Pacientes de PhD
Chateia-me muito o juízo que pessoas que mal sabem fazer contas até sobre as suas próprias vidas se considerem eruditas para propalar "evangelhos" descabidos por aqui.
Sabeis?... PhD quer dizer uma das seguintes, entre outras, coisas:
PhD = Ph(ilosophical) D(octor)
PhD = P(ermanent) h(ead) D(amage)
PhD = P(ut) h(im) D(own)
Quem andar por aqui a dizer «eu sou PhD...» está mas é a dizer que está a padecer de "Permanent head Damage".
Verdadeiros PhD, os originais, de gema, não exibem títulos, mas sim o trabalho que realizam, ainda que seja só expor o seu pensamento sobre os problemas de uma sociedade ou de um país, qual Moçambique, para que quem de direito e com 'skills' necessários os atenda devidamente.
Eu NUNCA disse que as artes ou "ciências sociais" são desnecessárias. Longe mim pensar e dizer tal barbaridade. O que eu tenho dito e vou continuar a dizê-lo até que alguém me oiça é que a educação em ciências sociais forma confusionistas, gente que cria caos em sociedades humanas. Não forma pessoas que ajudam a aumentar a produção e a produtividade no trabalho, tampouco forma pessoas que sabem como produzir comida nutritiva para dar mais saúde às pessoas e seus animais domésticos, medicamentos para curar doenças, ou ferramentas para facilitar a realização do trabalho intelectual e produtivo. Isto é facto!
A filosofia grega não possibilitou o desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade até que Galileu Galilei começou a questionar os seus fundamentos. Saber fazer supera o saber falar. Foi isto que Galilei ensinou. E a partir desse momento houve uma grande revolução tecnológica alicerçada no conhecimento das leis que governam o funcionamento da Natureza ou do Universo de que somos parte integrante e dotada de capacidade de questionamento.
Economistas sabem NADA sobre a ciência e tecnologias de produção. Sabem é sobre quantidades produzidos ou a produzir, e sobre onde levar essa produção para sua distribuição ou comercialização, e também sobre os custos envolvidos e a renda a ser gerada com isso.
Sociólogos e politólogos sabem teorizar modelos de organização da sociedade humana para que viva e produza para o seu próprio consumo, em paz e harmonia. Os políticos experimentam esses modelos. É neste exercício de implementar modelos de organização social que, amiúde, se gera o caos em vez de paz e harmonia numa sociedade.
Dito o já dito, sobra perguntar:
Quem foi que disse que a democracia à moda americana, portuguesa, francesa, suíça, ucraniana, russa, soviética, chinesa ou qualquer outra moda é melhor para todos os demais povos deste mundo?
Minha opinião:
Estejamos (nós moçambicanos) ocupados a inventar e implementar o nosso próprio modelo de sociedade política, em vez de andarmos aqui a discutir factos indiscutíveis!
Desde que o planeta Terra existe, rodando em torno si de Oeste para Este, quando vista por cima do polo Norte, o Sol nasce no Este e põe no Oeste. Isto é facto sabido desde a introdução do sistema de coordenadas cardinais. É mesma coisa com as ciências naturais e engenharia: desde que existem, o progresso material e intelectual da humanidade tem sido mais rápido do que foi quando só havia filósofos, sociólogos e quejandos neste planeta. Isto é facto, desde que o Homem começou a fazer experiências para testar ou validar ideias sobre o funcionamento deste e doutros mundos. Quem nega estes factos, padece de PhD (permanent head damage)!
v
Sem comentários:
Enviar um comentário