Filipe Nyusi manifestou esta sexta-feira receio de afonso Dlhakama faltar com a palavra dada de contribuir para restabelecer a paz efectiva no país.
O Presidente do Partido Frelimo diz que espera que o líder da Renamo Afonso Dhlakama não apareça com novas ideias que não fazem parte do consenso por eles alcançado, a cerca de um mês.
Nyusi alertou ainda aos camaradas que actualmente no país "trava-se duras batalhas para a conquista do poder".
Os anos passam e os acordos que o líder da Renamo tem mantido com os diversos presidentes do partido frelimo e também presidentes da Republica ( Joaquim Chissano e Armando Guebuza) não se revelam resilientes e muito menos duradouros.
Os mesmos como a realidade revelou funcionam até ao período eleitoral, concretamente depois da divulgação dos resultados- altura em que o "vucu-vucu" acontece e o país vira do avesso, com a paz a dar lugar ao clima de instabilidade política ou se quisermos de guerra.
É temendo esse facto que Filipe Nyusi que até já se deslocou por duas vezes a gorongosa , mandou um recado a Afonso Dhlakama com quem tem arduamente procurado caminhos para paz efectiva.
" A expectativa de todos moçambicanos é que a Renamo não apareça querendo incluir novas ideias que não fazem parte do consenso". Desabafou Nyusi.
O recado também foi extensivo aos camaradas, para que se preparem para entrar no embate eleitoral com novo pacote de descentralização.
"Tenhamos coragem de avançar com as mudanças, assim como fizemos no passado hoje quando vestimos a coragem de aceitar outro modelo de descentralização fazemos sabendo que tudo depende de nós”. -Para depois clarificar melhor o desafio do partido nas próximas eleições: " essas eleições poderão ser realizadas pelo novo modelo e uma conjuntura adversa para o nosso partido, mas também é uma oportunidade ímpar da frelimo mostrar a sua força". Disse.
Aliais, no início do seu discurso de abertura da II Sessão Ordinária do Comitê Central, Filipe Nyusi alertou que " no país trava-se duras batalhas para conquista do poder".
Em relação ao ponto de situação do dialogo político de uma forma geral, o presidente do Partido Frelimo explicou que o mesmo está na fase de discussão dos assuntos militares.
Nyusi assegurou que o pacote de descentralização e assuntos militares "são duas experiências indissociáveis, dois processos que devem caminhar na mesma direção que é o alcance da paz efectiva ". repisou Nyusi, em mais uma deixa que soou também como recado para o líder da perdiz.
Sem comentários:
Enviar um comentário