quarta-feira, 19 de outubro de 2016

QUAL A RAZAO DE PERSEGUIR, SEQUESTRAR E ASSASSINAR MEMBROS CIVIS DA RENAMO?

Domingos Gundana
Essa é uma das questões que nos últimos dias tem sido debatido nos corredores da sociedade moçambicana lúcida. Eu também vinha me questionando sobre quais eram as motivações dos que desenharam essa estratégia.
Pois o que tem os delegados políticos do partido que são membros civis, gente que acorda e vai trabalhar, tem sua família por sustentar, não são militares com armas em punho prontos para o combate, não constituem nenhuma ameaça física a ninguem. Então qual a razão de assassinarem essas pessoas?
Depois de tanto ouvir e me questionar também, eis que no último domingo 16 de Outubro obtive a resposta e as razões através de irmãos e companheiros do painel de comentário do programa resenha semanal da TV miramar.
1-Disseram os irmãos, o motivo é de a RENAMO ser um Partido com homens que têm armas e por essa via o Partido é armado, assim sendo os membros deste Partido devem ser considerados de homens e mulheres armados.
2-Uma vez assim considerados, devem ser caçados, sequestrados e assassinados. Pois já ouvimos vozes parlamentares a dizerem ninguém irá desarmar a RENAMO o que se deve sub-entender que a RENAMO é armada, todo são armados e combatem o estado, então o estado deve acabar com eles.
Essa foi a máxima que não espera ouvir dos colegas, mas foi muito aliviante saber que os motivos dos raptos e assassinato de membros civis da RENAMO tinham como estratégia esse pressuposto.
Fiz me de propósito puxar a conversa em formato de desmentir na vertente explicativa, para perceber a convicção das afirmações que eram trazidas, os colegas foram firmes no assunto, até quiseram saber se já havia dois RENAMOS ou dois DHLAKAMAS, se não havia, então, se o mesmo Líder é que dirige os que estão nas matas e os que estão nas cidades, não há diferença, TODOS SÃO HOMENS E MULHERES ARMADOS merecem o mesmo tratamento.
Foi daí que percebi a dificuldade do sistema e de seus colaboradores na separação dos poderes, como se podem entender um pensar assim? Aliás foi o que fizeram com os Portugueses após independência, todos aos olhos da FRELIMO, eram colonos e deviam ser tratado da mesmo forma. É o que fazem confundir as FDS como seu braço armado e não braço armado do país.
Senhores, as tropas, força residual ou guardas da RENAMO, são da RENAMO e não há RENAMO. Eles pertencem a RENAMO, do mesmo jeito que, o exército ou as FDS não são do Governo, são do país, o governo apenas é o responsável por estes.
Confundir estado e governo, ou partido, estado e governo e trágico. A OMM e OJM são organizações sociais da FRELIMO, não são a FRELIMO mas sim fazem parte da FRELIMO.
Portanto, sequestrar pessoas civis e assassina-las só porque pertencem a RENAMO que tem um braço armado é cometer atrocidades para com pessoas indefesas cujo a sua arma é boca.
Mas escrevi para agradecer aos colegas que vieram ao público esclarecer as causas e motivações dessas atrocidades. Pois a partir de domingo a minha dúvida acabou.
E quando me chega o relato em menos de 48 horas após esses comentários na TV miramar do assassinato do membro da assembleia provincial e delegado da RENAMO num dos distritos de Nampula com mais colega que juntos se faziam transportar numa motorizada regressando do encontro de reflexão sobre a vida e obra de André Matade Matsangaissa celebrado na 2feira 17 de Outubro.. logo o papo da resenha me veio a cabeça.

Mais uma vítima inocente mas que para eles faz parte de todos! 
Triste
GostoMostrar mais reações
4 comentários
Comentários
Joel Manhiça Zondiwane Estamos mal com esses vampiros
Pedro A. Uamusse Lamentável isso mas os mesmos dizem procurarem a paz.....Como haverá paz se há perseguição e matanças dos membros de partidos de oposição....Isso será que não vai levantar mais fúria destes e preferirem a guerra? O povo sabe que se Renamo realmente pensar em fazer guerra ela é capaz..... Mano eu n`ao sou da renamo nem de nenhum partido político mas me incomoda a situação que Moçambique se encontra. Governante amantes de si mesmos do que de outrem, defensores dos seus próprios interesses, soberbos, que governam para o prejuízo de outrem....Infelizmente O país do Pandza é isto mesmo. O Governo na verdade está a mostrar o quão não presta e nem vale nada.
Filipe Primeiro A razao è simples selenciar a oposiçao e os que falam a verdade
Luis Coss Todos são assassinados incluindo os da FRELIMO

Sem comentários: