segunda-feira, 12 de março de 2018

Pacientes de PhD

Pacientes de PhD

Chateia-me muito o juízo que pessoas que mal sabem fazer contas até sobre as suas próprias vidas se considerem eruditas para propalar "evangelhos" descabidos por aqui.

Sabeis?... PhD quer dizer uma das seguintes, entre outras, coisas:
PhD = Ph(ilosophical) D(octor)
PhD = P(ermanent) h(ead) D(amage)
PhD = P(ut) h(im) D(own)

Quem andar por aqui a dizer «eu sou PhD...» está mas é a dizer que está a padecer de "Permanent head Damage".
Verdadeiros PhD, os originais, de gema, não exibem títulos, mas sim o trabalho que realizam, ainda que seja só expor o seu pensamento sobre os problemas de uma sociedade ou de um país, qual Moçambique, para que quem de direito e com 'skills' necessários os atenda devidamente.
Eu NUNCA disse que as artes ou "ciências sociais" são desnecessárias. Longe mim pensar e dizer tal barbaridade. O que eu tenho dito e vou continuar a dizê-lo até que alguém me oiça é que a educação em ciências sociais forma confusionistas, gente que cria caos em sociedades humanas. Não forma pessoas que ajudam a aumentar a produção e a produtividade no trabalho, tampouco forma pessoas que sabem como produzir comida nutritiva para dar mais saúde às pessoas e seus animais domésticos, medicamentos para curar doenças, ou ferramentas para facilitar a realização do trabalho intelectual e produtivo. Isto é facto!
A filosofia grega não possibilitou o desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade até que Galileu Galilei começou a questionar os seus fundamentos. Saber fazer supera o saber falar. Foi isto que Galilei ensinou. E a partir desse momento houve uma grande revolução tecnológica alicerçada no conhecimento das leis que governam o funcionamento da Natureza ou do Universo de que somos parte integrante e dotada de capacidade de questionamento.
Economistas sabem NADA sobre a ciência e tecnologias de produção. Sabem é sobre quantidades produzidos ou a produzir, e sobre onde levar essa produção para sua distribuição ou comercialização, e também sobre os custos envolvidos e a renda a ser gerada com isso.
Sociólogos e politólogos sabem teorizar modelos de organização da sociedade humana para que viva e produza para o seu próprio consumo, em paz e harmonia. Os políticos experimentam esses modelos. É neste exercício de implementar modelos de organização social que, amiúde, se gera o caos em vez de paz e harmonia numa sociedade.
Dito o já dito, sobra perguntar:
Quem foi que disse que a democracia à moda americana, portuguesa, francesa, suíça, ucraniana, russa, soviética, chinesa ou qualquer outra moda é melhor para todos os demais povos deste mundo?
Minha opinião:
Estejamos (nós moçambicanos) ocupados a inventar e implementar o nosso próprio modelo de sociedade política, em vez de andarmos aqui a discutir factos indiscutíveis!
Desde que o planeta Terra existe, rodando em torno si de Oeste para Este, quando vista por cima do polo Norte, o Sol nasce no Este e põe no Oeste. Isto é facto sabido desde a introdução do sistema de coordenadas cardinais. É mesma coisa com as ciências naturais e engenharia: desde que existem, o progresso material e intelectual da humanidade tem sido mais rápido do que foi quando só havia filósofos, sociólogos e quejandos neste planeta. Isto é facto, desde que o Homem começou a fazer experiências para testar ou validar ideias sobre o funcionamento deste e doutros mundos. Quem nega estes factos, padece de PhD (permanent head damage)!
LikeShow more reactions
Comments
Ser - Huo O maior problema e' que temos alguem praticando 'a letra o "Put him Down" para as outras ciencias, alias, para as artes, porque nao ciencias, etc etc. Coerencia e' precisa, sooooo. Bom dia
Manage
Show more reactions
Julião João Cumbane Andas equivocado, Ser - Huo. Vem estudar Física na UEM, que te vai fazer bem melhor! Vais então saber diferenciar ciência da arte e engenharia da tecnologia.
Manage
2hEdited
Ser - Huo Kakakakkkk Julião João Cumbane, agora bateste naquela de uns amigos que diziam "vem estudar economia para comentar sobre inflacao". O que estudo e estudei me serve, e serve, ate para os fisicos, nao ha equivoco meu caro. 

Bom, vou pensando na proposta de ir cursar fisica.
Manage
2h
Julião João Cumbane Aposto que te fará muito bem estudar Física, Ser - Huo, se qualificares!
Manage
2h
Ser - Huo "SE qualificares". Hehehehhhhhh
Manage
1h
Dereck De Zeca Mulatinho Facto Ser - Huo.
O físico que quer comentar desde ciências, sociologia, política e até inflação!

Até onde sei, o PhD tem créditos e méritos para dizer como diz e para quem diz. 
Cientistas que não produzem ciência são vários!
Manage
1h
Lúcio Langaa Cientistas que não produzem ciencia sao muitos, e aqui em Moz so temos esses mesmos.
Manage
1m
Homer Wolf Afinaaaall?... 😱

É que temos assistido a um desfile incrivel de PHDs por aqui...😁
Manage
Show more reactions
Buene Boaventura Paulo Alguns até vão ao extremo de dizer que para "distinguir se o prato que te serviram é atum ou tseke é preciso ter/ser PhD"... hi file
Manage
2h
1h
Calvino Cumbe Chega-lhes Profe, estamos cansados, nózoutros até temos medo de comentar porque nem "dr" temos.
Manage
Show more reactions
Egidio Vaz Professor Cumbane vai por instantes tentar perceber-me no seguinte raciocínio.
1. Sem embargo ao seu preconceito ou repulsa pelas ciências sociais e humanas, é já lugar-comum que as condições para um desenvolvimento sustentável de um país estão todas criadas, desde o conhecimento necessário ao roteiro do que deve ser feito para que um país avance, pelo menos ao nível como outras nações prosperaram até hoje. 
2. Por outras palavras estou a dizer que sem embargo à sua discussão e às responsabilidades que a ciência e a técnica têm para ainda responderem aos vários desafios como doenças incuráveis ou tornar cada vez acessível a água ou a tecnologia, há muito “pouco” por descobrir para tirar o país dos desafios que enfrenta hoje. Há muito mais por gerir, opções por decidir e negociações por fazer; reflexão por fazer, decisões por tomar e discussão por fazer para a criação de um consenso alargado em torno do nosso roteiro de desenvolvimento. 
3. Posso concordar na ideia de que haja mais investimento no ensino técnico-profissional. A razão por que até hoje não avançamos muito, o senhor conhece: Recursos. 
4. Professor, o país não desenvolve não por falta de engenheiros inovadores ou de cientistas excepcionais. A sua ligação neste sentido é falaciosa. As descobertas tecnológicas, as invenções ou inovações podem vir de qualquer lugar; de qualquer canto do Mundo e Moçambique pode beneficiar-se delas. É o que a história da humanidade nos ensina: Roda descoberta na Mesopotâmia, hoje a BMW, Mercedes-bez ou GM é lider. A Penicilina descoberta na Europa, hoje a India lidera na medicina tropical. A exploração de petróleo descoberta no Sec XVII nos EUA, hoje estamos a furar em Palma. O Professor conhece perfeitamente a cadeia de valor da produção científica mundial. Essa ligação que tenta fazer é 100% falaciosa. Não segue. A Singapura ou Taiwan não se desenvolveram porque formaram mais engenheiros. O Rwanda está no caminho do desenvolvimento não porque tem mais engenheiros ou cientistas. O Uganda possui das melhores universidades do Mundo, a Makerere University, porém, enfrenta desafios típicos de um país do terceiro mundo. A África do Sul possui tantas universidades de excelência em ciências sociais ou ciências ditas “exactas”, mas o progresso do país está longe de depender de “novas invenções”. 
5. Para terminar e a guisa de resumo, digo-lhe de novo: está a querer pôr os mais distraídos ainda distraídos e incautos. “Concentremo-nos no essencial”, só para citar as palavras do Presidente Nyusi, proferidas recentemente em Dondo, Sofala. O debate que pretende levantar não só está ultrapassado como é inútil. Não serve para avançar nem a própria “ciência exacta” muito menos ao próprio desenvolvimento que tanto quer ver realizado no país.
v

Sem comentários: