quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

SERA MAIS UMA MANOBRA OU NAO?




Compatriotas ajudem a entender uma coisa! Hoje o presidente da republica, Filipe Nyusi mandou reunir os seus ministros e outros da sua máxima confiança para se arranjar um meio termo no sentido de se fazer tudo por tudo com maior urgência para se trazer ao publico o líder da Renamo para, segundo referiu-se, de uma vez por todas se dialogar e por via disso, acabar-se com todos os diferendos que beliscam a paz em Moçambique.

Ainda no mesmo comunicado, pode se ler que, o governo vai criar equipes especializadas com todas as condições de seguranças garantidas para trazer aquele lider. Eu duvido que o lider da Renamo, depois de reiterados atentados que as FDS encetaram contra si e sua comitiva acrescentados por cerco a sua residencia aceite esse chamativo assim tao facil. Tudo isso foi obra do próprio Nyusi na qualidade de comandante-em- chefe das FDS, porque se estes tivesse agido sem ordens dele, o ministro e comandantes mereciam ser responsabilizados criminalmente por dirigir operacoes nao autorizadas pelo alto Magistrado da nacao, o unico com competencias para o efeito.

EU ainda lembro, na voz do proprio Nyusi quando jurou, assegurando que ele nao iria se AJOELHAR perante um unico mocambicano para pedir paz. Agora oque deu na cabeca dele para decidir tomar essa posicao e mandar emitir o comunicado implorando pelo dialogo? Sera que Dhlakama mudou de nacionalidade para hoje nao ser UNICO MOCAMBICANO que um dia jurou nao ajoelhar para pedir a paz?.

ATENÇÃO RESISTENTES!

PEDIMOS AOS SENHORES DA RENAMO A DEIXAREM O NOSSO LIDER EM GORONGOSA.
Nõs como povo, regeitamos essa possibilidade de encontro entre o Pai da Democracía e este Lobo disfarsado de Ovelha.
o homem, arrepende-se uma vêz.
quantas vezes que o lider da resistencia arriscou a sua vida mais que o normal para dialogar com o nyusi mas que este se mostrou ser um monstro disfasado a santinho?
não ha sombras de dúvidas que na frelimo so reina um bando e guengues de monstros!
ha um provêrbio que diz: quem for enganado pela primeira vêz! a culpa é da pessoa que enganou mas se for enganado pela segunda vêz com a mesma pessoa a culpa é da pessoa enganado.
Por isso atenção e muita acautela!
A frelimo sabe que as normas e as leis foram criadas pelo homem com o objectivo de preservar a harmonia da vida em sociedade.
mas se estas normas e leis deicham de dar boa hamonia, a paz e respeito então deve ser abolida.
senhores da renamo se houver mais uma falha da mesma naturesa do que aconteceu na Beira! nunca iremos vos perdoar pensem antes de agír.
porque o nyusi é aldrabão por excelencia.
E mais uma isca, armadilha e mina para o nosso Lider.
Atenção não ha perdão pra vocês senhores da Renamo. se fazerem-se de orgulhosos e não acatarem os nossos Avisos a culpa vossa será imperdoável. O nyusi é aldrabão.


Masoquismo é uma tendência ou prática parafílica, pela qual uma pessoa busca prazer ao sentir dor ou imaginar que a sente. Em um sentido extenso pode-se considerar como masoquismo também a forma de prazer com a humilhação verbal.
Então, o conselho de defesa e segurança decide REFORÇAR o apelo para o encontro directo entre Presidente Nyusi e Presidente da Renamo Afonso Dhlakama, ao mesmo tempo que orienta para a criação de condições de segurança para que este encontro aconteça. Em vez de ouvirmos uma resposta a estas medidas ou aspectos concretos sobre o que a Renamo precisa ou consideraria MEDIDAS DE SEGURANÇA, lá vêm os puristas “desconfiar” do apelo; com discursos que no final vão ainda atrasar o encontro directo: os puritanos agora exigem agenda, questionam “como podem confiar alguém que tentou matar o outro”, onde vai acontecer este encontro, entre outros mimos. 
• Afinal, vocês desejam mesmo o bem para Afonso Dhlakama? Estão aqui nas redes sociais a fazer confusão na cabeça do público enquanto ele vive os piores dias de clausura; 
• Estes discursos são para atrair Afonso Dhlakama à mesa das negociações ou para ainda mantê-lo lá no esconderijo?
• O que estes membros da Renamo querem fazer ou o que estão a fazer ou o que pretendem atingir quando fomentam e apoiam a permanência de Afonso Dhlakama em clausura?
Quer dizer, há uma oportunidade para a reconciliação e discussão directa dos assuntos já conhecidos e há quem chega mesmo a desconfiar tratar-se de uma táctica para atrair Dhlakama para depois matá-lo. Com este tipo de “análises” chego mesmo a pensar que a guerra alegra uns tantos ricos e pobres. Se não sabem como resolver problemas, calem-se ou perguntem os outros. 
Pensem nisso:
Se o estado Moçambicano chegar a conclusão de que Afonso Dhlakama já não é parceiro da Paz e a porta do diálogo está fechada, o Estado irá dizê-lo de forma clara e concreta. 
Se não querem negociar com o governo da Frelimo, querem o quê? 
A falta de assessoria de qualidade e frontalidade dos seus conselheiros tem um só objectivo
1. Manter Dhlakama incoerente, inconsistente, o único responsabilizável pelo conflito (enquanto eles passeiam pela cidade de casaco e gravata) enquanto esperam por uma sorte qualquer que se abata contra Dhlakama: ou morre doente ou a bala lá no mato, para depois tomarem o poder.
Não estão a “defender” Dhlakama quando infundem medo e desconfiança pública e permanente contra as instituições do Estado; 
Não estão a “defender” Dhlakama quando alimentam a esperança de “governar nas províncias onde teve maioria. Nem ele próprio não acredita nisto e já descartou a ideia. Ele quer negociar e já o disse.
Não estão a defender Dhlakama quando o alimentam com palavras de encorajamento do tipo “estamos contigo”. Vocês não estão com ele. Ele está com um grupinho de pobres militares sofrendo no mato e em risco de vida. Vocês estão a ler este post, em celulares 3G ou 4G, vão fazer screenshot e partilhar por whatsapp. Vocês estão com o governo moçambicano e nem por engano estão a pensar em se juntar a ele muito menos querem conhecer o caminho para Santunjira. 
Seus hipócritas masoquistas, ajudem Dhlakama a regressar das matas para resolver o conflito. A única forma de fazê-lo é compulsando sobre as alternativas para mitigar o risco (medidas de segurança) bem como propostas de soluções para que esta porra de confusão acabe de uma vez por todas. Quanto mais Dhlakama for munido de propostas alternativas, melhor estará motivado a negociar. As vezes, o recurso a força é sinal de quem parou de pensar e acha que não tem mais propostas de solução (pacíficas) a apresentar. E são vocês que não municiam o vosso líder de ideias libertadoras.

Comments

Jeck Alcolete De repente é "aparecer, no caso falar, a todo custo nem que seja baboseira"See Translation

Like · 7 · 12 hrs

Amide Midocas Hummmm Egídio lamento mas penso que quem tem q provar que está com boas intenção e o governo e evitar que haja mais uma tentativa de assassinato gato escaldado tem medo de água friaSee Translation


Egidio Vaz Como se prova isso? É justamente ai que devia dizer: mencione o que é necessário para transmitir confiançaSee Translation

Like · 2 · 11 hrs

Jose Luis Freaq Son Pois é.Todo esse vucu-vucu que a Renamo levanta,trm como finalidade criar pressão ao Governo para uma negociação.Portanto,não é simplesmente o desconfiado que deve assegurar a Segurança do "desconfiante".O líder da Renamo deve encontrar formas de garantir a própria Segurança por sí durante o decorrer do tal encontro.See Translation


Amide Midocas A força militar regressar aos quartéis ; o governo reconhecer que estamos em crise solicitar mediação internacional oi propor mediadores internacionais de confiança de ambas partes quiçá propor um local neutro estabelecer conversações com a RENAMO pois existem outros quadros da RENAMO que não seja o líder a fim de criar condições que lhe Tranquilize pois e a vida e os ideias dele em jogoSee Translation


Egidio Vaz ....os homens da Renamo regressarem as casas tambémSee Translation







MACUA.BLOGS.COM


Eusébio A. P. Gwembe O passado é forte. Depois da vergonha das Palmeiras, qual é garantia de que dessa vez será diferente? Parece-me queEgidio Vaz também não está a propor alternativas, senão criticar os críticos.See Translation


Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe, os meus posts anteriores sobre este ponto contém pontos de acção concretos, executáveis e legais. Vá um pouco abaixo neste mural e verá.

Like · 1 · 11 hrs

Egidio Vaz Publiquei: pensar na paz sabendo o que fazer. E "recapitulação". Propostas concretas e mutuamente benéficas.See Translation

Like · 1 · 11 hrs

Egidio Vaz E mais Eusébio A. P. Gwembe, a solução para o conflito será encontrada à mesa das negociações. Ora, não há mais motivos para esperar, numa situação em que as pessoas e a economia sofrem. Não devemos nos comportar como ignorantes arrogantes: provocamos os problemas e esperamos ser convidados para a mesa da solução.

Like · 4 · 11 hrs

Antonio A. S. Kawaria Egidio Vaz porque não parte do raciocínio de que desde a década 80 já têm dialogado? Queres ou não uma paz duradora ou uma paz como um castelo de areia?

Like · 2 · 11 hrs · Edited

Egidio Vaz Prof. Antonio A. S. Kawaria como se chega a uma Paz duradoura senão interagindo? O que estão a dizer ao Dhlakama neste momento? Que o que o CDS disse nao passa de uma figa de mentira? Que Dhlakama não deve se emocionar com este apelo? E que ele deve continuar no mato? É isso? Procedendo assim estão a "proteger" Dhlakama?

Like · 1 · 11 hrs

Antonio A. S. Kawaria Mas o amigo Egidio Vaz sabe o que a Frelimo faz. Durante dois ou mais anos a Frelimo nunca foi a Joaquim Chissano com nenhum ponto de agenda e facilitada que era, teria sido com alguma contra-proposta. Sabemos dos últimos encontros Dhlakama-Nyusi que não produziram nada. Sabes também que se for para a paz duradoira, antes do encontro Nyusi-Dhlakama, já deve ter se chegado a alguns consensos. 
Mas ACIMA DE TUDO resumir os problemas de Mocambique e mesmo da Renamo a Dhlakama, não me parece produtivo. 
Quanto à confianca, tenho que dizer que Nyusi não mostrou passo nenhum. Estavam lá ou não os que atacaram Dhlakama em Manica por duas vezes e em plena Beira na mão de mediadores. Para mim, mesmo Filipe Nyusi está com medo por vida dele.

Like · 3 · 10 hrs

Moniz S. Walunga Eusébio A. P. Gwembe, 100% apoiado. O Egidio Vaz NAO esta' mesmo a ajudar senao lancar gasolina no fogo....quo vadis Mozambico!!

Unlike · 2 · 4 hrs



Pedro Cristovao Mawai Jr. Tomara k nao seja rato-eira.


Ebenezer Eben Hawena, será que é isso mesmo que querias dizer????
Voce nao ouvio o proprio lider a dizer que vai dialogar sim, mas dpois da tomada de posse nas provincias autónomas???
O que disseste, quando o Dlhakama deu a proposta ao Governo, de convidarem o Zuma e a Igreja Catolica pra mediar o conflito??? 
O cilencio do Governo durante muito tempo, enquanto o povo morre e se refugia no Malawi, nao te diz nada?
Ninguem agita Dlhakama, ele ja é bem crescido pra cair nesse papo furado. 
As pessoas ja acordaram e ja sabem o que o Governo quer fazer. 
AS TENTATIVAS DIZEM TUDO.

Egidio Vaz Estou aqui sentadinho a espera dos novos governadores.

Like · 1 · 11 hrs

Ebenezer Eben Kkkk... Eu tambem!!!


Neves Nhavene Também estou !




Cristiano Manejo Eu nâo paro de desconfiar,pos nos ultimos dias o nosso empregado deu nos muitas versôes k nem dava nos esperança dessa ultima supresa de chamar os seus conselheiro de segurança pra criar se tais condiçôes. É por isso k o edil M.A acabou dizendo k o #NIUSY pisca a esquerda enqnto vai a direita. Cntdo tbm creio e tenho fé k vai se criar um desposetivo de segurança pra k o #Cota saia e apareça confiante de k nada ira lhe acontecer contra a sua vida.

Egidio Vaz Assim vocês enchem-no de medo e continua lá no mato até morrer. Não se preocupam com ele. Querem que continue a fazer o vosso filme. Parece que estou a ver o filme "Fast and Furious VI".

Abel Zico Egidio Vaz parece que escreveu essas criticas todas de forma mais emocional e menos consciente...Penso que as coisas nao sao assim faceis como tenta descrever. Foi tentando por 3 vezes em muito pouco tempo a mando das mesmas pessoas que hoje o chamam para sair da mata e negocia...Que garantias dao? Enquanto nao houverem garantias concretas especulacoes a volta dessa "boa vontade" do CDS vao permanecer e talvez aprofundar...E mais, se leu o outro comunicado de imprensa, da Comissao Politica da Frelimo reunida ainda ontem depois do CDS vera a contradicao...Em vez de tom reconcialitorio tem o tom mais critico e apontando o dedo a Dlhakama...e essa mesma CP 'e dirigida por Nyusi que preside tambem o CDS e alguns dos seus membros fazem parte dos dois organismos que no mesmo dia se contradiz. As vezes apontar os erros das criticas dos outros 'e muito facil... Talvez o assunto do post tivesse tudo para que fosse uma grande mensagem, mas a linha da redaccao foi decepcionante... Boa noite!

Egidio Vaz Então falemos destas garantias ilustre. E não dá desconfiança. O que viria a ser garantias? É deste tipo de soluções que o mundo agora precisa. Respostas. Eu também quero isso. Se for necessário dizer que ele deve ir viver na ponta vermelha, vamos exigir isso. Se quisermos dizer que ele deve morar num hotel sozinho com seus homens, vamos. Isto já aconteceu e podemos de novo. Se quisermos helicóptero do estado com Nyusi lá dentro idem. Mas devemos falar se soluções.

Abel Zico 'E exactamente isso...Concordo que as desconfiancas nao ajudam nesse momento, e ja se provou tambem que a mediacao apenas interna nao ajuda no aspecto seguranca. Acredito eu que a participacao da comunidade internacional daria mais confianca a Dlhakama e seu pessoal para que esse encontro se realize. E tambem concordo que se discuta antes, entre elementos intervenientes das duas partes, uma agenta clara, com os pontos objectivos e alcancaveis sem precisar de muitos alaridos, aqui tambem uma participacao da comunidade internacional ajudaria a evitar trapaceadas...Ja 'e um grande passo dado pelo CDS mas Nyusi em si tem tambem uma grande missao, parar as vozes da frelimo que minam uma possivel reconciliacao. Ninguem pode ter confianca se 'e chamado para conversar e resolver algum problema sendo simultaneamente insultado pelas mesmas pessoas...Temos grandes desafios para os 2 lados.

Bruno Manhica Laice Egidio Vaz, Concordo e subscrevo na íntegra

Raúl Nhagumbe Duvidoso...

Ematum X Tubarão Ficou claro que eis 1 dos G40 fingido. Não passas de 1 sanguessuga que faz tudo por tudo para acalmar a sua lombriga queixar se da fome. Foste infeliz neste post, abriste a boca aguenta as moscas entrando por aí. 
Aguarde a fúria dos resistentes sr. Egídio Vaz.

Antonio A. S. Kawaria Egidio Vaz, eu só ri do princípio ao fim deste teu post. Afinal os problemas de instabilidade em Mocambique resumem-se a uma única pessoa - DHLAKAMA? Se assim for, o pensamento de Sérgio Vieira é valido e a visão de todos os outros é NULA.

Jorge Ferreira Egídio,desculpe.Como interpreta a notícia de 1ra página do Canal ?

Nelson Junior Bravo Sr. Egidio e bem visto...esses parlamentares da Renamo em nome do Afonso, vivem nas cidades, vivem bem,etc,etc..,sacrificam o pobre velho pra os seus interesses...malandrinhos!...parabens e bem bem visto..,mas esses fanaticos da renamo nao compreendem.

Francisco Maingue Jose So posso rir primeiro, nao ao retorno a guerra. Tem que haver um trabalho muito aturado no sentido de se deixar tudo bem claro. Tem que se saber primeiro as pessoas envolvidas no processo, assinar se um termo de responsabillidades por parte destes envolvidos para em caso de eventuais vergonhices alguem ser severamente responsabilizado. O Nyusi nao e' serio, hoje diz uma coisa e amanha aparece com outra versao contraria sobre o mesmo facto, Hora nao posso me ajoelhar perante um unico mocambicano para pedir paz, hora a renamo nao tem organizacao que nao sabe com quem negociar, ate compara o Dhlakama a um leao perigoso fora da jaula e que deve ser abatido. Este presidente ja nos mostrou o quanto pisca a esquerda e vira a direita. Tem que haver um trabalho convencente para se trazer aquele lider. MINHA OPINIAO.

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Se oque escreve o jornal CANAL MOZ for verdade, pode ser desastroso.

Jorge Ferreira A versão correcta...

Armando Tomas Fernando Fernando Este post meu caro egidio, botou muita água, porque não aborda aquistao de seguranca do dhlakama.

Nelson Junior Oh caro sr. Armando, e a seguranca dos inocentes em Sofala, Tete e Zambezia?..francamente!...

Egidio Vaz Assim Dhlakama é que é a prioridade e não a Paz! meu Deus!

Armando Tomas Fernando Fernando Nelson Junior,será que ainda se recorda das embuscada que dhlakama sofreu? Quem cometeu as embuscada se ainda recorda,? Qual a garantia de seguranca, para as mesmo pessoas não volte de novo lhe embuscar?

Nelson Junior Parece eh isso caro Egidio, o Afonso eh mais importante do que o povo Mocambicano e o Pais....pensando assim, o Afonso eh quase um Deus..e o inteiro povo?

Armando Tomas Fernando Fernando Assim está para me dizer que ele pode morer para para pais estar em paz?

Nelson Junior Voces em Mocambique ainda nao se aperceberam de que esse Afonso tambem tem tanta culpa, e acima de tudo sofre de sindrome napoleonico e eh um ditador...

El Patriota Desta vez nao alinho com o teu pensamento, bom Egidio. As cicatrizes de Zimpinga e Beira ainda estao por sarar... Ate amanha.

Egidio Vaz Okay, tem razão. Talvez ficar calado e chorar em silêncio é melhor do que falar muito. Pode não ajudar tanto. Quando a zanga acabar voltaremos ao debater. Mas por favor, parem de atacar pessoas inocentes.

Cossa Cossa Sou da opinião que as diferenças sejam resolvidas por via do diálogo. Não haja dúvidas, mas saibamos que garantias dadas pelo Governo à Renamo não são, de todo, assunto novo. Ninguém está para aqui a assustar DHL e sugiro que deixemos os homens de fato e gravata de lado (na cidade). É preciso que se faça um trabalho no sentido de garantir que as tais garantias sejam garantidas à letra. É onde deve residir o receio do homem. E enquanto isso, infelizmente, o navio vai a deriva.

Vilanculos Cláudio Vilanculos E.V. seja realista nas suas abordagens. Aki ninguém xta agitar o líder. Mas sim a ideia foi dele mesmo a fazer essas todas exigências. Nenhum dos facebookistas foi até onde xta o presidente Dlhakama pra coxexar com ele.

Augusto Fernando Magaia No comment ilustre Egidio.

Augusto Fernando Magaia Recordar o artigo, do Manuel de Araujo, o President Nyusi Pisca a direita e vira a esquerda.

Ematum X Tubarão Para os que insistem que Dhlakama deve aparecer antes de todos os pacotes legislativos serem aprovados quero dizer o seguinte:
Veio -me à memória a rendição do Chefe Apache Gerônimo.
O exército não conseguiu derrotar o Chefe Gerônimo que já só tinha 35guerreiros e arranjou um oficial que conhecia Gerônimo para negociar a paz.
Este oficial foi portador de um documento com as condições de rendição e conseguiu que Gerônimo descesse das montanhas e se entregasse.
O acordo nunca foi cumprido e vergonhosamente até os batedores Apaches que estavam nas fileiras do exército americano foram presos depois da rendição de Gerônimo juntamente com ele. O oficial que conseguiu a rendição foi colocado num local recôndito dos EUA para que não se lembrasse que um só homem tinha conseguido o que um exercício 10000 vezes superior aos guerreiros não tinha conseguido. Nunca atribuíram qualquer medalha ou condecoração a este oficial que morreu quase incógnito.
Os governos ou o poder, se preferirem, têm este hábito de não cumprir os acordos depois de conseguirem a assinatura da outra parte.
Os colaboracionistas, como os batedores apaches, também são imediatamente dispensáveis pelo que podem, como aqueles guerreiros, ser presos no momento seguinte...
A História ensina e é por isso que em Kiev os manifestantes não retiram as barricadas até novas eleições e obrigaram o parlamento a indultar os que participaram nas manifestações, soltar Julia, destituir o presidente e marcar eleições.
A Renamo Resistência Nacional Moçambicana tem de resistir à tentação de se desarmar antes de todos os pacotes legislativos terem sido aprovados no parlamento!
O único arrependimento conhecido de Gerônimo foi a sua rendição! 
Por isso Egidio Vaz procura outra forma de escovar seus Boss.

Egidio Vaz Você é um/a cobarde que se esconde atrás de nomes sem sentido. Eu não discuto com cobardes. A nãos er que tire esta mascara. Eu dou a cara pelas minhas ideias. E o/senhor/a?

Ematum X Tubarão Opah! Só preste atençao no conteúdo, pois nao somos iguais... vc cultiva na cidade eu cultivo no mato mas quando vamos ao mercado público não olhe pela cara. Vai apreciando produto meu caro Egidio Vaz.

Ematum X Tubarão A cobardia esta no seu post, na tentativa de quer aparecer em público com ideias de missuassua. Só pode ser gajos daquela origem, porque quando estuda pouco tem sido problemáticos em viver de aparência. Mano Egidio Vaz por respeito a sua ideia é nula.

Samuel Badaga Há muita teoria, frases bonitas que se precisa pôr em prática.

Francisco Maingue Jose Muitos aqui fazem comentarios a favor da saida urgente de Dhlakama para o suposto dialogo sem garantias claras de seguranca. ate ai tudo bem, mas no dia da humilhacao todos estarao em suas casas conferindo toda vergonha pela TV e ele la sozinho sendo beliscado a vida.

Neldo Langa Já que estamos nessa..... A carta a convidar o líder já foi enviado?
Sabemos que o PR tem dificuldades em enviar essas coisas ..

Hussene Soro Pensando bem?????? Estou pensando..

Vitor Constantino falas..falas e nada dizes ..dizes ..logo que estão descartadas as provincias..pois ...e logo pelo proprio ..Dhlakama..!?.a culpa e de vozes como tu que querem protagonismo...porque sim ...

Egidio Vaz EU sou formador de opinião. Esforço-me sempre para oferecer ao público alguma análise que valha a pena, seja para mudar de opiniao seja para fortalecer uma determinada opinião. Não ganho por isso. O meu ganho é ajudar as pessoas a pensar por si. Protagonismo não enche barriga e só luta por ele os imbecis e nescios, carentes e com baixa autoestima.

Vitor Constantino ahhh,, opinion maker ...ahahhh..espetaculo...ainda bem que vozes de burro não chegam aos céus ...formador..ahhh..aiii Deus me defenda...

Egidio Vaz Porquê você vem para aqui o caro Vitor Constantino? Vir insultar para depois desaparecer/Não julga que vale a pena deixar os que estao interessados em discutir com tempo para pensar?

Vitor Constantino Não gosto de gente que vive a custa do cartão de partido ...aparece por convite não por mérito e opinião todos temos ...e parvos como tu e nome de que de quem falam que o Dhlakama descartou as provincias...estas a querer ..o que com esse teu pensamento...imbecil.

Vitor Constantino qual é a opinião !???

Egidio Vaz Vitor Constantino descartou-as faz tempo!

Egidio Vaz Vitor Constantino gosta de pensar mal. Seja realista.Sofala, Manica, Tete, Zambezia e Nampula continuarao a ser governados pela Frelimo até 2019. Se existe algo que se pode fazer é trabalhar na constituição para que em 2019 quem ganhar as provincias merecer o governador lá. Se insistir na ideia de governar a força a guerra será inevitável. Eu é que não quero fazer-me de nabo. E nem quero alimentar ilusoes.

Ebenezer Eben Mesmo assim o povo vai tomar o poder!

Egidio Vaz Ebenezer Eben o povo deve ser dirigido. Com um lider longe do povo vai ser dificil tomar o poder. Sozinhos nao é possivel. Acabaremos mortos. Por isso insisto que Dhlakama deve estar aqui connsoco. É a melhor estraegia de segurança que podemos nós povo oferecer.

Ebenezer Eben Hahahaha... Aqui conosco é melhor segurança!!
Kkkk...wena pah!!!
Boa noite pra ti tambem!

Estevao Pangueia Egídio, a Renamo como segundo maior partido em Moçambique, numa situação pos conflito, deve aparecer com um projecto sério que irá apresentar ao seu povo, resultante da reflexão feita depois do impasse com o Governo, não basta agitação emocional de algumas pessoas que apoiam o seu líder, não, o país e o mundo estão atentos nisto. Vamos deixar utopias...

Francisco Pacheco Chigogoro Se voce tem uma opiniao........e nao tem medo de expo la, entao prepare se para enfrentar um batalhao de ignorantes raivosos.

Egidio Vaz Kkkkk, estou habituado. Dentro de dias voltarão para me dar razão. Ilustre, o que estou a dizer é verdade e tenho conhecimento concreto. Qaunto Dhlakama saia de Santunjira nas vesperas das eleições, certos sectores da Renamo ficaram tristes e andaram a amedrontar colegas seus que foram busca-lo. Eu se e conheço-os. Um a um.

Francisco Pacheco Chigogoro Sei mbuia, tambem vou me preparar para os enfrenta los pelo comentario.

Fernando Costa Permiram-me uma opinião que não é mais que um desabafo. Sinceramente eu por mais que pense não encontro uma forma de compromisso possível e blindado contra agendas ocultas de um lado e outro . E só um compromisso desse tipo será aceitável e viável na actual situação. 
Sei que a Renamo e as FDS não podem continuar a bater-se desta forma porque arriscam a um dia destes perderem completamente o apoio do povo . É o sangue deste povo que se derrama na beira das estradas e nas matas. É um país adiado a caminhar para o abismo económico e social que reclama o fim deste conflito.
Precisamos todos de paz. Mas não acredito numa solução fácil de a encontrar face ao radicalismo instalado.
Encontrar mediadores capazes de garantir a segurança do líder da Renamo e aconselhar as partes sentadas na mesa, apenas será possível militarmente, com uma força armada internacional de interposição e com mediadores aceites de comum acordo no aspecto político. E claro em tomadas de decisão na própria AR.
Mas será que mesmo assim seria solução? não sei se antes não seria necessário que as agendas políticas sejam discutidas e aprovado um conjunto de medidas que satisfaçam as partes. Mesmo assim, sinceramente não sei.
Quase tenho receio de pensar que estamos num beco sem saída...

Egidio Vaz Ilustre, nao estamos num beco sem saída. As pessoas é que insistem se encostar à parede e pensar que estamos num beco sem saida.

Fernando Costa Eu sei que tem saída. acabo de percorrer o Niassa e Nampula de ponta a ponta por terra. cerca de 2000 km. encontrei em cada aldeia bandeiras dos 3 partidos principais, erguidas ao vento e junto delas irmãos a conversarem em paz. Se a paz dependesse deles eu teria a certeza que existe solução. infelizmente nós sabemos que os caminhos da paz e da guerra se definem em Maputo. . e eu cada dia gosto mais de estar lá onde a mocambicanidade não se discute...

Francisco Pacheco Chigogoro Se voce tem uma opiniao........e nao tem medo de expo la, entao prepare se para enfrentar um batalhao de ignorantes raivosos.

Nacer Choy Está em Vilanculos nestes dias no hotel dona Ana.

Like · 1 · 11 hrs

Egidio Vaz Kkkk, esta foto é do ano passado. Dhlakama está mais abatido mais magro. Obrigado por partilhar a foto.

Macombe Hanga Mwenemutapa A coisa mais facil é comentar, falar e é pensar que sempre somos dono da verdade! dr. Egidio Vaz, se coloque no lugar de Dlhakama, antes de trazer seus devaneios! o seu texto é insipido e infeliz...!

Dionisio Gil Com todo respeito ao Egidio.mais nao foi feliz. Melhor ir dormir ao invez de chamar pessoas de Mosoquistas ou parafilicas. Agora tou a ver que voce Egidio,ja tens outra tarefa que nao vais cosequir de satisfazer os seus patroes. Vai dormir e pensa um pouco.

Egidio Vaz Assim já "pensou"? Hehehhehhe.

Muzila Wagner Nhatsave A intolerancia ao pensamento diferente e de bradar os ceus. e paradoxalmente e essa mesma gente que acusa o outro de arrogante e intolerante. va lha me deus pa. falsos.

Muzila Wagner Nhatsave Prefiro defender ideias e nao pessoas ou partidos , ha que ter valores primeiro. e pelo que vejo nao existe isso nas pessoas. confundem convicçoes com valores. vapores nao se discuteme defendem se a todo momento independentemente de onde estiver a razao no momento. sou da FRELIMo sim , mas moçambicano primeiro e continuarei a criticar sempre quando o certo nao estiver a ser feito por qualquer um deles. nao ha santos neste problema , todos tem a sua culpa e devem assumir isso para poder reslver a questao. chega de cobardia e falsidade meus amigos.

Prince Abraham Kkkkkkkk, mas voce Egidio... voce nao esta bem mesmo de cabeca. Estas patetices qui andas a escrever nao te merecem. Cerio pha, kkkkkk.

Egidio Vaz Você quer ver Dhlakama a morrer. Não o quer na cidade. Patetice é denunciar as intenções malevolas. Andar a pulverizar a ira popular e apelar a emoção nao é politica.

Ebenezer Eben Mas, mano EV, sera que voce nao sabe que querem matar Dlhakama?

Egidio Vaz Ebenezer Eben é possivel que tenham querido mata-lo. Mas também não estou bem seguro sobre o comando; de onde é que ele teria vindo.

Egidio Vaz Ebenezer Eben é também importante lembrar que ele esteve à premio por 16 anos. Caçaram-no com até avioes e bombardeamentos.

Francisco Maingue Jose Mano Egidio, sera que teve promessas de qualquer comissao quando o matarem?

Prince Abraham Ainda bem qui sabes Egidio qui a minha pulverizacao surte efeito porqui e racional. Mas a tua e dos cambadas seus nao pega e nunca pegou porqui sois patetas e preconceituosos traidores.

Egidio Vaz Francisco Maingue Jose, não sou pobre nem desemprego. Tenho profissão e gosto o que faço, incluindo escrever o que penso. Quantas pessoas viu beneficiar cargos de direção em função do que escrevem? Aponte nomes.

Prince Abraham E so calcular o nr de pros e contras do teu post. Ai teras provas qui o povo ja nao cola em voces tolos lambe botas.

Egidio Vaz Prince Abraham, conhece-me desde quando? Diga a verdade. Eu estou na praça fazer 10 anos. E nas redes sociais há 15. A fazer mesma coisa. E conquistei meu espaço com profissionalismo.

Muzungu Ndini Mano Egidio, um valor a mais sempre e' bem vindo mesmo tendo emprego e ganhando bem, so para lembrar que os piores praticantes de crimes de sequestros ,roubos, burlas e entre outos, sao pessoas de capacidades robustas de finanxas.

Prince Abraham Egidio um individuo e bem conhecido pelas suas atitutes e personalidades alem do tempo de vida. No mundo existem muitos velhos ignoramtes.

Egidio Vaz Prince Abraham não sou velho ignorante e julgo que se quiser continuar a interagir comigo pare imediatamente com esta malcriadez.

Prince Abraham Egidio entenda bem o portugues. EU nao disse qui voce e um velho ignorante. Simplismente generalizei a questao de antiguidade.

Prince Abraham Mas tambem nao podes me ordenar nesse jeito ta.

Andre Jorge Chifeche Vim para rir.

Armando Mabote Senhores, o Egídio sempre criticou o que na sua perspectiva fosse errado principalmente o governo. E todos vocês aplaudiram e consideraram imparcial, deram muitos likes, etc.

Porque hoje a crítica é contra vossas afinidades partidárias já não merece apreciação positiva? Vocês estão contra os erros ou estão contra pessoas? O que querem com a guerra?

Muzila Wagner Nhatsave Egidio Vaz nao perca tempo com ignorantes, estao a discutir a tua pessoa e nao a tua visao, quando e assim ignora essa gente.

Amad Canda Como é possível confiar num homem que, em apenas dois meses, orquestra-te duas tentativas de assassinato? 
Há razões mais do que suficientes para que haja desconfiaça.

Prince Abraham Acho que drogam se no mesmo laboratorio com Juliao J Cumbane depois vao falando sozinhos e automolestando se psicologicamente. Dhl viveu momentos maos dificeis em 16 anos do que agora qui ha TVs e Internet para se divertir, tambem longe da poluicao, stress e correrias das cidades. E nao corre risco nenhum.

Egidio Vaz Está bem, acha que não risco. Mal sabe como vive.

Egidio Vaz O Professor Julião João Cumbane e eu concordamos em certos valores comuns e discordamos em certos processos. Ele é da Frelimo eu não pertenço a nenhum partido Político. Ele não gosta de Dhlakama por aquilo que faz; eu respeito-o e acho que é interlocutor válido para a democracia; ele julga que o que está a acontecer é crime da Renamo eu julgo que é crise da reconciliação; nós concordamos na necessidade de restaurar a paz mas divergimos nos processos. Como vê, eu conheço o meu parceiro do debate. Alguns aqui não conhecem se quer Dhlakama ou a política por detrás da Renamo. Eu conheço-o tanto em pessoa como pelos livros. E ele me conhece também. Já privamos juntos. O que escrevo Dhlakama lê. Pode não concordar mas ele lê e respeita. E eu nunca perdi respeito a ele. E ele sabe que eu também o quero bem.

Prince Abraham Egidio entao segundo a sua explicacao como dizes aqui, eu Prince com todo carinho apelo te para distanciar te em termos de argumentos e propostas aos assuntos qui mexem com a politica principalmente quando a questao em foco e Renamo/Dhlakama. Pois porqui do jeito qui interves e totamente parcial qui nao parece apartidario assim como falaste. E isto toca bastante com a sensibilidade da maioria qui a Ama este lider. Eu tambem nao sou menbro da Renamo mas apoio e simpatizo me a este partido e seu lider porqui e la onde reside a decencia e honestidade, acima de tudo solidariedade para com este povo sofrido.
Por favor contribua em outros aspectos da vida social excepto dossiers concernente a Renamo/Dhlakama. Combinado (!?)

Henriques Luis Matsenguane Sera por ter sido o conselho de defesa a emitir o comunicado que Dlakama deve sair do esconderijo a convite do presidente que se deve confiar que desta vez é mesmo para negociar? Dom Singulane, Agostinho do Rosario convenceram ao mesmo Dlakama para sair das matas, viram o que aconteceu? Nem um tolo cometeria o mesmo erro. A verdade que seja dita. Bissopo escapou por triz. Nao sao sinais de perigo esses todos?

Gildo Afonso Alguns intelectuais analistas, pensam que escrevem coisas que vão de acordo com a realidade/verdade. Porque se a guilhotina do Governo lhes contemplassem e salvos por sorte, aí saberiam o verdadeiro sentido da palavra "segurança & confiança" . Sei que todos querem aquela fama da palavra "analista". 
Não precisa ser muito letrado para saber a solução dos problemas do nosso país, basta só vontade e seriedade por parte do governo e do seu partido. 
O governo alimenta-se tanto da exclusão, intolerância... abrindo falhas na sua inteligência. 
Senhores analistas/intelectuais, ajudem o governo a rever oa seus planos e que tragam soluções inofensivos para o povo e "pensar diferente", construção duma só Nação e direitos iguais...
Pelo menos nós os pobres campesinas e menos escolarizado que procuramos o refúgio no Malawi, já sabemos a mediocridade do nosso governo e seu partido.

Antonio A. S. Kawaria Mais uma questão que julgo fundamental. O que o governo da Frelimo diz sobre a mediações proposta pela Renamo? O que o governo diz sobre o modelo de diálogo proposto pelo grupo de Lourenco de Rosário que é de integrar outras forcas políticas e a sociedade civil?

Egidio Vaz Antes de falar da Frelimo pergunte a Renamo. A Renamo quer ser ela sozinha a negociar a Paz ou Guerra com o governo da Frelimo. Como tal, continuará assim.

Antonio A. S. Kawaria E a Frelimo quer o contrário? A Frelimo tem a responsabilidade acrescida porque os seus líderes juraram à bandeira e CRM.

Egidio Vaz Antonio A. S. Kawaria a frelimo também quer a mesma coisa. Coincidem.

Antonio A. S. Kawaria E penso que estamos acostumado de como as coisas funcionam lá. Quando há coincidência a bola se deixa com uma parte e a outra se cala. Portanto, e para este caso vale a pena exigirmos da Frelimo que jurou inclusão. O senhor Nyusi falou muito bonito no dia 15 de Janeiro de 2015.

Egidio Vaz Hehehe, ele também nao quer isso. Quer negociar com Dhlakama e nao ha espaço para "inflitrados". Já imagina o que se busca.

Estevao Pangueia Meus caros! Moçambique precisa de restabelecer a paz mais rápido possível, com estas ameaças do mundo actual, se nos encontram nestas condições, ficamos uma Síria..

Homer Wolf Simplesmente recuso-me a acreditar que (as deliberacoes d)essa reuniao do Cons. Nac. Defesa e Seguranca tenham transformado oEgidio nesse homem de tamanha fe'... 
Parece o proprio Santo Egidio... eh eh eh.

Egidio Vaz Hehehhe, "solution journalism". Mano Homer Wolf. Já pensou no impacto paralisante dos vossos medos?

Homer Wolf Quais são esses medos?

Egidio Vaz Os partidários dizem que o governo nao é de confianca porque tentaram matar Dhlakama por tres vezes. E agora, como será?

Homer Wolf Eu acho que nem e' preciso ser "partidario" para defender essa posicao. A logica e a realidade empirica ensinaram-nos isso...
Eu ainda me lembro do semblante de Dhlakama, todo feliz, emocionado e cheio confianca daquela vez em que os mediadores o foram buscar. Ele sim, estava de espirito aberto. Percebia-se. Para no dia seguinte acontecer aquela palhacada na Beira....
Achas mesmo que uma simples deliberacao do tal de CNDS - que ja' ninguem se lembrava que existia - vai convencer alguem assim de animo leve? 
(Ah, so' pra ver: ate' Matsinhe esteve la por indicacao do PR... E' para esperar que novidade?... eh eh eh).

Lenon Arnaldo Na sua óptica Dhlakama deve continuar no mato e a matar e pilhar bens de civis até a natureza tratar dele morrer por si, pois, as últimas imagens AMMD são muito más.

Lenon Arnaldo Fazes parte dos que estão a beber uma boa lite bem gelada enquanto o madala anda as pulgas/melgas em grutas.

Ebenezer Eben Lenon, a sua opiniao é k Dlhakama seja assassinado nem?
Que atitude diferente e visivel o Governo tomou, pra mostrar a todos que agora sera diferente?.

Homer Wolf Olha o Lenon a aproveitar a "embalagem"... 

Pois saiba Lenon, que essa tentativa de estabelecer uma relação directa entre (1) o cepticismo, legitimo, das pessoas relativamente às "boas intençoes" das decisoes dessa tal reunião do CNDS e (2) uma suposta pretensão de que esses mesmos cepticos querem é que Dhlakama apodreça nas matas, mais do que absurda, é risível...
Simplesmente indefensável.

Lenon Arnaldo Ebenezer Eben não, também, não faço parte dos que fingem quererem o seu bem deixando-o distante da civilização. É conversa criado em tasca enquanto outros bebemos Cabanga ou Txakuchena a ideia da Savimbizacao ou supostos atentados que ele sofreu dele era o principal alvo.

Homer Wolf "Supostos" atentados...
Aquele cerco estupido e inenarravelmente inoportuno (logo naquele dia meu Deus!) que vimos em directo nos canais abertos, tambem foi "suposto"?.
Like · 1 · 3 hrs

Lenon Arnaldo Era para matar Dhlakama? Poupemos Homer Wolf


Lenon Arnaldo Hoje são 26/02 e só faltam 02 dias. Estou muito ansioso , calculo o mesmo do seu lado nem mano.

Homer Wolf Alguem falou em matar (naquele dia)?... Mas ok, nao nos alonguemos. Tens razao!

Lenon Arnaldo Homer Wolf kkkkkkkkk depois chamam outros de intolerantes 🙊🙈🙉

Ebenezer Eben Lenos, pra sua informaçao, lá onde Dlhakama esta, vivem milhares de Moçambicanos a anos iguais a si. E tem orgulho de la viverem com as suas culturas. Podem nao ter o luxo que os que tu defendes te dão, mas vivem mesmo assim.
Lá morre se como na sua zona de elite tambem morre se, la respiram o mesmo ar que a natureza oferece a todos, talvez a diferença esta nos ábitos e costumes. Dlkakama vive onde quiser e onde se sentir mais seguro. Voces insistem tanto que ele saia de la pra o matarem nem? Ele ja disse o que quer, voces negaram, agora qual é o stress??? Os bilindados e armamento que voces mandam pra la todos os dias, é pra que?? É pra paz??
Se voces calassem em certos assuntos, pelo menos se beneficiariam de serem confundidos como sabios!

Egidio Vaz Ebenezer Eben, lá onde o lider mora não vivem milhares de moçambicanos. É uma zona recôndita, imprópria para uma vida relaxada. É um esconderijo. Ele está rodeado de um grupo de fiéis devotos e soldados que encarnam a sua causa. Se Ebenezer quiser, pode ir se juntar a este selecto grupo de anacoretas.

Lenon Arnaldo BwakwakwakwakwKwa, assim, aprender saltitar de fruta em gruta, aturar melgas e corvos. Acima de tudo , tranquilidade que homem da dimensão de Dlhakama precisa.

Ebenezer Eben, já mas que provado por esta via não vai encontrar a solução dos seus problemas e, o caminho que lhes (frenamo) resta , é o diálogo.

Lenon Arnaldo Ebenezer Eben se ele está bem, dizes tu, quem sou eu para desmentir. Agora, uma coisa vc não tens como esconder, na última aparição pública dele ficou mais que provado que ele está minguar, melhor, a sofrer é bem. Até o cinto já nem aguenta segurar calças , chama a isso viver bem. Pálido e com princípio de anemia.

Felix Tivane Problema simples não existe. Nyusi e Dhlakama já tiveram encontro e não teve efeitos desejáveis para a paz efectiva em Moz. Creio que a terceira força citada por Dr. Lourenço do Rosário é determinante para pôr-se fim a essa tremenda vergonha nacional. É interessante que parte dessa força consegue arrastar/instrumentalizar até académicos/pensadores com forte poder da análise a acreditar que juntar o NYu e o DHl é única via de sucesso à paz efectiva. Gente por que não mexer com as pessoas certas para alcançarmos a paz? Eu e você sabemos....sabemos muito bem quem são eles, o que pretendem e como alcança-los. Tem novela, bebida e igreja suficienta para acomodarmor-nos espiritualmente, francamente..See Translation

Like · 3 · 10 hrs

Armando Tomas Fernando Fernando Meu caro egidio Vaz reconhece hoje foste infeliz no teu post, imagine no seu lugar,que alguém te tenta mais de duas vezes para te matar, ainda vai continuar confiar nesta pessoa?não acha mil vez morer por doenca ou picada de cobra do que vir entregar se ao seu inimigo, sem nenhuma garantia de seguranca, em nome de paz?See Translation


Egidio Vaz " imagine no seu lugar,que alguém te tenta mais de duas vezes para te matar, ainda vai continuar confiar nesta pessoa?". E qual é a solução? Prefere terminar na guerra? É isso? Se o proprio ofendido já disse que está disponivel para negociar desde o momento que seja num lugar que se sinta seguro? E o CDS recomendou criar estas condiçoes de segurança. Afinal estou a inventar alguma coisa eu? Estou mesmo, do fundo do seu conração? As palavras que estoua citar do lider da Renamo sao mentira?See Translation


Armando Tomas Fernando Fernando Se existe garantia de seguranca, cho que não há problema de dhlakama sair conversar com nuyssi, só que nuyssi pisca para esquerda, mas curva para direta, será que é mororista sério para viajar com ele?See Translation


Muzungu Ndini Motorista danoso que nem serve para levar sacos de carvao.See Translation

Like · 3 · 9 hrs

Ebenezer Eben Sim Vaz, o lider vai se encontar com o Filipinho, mas so dpis das provincias autónomas. Esperemos!
Mas nao em Maputo.See Translation

Like · 1 · 4 hrs

Egidio Vaz Ebenezer Eben, você chama um Presidente da República de Filipinho mas vai ficar triste quando alguém chamar seu ídolo de outro nome depreciativo. Não faz isso. As províncias serão governadas de acordo com a constituição.


Muzungu Ndini esta sendo acarinhado.


Tchendjerra Colaco Dhl tem sitios k nao lhe oferecem segurança, contrariamente ao presidente. Ele pode ir ao encontro dele, alias conhece bem o caminho,pois foi pra la aquando do assalto de 2013..


Calisto Cumbana Egídio Vaz está a confundir nos. Já não sabemos se é parcial ou imparcial ultimamente têm envergonhado os alfabetizados.
Like · 4 · 10 hrs

Egidio Vaz Ser imparcial é acordar toda a hora e falar mal do governo? Aqui eu exercito o pensamento independente. O que nao gosto mesmo é estar a repetir ideias lugubres e paralisantes. Quero andar, quero ver as coisas a andar. E andar a dizer que falta confiança não ajuda. Na falta da confiança, accionam-se os mecanismos assessorios. Nem isto os partidarios do facebook estao a fazer..

Like · 4 · 10 hrs

Calisto Cumbana Bro é fácil para haver confiança basta mandar recuar todas as frentes militares postas pelo governo para que a renamo não se senta encurralada assim vai surgir o diálogo. Agora dizerem que querem dialogar meia volta insultam no extremam as posições humilham no sinceramente.

Like · 7 · 10 hrs

Egidio Vaz Isto sim, é uma ideia.

Like · 3 · 9 hrs

Felix Tivane Na algum momento precisamos de muita leitura e ou de maturidade política para perceber teoria dos beligerantes..


Egidio Vaz A teoria dos beligerantes reside no poder. Existe um poder formal, o do governo e outro poder informal, que se pretende paralelo, o da Renamo. Neste momento, a Renamo comporta-se como um poder alternativo; nao é por acaso que uma reuniao entre as duas lideranças é chamada CIMEIRA pelos membros da Renamo. É esta ilusão do poder que se pretende preservar a custo do sangue inocente.


Felix Tivane Agradeço a sua compreensão....


Felix Tivane Como moçambicano acredito em dias melhores para alguns e piores para outros....mas acima de tudo penso que devo ainda procurar admirar e questionar a minha exacerbada fé em Mudança...ceder é bom quando realmente procuramos mostrar aos outros que fizeram a escolha errada...See Translation


Felix Tivane Infelizmente jovens e homens com opiniões comoventes a opinião pública, terminam em um escritórios da vassalagem, renunciando seu direito de crítica para o bem comum pelo próprio bem estar. Possivelmente a crítica ao regime do dia seja o único caminho para ali elcancar-se...Desse jeito não haverá até futuro breve patriota sequer....See Translation

Like · 1 · 8 hrs

Joze Macovane egidio entraste no mato pä!!.

Like · 2 · 9 hrs

Egidio Vaz Mostre o caminho meu caro..


Joze Macovane nao ha +papo...aprovem na AR ultimo chumbo ds gvrnadores....i o Djaka virä p a foto cm o PR.


Joze Macovane NAo HA OTRA VIA!!!.


Joze Macovane cnheces otra?? Oh vaz.


Romeu J Maluleque Maluleque Quero cooperar com Egidio Vaz mas nao consigo...
Quero atribuir te nota 10 mas nao consigo...
Estou preso nas teias de un autentico dilema entre o confiar e nao confiar...

Sao raros os homens como Egidio Vaz destemidos...,sabendo que uma cobra mamba altamente mortifera, introduziu se no seu quarto, e ao cair da noite, entre no mesmo quarto para dormir, e as pessoas que viram a mamba agritarem cuidado,,,Vaz cuidado mamba....estas pessoas estarao agitar o Vaz para nao tirar uma soneca bem folgado no mesmo quarto?

Que pobre homem sou, de nao ser como o Vaz...

Like · 8 · 9 hrs

Homer Wolf Ao menos estás a se politicamente correcto para com o bom do Egídio. Mas a mensagem está entendida..
.

Daniel Calvino Maposse É preciso evitar, no máximo, abordagens fundamentalistas das ideias dos outros porque isso leva a um extremo....

Like · 1 · 5 hrs

Daniel Calvino Maposse Trocar ideias de, forma responsável, é saudável para qualquer dscussão, porque isso deixa espaço pada qualquer consenso..


Max Lee Há um denominador comum nas páginas dos apoiantes da Renamo, que é apoio à guerra e criminalidade. Se alguém discorda das suas ideias, lá vão os insultos e injúrias. Leiam o que tal do unay escreve e os seus apoiantes. Fruto da dominação colonial e cegueira a verdade. Eu perguntaria, o que vocês querem e como queriam que isso acontecesse. Muitos dizem que DHL não é burro, eu acreditava mas agora sei que qualquer terrorista pode o induzir a erros que daqui a pouco vão implorar amnistia. Se ganhas sempre na guerra, deveria me responder como que a Frelimo sempre governou e porque o governo deve te garantir a segurança. Houve paridade e porque mesmo assim roubaram te os votos. Es militarmente forte e porque andas escondido. O governo da Frelimo prevalecerá, isso todos sabemos com ou sem a Renamo. Se DHL ou a Renamo continua a levar sério conselhos desses bélicos, veremos o final.See Translation

Like · 1 · 4 hrs

Max Lee Estou pronto a receber nomes também.See Translation




Egidio Vaz Os outros diriam: se não consegue voar peça avião. Se não poder andar pede boleia, e tente sempre encontrar a culpa nos outros. A Renamo é muito sensível à crítica e não aceita ser criticada em público.See Translation

Like · 4 · 4 hrs

Homer Wolf Concordo... Acho até que deviam aprender do "craquíssimo" dr. Gueba, como lidar "na peace e na well" com as críticas...See Translation


Homer Wolf grin emoticon


Egidio Vaz Alguém chegou mesmo a dizer que não devia por em causa a "causa" pois é preciso estar no "mesmo bloco" oposicionista; que os problemas devem ser expostos em "fórum próprio". Só que eu não tenho fórum próprio. Meu fórum é este mesmo. Há muito que queria dizer o que não concordo com a Renamo mas não gostam. Curiosamente, a Frelimo cresce assim.See Translation


Tchendjerra Colaco Mas disso Egidio vaz ate é um exemplo, tambem es muito alergico a criticas. Eu sou tambem alergico, por isso nao vamos andar por se fazendo de puritanos e convivemos com as criticas.See Translation


Egidio Vaz Tchendjerra Colaco alergico a criticas nao sou. Mas se olhar aos comentários de alguns verá algumas frases como "nós sabemos que ha muito és g40", ou "estás muito estranho". Ou mesmo, "nada de novo". Um gajo gasta pelo menos tres horas para urdir um texto tragável. E alguém, que provavelmente nem leu, vem com este tipo de epitetos. Isto sim, arrelia-me. E sou alergico a isso.See Translation

Like · 1 · 1 hr

Tchendjerra Colaco Alergias todos temos. Ate as mulheres/homens depois de levarem horas a se txunarem querem ouvir k esta bonita(o), do contrario ficamos cabisbacho..


Egidio Vaz Tchendjerra Colaco nao necessariamente hossanas. Mas uma critica ao conteudo.


José Ganhane Dr Vaz,o que hão-de escrever os nossos irmãos nos jornais caso Dlakhama aceite conversar com Nyusi? Nada. É por isso que não querem o diálogo, são como os demônios, alimentam-se das lágrimas dos outros. O assunto já extrapolou o nível, precisa haver um diálogo sério. Dlakhama é homem maduro e sabe que há meios suficientes no Estado para o abater, se está vivo é pk o Estado ainda não assumiu ao meio dia o fim de Dlakhama. Mano Egidio, espero que Dlakhama mais uma vez cale estes pseudô-Dlakhamistas.

Paulo Shakur Shaklas Ya dr é preciso estar a par dos factos e a posterior faça a sua descrição, os postes do dr ultimamente já não me ensinam nada, há meses atrás quando visse o teu poste eu ficava ansioso em ler o que não parece agora, tudo indica que os postes que agora pública é tão interesseiro e obrigado pela primeira definição do termo Masoquismo e não a segunda.

Like · 1 · 4 hrs

Egidio Vaz Leia todo texto, de princípio ao fim. Aqui não só escrevo para agradar agendas. Escrevo o que penso. E estou a pensar assim.See Translation


Paulo Shakur Shaklas Por acaso não tenho hábito de não terminar a leitura de algo que comeceiSee Translation


Egidio Vaz E os pontos que foloquei. O que se oferece q dizer? Uma das formas de provar que leu é rebater pelo menos um pontoSee Translation

Like · 1 · 4 hrs

Paulo Shakur Shaklas O meu objectivo não é de analisar algumas partes do texto mais sim todo eleSee Translation


Egidio Vaz Então ilustre, rebate-o com factos e não generalizações.

Like · 2 · 3 hrs

Tchendjerra Colaco Uma das formas de rebater seria dizer k o conselho de segurança é apenas mais um orgao colegial controlado pelo partido. Por isso o k saiu da reuniao em nada devolve a confiança perdida muito menos a sua recomendaçao nao traçou medidas concretas do k o mesmo governo k tentou assassinar o seu opositor devera fazer para que haja ambiente de segurança e k nenhuma aventura devera o governo fazer depois disso?.


José de Matos Eu tenho afirmado varias vezes e mantenho essa opiniao, cada vez mais convicto: 
enquanto nao tivermos coragem e seriedade para identificarmos as causas do conflito e os obstaculos para o dialogo e Paz e exigirmos so a uma das partes, nao vamos a lado nenhum e os masoquistas serao aqueles que pensam que o conflito pode ser resolvido com cuidados paliativos, paninhos quentes e pensos!
Roma arde e os Cesares continuam a tocar a sua lira, impavidos e serenos!See Translation

Like · 2 · 3 hrs · Edited

Ebenezer Eben Nao é por mal, mas este post, foi super infeliz.
Temos que passar a vigiar e sensurar o nosso pensamento pah.
Pra nao cairmos no ridiculo.
A sua intensao é boa, de querer a paz em Moz, mas esse caminho que expoes, é fatal, a experiencia prova que é.
O Governo devia pensar nesta situaçao antes de ter atentado contra a vida do RIDER.
Em outras palavras, no minimo devias dizer ao Governo aparecer ao publico se redemir perante o povo Moçambicano, que ama o Dlhakama. 
Um pedido de desculpas presidencial, ja era meio passo andado. Pelo menos demonstraria respeito por aqueles que em Moz votaram na oposiçao, e que ficaram muito chacados com os atentados contra o Dlhakama.
Mas o cilencio, mostra que o desejo na CONTINUIDADE da tal intençao prevalece.
Se eu tivesse voz como o Dr. EV, propunha isso ao Governo.
Invez d'isso que vimos aqui!.

Like · 4 · 3 hrs

Salimo Amade Egídio,Recorde-que o DHL, Zuma e Igreja Católica estão aguardando a mais de 2 meses a resposta Formal do Governo sobre a Mediação deste Impasse!
Egídio responda-me Se realmente o governo está interessado na PAZ porque não Respondeu até à data?Serra o assunto e tão mesquinho que não precisa de Mediadores??Porque começar do XZ antes do ABC??Ninguem põe Lucidamente a sua vida numa sacola rota!

Egidio Vaz Manobras de diversão. Você começa as negociações escolhendo mediadores unilateralmente? Já não há respeito pelas instituições? Até o mais distraído diplomata saberia que para Zuma aceitar era necessário que o Governo moçambicano também aceitasse e formalizasse este convite. Ora, porque a Renamo não negoceia com a Frelimo este assunto?

Amide Midocas Egidio Vaz ninguém proibiu o governo de apresentar uma contra proposta eles e que nunca mostraram interesse

Ebenezer Eben Haaaa EV. Djô.
Isso é jutificaçao pra o Governo ficar no cilencio enquanto as pessoas morrem?? Se for assim esse Governo nao é serio!

Egidio Vaz O Presidente Nyusi já não quer mediadores. Quer conversa directa, não ouviu? Ele quer tratar assuntos directamente com ele sem muitos intermediários. Na verdade foi o governo quem primeiro avançou com a proposta. E a Renamo fez ouvidos de mercador e correu em apontar os mediadores. Quem deve ser o primeiro a responder é a Renamo. Ela deve dizer se quer ou não negociações directas. E Nyusi tem já um ponto concreto na agenda, que é discutir a integração das forças da Renamo, a começar com os que já estão no exército. Não nos esqueçamos queridos.

Laercio Eder Camal Mulima Egidio Vaz quem nos garante que deste fez o nosso governo está sério?

Tchendjerra Colaco Que negociaçoes directas Egidiooooo! Se tens tanta certesa assim da conviccao do presidente Nhusy, sera k nao sabes que sobre este ponto a renamo ja disse ha muito tempo, antes do nhusy ser presidente de k eles querem: modelo de integraçao e primeiro k comecem por integrar os k ja estavam no exercito. Qual é o ponto novo k nhusy nao sabe ou inventou?

Egidio Vaz Laercio Eder Camal Mulima o que precisa para receber tais garantias.

Egidio Vaz Tchendjerra Colaco Este assunto já ficou acomodado. O proprio presidente quer executar isto mesmo.

Laercio Eder Camal Mulima O grande problema é que a Renamo perdeu a confiança no governo.

Laercio Eder Camal Mulima Também é dificil confiar numa pessoa que tento tirar a tua vida 3 vezes.

Filomeno Filipe Cosme Concordo contigo, Laercio. Por vezes temos de tomar pontos, julgando os no seu próprio lugar; ew difícil ter confianças em alguém que tem o maior prazer de tirar a sua vida!

Amide Midocas Egidio Vaz sim mas que provê as tais intenções dele que mostre seriedade que consegue controlar os que estão por trás dele e quem matar o outro.

Elísio Nhantumbo Afinal o que são garantias? quando falamos de garantias a que nos referimos? Se Dlhakama não confia mais no PR ou no Governo para negociar, então quem sera o seu interluctor válido? Com quem Dlhakama vai conversar para resolver a crise, mesmo para instalar a sua administração das 6 provincias que reclama? Não vejo muitas alternativas para Dlhakama senão correr o risco de confiar neste Governo. Ficar em Santugira não nos ajuda a resolver o problema. E é preciso não sermos muito emocionais quando debatemos, porque as emoções fazem nos ignorar a razão.

Elísio Nhantumbo Um outro aspecto que julgo precisar de ser bem análisado é a questão do modelo de integração. É possivel o governo criar condiçoes materiais e financeiras sem saber pra quantas pessoas? Aqui não se trata apenas do Governo disponibilizar um montante financeiro, mas sim o montante a ser disponibilizado deve ser suficiente para a implementação dos projectos para a reintegração social e económico daqueles homens e mulheres ao serviço da RENAMO. Pessoalmente entendo que seja necessária sim a lista para atraves dela se planificarem as actividades.

Ebenezer Eben "chocados" quis dizer.

Jose Waite Nao da para acreditar,. E Dr. Egidio Vaz que escreveu ou pensou e publicou isto ai ou a sua pagina esta invadida pelos virus maleficos e uso-a a revelia do dono?
Por favor comuniquem-lhe!

Issufo Omar Issufo Omar UM INTELIGENTE NUNCA É MORDIDO COM UMA COBRA NO MESMO BURACO DUAS VEZES.

Elísio Nhantumbo Mas o inteligente quiser que esta cobra não morda mais ninguém voltará ao buraco para mata-la e ser ajudar muita gente, mesmo com o risco de ser mordido novamente.

Zuneid Esmael Julgo eu que o lider da Renamo no final de tudo de vontade própria ou forçado pelos seus objectivos irá abandonar as matas, porque afinal, ele terá que negociar. A vida dos moçambicanos não pode continuar assim como está sendo.Os nossos concidadãos que devem que o Líder da Renamo deve permanecer nas matas e nem avançam outras ideias melhores para se ultrapassar essa crise não lhes afecto ainda o efeito deste conflito. Acredito eu se lhes tivesse acontecido oque está a acontecer na zona dos conflitos teriam aqui apoiado esse encontro a todo custo. Egidio Vaz.

Azarias Chihitane Massingue Dr. Egídio, tem muita razão. Está mais que claro que dentro da Renamo existem pessoas que rezam pragas ao líder. Qualquer pessoa lúcida sabe que apesar de Dlhakama ser a peça principal com a qual deve se falar, não é o grande problema. O grande problema está com aqueles que querem o manter fora da liderança do partido. Quando Dlhakama está no mato Manuel Bissopo que é da confiança do líder toma conta do Partido (Recordem que em 2013 foi mandado de volta para cuidar do Partido), por isso é também alvo. O governo nunca quis matar Dlhakama. É verdade que são necessárias fortes medidas de segurança por parte do estado para mante-lo vivo. Querem a sua morte para depois usar o nome como de um marter nas campanhas. Não me parece razoável que pessoas como Muchanga, Mazanga, os Moyanas etc. defendam de garras e unhas governos regionais nas zonas onde sabem de antemão que não terão nenhum benefício. O presidente Dlhakama deve saber que o principal inimigo está na sua cintura. XIvanza nyonguene.

Benedito Mohua Siga enfrenta dr vaz. O senhor quer a paz.onde andas dorme conversa e respeira e´ so difusao da paz. Tenho a agradecer a sua nobre massa cinzenta. Siga em frente. Vamos romper as barreiras e de forma frontal criticar aqueles q por qualuer forma procuram perpetuar este densendimento entre irmao(conflito).

Abdulcadre Carlos Mudanisse ya tambm nao estou acostumado a este tipo de post por parte dele.

Jose Waite Dea-me tantos nomes que quizerem ate mais outros adjectivos possiveis, ainda bem que o Egidio Vaz disse que Sr. Dlakhama Lee seus posts, desta vez infudado mas o certo e que em momento algum sr Dlakhama deve confiar de animo leve.
O meu apelo e avancar com seu projecto imediatamente , Mocambique nao e so Maputo, o povo ja sabe quem e inimigo da PAZ, se a Renamo tiver formas como concretizar seu projecto que avance sem receios. 
A unica forma de travar este projecto deve ser por via de opiniao publica-realizacao do referendo, caso o governo do dia for democratico deve avancar ja com o referendo.
Egidio Vaz, voce como interlocutor da verdade nunca pensou em envolver os cidadaos, so pensa encontro destes dois intervenientes como se fossem donos de Mocambicanos, por favor da mesma forma que fizeste aquele min inquerito sobre ESTADO da Nacao, faca outro agora para saber se e viavel ou nao a existencia de regioes autonomas ou mesmo a divisao do pais caso esta seja a via para alcancar a Paz!
Nem os religiosos foram ignorados quanto mais o conselho de Seguranca de ESTADO, braco directo do PR ?
Alias, porque e que esta decisao nao vem do proprio PR? Porque vimos que todos encontros organizados por terceiros nem um nem outro surtiu efeito, alias o que o CE agora traz de novo para este encontro?

Guilherme Noronha Verdade caro Egidio Vaz. Sabes, por vezes nao percebo a sobrinha do homem ou n tem poder nenhum como aparenta ter! Os camaradas querem dialogar, a renamo que diga o que quer, para alem dos mediadores, de modo a trazer o cota ao convivio e poder dialogar.

Clovis Macave Este post pareceu um barometro...certamente em funcao das reaccoes aqui o EV vai se posicionar melhor nos argumentos.

Egidio Vaz Posicionar-me seria neste caso mudar de ideias para escapar ao linchamento dos partidários da Renamo. Não. Não farei isso. As pessoas devem aprender a vir para aqui sem garantias de que vão saciar o seu ódio pelo outro. Quem vier aqui vai aprender a respeitar ideias dos outros sem insultar e a criticar-me com factos. É este o exercício que proponho.

Clovis Macave Nao necessariamente mudar de opiniao, mas talvez iluminar um pouco mais as zonas de penumbra do post... a comecar por explicar como eh se rescontitui a quebra de confianca resultante dos incidentes sobretudo da Beira.

Daidone Fato Dialogo? Encontro entre o PR e Dhl? Em Algumm momento se nao em todos, os politicos embutem-se de muita hipocrisia, falam isto e aquilo e fazem outra… espero que desta vez a acontencer o tal encontro haja muita imaginacao d parte d PR. Deixaria a seguinte questao: seria ideal Dhl morto mas matas combate ou humilhado e vaiado.

Edy Manuel afinal o que adianta viver na cidade como prisioneiro ou gangue?

Jose Eduardo Dificil sera separar o trigo de joio. De um e de outro lado ha abutres, que como se sabe, alimentam-se de carne morte que esperam e fazem tudo para que Nyusi e Dlhakama caiam para dar o bote, sendo mais imoral que membros e simpatizantes da Renamo façam tudo, escandalosamente de forma clara, tudo o que lhes é possivel para manter o chefe no mato. Quem quer matar Dlhakama pode e sem qualquer dificuldade matar qualquer dos deputados que circulam por aqui. Nao era altura de tambem irem refugiar-se junto do chefe? Qualquer abertura para a paz deve ser explorada e nao simplsmente rejeitada para manter o "status".

Samuel Bola Quem escreveu esse post tem falta de PIGMENTAÇAO NA MENTE.
Egidio Vaz,eu nunca le uma coisa tao repognante em toda minha vida.
Meu amigo,ja nao razoes para o dialogo.
1o-Ha pouco tempo,o seu Nyusi chamou de um leao que fugiu da jaula e tem que ser abatido,na sua optíca o que isso quer dizer?,
2o-durante a visita do seu nyusi em adisa abeba disse que está dificil de dialogar com a renamo,porquê nao se sabe quem está a liderar o partido,
3o-dhlakama sofreu duas emboscadas,mais o nyusi nunca mostrou a cara para repudiar e condenar os ataques e nem criar uma comissao de inquerito para ivestigar as emboscadas,na qualidade de presidente ele tem direito para fazer isso,
4o-depois de duas semanas da parte incerta,os mediadores fizeram do impossivel para tirar o dhlakama da parte incerta,com toda segurança garantida,mais foi dar naquela vergonha que aconteceu na beira.
Egidio Vaz,ancha mesmo tudo isso é pouco o que aconteceu com dhlakama?dhlakama ja nao tem confiança na frelimo e nem o povo ja nao tem confiança.
Eu te aconselho a tirar esse post,porquê nao reflecte a realidade.

Tchendjerra Colaco Eu estou a favor do dialogo. Mas k a confiança ja esta conquistada so porque o conselho recomendou isso é mentira do Egidio Vaz. Conselho constituicional tambem é uma instituiçao do estado tal como o conselho de defesa e segurança. Os tribunais tambem. Sera k o Egidio quer incutir-nos a todo o custo k o tal conselho é o unico orgao credivel neste pais? Quem preside o tal conselho é o mesmo que preside a comissao politica, o egidio consegue separar a tonica? Sera que quando uma esposa comete adulterio quase sempre, mesmo a cada um destes episidio se mostrou arrependida e ate foi confessar ao bispo, mas mesmo assim volta a cometer adulterio. Sera que esta mulher vai deixar de fazer agora k a confissao foi feita diante do papa? Duvido.

Elísio Nhantumbo Então a solução éeeeeeeeeeeeeeee?

Horácio Allan Costa Lendo os comentarios e respostas.

Raul Figueiredo Egidio. Sempre reservei tempo para ver teus comentarios, mas desta vez me pareces tão destraido no que acontece no moz real. Será?Conheces bem a frelimo. Duas tentativas de extreminio ao lider fracassadas, será k desta vez irão falhar? Pense bem.

Américo Matavele Acho que os que acham que Dhlakama não deve sair de onde está porque pode ser uma armadilha, deveriam mostrar o outro caminho para se sair da situação actual. Penso que a credulidade em dogmas emocionais, é que fazem com que haja este vuku vuku. Eu disse alguma vez, que antes de nos, cidadãos não pensarmos por nós mesmos, é usarmos a bitola da política para analisar as coisas, vamos, a cada dia que passa, permitirmos que eles nos enterrem cada vez mais.

André Mahanzule Kkkk bem q o Padre Couto disse q Afonso Ndlakama foi preso nas matas pelos dele, os dele mantém-no lá preso e vão se desdobrando em argumentos para transformarem-no num cavalo de batalha e ele na sua ingenuidade vai se deixando manientar, envelhecer. E naturalmente acabar morrendo lá na selva ante o olhar sedento de pilhagem dos seus apaniguados na cidade, os seus carrascos de lacinho r esfarelado na gostosura dos ACs qual verão infernal. 
Os carcereiros vão abandonando a jaula q assassina montada para Ndlakama e vem em busca da sua própria liberdade explorando o misto de oportunidades q o País oferece. A agenda entre Nhusi e Ndlakama é a PAZ, onde é q as pessoas não entendem. Jesus!

Benedito Nhança Ultimamente o senhor tem opinioes muito estranhos nesta rede.

Antonio Sithole Albino Sithole Vc e g40 ty conhecemos, y soubemos k vc ta na lista ds k procuram cambuma, porisso tua analse cheira mal.

Egidio Vaz Okay.

Antonio Sithole Albino Sithole To fora do pais mas por culpa do governo, somos escravos, ekuanto moz possui tudo capaz d satisfazer o povo, o egoimo e k leva o paiz do mal a pior, negociar ukm, com km.

Abrão Mabalana Zinoda É k se agente fala assim é o governo nunca teve nenhuma negociação posta em pratica, a não caçada de membros da oposição . oposição não tem opinião quer negociar qual agenda que traz para a mesa? segurança de Dhlakama já tinha vieram desarmar agora é vez de quê? É mas ou menos por aí. todo Moçambicano ker paz al animal ultimamente.

Tome Corneta Raene Tem pessoas que pensam andar a pé e de carro é mesma coisa (cabra cega cabra cega mãos no ar).

Sabado Chambisse Dr Egídio, fiz um comentário próximo a este num dos post da semana passada. Dizer que estou do lado de não guerra e para tal alguém terá que ceder, não importa o lado. Aparecem aqui agitadores que preferem que o Afonso Dlakama se mantenha no mato, esses indivíduos mal intencionados em 2018 vão pedir que ele saia do Mato, realizam se as eleições é de seguida vão lhe agitar para ir viver naquela clausura como diz o Dr. 
Está forma de pensar é extensiva a alguns comentadores televisivos que agitam para o caos. Nos queremos viver em paz apenas e desenvolver nossas actividades em paz. Na frelimo por sinal meu partido, tem também uns ossos duros de roer que aconselham mal o chefe de estado só para cairmos na guerra é daí tirarem vantagens. Repito, queremos, paz, paz, paz. Vamos desde todos desde já moderar a linguagem de modo os nossos dirigentes a mudarem de atitude. Obrigado dr Vaz.

Lionel Magul Bravo ilustre Egídio Vaz, o distinto Padre Filipe Couto, já antes havia dito isso de viva voz... 
Ambição desmidida de gente próxima.

Agostinho Chemane Isto já tinha se notado nas longas i impro.

Agostinho Chemane Isto já tinha se notado nas longas e improdutivas rondas da Joaquim chissano muchanga, macuane e companhia estão fazer banho Maria até lhakama morrer para negociarem com a frelimo a moda angolana pois savimbe.

Idelvino Gregorio Caro Egidio,sou seu seguidor sim,mas me parece que está a perder o control nas suas análises nos últimos tempos,será que perdeu aquela visão nacionalista com que vinha?Nao estou contra o seu post mas,peço para que repensa mais no que está a aconter tendo em conta o futuro do povo Moçambicano,aliás,lembre-se que o povo está espalhaço por este Moçambique todo e nao está só nas zonas urbanas.Nao vou precisar neste post de me identificar de que lado partidário sou,meus comentários aqui e como em tantos outros fóruns,nao se baseiam em posição partidária,não,faço comentários e ou argumentos numa visão nacionalista.Nao se sinta ofendido em certas criticas dos seus seguidores.Este seu post foi muito infeliz meu caro.Obrigado!

Gracio Flausino Cutana Estas muito estranho Egídio sem linhas......

Celestino Massingue Liders a brincarem populaçao a sofrer.

Jose Waite Isto passa pela cabeca alguem mesmo que Dlakhama esta onde esta porque alguem lhe mandou para la?
Ele pode sair quando quizer, alias ele proprio ja disse.
Renamo tem assentos na AR e tem sede em Maputo, porque e que nao se acerta la e o Dlakhama vem apenas para chancelar?

Egidio Vaz Os que dizem que "me seguem" e gostam do que escrevo mas que com estes "últimos posts" acham-me estranho, estão a faltar a verdade. Das duas uma: OU não me conhecem OU gostam de me fazer de seu trabalhador ideológico. Na verdade não são meus seguidores muito menos amigos. Os meus amigos, com os quais convivo nos ultimos 20 anos conhecem-me. Este mural é testemunha de posições criticas sem compromisso.
Assumo-me como CRITICO. Não antifrelimo ou antirenamo ou antimdm ou antioposição. Puramente critico. Quando falo da Renamo, os partidários da Frelimo ou outro aplaudem. Quando critico a Frelimo, os outros gostam. Vocês meus amigos é que são políticos partidários e gostam, quando mais uma voz se alia a vossa linha política. Isto é o que vocês são. Mas como disse, não tenho nenhum compromisso com a política partidária.
A melhor forma de evitar a "decepção" é aguardar a vossa vez.

Zarito Mutana Tenho visto isso, nos seu mural na época das eleições muitos Frelimistas te chamavam de anti frelimo. em fim.

Muzila Wagner Nhatsave EGidio Vaz mil likes. ja apanhaste a ideia desses malandros que andam aqui.

Muzila Wagner Nhatsave Nao quero e nem desejo amorte de Dlakhama. mas o que lhe estao a fazer ja basta. esta claro que esta sofrer de conspiraçao interna com apoio de uma facçao do outro lado com objectivos incofessos. deixe o povo ser o protector dele. deta vez o Governo e Nyusi em particular deverao por a sa responsabilidade na protecçao deste homem dos seus inimigos.

Egidio Vaz Exactamente. O Estado está desta forma chamar para si a responsabilidade de proteger e conversar com Dhlakama. Haja clareza. A Renamo tem muita sorte. O Estado poderia ter ficado calado até dia 1 de Março para ver até onde vai o discurso da confusão. Mas preferiu abrir uma porta para a Renamo se pronunciar. Outras coisas.

Ntsua Obus Neuara Muzila Wagner Nhatsave este povo não sei se tem tomates de proteger Dlakama. Ohhh povo covarde. Dlakama quase foi brutalmente assassinado por duas vezes, o que o bendito povo fez? Nada. Dlakama foi cercado de forma humilhante na sua residencia com recurso a ate a armas pesadas, o que o povo fez? Nada.

Muzila Wagner Nhatsave ha gente honesta ainda que finalmente acordou e ja nao aguenta. nao tens como agora.

Egidio Vaz Ntsua Obus Neuara Dhlakama escapou aos disparos quando esteve em sua casa? Nada. Dhlakama foi detido? Nada. Dhlakama já respondeu em tribunal? Nada. Sabe que noutrospaíses como nosso, líderes como ele e que fazem coisas menores que ele são detidos? Sabe que em Uganda Joseph Cony está sendo procurado pelo regime de Kampala? Sabe que no Zimbabwe Morgan Tsvangirai já por diversas vezes foi detido e seviciado? Sabe que no Malawi, Bakili Muluzi já foi detido por várias vezes no periodo de transição? Sabe que na Zambia Chiluba já enfrentou a barra do tribunal? Sabe que no Ghana Jerry Rawlings enfrentou a barra do tribunal pelos seus actos cobartes quando era presidente? Todas estas perguntas são para pelo menos chama-lo atenção ao seguinte:
Se Dhlakama não fosse ainda um actor válido, era naquela manhã que ele seria detido ou morto num "apanrente fogo cruzado". Quando vocês falam de Dhlakama devem recordar que ele também tem armas e os seus homens estão a fazer estragos sobre os civis.

Idelvino Gregorio Egídio,estás na linha dos arrogantes,isso sim!Ninguém tem compromisso com ninguém e nem contigo.Todos estamos comprometidos para o crescimento deste país,ponha este país todo na tua cabeça,assim vais perceber o que está a acontecer e passarás a ter argumentos felizes.Ninguém está aqui interessado em falar de nenhum partido político,critique a quem merece ser criticado.Seja nacionalista meu caro,nao seja arrogante.Obrigado

Egidio Vaz Sou patriota. E nao sou arrogante. Arrogância é chamar o outro pelos nomes apenas porque desta vez não vai de acordo com sa sua linha de pensamento. Isto é sim uma forma arrogante de debater ideias.

Zarito Mutana Dlakhama já sofreu varias tentativas de assassinato não é pateta de se meter nessa armadilha.

Ntsua Obus Neuara O senhor (autor deste post) devolva o "celular" ao donoEgidio Vaz. Essa coisa de invadir contas de dono aqui no Fb não fica bem.

Ntsua Obus Neuara Egidio Vaz não lamentamos juntos aqui no FB quando tentaram matar Dlakama por duas vezes com recurso a armas de grande calibre? Tudo porque ele estava na tal "Cidade" onde o querem/queres.

Ntsua Obus Neuara Nao assistimos Dlakama sendo cercado na sua própria casa de forma covarde logo pela manaha, pelas mesmas pessoas que diziam que ele devia se fazer a cidade para NEGOCIAR?

Muzila Wagner Nhatsave Voces nao pensam , sao adeptos enao sensatos. so gostam do que querem ouvir. e nao da realidade. Uma pergunta vos faço. Como ira a Renamo governar seis provincias sem recursos? de onde vai tirar dinheiro para fazer funcionar as provincias. quala acapacidade delas actual de gerar receitas? estou a falar de aspectos praticos de governaçao. nem parecem pessosa que foram a escola e sao previlegiados de estar nas cidades e terem todo tipo de informaçao.parecem crianças mimadas aanalisar as coisas. acham normal mudar as regras de jogo no meio e defender o absurdo como soluçao ? voces tao bem da cabeça mesmo»? que raio de moçambicanos sao voces?

José de Matos Muzila, desculpa la mas nao estas a ajudar nada, eu sei que podes fazer muito melhor do que isto! Entao estao a falar dosoutros que sao partidarios e depois vens tu com esse argumento partidario ? Ao criticares so uma parte, branqueando a outra parte, pensas mesmo que estas a propor soluçoes ?
Roma arde mas os Cesares continuam a tocar a lira, impavidos e serenos!

Muzila Wagner Nhatsave nao defendi nenhum partido, apenas expus a realidade que eles terao que enfrentar se quiserem as coisas dessa maneira. o lider nao e burro, ela sabe o que quer realmente, mas infelizmnete ninguem esta a ser ou finge nao estar a perceber o que realmente esta acontecer. Acredito e confio no bom senso dele que na hora da verdade sempre aparece.

Muzila Wagner Nhatsave se fizerem um esforço honesto de responder as minhas questoes praticas , talvez ai comecemos a falar.por agora so critica vazia e fanatica.

Muzila Wagner Nhatsave nao sou emociondo politico. como moçambicano tenho responsabilidades nesta terra.

José de Matos Muzila Wagner Nhatsave , insisto: podes e deves fazer muito melhor do que isto! Eu sei!
Bom dia!

Jose Waite K kkkkkk, 
Nada disso Dr Egidio Vaz, aqui trata-se da realidade das coisas, desta vez pisaste na bola. Nao precisa ser de um ou de outro partido para enxergar a razao. 
Ca entre no's, acha mesmo que o encontro destes dois trara resultado?
Se sim, porque tantas voltas deram-se no CCJC? Porque e que chamou-se EMOCHIM? Entao porque os Sengulanes e Rosarios?
Entao porque acordo de cessacao de hostilidades?
Vamos ser serios, no meu caso pode crer que estou ao lado da razao, nao ha condicoes para este encontro depois de tantas fintas, agora e so atitude seria, cumprindo o que cada lado decidiu.


Neves Nhavene Concordo em pleno com o Post do Egidio Vaz, temos aqui muitos criticos que nao apresentam soluçoes."Ajudem Dhlakama a regressar das matas para resolver o conflito"

Egidio Vaz Ilustre, eles estão ajudar.
Estão a "pressionar"o governo a ceder as seis provincias. Kkkkkk.
Os "rangers" (de 21 anos) estão a por a FADM de joelhos. A "Frelimo vai ajoelhar-se" brevemente e Dhlakama terá as suas províncias!

Wamba Muthine Caro Egídio Vaz, respeito muito as suas análises e consequentes opiniões que partilha mas, colocar os pontos do jeito tão automatizado como se as desconfianças em relação ao assunto da segurança do líder da renamo ou até mesmo da idoneidade da iniciativa de colocá-lo frente a frente com o PR, como se razões para tal não existisse, é no mínimo muita insensatez do s u lado. Ora vejamos:
1. Por que é que esse plano é traçado agora, nas vésperas de março? 
2. Como pode confiar quem várias vezes tentou te matar? Será que basta uma voz terceira dizer que deve se prover segurança, para alguém que já sofreu atentados se sentir seguro. 
3. É justo ignorar a história dos encontros passados onde tudo foi empurrado para AR, para cumprir protocolos apenas, mas já com expressas ordens expressas de não passar nada. 
4. Será que a solução está com os dois? Não é da revisão da CR que quer a renamo e recusa-se a Frelimo? Isso é da competência dos dois? 

Eu sinceramente, não espero outra coisa deste encontro, senão entretenimento apenas. O problema já foi identificado. A solução já foi avançada.

Unimoz Anjura Anjura Dhalakama não e idiota, ele conhece quem esta por atrás, afrente e nos lados da vida dele com objectivo b claro de o eliminar, exemplo disso os 4 atentados. para mim ele deve enviar a equipe dele p a falca conversa.

Egidio Vaz Claro que não é. Este post não é dirigido a ele.
Of course it's not. This post is not directed at him.Automatically Translated

Abdul Jabaru Egidio Vaz, diga qual e o seu pensamento quando o conselho de seguranca do pais delibera para a criacao de condicoes para um dialogo entre o chefe do Estado e o lider da Renamo, e logo de seguida a comissao politica do partido a que o Presidente da Republica, aparece a classificar o lider da Renamo de assassino. Eu penso que esse dialogo nao deve ser feito as pressas tal como o ultimo que deu lugar ao acordo de sessacao de hostilidades de 5 de setembro de 2014. Na minha opiniao primeiro deveriam parar as ditas buscas compulsivas das armas na posse da Renamo, deviam parar as prisoes arbitrarias que vao acontecendo um pouco por todo pais , apesar das boas intencoes do seu post, ele peca por nao ir a fundo sobre o aspecto confianca entre as partes envolvidas nesta guerra macabra. O Sr. sabe que a ida de Dlakhama as matas da Gorongosa foi motivada pela falta de seguranca, entao e preciso perceber a desconfianca por parte dos membros da Renamo. Hoje um simples encontro entre os membros da Renamo em plena cidade de maputo.

Egidio Vaz Ilustre, nãom espere fava da Frelimo. Ela será sempre igual a si; proporcional ao veneno da Renamo. Ao nível do discurso político, tente separar discurso do Partido Frelimo do do governo. Quem quiser continuar a inviabilizar a Paz em Moçambique pode contar com o discurso da Frelimo. Veja que o Estado chamou a si a responsabilidade de assegurar a segurança do líder da Renamo. Aquilo é um Conselho de Defesa e Segurança. Não é nenhuma assembleia-geral de amigos e naturais de alguma parte do país.

Lenon Arnaldo Lembrar ao Abdul Jabaru que o Conselho de defesa e segurança a que se refere, é um órgão representativo em que estão a Renamo e Frelimo.

Abdul Jabaru Egidio Vaz, nao finja que nao sabe que em Mocambique, a Frelimo se confunde com o Estado, alias o Presidente da Republica apelou para uma ponderacao da maneira que o desrmamento compulsivo esta sendo feito, o que vimos foi o recrudescer o soar das armas por parte das FDS e claro em geito de resposta a Renamo tambem foi acompanhando o ritimo. Sabe nessa guerra ninguem e santo, mas a maior responsabilidade e do governo, e o governo e do Partido Frelimo. O Egidio Vaz, acha mesmo que esse actua cim dos interesses do partido Frelimo, isto e acha que os interesses do Estado estao acima dos interesses da Frelimo ? Nao consegui ver isso ao longo destes 40 anos, me desculpe mas isso soa a ingenuidade.

Abdul Jabaru Lenon Arnaldo, uma representacao desproporcional em todos aspectos, nao finja que nao sabe disso.

Lenon Arnaldo Abdul Jabaru está a querer dizer-me os estrategas escolhido a dedo pelo líder para o representar naquele órgão foram comprados. Ou entende que a decisão tomada e divulgada via comunicado não reflete o que foi discutido.

Lenon Arnaldo E mais, a desproporcionalidade a que te referes resulta da lei, ou, imposição.

Abdul Jabaru Lenon Arnaldo, eu em nenhum momento me referi a compra de consciencia de quem quer que seja, contudo dou razao aos que desconfiam da pureza do comunicado, pois a ser verdade dever-se-ia em primeiro lugar comecar a eliminar ou diminuir aquilo que proporciona apetencia para a guerra.

Abdul Jabaru Lenon Arnaldo as leis sao feitas pelos homens na terra e nao por extraterrestres, essa me leva a pensar nas famosas autarquias provinciais que simplesmente foram chumbadas sem a devida discucao tanto em plenaria como nos bastidores. Hoje a Renamo reivendica a autarcizacao imediata das provincias, contudo houve espaco ( que nao foi aproveitdo ) para discutir e amadurecer o assunto ate as proximas eleicoes gerais, isso foi feito por homens desta terra.

Lenon Arnaldo Aproveitar aquilo que nasceu torto.
A lei moçambicana e mundanas, elas são geradas para regular casos futuros e não o contrário. A exceção permitida a esta regra, o efeito retroativo, só é permitido quando da aprovação duma lei esteja em curso uma ação ou, decisão que regulava em sentido contrário que beneficie o cidadão. Acho que não lhe fiz entender.
Em resumo: a nova lei rege casos futuros e não anteriores.

Abdul Jabaru implica um aparato das forcas policiais, a mostrarem a sua capacidade de amedrontar o outro lado.

Leonilda Sanveca Nao tenho mais dúvidas de que os nossos mais velhos ADORAM ARMAS, ADORAM A GUERRA, ADORAM O VER A POPULAÇÃO A SOFRER. Nem se importam com o tipo de legado que estão a construir para as futuras gerações deste país. Pregam o progresso e o desenvolvimento e fazem outra coisa. Muita arrogância de ambas partes!

Mestre Jojo Esses jovens das Cidades são reguilas poxas phaa o Velho esta magro ao ponto se ver o crânio e ao ponto da demência .Vocês querem que ele continue assim ? Ora bolas libertem essas mentes quadradas e aproxime-se a harmonia fundamental, o país almeja Paz e dela devera sobreviver .#Mestre

Felix Antonio Mate Força dr VAZ.

Momed Selimane Meu irmao EV...
É proibido pensar alto e expor ( teu pensamento ) sobre a renamo...criticar ou dar algumas ideias para o cerscimento deste partido aqui no Facebook...
So podes ser como o Unay C... e voce nem sonha ser U.C....ai serias bem vindo para estes mocambicanos, que se julgam com melhores ideias, melhor visao e melhores juizes....
Eu sempre disse que quem criticar a renamo, vai merecer um nome por parte dos apoiantes da renamo... ate o MDM era Renamo mas deixou de o ser....voce tem que escrever mesma coisa??????
Hoje és um G40 porque? A resposta esta no teu post.
Bom trabalho e muita coragem, porque para afrontar este grupo sem numero, nao é nada facil..

Egidio Vaz Vocês apoiam que Dhlakama continue armado, mas não querem ser soldados dele. Sabem que se escrevem com os vossos nomes proprios serão chamados para a Policia. Sabem que se forem "lutar" enfrentarão a morte. Um homem fugitivo está exposto ao maior risco do que um homem nas maos das autoridades. É esta falta de vontade em cultivar a confiança e desejar desarmar-se totalmente que coloca AD em risco de vida permanente. 
Vocês falam como se fosse tão simples assim. 
O acordo geral de paz não previa a manutençao de um exercito para AD. Previa alguma força residual. AD e a Renamo esconderam armas e munições e soldados. Não entregou tudo. Vocês sabem disto ou não? Porque não entrgou tudo já na altura da desmobilização da ONUMOZ?
A Renamo tem mais homens armados agora que em 1992; São estas forças residuais de que falamos? Ou seja, quando pintam o governo de mau da fita, nao se esqueçam também do que está acontecer do vosso lado. Nenhuma das partes é totalmente inocente ou vitima.

Julio Pinto Macitela Mario Eu nasci encontrei a renamo armada e desarma-los sera' algo heterogeno,que acabem com a guerra,mas entregar as armas...hum.

Momed Selimane Kkkkkkkk ser soldado é outra coisa...haja coragem.

Beny Maria Pequenino Mano #EgidioVaz não pisca a direita nem a esquerda, siga apenas em frente! Eu estou aqui na carroçaria a sentir esta inércia!

Salimo Amade Egídio, O mesmo grupo que tentou tirar lhe a vida por 1000 vezes De repente num ângulo de 360 graus aparece c a proposta de negociacoes sérias que só podem acontecer na casa deles sem Mediadores e eles como Santos Garantem a Segurança total,Vocês estão a Brincar com a vida de 25milhoes de Moçambicanos isto não é Ficção de Tony&Jerry ainda Moçambicanos estáo a Morrer por esta Palhaçada toda!

Jonas Joaquim Os senhores Muthine e Anjura peco que me respondam uma coisa. O vocês pretendem que DHL seja morto ou morra por doença nas matas ou ele venha para cidade negociar e perder ou ganhar na mesa conforme os resultados da conversa? Gostaria de vos dizer que no dia que o governo decidir e declarar ao meio dia caca ao homem, não passarão dias sem que o já cansado e doente velho, seja abatido porque há recursos para o efeito coisa que eu não gostaria chegássemos a esses extremos. Vocês os dois e outros, nunca irão para a mata enfrentar Gangs que terão esta missão especifica de acabar com o homem.

Guilherme Tamele Dois ou mais erros iguais, cometidos pela mesma pessoa, não são resultado de uma falha ou lapso, são estupidez, se Dlakhama até hje vive, isso é bastante para compreendermos k de estupidez ele têm muito pouco.

Alberto Honwana Bom dia, segnte neste tdo malabarismo ha que acreditar que o homem esta sozinho mesmo, mas tambem acredito que se o governo enviasse alguns membros do mesmo para o encontro do homem acredto q nao os faria mal, mas sim seria um bom sinal para com ele e um pequeno passo, para tantos outros que seriam dados a posterior quica nao seria uma aventura turistica pelo gorogoza que durasse tempo necessario por la, mas q surtice efeito almejados por todos, algem dizia me um dia q; Se os outros nao fizerem algo, que seja eu mesmo a faze lo, dai que sugirro q se os da Renamo nao ajudam posetivamnte, que o faca o governo.

Buene Boaventura Paulo Diálogo é necessário e incontornável para se ultrapassar a actual crise político -militar. A preparação do encontro, com certeza obedece vários passos e é plausível o apelo do Conselho Nacional de Defesa e Segurança. Mal sabemos aonde terá lugar esse encontro e já colocamos "receios". Eu acho que já houve muita "borrada" por ambos lados e antes que trilhemos caminhos irreversíveis, que se pare para um diálogo. Minha sugestão seria de em tudo quanto for arrolar o jo diálogo deixasse de lado a necessidade de desarmar a Renamo, pois os homens armados jamais fizeram mal a uma mosca sem que fosse por ordens superiores vindas da cúpula. Os homens armados podem ser transformados em guardas privadas da Renamo e nada mais. O que deve ser verdadeiramente discutido é alteração da lei eleitoral, de modo que tenhamos eleições credíveis. A lei dos partidos políticos deve ser revisitada por forma a conferir liberdade de acção dos partidos no território nacional e na Diáspora. A Descentralização é um ponto importante e finalmente a despartizacao das instituições públicas. Ir ao diálogo com intuito de tirar armas a Renamo é uma perca de tempo, porque a Renamo não só desconfia o presente, mas também o futuro, mas ela pode portar armas sem que sejam letais para os moçambicanos, é uma questão de estratégia e bom senso.
Bernardo Fogueiro Albums hmes grands ou ja adultx pensao cmo criaça d 1d junho dlhakama é um politco vce nao sabe nada d politica fike calmo deixa governor ou afrelimo resolver.


Egidio Vaz As redes sociais potenciam imbecis. Devia ter sabido escolher amigos. Tantos imbecis achando-se que sabem alguma coisa; maldita altura que o post é público.
Buene Boaventura Paulo Dr. Egídio Vaz não pediu propostas alternativas? Algumas podem não ser do agrado, mas isso não transforma os seus proponentes em imbecis. No meu ponto de vista insistir em desarmar a Renamo é fuga as causas que levam a Renamo a manter as armas.
Guilherme Tamele Não podemos ter todos mesma opinião, pork o nível de QI e de insenção varia de pessoa para pessoa, pelo é possivel mesmo com as diferenças vivermos em harmonia, desde k cada um respeite a opinião alheia, e k tenhamos o dominio sobre nós mesmos de modo k n proceda de nós pavra torpe, passível de ferir sensibilidades, não é fácil, sim, mas é possível!
Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela Hoje está fora do limite! Kkkkkkkk, nunca te vi revoltado! Má o melhor amigo não é aquele que sempre aplaude! Ó Vaz
Muzila Wagner Nhatsave Egidio infelizmente chego a conclusao que a inteligencia e visao e uma dadiva rara, e so e dada a alguns de facto. Mas isso e normal . a maioria nunca manda por isso. fraca capacidade cognitiva e propencao pra seguir. abram as cabeças meus amigos. visao e aquilo que a nossa mente ve e nao o que os olhos veem. e isso falta ha muitos. aprendam a ser frios.
Isack Pilonthy Alela G40 ou G41? Desculpa lá, só falta ver este post no Jornal Notícias ou Domingo ou AIM, RM, TVM. Só nesses canais pode passar uma opinião dessa natureza.
Atanasio Vaquiua Bem pensado, 'o homem arrepende - se uma vez'. Foram duas emboscadas e um certo a sua redencia homens identificados.
Armando Cuna Que nunca apareceram publicamente a mostraren arrependimento pelo que tinham feito. Nunca!
Jackson Msimango Afinal essa guerra vai acabar quanto? Ja estamos cansado nos. Mocambique basta quando comeca desenvolver sai uma coisa qui vai troper nao sei porque? Vamos todos viver em paz e armonia.
Mozambique Nampula Nacala K levem o nyusi para Gorongosa,com os dossiers e caneta,xtou contra a vinda do líder à capital.tenho dito mas nao disse.
Pedro Taremba O governo so quer acabar com o nosso lider.
Sem mas ou menos duvidas!
Titos Sentinela Esta na hora d vermos k está bem d cabeça, mas a verdade é : se o Cota aceitar ese papo disfarçado d diálogo,estará a assinar a sentença da morte dele.
Antonio Jose Gonzaga Pra mi isso mas uma estrategia para assacinar o jhakama.
Santos Maite Silvestre Realmente esperpo da renamo e so
Joao Moreno Quem te avisa é teu amigo.
Santos Maite Silvestre Soldado da paz em platntidao combativel na beira
Pedro Massoamphambe Ña-primeira-ves-nâ-beira-falams;e-hoje-şe-aceitar-mas-vâi-morrer-ninguem-vâi-votar-mas-arenamo-se-dhlakama-morrer
Alberto Amur N val a pena ir a escolha deve ser do cota
Antonio Gulube Depois de confianca traida se e que chegou de existir.....
Godfil Aguiar Yes yes
Fernando Lavieque Não entendi! !!contudo obrigado
Sualei Chabane É mentira tudo isso
Almeida Massarico Ta malo iss
NINGUEM AGITOU DHLAKAMA A VIVER NAS MATAS.
DHLAKAMA INTERESSOU-SE EM DIALOGAR COM O NYUSI DESLOCOU-SE DE GORONGOSA A BEIRA E ESTE QUIS O MATAR! AGORA QUE VA ELE PROPRIO NYUSI EM SATUNGÍRA.

AFinal ja esqueceram que Dhlakama percorreu mais de cem kilometros a pé e sosinho sem companhia!...
ja se esqueceram que o Judas escariote foi o buscar em satungíra para beira para o matadouro?
oh tú ser humano! ja esqueceste que Dhlakama era pra ser morto mesmo com segurança em casa? não me digas que ja esqueceste que Dhlakama ja se reuníu por duas vezes! e não houve nada.
Hy brother human being! Dhlakama quando viu que a situação da sua segurança estava compremetida não esperou a companhia de ninguem saiu sosinho a pé ate santugíra no mato.
afinal o que adianta viver na cidade como prisioneiro ou gangue?
E ele Dhlakama onde nasceu? foi na cidade ou no mato? olha se Dhlakama fosse como tu que pensa no progresso singular o povo estaria no pior mais do que ja esta!
muito dos que estão aqui no facebook imploraram para que eu desse dicas para ser militar da Renamo, 
mas que a renamo ja não possue espaço para enquadrar ou treinar mais membros.
Então saibas que é na renamo onde não ha espaço mas que muitos querem.
então não culpe a ninguem pela esta ultima decisão de Dialogar depois de governo autónomo.
Es um Jovem tchambeiro não é?
Por útimo informar aos resistentes a dobrarem o esforço sobre tudo no que concerne a tarefa de vigiar.
Há um outro grupo de esquadrões da Morte que entrou no Mangomonhe ontem mas esta sob a vigília dos Rangeres.

Comments
Ismael Luis Francisco MERCI BOKÓ
LikeReply14 hrs
Vilanculos Cláudio Vilanculos Olha Jusubo Abdullah De Armando, eu já respondi esse postou merda ontem dizer k nós estamos a agitar o Dhlakama pra não sair nas matas. Mas você já explicou tudo e tudo mesmo.
See Translation
LikeReply84 hrs
Zacarias Matope Matope Eu não vi esse poste desse desgraçado.
Até os defuntos estão a apoiar a segurança de Dhlakama por que ainda tem muito por dar nesse povo escravisado pela FRELIMO.
Ninguém agita o messias moçambicano Dhlakama.
Ele faz oque Deus lhe diz.
Esse que diz estamos a agitar que vá para o inferno com pai dele FRELIMO.
Não queremos diálogo antes da RENAMO assumir as zonas centro e norte..fim.
See Translation
LikeReply44 hrs
Adriano Jone Bate Doi a kem doer. Foda se kem ker ver madala a ser feito emboscada. Quantax vezes madala escapou da emboscada. Gente burra, pensam pelas nadicas em vez de cabexa. Agora estao a reclamar de barriga sacia vivendo na cidade e outros n campo a sofrer. Afinal kem nao ke
See Translation
LikeReply34 hrs
Manjor Lopez Portugal Muito bem Falado. Não há nenhuma agitação na Renamo, in fact , quem apoia a Renamo é todo povo moçambicano q quer ver o seu país a caminhar para os melhores destinos
See Translation
LikeReply34 hrs
Virgilio Matavele Okay. Falta 3 dias. Mas d cem kilometro a pe! Huumm. Bom na fuga ' e possivel. Mas....
See Translation
LikeReply14 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
LikeReply14 hrs
Abrão Mabalana Zinoda Dhlakama pra autónoma e niusy para comunista e marqiista fantochada de assassino do sul com presidênte dele guebas,fim negociação depois de assumir centro e norte.
See Translation
LikeReply24 hrs
Ematum X Tubarão A máscara do fulano já caiu é G40. Bandido fingido e lambe ....
See Translation
LikeReply44 hrs
James Jiyani Dialogo deipoz de tomar a poce em 6 pronvicia
See Translation
LikeReply24 hrs
Dino Antonio Dino Ha religiosos maluco deixam de ser verdairos religioso, sao enganados com frelixo e nyusi para convidar o Dhlakama so para lhe matar. Esses religioso k so ficam preocupado com djakama, deixando frelixo a escravisar o povo k tipo de religioso e esse? Kota nao vai nem podes pensar nestes bandidos religioso k sendo promovido com a TVFrelixo e RFRElixo.
See Translation
LikeReply24 hrs
Moses Msmanga Mas afrelimo emaluku
LikeReply4 hrs
Tome Corneta Raene Já estamos a contar na ordem decrescente : 4, 3, 2, 1; 0 puuuuuummmmmmmmmmmm
See Translation
LikeReply24 hrs
Delto Sidumo Se o filipinho ker dialogar com presidente eleito o kota Djaka k va a satungira tambem lhe garante a today seguranca
See Translation
LikeReply23 hrs
Paulo Besteleve Moçambique Dhalakama está em Moçambique, quem precisa falar com ele vá ao encontro dele.
See Translation
LikeReply13 hrs
Ramos Oliveira Oi gente burra o ser humano tem seu plano mais deus tem outro plano,por isso,tudo o que tem principio tem fim o prazo de frelimo acabou esse é tempo de inovação deixa espaço p outros que são pessoas queridas com mundo inteiro
See Translation
LikeReply23 hrsEdited
Vilanculos Cláudio Vilanculos Pelo ao contrário kem foi comprado com Atum fresco e ovos de pata e ele pra publicar cagadas, pork a FRELIMO e o G40 não tem como matar o Líder. Assim ele já tem cheque na mão e toneladas de atum. 
Ntla...
See Translation
LikeReply3 hrs
Aziza Throne Nao há nada p conversar.
See Translation
LikeReply23 hrs
Germano Gar O COMPORTAMENTO DA FRELIMO PARECE QUE TODOS NAO ESTUDARAM .E PENSAO QUE SAO MAIS ESPERTOS.DESTA VEZ AS COISAS VAI CUSTAR.
See Translation
LikeReply33 hrs
Nelsonpita Sauca Dialogar com quem? 
Se são dois grupos os pro e os contra, nada disso ja estamos em março..
See Translation
LikeReply23 hrs
Antonio Ramos Nos n queremos dialg ouviu vovo
See Translation
LikeReply2 hrs
Rafique Iziquiel Guerra nao é bom pa ninguém porem um velho ditado adverte nos "quem quer paz preparece pa guerra"
See Translation
LikeReply2 hrs
Ricardo Muchanga Aqui se fala de governar!...hmmmm
....a renamo tem estrategia de governar opais.temos q deferenciar opais e um Municipio.
See Translation
LikeReply2 hrs
LikeReply1 hr
Frêdy Láckson John Ya, mas tem os ""unknown"" denominad ""Noticias Moz"" k ker nervar as pessoax,
See Translation
LikeReply1 hr
Frêdy Láckson John Essex d Noticias Moz acho k são da frelimo purk andam a abusar Dhlakama e seus apoiantes alegando k são esses apoiantes k motivam Dhlakama a star no mato
See Translation
LikeReply1 hr
Palma Campos Exato que va o presidente para la
See Translation
LikeReply1 hr
Francisco Alexandre AQUELE TCHOTI VAI SE PERDER SOBRE AS MATAS DE GORONGOZA SE FOR..KKKK...MAS BEM FEITO PARA O TCHOTI AGORA ESTA ENCURALADO COM A COMUNIDADE INTERNATIONAL E OS RANGERS
See Translation
LikeReply257 mins
Tomas Humbe Bem direcionado. Poxah mesmo vi um post tao infeliz de k os membros da renamo estao agitar arri k coragem escrever akela toda bobagem parecem k estao a lidar com meninos da escolinha. Meu lider nao caia na ratoeira ninguem vai ti tocar o povo vai ti cuidar e proteger nao

2 comentários:

Unknown disse...

Quem avisa, melhor amigo é. Sr Dhlakama nao pod aceitar convite de Nyusi + faça a questao de haver diálogo fora de Maputo, até se for possivel lá em Gorongosa onde você se sente seguro. Eles ainda xtao planificar pra acabar com a sua vida. Diálogo tem k haver, porque, pork keremos PAZ. Frelimo, nós keremos a PAZ. Nada d emboscadas e sercos. Renamo, nada de disparar contra civís + sim pra os k vos provocam.

Unknown disse...

Quem avisa, melhor amigo é. Sr Dhlakama nao pod aceitar convite de Nyusi + faça a questao de haver diálogo fora de Maputo, até se for possivel lá em Gorongosa onde você se sente seguro. Eles ainda xtao planificar pra acabar com a sua vida. Diálogo tem k haver, porque, pork keremos PAZ. Frelimo, nós keremos a PAZ. Nada d emboscadas e sercos. Renamo, nada de disparar contra civís + sim pra os k vos provocam.