros por ai a criticarem mesmo que no passado tenha sido canalhas. Eu que falo aqui, fui um Frelimista canalha porque não sabia que a guerra da Renamo era justa, mas agora percebi que afinal eu estava errado. Quem sabem lá este homem na imagem não tem coragem de dizer que arrepende se pelos sus erro do passado e usa a crítica ao seu próprio partido como forma de arrependimento. Falando de me. Eu pedi a desmobilização porque não queria dar continência a um oficial superior a me que viesse da Renamo, em Qual é a Pátria e o Partido do homem na imagem?

3 comentários:

Chuphai disse...

Concordo em grande no que diz este artigo seu, mas discordo com os três ou quatro pontos sobre os efeitos da Frelimo uma vez os erros deste homem que se chama Sérgio Viera foram erros da Frelimo no seu todo.
A única Frelimo que fez coisas visíveis foi a Frelimo de Mondlane e de Chissano, mas de Samora e de Guebuza nada fez para o bem do povo Moçambicano e de Nyusi pior.
Mas até acho bem que dentro da Frelimo começam a surgir pessoas como o homem da imagem, Graça Machel, Tomas Salomão e outros por ai a criticarem mesmo que no passado tenha sido canalhas. Eu que falo aqui, fui um Frelimista canalha porque não sabia que a guerra da Renamo era justa, mas agora percebi que afinal eu estava errado.
Quem sabem lá este homem na imagem não tem coragem de dizer que arrepende se pelos sus erro do passado e usa a crítica ao seu próprio partido como forma de arrependimento.
Falando de me. Eu pedi a desmobilização porque não queria dar continência a um oficial superior a me que viesse da Renamo, mas valeu porque salvei a minha pele porque agora estaria morto nesta nova guerra ou estaria na varra comum de Gorongosa, ou de Muxungue, mas arrependo me dos meus erros do passado e agora sou homem sem partido querendo o bem para o meus país e quero ser bem governado quer pela Renamo, quer pelo MDM e até pela Frelimo se esta mudar da maneira com age agora.

Unknown disse...

Bem dito. Todos nascemos na frelim. Mas a frelim de hoje esta desnorteada. Falaste bem, a frelim de guebuza e nyusi Sao piores k nunca vimos.. ests doiis SENHORES falam de paz fora mas dentro deles so reina Guerra e odio. Sobre o homem na imagem esta obcecado pork a frelim de nyusi lhe pos atraz da bagageira dai Tanta frustracao. Nao e hoje k o homem na imagem Quer Se fazer de Bom menino. Quantas atrocidades Ja cometeu este homem? Ja hoje vem criticar Os camaradas?

Unknown disse...

Bem dito. Todos nascemos na frelim. Mas a frelim de hoje esta desnorteada. Falaste bem, a frelim de guebuza e nyusi Sao piores k nunca vimos.. ests doiis SENHORES falam de paz fora mas dentro deles so reina Guerra e odio. Sobre o homem na imagem esta obcecado pork a frelim de nyusi lhe pos atraz da bagageira dai Tanta frustracao. Nao e hoje k o homem na imagem Quer Se fazer de Bom menino. Quantas atrocidades Ja cometeu este homem? Ja hoje vem criticar Os camaradas?