quinta-feira, 8 de março de 2018

Luísa Diogo, defende que Moçambique e os parceiros de cooperação devem partilhar as responsabilidades decorrentes das dívidas ocultas

Dívidas ocultas: o país e parceiros devem partilhar responsabilidades

Dívidas ocultas: o país e parceiros devem partilhar responsabilidades
A antiga Primeira-Ministra, Luísa Diogo, defende que Moçambique e os parceiros de cooperação devem partilhar as responsabilidades decorrentes das dívidas ocultas contratadas por empresas do Estado. Diogo avança que Moçambique não fez tudo sozinho, na medida em que os empréstimos e a compra de produtos e serviços aconteceram no exterior.
Luísa Diogo, quando se referiu à responsabilidade, falava da solução do problema da dívida que divide o Estado moçambicano e os parceiros de cooperação, particularmente, o grupo dos 16 países e instituições que apoiavam directamente o Orçamento do Estado (OE).
Recorde-se que desde 2016 os parceiros de cooperação suspenderam o apoio directo ao OE, devido ao problema da dívida não esclarecida e que foi contraída sem o conhecimento da Assembleia da República (AR).   
Diogo avança que Moçambique não fez tudo sozinho
A antiga Primeira-Ministra, Luísa Diogo, defende que Moçambique e os parceiros de cooperação devem partilhar as responsabilidades decorrentes das dívidas ocultas…
OPAIS.SAPO.MZ
Comments
Bento Caetano Kkkkk. Eu respeito tanto essa figura, sobretudo pelo seu profissionalismo e eu acho que ela ñ devia meter se onde ñ deve entrar nessa sujeira sob pena de manchar sua imagem e trocar a sua competência pela propaganda política. Os Bancos comerciais são independentes nos seus negócios e o seu principal objetivo é ganhar dinheiro quer por empréstimos aos clientes ou por outras vias, portanto ñ vejo onde é que entram as autoridades governamentais desses países. Moçambique através de seu governo achou que os negócios eram viáveis e fez os empréstimos com promessa de pagar, violando todas regras financeiras nacionais e internacionais, e prontos onde é que os doadores entram..? Ñ vamos ser todos políticos se ñ ficaremos todos burros e o País ñ desenvolver.
Manage
Reply6h
Mito Melopia Irmão ela falou bem e tem razão. As pessoas que deram o dinheiro não fizeram estudo do projeto que a pessoa foi levar dinheiro propôs. Trata-se Trata-se muito dinheiro para empresas singulares..........
Manage
Reply6h
Ercílio Fernandes Bechardas E alguém te dá "muito dinheiro" sem fazer o "estudo do projecto"? Tsc...
Manage
Reply6h
Anibal Dos Santos Malate So pela economia do país,aqueles bancos e os responsaveis teriam duvidado dquelas quantias exorbitantes para um país k sobrevive de ajudas externas. Se fosse noutos países alguns responsaveis daqueles bancos iam queymar com este fogo.
Manage
Reply5h
Willson Bachir Sulemane Seria bom muitos não comentar porque percebo que a informação que se conhece é apenas essa do povo... ou seja, não se meta onde não conhece, porque na verdade Moçambique apenas foi usado para outros assuntos, esses 2 biliões de USD em causa são minharias em torno do que está em causa no negócio. A qualquer momento essa dívida pode acabar do nada em forma de perdão, assim que se atingir as metas do negócio, assim como acabou derepente os ataques nas estradas pela Renamo, porque o patrão é o mesmo e todos sabemos Patrão é Patrão, eles é que mandam.
Manage
Reply4h
Bento Caetano Mito Melopia estas a falar dos Bancos neste caso..? Então onde entram os parceiros de cooperação ai? Pelo que eu saiba, os Bancos comerciais para te dar crédito o indicador principal que avaliam é a sua capacidade de reembolso e, uma vez ter tido aval do governo eles ñ receiaram dar dinheiro pensado que os 25 milhões de Moçambicanos haviam reflectido nisso e concordado.
Manage
Reply3h
Mito Melopia Irmão Bento falamos do assunto recente de HUlene vai me dizer que o presidente disse acerca do enceramento da lixeira que é necesario 50 milhões de USD o senhor se fosse financiador daria este dinheiro?
Manage
Reply3h
Jorge Ferreira Um Banco qualquer pode emprestar esse dinheiro ,sem querer saber para onde vai...apenas vai querer receber de volta...anjinho ,Mito...não conces os Bancos...não mistura Bancos com Governos ( excepto em Moçambique e Angola-aqui confundem-se )...ab
Manage
Reply1h
Top Comments is selected, so some replies may have been filtered out.
Hannah Miranda O problema é o jornal o país que é feito por jornalistas de capacidade duvidosa.
Os parceiros de que se fala são as pessoas que deram o dinheiro e intoxicaram nossa economia para ficarmos nas mãos deles por conta da corrupção e ganância dos nossos dirigentes , não os parceiros de cooperação que não tem nada a ver com esse engodo.
Manage
Reply59m
Sempre Sempre Por mim, ela devia dizer: o fulano, nao fez tudo sozinho. Os parceiros tal e fulano deviam partilhar as responsabilidades, por desta maneira nao entendo nada.
Manage
Reply6h
Caetano Litrico Hum é possivel eu como de Moz ir mandar na Africa do Sul? Diogo cala e come o dinheiro.
Manage
Reply6h
Jamal Jamal Amade Peça sua reforma maná com muito urgência...sua visão está lesar a nós outros.
Manage
Reply6h
Benny Mabjaia Aaaaaaaaah! Este assunto já mete nojo, pa! Sinceramente!! Querem tomar-nos a todos por doidos/ignorantes? 
Respeito é bom e o povo gosta.
Mais não disse.
Manage
Reply3hEdited
Sidio Macuacua EU JÁ TINHA DITO ISSO HÁ MUITO TEMPO, SÓ QUE NINGUÉM VALORIZOU O MEU PENSAMENTO NA ALTURA.
Manage
Reply6h
Eden Iranha Pocha que comentário infeliz. Fez na qualidade de académica/economista ou como política?
Manage
Reply5h
Simone Mura Ja estao desviar as culpas .. Acho que ninguem foi obrigado ou ameicado com uma faca na gargante a assinar. Na vida sempre encontramos o diablo mas a escolha do caminho é sempre livre
Manage
Reply6hEdited
Egidio Goncalves Afinal quem foi pedir dinheiro , nao foi Mocambique . Deixem de culpar os outros
Manage
Reply6h
Jorge Ferreira Perdeu uma boa oportunidade para estar calada...D.Luísa Diogo..afaste-se dessa porque ainda pode ser queimada...
Manage
Reply1h
Mario Luis Mahundla Dr Luisa Diogo es uma da personalidade com cretido dentro e fora do pais nao suja sua imagem e reputacao em difesa de curruptos que estao a desgracar o povo Mocambicano a nao ser que a senhor tambem tirou dividento do bolo
Manage
Reply5h
Laurindo Machado Quem foi pedir o dinheiro, quem assumiu as dividas como sendo suas? 
Cada coisa! Deformar as mentes com subterfugios!
Manage
Reply5h
Edy Enzo Puto Qual deve ser a responsabilidade dos doadores nesse caso??
Será eles também se beneficiaram dos empréstimos???
O que e responsabilizar se por uma dívida??

Política e a fonte da riqueza para os políticos, mas dessa forma acho que a dra Luísa devia se distanciar um pouco, porque a sua missão é receber propostas construtivas, avaliá-las e prova-lá caso o critério conste na constituição da república...!
Manage
Reply6h
Vicente Morinho Morinho Essa senhora ofendeu todo o povo macambicano quando diz moz nao fez sozinho ate s disesses k eu n comi sosinho o dinheiro dei meus filhos
Manage
Reply3h
Jason Baloy Acho que os membros seníores da FRELIMO fugiram do hospital psiquíatrico,falam coisas sem logica,se fazem como uma galinha que arrasa todo o quintal depois de ter sido cortado pescoço,o caso é muito simples mesmo um estudante do primeiro ano de direito pode resolver o caso,por que é só responsabilisar os que cometeram a divída,por que mesmo uma criança da creche conhece quem cometeram a divída,eles não estão a ver que já perderam credibilidade ao povo,além de chegar na emprensa dizer é porque,é porque,é porqué...Vão em casa daquele senhor amarrar por cordas,era como se fazia na antiguidade e trazer no "balanço geral" como fazem o cidadão indefeso.
Manage
Reply5hEdited
Alexandre Mjunior vão se aranhando, mas enquanto desprezarem instituições nacionais ou embrulhar seus funcionários, as informações contunuaram vindo de fora para ca e logo, aguentem com as consequências( incluindo especulações).
Manage
Reply6h
Enock Adriano Moçambique não fez sozinho ou as tais pessoas não fizeram sozinhos
Manage
Reply6h
Geraldo Estevao Changuine gatunos sem piedade,lixo
Manage
Reply6hEdited
Nelson Alvaro Magaia Concordo plenamente
Manage
Reply6h
Reply6h
Reply6h
Muzungu Ndini is with Nitafa Hi Nomo and 2 others.
5 hrs
Luísa Diogo e alucinações!.

. Luísa Diogo diz que a culpa das dívidas ocultas é também dos parceiros de cooperação com Moçambique.

. A antiga Ministra do Plano e Finanças e igualmente ex-Primeira-ministra, Luísa Dias Diogo, surpreendeu a todos em fórum público com uma loucura escandalosa. A camarada deve estar a sofrer de grandes perturbações mentais. Ela disse que a culpa pelas dívidas secretas, criadas pelos criminosos graúdos do seu partido frelimo, tem que ser partilhada com todos os parceiros que estabelecem a cooperação com Moçambique. Ou seja, no entender daquela camarada, a culpa não é só de Guebuza e apaniguados que mapearam o rombo, é também dos países com os quais Moçambique tem parcerias de cooperação. Tendo vincado ainda que estes também têm de ser responsabilizados neste crime de igual para igual com Moçambique, por alegadamente, entender que assim tem que ser porque as falcatruas das dívidas foram engendradas e executadas no estrangeiro.
.
. Nota: Que loucura!. Agora os crimes de Guebuza e quejandos devem ser imputados aos parceiros de cooperação?. Onde que entram os parceiros de cooperação nesta roubalheira. Será que Guebuza e seguidores são adolescentes que não sabiam no que restavam a fazer?. Malandra.
Comments
David Balles HAMMMMM, JÁ COMEÇARAM A SENTIR O CHEIRO DE VINGANÇA QUE O POVO JA PREPAROU, KKKKKKKKK, KANUKA, VESTE COM QUEM TEU DAMO ESTÁ AQUI, SACANAGEM
Manage
Reply5h
Elias Zeca Njazi Mortar Chiiiii. To sem comentarios mas Luisa diogo è clara mais quem pahh ijiiii
Mae ndimwe wakupi pa.swipa panango cuchawa kwanhanha por isso mualonga piapezi,muricutoma pambazirana tai ou panango ndimwe wanu bozi mainculu?
Manage
Reply5hEdited
David Balles ISSO É SACANAGEM,
Manage
Reply5h
Geronimo Macario Afonso Sau farinha do mesmo saco
Manage
Reply5h
Reply5h
Reply5h
John Wetela Aí está não sabiam o que estavam a fazer?
Manage
Reply5h
Calton Maluzane Machava Brincadeira d mao gosto
Manage
Reply5h
Armando Mugadui Meu argumento é só dizer boa tarde amigos do Facebook.
Manage
Reply5h
Muzungu Ndini Tem sentido isso?
Manage
Reply5h
Jose Alfredo Sumbane Mano Muzungo,politica e' vasta,talvez queira dizer k,se não fossem cumplices esses parceiros de cooperação deveriam prender imediatamente os envolvidos...
Manage
Reply4h
Jose Manuel Comédia de pilhagens impunes
Manage
Reply5h
Armando Mugadui Eles são maiores.
Manage
Reply5h
Gildo Marrumete Ya. Voçe Muzungo. Quantos tem dito que também eles tem a mesma culpa?
Manage
Reply4h
Mandinho Luis Daniel Muzungu Ndini analisa um pouco as dividas e talvez ela tenha razão . Pq não é possível os países de cooperação ou FMI não ter visto a a dívida já não era sustentável e mesmo assim continuavam a dar. Culpa também recai a eles sim
Manage
Reply4h
Mandinho Luis Daniel E esses países e FMI não estavam a ver a dívida não ia ser sustentável? ???
Manage
Reply4h
Mandinho Luis Daniel Te devo uma cerveja hoje amanhã antes de pagar te dou outra e assim sucessivamente não acha extranho dos doadores FMI e bancos? Se não acha seu ponto de vista
Manage
Reply4h
Jose Alfredo Sumbane Farinha do mesmo saco...experimenta como singular,fazer divida com Banco,posterior ter problemas não conseguir pagar ao mesmo...
Manage
Reply4h
Dzongue Autonomense A feisse dela está a lhe atrapalhar muito
Manage
Reply4h
Castigo Morgado Dzongue, não fica bem , soubesmos que es assim
Manage
Reply4h
Gildo Marrumete Munzungo sabe bem mesmo que a merda da puta da FMI tem a mesma culpa. Luisa Diogo o que?
Manage
Reply4h
Muzungu Ndini FMI não sabia de nada. Eis a razão de ter suspendido a ajuda. Se o FMI tivesse sido comunicado não se surpreenderia. Não as consideraria dívidas ocultas.
Manage
Reply4h
António Dinis Muzungu Ndini Mano Muzungo, a Luísa tem razões, esses países foram cúmplices em todas as vertentes, e tem seus objectivos, já começou a Rússia com as sua ladaínhas. atento irmãos, mas é claro que a ala criminalista da Frelimo é a maior implicada nisso.
Manage
Reply3h
Gildo Marrumete Esse Muzungo sabe. Palhaçada a penas.
Manage
Reply1h
Jose Lobo Luisa que Loucura, quem ficou desfalcado?Quem esta a pagar a Divida? Quem esta em crise? TEMOS QUE LEVAR ESSA SENHORA AO MANICOMIO!
Manage
Reply4h
Castigo Morgado Bem dito! A camarada não advoga como uma questão politica se tratasse mas sim , como conhecedora das regras de individamento. Essa camarada, trabalhou no banco mundial... Quêm no minimo é contabilista cá e entre nós ...
Manage
Reply4hEdited
Reply4h
Mulandi HI Mina Kheni Não consegue ficar calada e como não suportou falou bobagens.
Manage
Reply4h
Mulandi HI Mina Kheni Por acaso os bancos é que deram a proposta ao governo pra se endividar excessivamente? Foi o FMI? Não entendo de finanças mas o governo é culpado. Os doadores desembolsaram os valores porque foram solicitados. Querem dizer que o FMI coagiu o governo para atropelar as leis?
Manage
Reply4h
Castigo Morgado Cotra governo!? Sai sempre a perder.
Manage
Reply4h
Gildo Marrumete agora tu falaste
Manage
Reply1h
António Sampaio Jacinto Jone Eu não entro nas dividas ocultas
Manage
Reply4h
Fausto António Macuácua Concordo com Luisa Diogo. Tanto Armando Guebuza assim como os proprietarios dos bancos (credores) sao bandidos por isso devem ser responsabilizados, ambos sabiam da ilegalidade das dividas.
Manage
Reply3h
Juma Rufino Dâmaso A procura de abrigo
Manage
Reply3h
Simão Gomes Excesso d malandrice acaba falando merda.
Manage
Reply3h
Esmail Alberto Juma isso e uma locura
Manage
Reply3h
Francisco Lino Junior Nunca imaginei que o pronunciamento saísse da pessoa de que vinha nutrindo de muita admiração respeito. Por amor de Deus!
Manage
Reply3h
Francisco Lino Junior Digo, admiração e respeito!
Manage
Reply3h
Andy Uane Umbro A feiura esta lhe deixando crazy.
Manage
Reply3h
Salomao Facitela Na verdade parece alucinada mas por causa da cumplicidade, tentam se encobrir a todo custo.
Manage
Reply3h
Gote Rafa Quando a terceira idade bate a porta a pessoa fala coisa com coisas. Perdoem a ela gente.
Manage
Reply2h
Joao Elias Jasse Jasse Já tá sair madjine
Manage
Reply2h
Layce Aníbal Ta perder cabeça
Manage
Reply2h
Inácio Ernesto Nzonga Não precisam ser um lecenciado ou mestrado para ver para onde vai o Moçambique? último analfabetos que existem ak em Moçambique sabem dizer e explicar tintim a tintim; os bancos tinham objetivos claros para magoar os pretos de Moçambique ao dar um empréstimo foram dos seus patamares; cada dia somos surpreendidos com os dizeres de cada camarada; de zero a dez;!!!! Dra eu tenho a dar 8;5% de valores
Manage
Reply2h
Reply1h
Reply2h
Layce Aníbal Ta perder memoria o povo ja acordou continuem vao correr tipo no zimbabue
Manage
Reply2h
Toko Ambaka Eu acho que ela tem razao.
Manage
Reply1h
Jaime Curambicua Curambicua Se ela tem razão entao esse País é governado por pessoas inracionais.

Sem comentários: