quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Grupo armado apela à luta para derrubar Governo venezuelano


O grupo "Resistência" armado durante o apelo.

Um grupo armado, autodenominado "Resistência", apelou hoje à luta para derrubar o Governo da Venezuela, porque o tempo das eleições e do diálogo "já passou".

"Somos profissionais militares e policiais, ativos e reformados, organizados, treinados e armados. Decidimos dar um passo em frente como parte da operação 'David' para contribuir para a libertação do nosso povo e resgatar a democracia", afirmou uma voz, alegadamente a do líder do grupo de oito pessoas, ao centro de um vídeo divulgado na rede de mensagens instantâneas Twitter do grupo.
O grupo de oito homens encapuzados, vestidos de preto e armados, que surge à frente da bandeira do país, fez "um apelo ao bravo povo da Venezuela para que se una à luta de todos, nas redes, em casa, nas ruas, contra a ditadura comunista".
"Temos o dever de recuperar a pátria. Mantenhamos a pressão nas ruas e não descuidemos os nossos guerreiros (jovens que enfrentam as forças de segurança) que com a sua luta conseguiram chamar a atenção das nações do mundo sobre o que acontece na Venezuela e tiraram a máscara a este regime", afirmou.
Na mensagem, o grupo pede também a participação dos militares na "luta e a caminhar com o povo de Venezuela". "Organizem-se em grupos de extrema confiança e planeiem golpes contra a força repressora. O tempo do diálogo já passou, assim como o das eleições", sublinhou ainda.
O grupo dirigiu-se também aos políticos da oposição venezuelana, afirmando: "Chega de enganar o povo só para manter quotas de poder, que vocês bem sabem não nos livrarão desta ditadura castro-comunista". "Respondamos às balas com balas", declarou.
"Aos companheiros de armas, ativos, chegou o momento de atuar, não deixem que o alto comando militar que tem permitido abertamente a corrupção, o narcotráfico, o tráfico de armas, violações dos direitos humanos e torturas continue a defender este Governo", prosseguiu.
Segundo o grupo, os oficiais foram testemunhas "da grande fraude de 30 de julho", dia da eleição para a Assembleia Constituinte, precisando que "os números dados não são os números reais contabilizados nas diferentes salas das nossas unidades militares".
Continuando a dirigir-se aos políticos venezuelanos, o alegado líder alerta: "Não sejam cúmplices e, de uma vez por todas, tirem a venda dos olhos".
No final do vídeo é lembrado que "isto não é um Golpe de Estado, mas sim um ato legítimo para recuperar a democracia".
No site oficial, é contada a história da "Resistência" e a sua missão. O nome completo do grupo é "ResistenciaV58". "V" de Venezuela e o número "58", é inspirado no Golpe de Estado ocorrido na Venezuela a 23 de Janeiro de 1958, mas também no artigo 58.º da Constituição venezuelana.
Pode ler-se ainda que os membros, deste movimento, são netos dos homens e mulheres que participaram na derrota do ditador Marco Pérez Jimenez.
Com Lusa

Sem comentários: