terça-feira, 3 de maio de 2016

AINDA SOBRE A DESCOBERTA DE VALAS COMUNS E MORTES NÃO-EXPLICADAS

AINDA SOBRE A DESCOBERTA DE VALAS COMUNS E MORTES NÃO-EXPLICADAS
O estado moçambicano está a deixar de ser mero violador dos direitos humanos para praticante de crimes contra a humanidade. Duas razões fundamentam a minha inquietação:
Primeiro: porque apesar de existirem evidências bastantes, o Estado, através das suas instituições nega tais verdades e quando entende, envia “comissões de inquérito” que trazem de volta resultados “já conhecidos”, ou seja, a negação.
Segundo: porque as violações continuam e com tendência a piorar: começou como simples caça aos malfeitores e cabecilhas das operações da Renamo e depois evoluiu para o abate selectivo de membros da oposição. Nenhum crime até agora está esclarecido. A par disto, mais de 9 mil moçambicanos refugiados no Malawi e o governo acha ainda que são uns filhos e esposas dos guerrilheiros da Renamo e não refugiados; descoberta de valas comuns e o governo simplesmente diz tratar-se de boato e desinformação. E os esquadrões de morte vão provando a sua existência a cada dia que passa.
Tudo isto acontece a olhos vistos e para quem quer verificar a verdade.

O artigo 7º do Estatuto de Roma de 1998 o qual criou o Tribunal Penal Internacional, define CRIME CONTRA A HUMANIDADE COMO SENDO
“O ataque, generalizado ou sistemático, contra qualquer população civil, havendo conhecimento desse ataque, destacando-se: a) Homicídio; b) Extermínio; c) Escravidão; d) Deportação ou transferência forçada de uma população; e) Prisão ou outra forma de privação da liberdade física grave, em violação das normas fundamentais de direito internacional; f) Tortura; g) violação, escravidão sexual, prostituição forçada, gravidez forçada, esterilização forçada ou qualquer outra forma de violência sexual de gravidade comparável; h) Perseguição de um grupo ou coletividade que possa ser identificado, por motivos políticos, raciais, nacionais, [...]; i) Desaparecimento forçado de pessoas; j) O crime do Apartheid; k) Outros crimes desumanos de caráter semelhante, que causem intencionalmente grande sofrimento, ou afetem gravemente a integridade física ou mental.”

O que estou a dizer não é brincadeira. Os alertas há muito que foram lançados: Human Rghts Watch, Amnistia International, diplomatas verificaram os horrores dos refugiados no Malawi, os políticos moçambicanos noticiaram descobertas de valas comuns e o sofrimento dos refugiados no Malawi, etc. etc. Estes não são charlatães. Havendo necessidade, podem ser chamados para testemunhar.
Quem vai chupar com tudo isto será o Presidente Nyusi. Ele não precisa passar por isso. Os soldados destacados para as frentes de combate andam desmoralizados. Em vez de guardarem segredo militar, partilham-no com seus familiares, para em caso de necessidade, exigir pelo menos um enterro digno.
Ngungunyana acabou exumado e enterrado condignamente graças a insistência dos familiares. Tantos outros ainda aguardam pelas notícias dos familiares “perdidos” nas matas adentro.
Se a via militar fosse para acabar com a instabilidade, tal já teria acontecido. Porque não é abandonem estas armas e optem por vias menos letais. Estou avisando…e estou muito preocupado.










Nao vejo muita indignaçao com a lixeira humana/vala comum descoberta em gorongosa como a que vi quando a renamo abriu cratera na estrada em manica. Porque assim ?
Comments
Julio Lacitela É até engraçado sem graça nisso.
127 mins
Eduardo Domingos O que é engraçado JulioLacitela?
20 mins
Paulo Besteleve Moçambique Porque a diferença é maior
15 mins
Gulumba D. Mutemba Porque o mídia vendida nacional senta em cima do caso,enquanto que o caso cratera foi noticiado até em canais televisivos ainda em fase experimental.
11 minsEdited
Vilanculos Cláudio Vilanculos Bem, pelo menos hoje tentei escutar a RM, pra ouvir os jornalistas k engordam pelo meu imposto, mas nem um cheirinho disso não falaram. Eshi!
7 mins
Vilanculos Cláudio Vilanculos Será k a RM ainda xta preparando mentira pra nos brindar??
Remove
Wilma Chuquelane
Wilma Chuquelane Não pensa antes de falar.. esse senhor terá o que q
Lhe espera

11 hr
Remove
Jemusse Abel
Jemusse Abel Um silêncio cumplice revela esta transiçao de mero violador dos direitos humanos à praticante de crimes contra a humanidade.
52 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Na minha cabeça só cabe PAZ; PAZ; PAZ.
62 hrs
Remove
Wilma Chuquelane
Wilma Chuquelane O povo é o patrão..
1 hr
Remove
Initovitch Gulupov
Initovitch Gulupov #Egidio disseste muitas verdades mas receio que "nada" aconteça por ora, pois Moçambique nao ratificou adesão ao TPI...estou errado?
12 hrs
Remove
Egidio Vaz
Egidio Vaz mesmo que nao tenha ratificado como aconteceu com Sudao ou quê, não é garantia que os governantes não sejam responsabilizados. Este é um sistema internacional que poderá encontrar outras formas de lidar com o problema, se confirmado, incluindo a propria ratificação
52 hrs
Remove
Jonas Joaquim
Jonas Joaquim Alguma imprensa disse que no sitio de tal vala comum esta cercado pelas FDS para que ninguém chegue a ser verdade como ee que alguém teve acesso e apenas tirou fotografias dos corpos deixados ao relento? As informações acerca destes casos em Moçambique nunca são fidedignas não acha Egídio Vaz que com suposições não vamos a lado nenhum?
2 hrs
Remove
Egidio Vaz
Egidio Vaz Cite as fontes meu caro. Eu VI da Lusa, DW, Voz da América, que verificaram o que escreveram e entrevistaram também os locais. E o senhor, quais são as suas fontes?
51 hr
Remove
Mauricio Guiamba
Mauricio Guiamba Olha meu caro Jonas Joaquim as imagens são reais , e foi um risco a vida para se ter estas imagens inéditas, o o jornalista que tirou as imagens não conseguiu chegar até à vala porque já estavam a ser perseguido , pois esta altamente protegida
21 hr
Remove
Jonas Joaquim
Jonas Joaquim Egidio VazTambem li da LUSA o Catueira ee quem escreveu. Mas meu caro estas fotos não são vala comum onde esta a vala ai? Se a noticia ee vala comum como nos mostram outras fotos que não teem nada a ver com vala?
11 hr
Remove
Teixeira Teté da Silva
Teixeira Teté da Silva Ohh sr Joaquim então é indiferente para si os corpos espalhados como se de pedras se tratasse? Não deixa de ser violação de direitos Humanos mesmo sabendo da existência de esquadrões da morte.
11 hrEdited
Remove
Parpinto Filipe Nhampimbe
Parpinto Filipe Nhampimbe Com toda razão Jonas Joaquim. Melhor negar até às últimas consequências. Assim o problema deixa automaticamente de existir. Uma saída inteligente esta.
11 hr
Remove
Mailito Ismail
Mailito Ismail Sr Jonas Joaquim escovinha
1 hr
Remove
Jonas Joaquim
Jonas Joaquim Teixeira Teté da Silva Não estou a dizer que aquelas mortes não são nada, estamos a debater a Noticias de existência de uma vala comum entretanto o que vem nas fotos não ee vala nenhuma. Agora sobre mortes na zona centro todos sabemos que acontecem quase diariamente quer sejam dos elementos das FDS, dos guerrilheiros da Renamo e ate da população indefesa afinal ee um conflito armado lá. Agora falar de vala comum entende-se que muita gente foi morta e deitada numa vala tem ser bem dito isso aonde concretamente, factos, evidencias......
Remove
Douglas Harris
Douglas Harris Egidio Vaz o Jonas Joaquim ainda vive nas trevas não quer se libertar da escravidão...
128 mins
Remove
Pio Cassicasse
Pio Cassicasse Oh E.V. " o presidente Nyusi não precisa passar por isso" porquê?! Se os mecanismos internacionais a que citas forem acionados, ele vai ter que "chupar". Sem dó néh piedade. Ou então... Prontos.
82 hrs
Remove
El Patriota
El Patriota Espero que alguém seja solicitado em Haia, para se debruçar sobre esses temas... Seria bonito. E sejamos honestos, não é o líder da Renamo que está por detrás disso...
51 hrEdited
Remove
Bob Liss
Bob Liss podem skecer, kem manda n TPI e' ocidente, e la so sao julgados os inimigos d ocidente
32 hrs
Remove
Carlos Cardoso
Carlos Cardoso Trist e preocupante oque esta ocorrer no nosso Pa'is trist mesmo !
2 hrs
Remove
Teixeira Teté da Silva
Teixeira Teté da Silva Um dia ainda vão ser julgados podes crer.
2 hrs
Remove
Nelo Cuna
Nelo Cuna Cenario praticamente triste. Forca Egídio Vaz, haja mais coragem ai e rezo para que eles nao te enviem o famigerado Esquadrao da Morte por forma a silenciarem a verdade que todos nos precisamos saber. Bem haja
22 hrs
Remove
Benjamim Agostinho Mucopote
Benjamim Agostinho Mucopote Eu duvido que o Nyussi esteja ao comando do exercito.Ele esta apenas na ponta vermelha.Tanto se avisou que ele seria um pau mandado ou mero espectador.Agora ja que aceitou tera que assumir tudo como PR fecticio...
12 hrs
Remove
Parpinto Filipe Nhampimbe
Parpinto Filipe Nhampimbe Eu preferia mesmo que fosse o próprio Presidente a se inocentar. Discordo do pressuposto de que ele não tenha conhecimento e nem autorizado acções das FDS, sem que ele mesmo tenha dado indicação nesse sentido.
1 hr
Remove
Benjamim Agostinho Mucopote
Benjamim Agostinho Mucopote Ele nao ira se inocentar so que facto de ter aceite o poder sem premissas para o exercer de facto,esta a pesar sobre si.Ha individuos que mandam neste pais,e estao acima do PR,inclusive dao ordens a qualquer sector sem o consultar.
149 mins
Remove
Ariel Sonto
Ariel Sonto Complicado.
2 hrs
Remove
Jose Chirruco
Jose Chirruco Estamos mal. Muito triste
2 hrs
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela É muito dossier para um único presidente. Estou solidário com o patrão que é a maior vítimas nisto tudo.
2 hrs
Remove
Arsénio Matlombe
Arsénio Matlombe Sério? Porquê?
1 hr
Remove
Isac Manjate
Isac Manjate O mais sensato, seria o Governo a denunciar estas atrocidades, pois se tem a RENAMO como responsável, segundo o as Forças Governamentais. E, é este mesmo governo que se cala, esconde e nega categoricamente não existir esses corpos na mata.
Resumindo, diante deste mal, o governo coopera com o inimigo e ou é uma forma mais evidente de proteger-se dos seus actos macabros contra essas pessoas.

2 hrs
Remove
Gildo Afonso
Gildo Afonso Meu caro amigo, aqui o único culpado é o governo. Essas matanças são prepetradas pela ordem do governo e frelimo.
145 mins
Remove
Nando Chimene
Nando Chimene Mas uma vez
2 hrs
Remove
Celestino Cebu
Celestino Cebu Triste senario,,os midias Publicas principalmentes sao cumplices...
1 hr
Remove
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Este pais esta mal sinceramente nunca vi tanta crueldade quanta tem estado a acontecer em Mocambique num olhar tao impavido dos que se dizem serem servos do Povo. Estes que se dizem ter o povo como o seu patrao nem se quer vivem as angustias deste patrao. Estes que dizem e clamam de palavras malangatanisticas "O POVO É MEU PATRAO" vivem melhor do que este povo de que eles clama ser o ser patrao. Como é que um empregado vive melhor que o seu patrao onde ja se viu isso? Como é que o patrao vive mal e na maior miseria que o seu proprio empregado? Onde ja se viu isso? Onde reside verdadeiramente "O POVO MOCAMBICANO CABE NO MEU CORACAO"? Conclusao: Os Politicos Mocambicanos nao tem coracao e vivem malangatanismo acentuado (pintam palavras com todas as cores de lapis de cor) so para ganharem protagonismo e dai mandam fumar o dito POVO.
11 hrEdited
Remove
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi sim dr.egidio,o q esta acontecer principalmente gorongosa,maringue, caia e inhaminga sao coisa q o governo nem um dia pensa ou analiza a tal situçao,a unica coisa q o governo conseguiu fazer sem demora é,ativar desinformadores e alguns homens da hakers para desativar ou eliminar as contas da fb d alguns compatriotas k hj xtao espalhados por ai.pr o caso d vala comum e toda aqela zona conheço bem e tenho familias e me confirmaram no mesmo,mas 1enfermeiro e dentista amgos DDE GORONGSA desinformou


¡Participa en la primera fase de las Olimpiadas Matemáticas de Puerto Rico! Tienes hasta el 30…
nic.pr
1 hr
Remove
Alicene Erasmo
Alicene Erasmo Lagrimas vertem olhos abaixo.
11 hr
Remove
Massada Comissario
Massada Comissario Caro Egidio Vaz o aviso chegou a estes que com olhos bons nao querem ver e com ouvidos bem abertos nao querem ouvir, Moçambique vive os piores momentos com maior parte das populações apavoradas temendo mortes a qualquer momento principalemnte as que vivem em zonas de conflito. Isto esta ficar feio...
11 hr
Remove
Celso Cossa
Celso Cossa Mas será que o presidente sabe desta verdade? DUVIDO que, se ele soubesse, seria capaz de empurrar o país até este estado. Suspeito que presidente Nyussi deve estar muito mal informado pelos seus assessores. Os seus discursos (que são contrário do que se vive no terreno) lhe denunciam que deve estar a trabalhar num outro país.
11 hr
Remove
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Ou tu es ignorante ou outra coisa Celso Cossa. Tu tambem es uma das pessoas que se referiu anteriormente que "Com os bons olhos nao querem ver" e "com ouvidos bem abertos nao querem ouvir" asssim tanbem é o teu presidente Nyussi.
11 hrEdited
Remove
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Mano,nyusi é extensão do Guebuza;
Foi Guebuza quem começou a guerra.
Nesse caso,o nyusi é também parte destas atrocidades.

21 hr
Remove
Alicene Erasmo
Alicene Erasmo Mas se tu sabes dessas coisas, nao imaginas que ele ja ha muito tempo?
1 hr
Remove
Celso Cossa
Celso Cossa Estou mesmo a duvidar e acredito ainda em alguma inocência do presidente Nhyssi. Duvido que o presidente lê os trabalhos de André Catueira. Este é um dos jornalistas mais corajosos na busca da verdade. Aprecio os seus trabalhos porquê trazem verdade com evidência material. Mas duvido que o presidente lê ou se é bem informado sobre essas verdades.
Se for o contrário do que penso sobre o presidente, então ele não merece continuar como presidente deve ser destituído caso não se demita voluntariamente.

11 hrEdited
Remove
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Celso Cossa O Nhyussi é governado pelo governo sombra onde o verdadeiro presidente é Chipande.
31 hrEdited
Remove
Celso Cossa
Celso Cossa Chipande é pior, ele não vive em Moçambique, talvez algures em Nachingueia, está no comando de alguma frente de combate e vem dando recados aos povoados dalgumas zonas libertadas.
1 hr
Remove
Alberto Comé
Alberto Comé Celso Cossa, me parece que o sr. não quer perceber, deve tratar-se disso! Como é possível tu presidente não tomar conhecimento de fenómenos e factos que sucedem nesta terra de ninguém (Moçambique), se até tu (Cidadão Comum) tens conhecimento? Disse bem o Alicene Erasmo, está clarividente! O PR (Nhusy) tem acessores, informadores, SISE (serviços de inteligência e contra-inteligência), etc., etc., achas mesmo que não tem conhecimento sobre tudo o que acontecimento antes de todos nós, em primeira mão? Faça-me o favor, ora! Por ex: porquê achas que estão lá, guarnecendo, a área da vala comum os militares?, é porque tiveram ordens expressas por ele. Se ele não tivesse conhecimento da existência dessa vala comum, logo que se noticiou a existência da mesma pela mídia internacional e alguma nacional, ele (PR) ou o PM teriam já enviado uma comissão para as devidas averiguações isso já há quase ou há mais de uma semana, essa notícia está nos orgãos de informação e comunicação já há quase duas semanas, de que maneira! Não faça-te de desentendido.
145 mins
Remove
Americo Mateus
Americo Mateus Meu caro quem esta a fazer se de despercebido e voce ! Ele Mbuty não tem outra saída se não cooperar com os abutres...
Remove
Narcísio Mula
Narcísio Mula O Celso Cossa está a ironizar. Voces nao percebem que ele esá a criticar a postura do PR?
5 mins
Remove
Silvio Silva
Silvio Silva triste
1 hr
Remove
Reverendo Magestade Magnífico
Reverendo Magestade Magnífico Sem Comentarios
1 hr
Remove
Ernesto Nhaule
Ernesto Nhaule Este pais esta entregue aos terroristas: execucoes sumarias, guerra nao declarada, criminalidade em alta, dividas ocultas e sem explicacao, alto custo de vida, corrupcao em peso, salarios miseraveis, exclusao social e politica...epa, mesmo com uma lupa nao consigo ver algo de bem neste pais. SOCORRO TPI
31 hr
Remove
Profeta Amor
Profeta Amor Frelixo de merda
1 hr
Remove
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane Grande vergonha mundial. Nao temos governo nao temos nada. Estamos em Sodoma e Gomorra
1 hr
Remove
Rui Tenreiro
Rui Tenreiro Miséria total.
1 hr
Remove
Unimoz Anjura Anjura
Unimoz Anjura Anjura De facto o Felipe vai assumir uma coisa pesada que até pode lhe custar a vida.
1 hr
Remove
JR Agogo
JR Agogo Aí vejo o motivo que fez a Renamo pegar as armas para revendicar . Neste momento a população sofre, esta população não deve se enganar sair a rua com dizeres nos disticos porque vai morrer. A FRELIMO não quer ver e nem ouvier alguém a manifestar contra ela. Só a Renamo usando a arma pode libertar-nos.
456 mins
Remove
Job Mutombene Mutomoz
Job Mutombene Mutomoz Eu também já tinha alertado sobre isso. Primeiro é uma guerra ilegal e não declarada contra seu próprio povo. Eles devem sim responder por isso.
254 mins
Remove
Antonio Vilanculos Vilankulos
Antonio Vilanculos Vilankulos toalha k ti limpa com ele o cu noutro dia vao ti limpar com ele na cara.porque as coisas vao de mal ao pior sera revolta do mesmo povo
Remove
Assane Assuade
Assane Assuade Ora bem sr Egidio, excelente abordagem.
Remove
Leonardo Imbrigana
Leonardo Imbrigana El patriota, se é o lider da renamo que está por trás de tudo isso,então porquê que o inimigo que é o governo da frelimo esconde e nega as veracidades?
Remove
Mestre Jojo
Mestre Jojo A parcialidade dos orgãos de informação deixa a lamentar e pior de tudo faz do seus ouvintes,leitores ou telespectadores numa abstinência intectual ao nível inaceitavel.
Remove
Leonardo Imbrigana
Leonardo Imbrigana Estão-lhe a proteger? Ao mesmo tempo a lhe caçarem tipo um elefante cheio de marfim e ouro? Faz sentido isso? Pensa bem el patriota!
Remove
Rafa Barroso
Rafa Barroso Isso não pode deificar impune alguém tende que ser responsabilizado por estes crimes macabros só por ambição do poder, atuando se perde as eleições num país democrático acede se aquém ganhou, porquê aceitam houver eleições enquanto não querem sair do poder, só gastar dinheiro público desnecessário só para fazer de conta? Tantos filhos dos Moçambicanos e membros de outros partidos também os que comentam contra o regime são abatidos e morrem no combate enquanto não há guerra em Moçambique, só porque alguém quer assumir o seu direito que lhe foi atribuído pelo povo nas eleições e vos resistente e põe o país em causa porque não votamos aquém que não merece, é esse motivo de acabar com filhos de donos? Guebuza, Nyusi e Chipande tendem que serem julgados por crimes de guerra não declarada em Moçambique.
Remove
Antonio Vilanculos Vilankulos
Antonio Vilanculos Vilankulos antes de se noticiar a informacao passa por uma pente fina da monarca frel pra puder avaliar.esses corpos foram executados ou por nao ser da monarca ou sao suspeitas sem provas por militares k sempre estao a apanhar poeira nessas zonas k nem o k faziam os americanos em vietname quando procuram o inimigo nao encontrava mas eles acabavam entao suspeitava uma populacao qualquer e fusilavam.se calhar nem sao dai sao de muito longe so foram trazidos pra despistar da investigacao
Remove
Juma Mussagy Abdul Mutualibo
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Preocupação legítima
Remove
Carlos Domingos
Carlos Domingos Eses europeus por um lado são culpados, ja deviam actuar a bastante tempo. Somente estão a acusar e o crime vai alastrando-se onde vão chegar com esas acusaçoês .senhores que se dizem da comunidade internacional faz favor Agirem o povo esta a sofrer.
121 mins
Remove
Manuel Maleve
Manuel Maleve Concordo contigo Egidio vaz, se a via militar resolvesse a instabilidade ja o teria feito, mas oque estamos a ver é o deterioramento da situação.
Essas noticias de valas comuns, refugiados , dividas violação dos direitos humanos não são boas para o nosso pais. Aqueles que consederamos parceiros de cooperação amanhã serão os mesmos a nos destruir, tenhamos muito cuidado. Muitos regimes que cairam tiveram o principio que estamos a seguir.
É a hora de resolvemos nossos problemas de forma pacifica porque a via militar está a causar muita desgraça nas familias moçambicanas. Vamos nos matar enquantos os outros estão a levar os recursos e depois despertamos enquanto estamos no deserto e nas crateras. Não esperemos que seja tarde para resolvemos os nossos problemas porque alguém pode se aproveitar para que amanha estejamos numa Líbia, Síria, etc.

Sem comentários: