sábado, 15 de outubro de 2016

OS MENDIGOS NO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MAPUTO! UMA AGENDA PARA A REFLEXÃO

 NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA NA SESSÃO DA COMISSÃO POLÍTICA DO PARTIDO GOVERNAMENTAL
Boa bola!
Os idosos marcaram golo sem sujar calção, ao dirigirem se ontém para o Edifício do Conselho Municipal da Cidade de Maputo!
Na próxima sexta feira devem ir ao Palácio do Presidente da República, na Ponta Vermelha, para ir pedir às megalhas que têm restado na mesa do banquete da nobreza... onde estão a manjar os bifes das dívidas secretas!
Mário Machungo, lembrou aos governantes do seu partido "que devem evitar tomar decisões sobre a vida pública do povo à partir dos Gabinetes"!
Antes da tomada dessa macabra decisão, porquê é que não criaram brigadas de sensibilização para sensibilizar carinhosamente aos idosos, ao longo dos grandes centros de concentração desta carinhosa geração?
São os tradicionais contribuintes que estão a passar em primeira mão a mensagem do tal decreto governamental, substituindo o papel dos ilustres funcionários públicos que por natureza deviam ser eles a anunciar em primeira mão essa notícia aos idosos!
Esses idosos costumavam se concentrar em menos de duas dezenas de mesquitas nas sextas feiras! O que custaria ao Governo, criar umas brigadas para se posicionar ao longo desses locais para lançar uma educação cívica, sobre às vantagens desta decisão?
Se arte de governação em Moçambique, não fosse derivado ao DNA da corrupção! Sem dúvida a ministra da Mulher e Acção Social, já teria sido demitida por esse escândalo que ofende à moral pública daqueles que nos trouxeram à luz do sol neste mundo, abandonados por um regime que tem coragem de contrair dívidas secretas para alimentar às suas luxúrias políticas e ganâncias económicas com à experança de fazer responsabilização de pagar às mesmas dívidas através dos mendigos que hoje estão a ser vítimas de humilhações à partir das ruas e sem direito de uma informação dignificativa a partir da boca dos funcionários públicos!
Senhor Presidente da República, pedimos à sua reflexão cautelosa sobre a motivação escondida por de atrás desta decisão do seu Executivo, pois cheira uma cobiça dos corruptos para abocanhar às migalhas que há dezenas de anos os pobres têm se beneficiados à partir duma contribuição directa de quem está interessado para solidarielizar se com essa desfavorecida camada social!
Os mentores dessa medida, parece que concluíram que rola muita mola dispersa nesse "negócio" e em nome da valorização moral e humana dos beneficiários devia se cria uma lei que aparentemente visaria amparar aos mendigos e idosos, enquanto por detrás disso, já está aberta mais uma nova "janela" da engenharia da corrupção para delinquir o Estado em nome da defesa dos interesses dos beneficiários!
Uma lei boa, mas peca por nascer duma desorganização organizada para dificultar à sua fiscalização!
Comentários
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Santos Jeremias Até por mim teriam começado de tapete vermelho....
GostoResponder111 h
Timoteo Fernando Juda seria melhor se fossen concentrar se no palacio da ponta vermelha
GostoResponder211 h
Ngonhamo Ngonhamo Boa bola mesmo.
GostoResponder111 h
Dario Langa Merecidos aplausos
GostoResponder111 h
GostoResponder19 h
Julio Jaime Muoianga Governo sempre ao encalço para prejudicar o mais pobre. Era o ganha pão deles pedindo esmola na rua e agora???????????????????????????
GostoResponder111 h
Timoteo Denja Esses sao preguissosos. Devia recolher tdos eles trazer aqui em gorongosa dar enxada pa produzir. Ainda podem produz esses macacos. Menos dificientes.
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Sera? Quem devia os levar a gorongosa? Nao seria igual a Campos de concentracao reprovados por pecar contra direitos humanos? Uma coisa é certa: Nenhuma lei serve para um faminto. Oque eu acho, é que devia-se criar centros de acomodacao aos idosos e criancas sem amparo. Nao uma medida como esta de proibir esmola num País pobre como o nosso em que 89% do povo vive sem nenhum dolar por dia. "Nao se pode tomar medidas sobre o povo a partir dos gabinetes"(Machungo, Mario da Graca, 2016).
GostoResponder21 hEditado
Cabral Toze Alo Timóteo denja um dia iras atingir a 3a idade será k vais conseguir pegar encharcada. Isto k tas a falar e uma ofensa
GostoResponder19 h
Timoteo Denja To a praparar meu futuro agora ñ vou confiar no governo pa pdr esmola. Vc pensa k tdos esses pode produzir?
Timoteo Denja Morcos pode ter um pouco de razao. Mas uqui vejo nas grandes cidades é k vc conseguem ver um individuo de 35 a 40 anos a ti pdr 5mt mas isso ñ é abuso?
GostoResponder19 h
Justino António Cossa Exacto Timóteo. Há muitos jovens em condições de trabalhar, mas só vivem pedindo esmola. Isso preocupa-me também...
Rostino Zita Temoteo esses velhos se estam nesse estado e k nao se deram bem na vida e dai precisam de nos para lhes ajudad. Falando em producao de subsistencia as vezes nao e eficiente pk tera k depender da xhuva as vezes pode nao chover por fim nao usam adubus a tera de alguma forma ja nao era fertil como na epoca dos nossos bisavos portanto vamos la analisar antes de falar. Nao so nos preocupar com questoes políticas pork o k tou a ver estasa defender a politica
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Meu caro Temoteo, nao se esqueca que este pais nunca teve politicas de desenvolvimento humano (Repare no IDH/2008 para ca). As perguntas que deviam ser feitas antes sao: Por que estes jovens de 35 a 40 anos estao a viver de esmola? Qual foi a condicao que os sucessivos governos lhes ofereceu desde 75? E qual é impacto dos anos de guerra? E qual é o investimento feito na area da agricultura? Quantos extensionistas assistem os agricultores? Portanto, existem muitos factores que levem a mendicidade nas cidades.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Banitho Vilanculos Exex já perderam a cabeça memo, já não sabem uke fazem nem como fazem
Calide Ernesto Que pena, e verginha meu pais!!!
Quem ti conheceu no tempo do Chisano nao ti reconhece jamais...¡
John Wetela Gil mendes e muzaya dizem assim, PORQUE VOCES GOSTAM DE COMENCAR PELA MORTE.
Isto e falta de pensamento,ou nao querem organizar porque tem medo de sustentar condignamente os velhos ou jovens na rua.
Ha muito que falar aqui, se as pessoas que deviam viver com esses velhos nao tem nada de salario suficiente ai os velhos deve phandar tambem por causa do mau salario, e esses velhos ja contribuiram para o estado. Mas nada ganhar , dados megalhas no fim do mes.
Nemane Selemane Cada dia, cada coisa neste pais.
GostoResponder110 h
Amilcar Antonio Esdor Sinceramente
GostoResponder110 h

Cabral Toze Belas palavras

Sem comentários: