terça-feira, 18 de outubro de 2016

MAIS DESASTRES DAS FORÇAS DA FRELIMO EM CHIBABAVA E MARINGUE


*Chicalango envolvido na morte do Dr Jeremias Pondeca

As catástrofes das forças da frelimo ainda continuam. Depois dos descalabros de Murrotone, Chibaene, Tambara e Inhaminga, as forças da frelimo também sofreram grande derrota ontem em Mangomonhe, posto administrativo de Muxungue, distrito de Chibabava. Os atacantes, que se embebedaram com "sura" que encontraram nas aldeias abandonadas, sofreram dois ataques consecutivos. Há registo de muitos mortos e muitas armas capturadas. A derrota foi fulminante e os escassos sobreviventes fugiram em debandada.
Em Maringue, está em curso uma mega operacao das forças da frelimo sob o comando do Chicalango. O grande contigente de mais de 300 homens armados até aos dentes, dividiu-se em 3 grupos, sendo que o primeiro, ficou na vila de Maringue, o segundo adentrou ate a zona de Phango e ontem a noite andou a disparar cegamente morteiros. O terceiro e último grupo foi destacado a Nfudza e na manhã de hoje 18/10/2016, o grupo foi atacado pelas perdizes e até este momento que preparamos esta publicação há um grupo de militares encurralado e q chorar por socorro. Houve muitas mortes e perdas de armas. O standoff ainda continua em Maringue e traremos mais pormenores oportunamente. 
Na prática, em apenas 9 dias as forças da frelimo tiveram perto de 250 baixas fatais e acima de 100 feridos graves, o que equivale a um batalhão posto fora de combate; e muitas armas e municoes foram perdidas a favor dos temíveis rangers de Afonso Dhlakama. São morteiros, bazucas, granadas e centenas de ak-47's. Até dá a impressão que as últimas operações da frelimo têm como finalidade "oferecer" armamento a renamo. Desta forma, a renamo amealhou um rico arsenal para sua "blitzkrieg".
CHICALANGO, O EL MATADOR DO NYUSI
Informações de fontes ligadas à ala consciente e moderada da frelimo indicam que o coronel António Elias, mais conhecido por Chicalango ou Adolfo, é um dos elementos envolvidos no bárbaro assassinato do membro do Conselho do Estado e quadro sénior da renamo, o Dr Jeremias Pondeca. O Chicalango é o 'El matador' de serviço o Nyusi para eliminar os graúdos mais sonantes da renamo. Foi Chicalango que fuzilou o membro do Conselho da Defesa e Segurança e graúdo da renamo o José Manuel, um oficial de alta patente da Renamo. O grupo que matou o Pondeca de que Chicalango fazia parte era composto porque mais 3 elementos sendo os restantes da etnia maconde e changana. Todos estavam na mesma viatura. 
Recorde se que este Chicalango tinha sido capturado pela polícia meses atrás, quando tentava sequestrar uma miúda funcionária da delegação da renamo na Beira. O Chicalango foi capturado em flagrante pela policia da brigada montada da Manga, Beira mas posteriormente solto as escondidas pela frelimo. Os jornalistas da STV foram impedidos de captar em imagens do grande escândalo que deixou toda frelimo em parampas. 
Neste exacto momento que preparamos este texto, o Chicalango encontras-se em Maringue não só para dirigir as operações contra as bases da renamo mas também para sequestrar e assassinar os membros e simpatizantes da renamo. O Chicalango saiu de Maputo a quatro dias, fugindo deste caso do baleamento de Pondeca porque em Maputo já há polícias que estão a caçar ferozmente os assassinos e o Chicalango é um dos suspeitos e o Nyusi e a sua quadrilha decidiram despachar o Chicalango a Maringue como forma ou de afasta-lo da cena do crime ou para que seja morto em combate.
Mas como sempre repetimos aqui, o Nyusi e o seu exército dos esquadrões de morte pagarão muito caro pelos seus crimes hediondos. O Nyusi é realmente um indivíduo a todos títulos sanguinário. Foi ele pessoalmente que ordenou as mortes de Gilles Cistac, Paulo Machava, José Manuel e agora o Pondeca. O coordenador destes esquadrões é o sanguinário e psicopata "ministro" do interior Basílio Monteiro. 
Unay Cambuma

Polícia da República diz que vai continuar a desmantelar bases da Renamo

A Polícia da República anunciou hoje que as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas vão continuar a desmantelar posições e bases da Renamo, visando eliminar focos de presença de homens armados do principal partido de oposição.
Falando em conferência de imprensa de balanço semanal da actividade policial, o porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique, Inácio Dina, afirmou que a tomada nos últimos 15 dias de bases da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) nas províncias da Zambézia, centro do país, e de Nampula, norte, visa a remoção do braço armado do principal partido de oposição.
"As Forças de Defesa e Segurança moçambicanas vão continuar a desmantelar as posições e bases da Renamo até que não haja nenhuma ameaça à ordem e segurança pública", afirmou Dina.
O porta-voz do Comando Geral da Polícia confirmou igualmente a morte de uma criança e o ferimento do secretário de um bairro em Muxúnguè, distrito de Chibabava, província de Sofala, centro do país, durante o ataque à residência do responsável, que o Governo atribuiu à Renamo.

Nas duas últimas semanas, as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas tomaram uma base no distrito de Murrupula, província de Nampula, e outra no distrito de Mocuba, província da Zambézia, apreendendo armas e munições e medicamentos.
Nas duas províncias, centros de saúde foram visados em ataques que as autoridades moçambicanas atribuíram à Renamo, no actual contexto de violência militar que opõe o braço armado do movimento e as Forças de Defesa e Segurança.
A actual vaga de violência militar em Moçambique seguiu-se à recusa da Renamo de reconhecer a derrota nas eleições gerais de 2014, acusando a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, de fraude no escrutínio.
A Renamo exige governar em seis províncias do centro e norte do país onde reivindica vitória.
SAPO – 18.10.2016
      BREAKING NEWS!
      ANTÓNIO CHICALANGO E O SENHOR ADAMO DO SISE ESTÃO ENVOLVIDOS NA MORTE DO JEREMIAS PONDECA!
      Informações de fontes ligadas à ala consciente e moderada da frelimo indicam que o Senhor Adamo do sise e o coronel António Elias, mais conhecido por Chicalango ou Adolfo, são alguns dos elementos envolvidos no bárbaro assassinato do membro do Conselho do Estado e quadro sénior da renamo, o Dr Jeremias Pondeca. O Chicalango é o 'El matador' de serviço o Nyusi para eliminar os graúdos mais sonantes da renamo. Foi Chicalango que fuzilou o membro do Conselho da Defesa e Segurança e graúdo da renamo o José Manuel, um oficial de alta patente da Renamo. O grupo que matou o Pondeca de que Chicalango fazia parte era composto porque mais 3 elementos sendo os restantes da etnia maconde e changana. Todos estavam na mesma viatura e para o efeito usaram pistolas silenciosas. Foram os mesmo que abateram os empresários asiáticos que compravam pedras preciosas alegadamente por comprarem directamente nas minas de Afonso Dhlakama. Segundo as mesma fontes, este grupo esteve no último dia 15 de Outubro de 2016, pelas 16 horas no Restaurante à caça de mais um membro sénior da Renamo. E importante referir que depois da morte do Pondeca mais três membros da Renamo estavam (estão) sendo monitorados por agentes do SISE incluindo o deputado e porta voz da Renamo António Pedro Muchanga. Quando o Chicalango soube que a polícia estava atrás dos assassinos do Dr Jeremias Pondeca foi enviado a centro do país, onde encontra se a comandar as operações levadas a cabo pelas FDS em Maringue codjuavados por comandante Mateus Gamba.
      General Nitafa.
      18 de Outubro de 2016!
    Comentários
    Jose Manuel Você ainda precisa de fonte para ter certeza de que o país está sequestrado por uma organizacao terrorista que tem assassinado civis bem posicionados na sociedade moçambicana olhando as fortunas dessas gente você ainda acredita no pai Natal
    GostoResponder19 hEditado
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...
    Jose Antonio Manuel Qui Vergonha
    Hélio A. Cossa será?? Que vergonha para o governo do dia
    GostoResponder19 h
    Jose Manuel Que governo você chama isso de governo ou associação de terroristas
    Jose Manuel Organização terrorista sanguinária de gatunos assassinos
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...
    Sérgiomachava Machava Nessa terra ninguém será esperto , chegará vez do silêncio da tua felicidade .
    Nitafa Nitafa Nomo Mano Emmanuel fonte:
    -> Televisão de Moçambique em simultâneo com a Radio Moçambique!
    GostoResponder99 hEditado
    Francisco Foquisso Sera verdade isso,,?
    Anselmo Josesitoe Sou um dia!!!
    Povoncs Mozambique Vira o fim dele
    GostoResponder19 h
    Alberto Pagari Tudo que tem inicio tem o seu fim
    Zito Domingos Gimo Triste cenário
    Vacude Naimo Ngulelé Afinal o tal d chicalango nao moreu em ngorongoza a semanas atraz?
    GostoResponder19 h
    Peter Casimiro Esse diabo continua a matar mas Deus vai lhi cansar n pense k ele é imortal
    GostoResponder29 h
    Carlos Jone Correia Q vergonha chicalango homen grande n tem vergonha mesmo
    GostoResponder19 h
    Anidio Paulo Jamusse Vilanculos Este chicalango ainda está vivo ?
    Bizmungo Arape Tuto Na foto é o tal António Elias?
    Paulo Filipe Serenguana Simango Congo de mie dele filho da puta xto furioso com esse cona da mae dele carassa
    Monsenhor Telis Macia Afinal voces.....nao mataram chicalango???
    Monsenhor Telis Macia Pelo que eu saiba chikalango marreu junto com currandeiros em gorongoza, segundo fontes fiaveis do meu general nitafa.
    GostoResponder18 h
    Nitafa Nitafa Nomo BREAKING!
    "PARECE" QUE O ANTÓNIO ELIAS "CHICALANGO" SUCUMBIU EM GORONGOSA!

    Temos informações ainda por se "confirmar" que dão contas que o António Elias mas conhecido por Chicalango morreu em gorongosa na última sexta feira. De acordo com os dados ainda por se "confirmar" ele morreu carbonizado junto dos curandeiros que saíam da vila de gorongosa em direcção à sua satundijira para a realização das suas operações contra a vida do líder da Renamo. Traremos mais detalhes nos próximos blocos noticiosos.

    REPASSANDO:
    "O tal "Chicalango", cujo nome verdadeiro é Antonio Elias, um antigo comandante da renamo que desertou ainda durante a guerra dos 16 anos, tem enganando a frelimo dizendo que tem a capacidade para matar o líder da renamo e vem burlado a frelimo com as suas historietas a 10 anos, sempre dizendo que "falta pouco, dão-me mais 100.000, 200.000 Meticais, desta vez vou matar o Dhlakama....". Mas este Chicalango é um grande medroso e cobarde, desde que escapou 'in extremis' por 3 vezes na Gorongoza nunca mais se embrenhou nas matas. Ele simplesmente chega na zona das operações alinha as tropas para interior e de seguida desaparece sem deixar rastos.
    Os militares da frelimo já o conhecem e não gostam dele porque mente para a frelimo e faz morrer muitos filhos dos outros. Algumas vozes no seio dos militares em particular na tal famosa posição das "Mangueiras" em Sandunjira dizem mesmo que quando o Chicalango chegar, vão lhe amarrar e cortar o pescoço e que ninguém aceitará escalar a Serra caso sejam alinhados".
    Nota: O Chicalango é este barrigudo de boina vermelha do lado esquerdo do Ex Ministro da Defesa!

    General Nitafa.
    06 de Outubro de 2016!
    GostoResponder28 h
    Rosario Tembe Dabomba General Nitafa Nitafa Nomo esqueceram que mataram o Chicalango junto com os curandeiros?
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...
    Guido Pinto ainda q bom q ta na linha e so ser dado uma bala na cabesa
    Sodja Rinosvika Kure Afinal são estes patetas digam a eles k nada é infinito kem Mata a faca morre a faca
    Calisto Meque Meque A paciência da Renamo irá nos fazer acabar
    GostoResponder18 hEditado
    Chikweza Maphossa Naverdade mano um por um
    GostoResponder17 h
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...
    Rafa Barroso O dia deles vai chegar, deus escreveu isso que morreram muito pobre na alma deles.
    Bony Fernado Djombo Djombo j nos acabou meque?
    GostoResponder18 h
    Fidel Albano Riadao O chicalango deve ser morto, esse já matou muita gente
    GostoResponder18 h
    John Wetela Pora e poxa meu.
    GostoResponder18 h
    Xavier Da Elisa Lamo At quanto com esses lobos??
    GostoResponder18 h
    Stefan Zweig lobos vestidos da pele de ovelha
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...
    Agostinho Joao Filipe Mabunda Vcx nao reportaram nos dizer que chicalango morreu.
    Azarias Alberto Matias Nao forao voces k nos actualizaram de k o chicalango morreu com curandeiros tanzanianos num BTR se a memoria nao me trai la em Gorongosa carbonizado.....qualker coisa parecido? Vamos ser serios! Confio nas suas noticias, ando bm atento nelas.
    Nitafa Nitafa Nomo ESQUADRÕES DA MORTE NA BEIRA
    O ELIAS CHICALANGO NÃO MORREU QUEM TOMBOU JUNTOS COM OS CURANDEIROS É UM OUTRO COMANDANTE DAS FDS, O CHICALANGO FOI VISTO NA SEXTA FEIRA A VIGIAR NA SEDE PROVINCIAL DA RENAMO NA BEIRA.

    FOI SEQUESTRADO UM MEMBRO DA RENAMO EM DOMBE!
    TRATA-SE DO SENHOR INÁCIO SAMUEL MAHAYANA, FOI SEQUESTRADO HOJE AS 9: HORAS EM DOMBE, ELE É MEMBRO DA RENAMO E RESIDE EM CATANDICA MAS NA ALTURA QUE SOFREU SEQUESTRO SE ENCONTRAVA EM DOMBE-MANICA.
    ESTE SENHOR INÁCIO TEM DOIS HIACES E UM CANTER NÃO SE SABE O PARADEIRO DELE,
    POR AFONSO CHICUARE
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...
    Joao Chauque Eu j tou farto dessas historinhas bebadas d pondeco pa,o gajo j tem a nova vida n inferno com matsangaisse.
    Ramon Cota Filho de puta,quem ta no inferno e' teu pai.
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...
    M-du Dulomite Eu ja desconfiava do SISE
    Fernando Antonio Dias Eu teria ouvido a morte dest chical..!
    Hilario Mahumane Acho que há muuta gete que não lêe para entender is posts mas sim para interpreitar uma palavra. Passou um post a dizer que Chicalango não tinha morrido mas sim um outro com quem se confundiu. Enfimmmmmmm
    Jose Majasse Dombe Gatuno de Chicalango.
    Guebuza Robet Mas que e ele e? Imortal ou imbativel??????????? Temos acabar com o gajo do bem ao mal
    Guebuza Robet TEMOS QUE ACABAR COM A PARTIDARIZACAO DOS INOCENTES EM Moçambique
    Unimoz Anjura Anjura O Canalha vai acabar pessoas pha
    Alberto Gearaldo As informações d Unay i Nitafa são mentiras, eu queria ver desde que começou difundir suas informações, nenhuma vez juntou evidências. O MENTIROSO tem pernas curtas.
    Mulandi HI Mina Kheni Enquanto você não trazer a tua versão que achas veridica vamos considerar que você é desinformador ao serviço da FRELIMO. Mas fique descansado que ninguém se preocupa convosco.
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...
    Oliveira Renato Jussa Jussa Quem matou Geremias Pondeca tenque assumir as dispesas da familia do malogrado, e responder criminalmente.
    Alcidio Do Rosario Ví vários posts vossos dizerem que Chicalango foi morto pelos rangers, já passam meses.

    Mulandi HI Mina Kheni Esse Chicalango se acha o el comandante? Esse assassino terá a morte mais cruel.
    Joao Contronhar Ramos, Djumamanuel Lahade, Zacarias Juliao Juliao Robertos e 103 outras pessoas gostam disto.
    Comentários
    Loló Ubisse
    Loló Ubisse A escolta do governador dr nampula baleou mortalmente o delegado distrital e membro da assembleia provincial d nome Flores Vítor. Aconteceu na manhã d hoje...a k ponto chegamos? Paz a sua alma
    14 h
    Sankhulane Chagaca
    Sankhulane Chagaca Este delegado é da renamo ou da frelimo?
    Loló Ubisse
    Loló Ubisse Delegado da RENAMO sim
    Pauleque Joao
    Pauleque Joao E triste isso
    Paulo Rapaz
    Paulo Rapaz Em que distrito se deu isso?
    Robat Faustino Sande Sande
    Robat Faustino Sande Sande Imfornacoes falsas
    34 h
    Weiss Mocalacha
    Weiss Mocalacha Meus país.....
    Chefe Cinzentinho Governor
    Chefe Cinzentinho Governor Eu nao confio mais nas forcas de defesa da nossa Republica como dizem que em todas as batalhas elas perdem, morrem, desaparecem todas , perdem as armas etc.
    Amina Félix Almeida
    Amina Félix Almeida devias ter sentimento e vergonha ao anuciar isto tdos os dias.k pessoa sem coraçaõ
    Fernando Mandava Mandava
    Fernando Mandava Mandava Cada dia k passa to acreditando menos nesse Unay, na semana passada disse k os k mataram PONDECA foram perigosos cadastrados k se encontram na BO e hoje me vem com essa de k foi o CHICALANGO + 3 macondes... sinceramente nao sei qual das duas versoes é verdadeira.
    13 h
    Unay Cambuma
    Unay Cambuma Fenando Mandava Mandava, Quem disse que os homens de Monteiro da BO sao eles que matou O Dr Pondeca? Tem que ler os meus post nao pode confundir
    22 h
    Unay Cambuma
    Unay Cambuma O Basilio Monteiro e usado pelo regime da frelimo para "limpar" os seus inimigos e/ou criticos. Para praticar estes crimes, o Basilio Monteiro tem uma equipa especial constituida por perigosos cadastrados que estao a cumprir longas penas de prisão na BO.

    Também foi o Basilio Monteiro que coordenou o esquadrão de Morte que ceifou a vida de GILLES CISTAC, do jornalista PAULO MACHAVA e do procurador MARCELINO VILANCULOS.
    22 h
    Chico Meque Meque
    Chico Meque Meque A RENAMO esta mais afugada do que a FRELIMO ,logo cria atrito para alcansar a paz via pacifica.o que os deputados da RENAMO estão a fazer? Estes devem ajudar o partido a criar métodos de CMO pressionar o governo em torno da paz.o que adianta todos membros acabarem com esquadriao de morte e restar com militares da RENAMO no mato.estou seguro que a RENAMO é que está a perder porque seus membros já não tem força pela esquadriao da morte.todos dias fala se de baixas de militares da frelimo,,porque não acabam? Afinal de contas quantos militares a frelimo tem? Nem quem não conhece politica sabe bem que quando fecharem no rio save a FRELIMO vai mudar de ideias. A renamo parece comeu atum e estamos a morrer em vao em vosso nome.a quem não obedece a instrução porque não esta interessada com a governação. O governo poderá suportar com a crise e conflito militar ate 2019, nesse caso quantos membros a RENAMO vai perder pelos assassinatos como de Jeremias pondeca e outros quadros da RENAMO. Isto é politica ou diversão de mau gosto.por enquanto queremos a paz ,não x e y no poder.
    Bada Davane
    Bada Davane Nenhum membro da frelimo ja foi morto...sao fortes e bem protegidos
    Pedro Taremba
    Pedro Taremba Eles meressem um bom preco pela morte desses queridos nossos.
    Emídio Bobola
    Emídio Bobola Uma noticia muito forte. Tragam mais evidencias que possam sustentar a noticia
    12 h
    Manuel Cofe
    Manuel Cofe pessoa propriadu. pra mentir ê você UNay. ms km t paga pur isso? pessoas k. acreditao ns tuas mentiras são coizas.
    22 h
    Chefe Cinzentinho Governor
    Chefe Cinzentinho Governor Eu Chefe Cinzentinho nao sou policial da Frelimo ; mas do estado Mocambicano. Frelimo nao tem forcas armadas.
    Nando Mais
    Nando Mais Tà si mal
    Custodio da Silva
    Custodio da Silva Essa dona chaca vai acabar morto nao pela renamo mas sim pelos seus mandante. Escrevam o q tou a dizer.
    Adelino Nicua
    Adelino Nicua
    Cassamo Manuel
    Cassamo Manuel Masi averdade em kuale memo unay?
    158 min
    Juneque Chalosse Malefula
    Juneque Chalosse Malefula epa na politca tudo e complicado!
    Clementina Bomba
    Clementina Bomba Mto triste!
    Beto Mario
    Beto Mario GRANDE LAMBE BOTAS quem o conhece? Sr. Cumbane! Eishhh este lambe com gosto o Cu de Niusy e todos os outros camaradas. Fala coisas sem nexos, nem parece académico , este gajo é IGNORANTE.... e não tem Alma.
    Tomas Humbe
    Tomas Humbe Ninguem atira pedras numa arvore que da maus frutos,ultimamente ha muitos panhonhos telecomandado pelo regime falido k vem expretando a pagina do unay cambuma sao espioes da sise. Deixem o cambuma informar as verdades .
    120 min
    Bizmungo Arape Tuto
    Bizmungo Arape Tuto De Maringue para Beira ou para Chimoio ele ñ vai de vôo, vai a pé. Ñ possível os rangers pôr pente fino para pelo menos o ferir?

    Sem comentários: