O presidente norte-americano aceitou o convite do líder norte-coreano. Os dois vão discutir o fim dos testes com mísseis nucleares da Coreia do Norte.
Donald Trump aceitou encontrar-se com Kim Jon-un em maio, para discutir a desnuclearização da Coreia do Norte. O anúncio de que o presidente norte-americano tinha aceite o convite do líder norte-coreano foi confirmado ao princípio desta madrugada de sexta-feira em Portugal, na Casa Branca, pelo Conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul.
Antes tinham sido fontes oficiais da Casa Branca a confirmar ter recebido o convite de Pyongyang para falar sobre o fim dos testes de mísseis nucleares.
O local do encontro ainda não foi divulgado.
Trump reagiu no Twitter dizendo que o encontro “está a ser planeado”, que “estão a ser feitos grandes progressos”, mas que as “sanções se vão manter até ser alcançado um acordo” e que até lá lá não pode haver “testes de mísseis”. Mas foi o próprio presidente norte-americano que surpreendeu os jornalistas da Casa Branca para lhes anunciar que ia haver um anúncio importante da Coreia do Sul.
A possibilidade de conversações entre EUA e Coreia do Norte sobre a desnuclearização norte-coreana tinha sido abordada no histórico recente encontro entre as duas Coreias.