domingo, 28 de fevereiro de 2016

A SITUAÇÃO DOS REFUGIADOS NO MALAWI.

A SITUAÇÃO DOS REFUGIADOS NO MALAWI.
A STV ACABA COM O SONHO DA FRELIMO DE ESTAR A CULPAR A RENAMO SOBRE OS REFUGIADOS NO MALAWI.
A STV deslocou até no Malawi para se inteirar dos problemas dos refugiados.
Uma situaçao critíca,os refugiados estao a viver em condiçoes deploraveis no centro de refugiados no distrito Muanza no posto administrativo de Kampinda no Malawi.
Os refugiados culpam as FADM de estar a criar panico no seio da pupulaçao.
Os refugiados dizem que so vao voltar para Moçambique quando a Renamo estiver a governar.
A STV cavou mais, foi até a campa de um lider comunitario morto amarrado pelas FADM em Nkondezi.

Face as essas declaraçoes feitas pelos refugiados no Malawi, anula todas as acusaçoes feita pela Frelimo de culpar a Renamo sobre a deslocaçao de 6000 pessoas para o Malawi.
A Frelimo ja está sem argumentos.
O mes de março vai ser dificil para a Frelimo.
EU CONDENO AS MARCHAS FEITAS NAS ARTERIAS DAS AVENIDAS DE DIFERENTES CIDADES DO NOSSO PAÍS,
AS MARCHAS SÃO FEITAS ENFRENTE DOS PALACIOS DOS GOVERNANTES, E NÃO NAS ESTRADAS PRINCIPAIS.
ESTÃO A APELAR A QUEM?
JÁ OUVIRAM AS DECLARAÇOES DOS NOSSOS CONCIDADÕES NO MALAWI QUE CULPAM AS FADM DE ESTAREM A CRIAR PANÌCO, ENTÃO VÃO FAZER A MARCHA NA PONTA VERMELHA!!!

BOLA
FDS TRUCIDAM POPULARES NOS CENTROS DE ACOLHIMENTOS.
Em declaracoes a um canal de TV um agente das FDS disse categoricamente que sao seus colegas das forcas do governo que promoveram e ainda continuar praticando horrores contra populares na provincia de Tete e em campos de acolhimentos no vizinho Malawi. De acordo ainda com aquele membro do exercito, a morte dum cidadao que ocorreu no passado recente num naqueles centros foi da autoria dos agentes das FDS

Nos primeiros 20 minutos, hoje (28.02) a STV fez um dos seus melhores telejornais de todos os tempos, reportagens bem conseguidas, narração excelente do

Je suis Kapise 
A reportagem exibida pela STV no jornal da tarde são chocantes... 
Trata-se da luta pela sobrevivência no Campo de Refugiados de Kapise em Malawi. As condições são desumanas e agravar-se pelas condições meteorológicas. Cerca de seis mil moçambicanos (sobre) vivem em situação calamitosa. Aliás, segundo a reportagem entre uma ou duas centenas de pessoas chegam àquele local todos dias que já não tem condições para albergar mais cidadãos.

O governo de Malawi já manifestou a intenção de realizar repatriamento. Mas em contrapartida, a Human Rights Watch já reportou que os cidadãos moçambicanos naquele local estão a fugir das barbaridades cometidas pelas forças de defesa e segurança. As autoridades moçambicanas negam as acusações.
Mas para todos efeitos nós estamos em PAZ. É só um conflito político militar e localizado. Desestabilização. Não é guerra. É PAZ. É o que se apregoa. PAZ podre.
Só quero PAZ.
Comments
Tsutsi Fumo TF Muito triste. E os camaradas dizem que we in peace!
GostoResponder9 h
Carlos Bonga Que Deus cuide de nós.
GostoResponder9 h
Abel Zico Pessoas governadas ou melhor desgovernadas por irresponsaveias vive assim, em condicoes deploraveis....Estamos simplesmente entregues a bicharada.
GostoResponder9 h
Augusto De Almeida O que se comenta num caso destes? Acho que é só entrar na onda do ver o que vão dizer na próxima entrevista... É sempre o mesmo.
GostoResponder19 h
Herminio Malaia Não é guerra porque ainda estamos num conflito armado entre a Frelimo e a Renamo mas quando a coisa passar para guerra entre o Governo e os Matsagaissas aí sim a guerra irá trazer recordações triste e será pior que a anterior dos 16 anos porque já existem muitos oportunistas e pessoas com vontade de ver sangue
GostoResponder9 h
Mateus Navaia Para si o que entende por guerra???
Eurico Nelson Mavie Não acusem as forças de Defesa e Segurança sem provas. As forças de Defesa e Segurança tem o papel de garantir a Ordem, tranquilidade Pública e a Defesa da Soberania Nacional. Muito cuidado com essas Organizações Não Governamentais, podem ter interesses obscuros com essas alegações. Não se distraiam companheiros. Há muitos grupinhos interessados em desistabilizar o país e todos truques serão válidos pra lograr esses intentos.
GostoResponder8 h
Armandinho Caula Essa sua FED tu nao conheces bem. Ela so protege membros da Frelimo. Tens um parente que esta a sofrer com esta situacao no centro do pais. Eu sou do centro do pais (Zambezia). Se tivesse acho que nem escreverias o que escreveu.
GostoResponder8 h
Armandinho Caula Digo FDS.
GostoResponder8 h
Mauro Steinway Este comentario e populista demais. Basicamente esta a descrever para que e que servem as forcas armadas. Mas neste post estamos a falar do que eles estao a fazer.
GostoResponder7 h
Sergio Buque Estás a chamar de mentirosos aos refugiados quando dizem que , estão a fugir dos maus tratos perpetuado pelas FADS ?
Aurélio Simao Eurico Nelson Mavie, não conheces Nkondedzi e muito menos Ndande e Monjo onde isso acontece, na sexta passada meus filhos foram à Nkondzi e trouxeram mãs historia vividas lá
GostoResponder8 h
Eurico Nelson Mavie Protagonizadas pelas FDS?
GostoResponder8 h
Maria Manuela Lopes O pior CEGO é aquele que Não quer ver
Aurélio Simao Não defendas o que não conheces, o comportamento dos militares dependo da natureza do comandante. Sublinha
GostoResponder7 h
Aurélio Simao Regras militares, [Obediência] o bem ou o mal tens que obedecer
GostoResponder7 h
Joao Moreno Caros concidadãos desde o dia em que nos deram independência até hoje o que é que já fizemos para nos orgulhamos de ser Moçambicanos sem repito sem olhar a cor partidária ou como outros chamam de bandidos armados chingondos chiconhocas etc etc desde quando?
Fizemos o que? Que eu e tu dissemos fomos nós todos que fizemos para isto hoje estar assim. Com orgulho e sentirmos honra.
GostoResponder7 hEditado
Eurico Nelson Mavie Esse não e' comportamentos dos membros das FDS. Nenhum Cmdte daria ordens pra maltratar o povo.
GostoResponder7 h
Maria Manuela Lopes Acredita mesmo no que escreve?
Edson Mussa Luis Manenja É triste o ta se passar com os moçambicanos que refugiaram se em malawi por causa dos FADM,FIR, SISE e a frelimo que andam a assassinar, roubar, distroir casas e bens do povo e o governo ou melhor o governo da frelimo adam a dizer que é a renamo.
GostoResponder6 h
Fernando Sousa Frelimooooo. Chega de maltratar. Meu povo. Mozambicanos. Bastardos. Terroristas. Vergonha. Chega chega
GostoResponder5 h
Esperanca Abrao É muit trist,è de lamentar as autoridads competents devem olhar pra esse problema cmo um mal amanha
GostoResponder2 h
Edio Matola Podemos não estar em guerra, mas esta a se cometer crimes de guerra em Moçambique, isto esta mais do que provado, com as reportagens transmitidas na televisão!!!
GostoResponder38 minEditado
Manuel Parteira Boa noite nao n tem um site para ver essa reportgam eu nao a vi...
Rafael Ricardo Dias Machalela Ajude aqui, por favor ilustreFernando Gil
David Colaco Ribeiro Pais do faz de conta...aparece um.pinguço a dizer que não tem de investigar nada, porque nos formamos a FADM para defender as pessoas, é só ver o exemplo. Falando sobre os tais que ele foi ver la na Beira a se formarem.
Jofrice Albino Moz No ano passado, se te lembras, também teve uma reportagem bem conseguida e com uma narração excelente do jornalista de costume.

Penso que foi em inhambane...

GostoResponder1 h
GostoResponder11 h
Mestre Jojo Foi uma alma entregue a esses trabalhos sempre prezados Jornalistas Avante .
GostoResponder11 h
Agostinho Augusto Excelente trabalho de Francisco Mandhlate e Pedro Uamba.
GostoResponder21 h
Vilanculos Cláudio Vilanculos Francisco Mandlate sempre foi o melhor, mas não lhe dão chance. A pessoa entrevistada também foi clara sem gaguejar,, falou 100%. Que as FADS mataram uma pessoa em Kondedze.
GostoResponder31 h
Joaquim da Costa A unica falha na reportagem da guerra, foi a não distorção da voz e uma estampagem por completo a testemunha da atrocidade das FADMS.

Aquele tipo a esta hora corre risco de vida. JC

GostoResponder21 h
Francey Zeúte Excelente trabalho do MAndlate. Fiquei impressionado com a qualidade das duas reportagens. Extremamente humanizadas. Nao foi preciso estar no centro do conflito para perceber o quao a guerra lixas-nos as vidas. A seca por seu lado tambem a deixar suas marcas profundas. A pobreza é extrema.
GostoResponder11 h
Vilanculos Cláudio Vilanculos Boa reportagem do Francisco Mandlate e Pedro Wamba.
GostoResponder1 h
Celso Muhova Uma reportagem que vale Ouro
GostoResponder1 h
Juvêncio Flores Grande reportagem
GostoResponder11 h
Beto Chivite Ha semanas um (a) porta voz do governo falou que os moçambicanos daquela região de Tete deslocavam-se a Malawi devido a seca mas durante a reportagem vi terras férteis e campos verdes o que leva a crer que por lá a chuva é abundante.
GostoResponder347 min
Constantino Joao Será que o ministro da defesa acompanhou aquela reportagem? Há poucos dias, interpelado por jornalistas na Beira e, confrontado com a violência protagonizada por militares, ele considerou falsas as queixas dos refugiados moçambicanos no Malawi. Espero que venha pedir desculpas as famílias vítimas das atrocidades cometidas por militares. Fala - se até de pessoas que foram capturadas e queimadas vivas dentro das casas acusadas de pertencer a Renamo.
GostoResponder146 min
David Jairosse Alfredo Nota 10 a stv, pela reportagem dàda por repórter fransçisco mandlate, com aquela reportagem quando amostrarao aquela parte quando estava a chuver e pessoas albergados numa palhota,senti um tremendo o meu corpo quase tirei lagrimas!!! O meu povo esta em apuros!
GostoResponder134 min
Enio Jorge Malema Subscrevo
Sonia Mboa Mboa E eu pensei o povo sempre morrendo

De fome, seca, chuva GUERRA

GostoResponder122 min
Enio Jorge Malema Nyussi deve exonerar i ministro da defesa

Comments
Julia Ernesto eu adorei ver a FRELIMO a ficar nua, ki partido djiadjistas
Gosto41 h
Alven Jhonson Força stv
Gosto11 h
Mandinho Baptista Domingos Stv sempre fez boas e claras notícias
Gosto11 h
João Mateus Majuta Se fosse assim todo tempo.
Gosto11 h
Fernando Josué Pedro Oque aconteceu genti??? Não to em moçambique pesso detalhes please.
Gosto1 h
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula Realmente ta de parabens a stv, goxtei da reportagem sobre os refugiados d malawi o jornalixta exteve excelente..
Gosto11 h
Suriar Eduardo Isso é que é jornalismo de verdade contrariament a TVFrel que diz que tudo xta bem quando no terreno a realidade é outra
Gosto11 h
Cal Barroso Concordo.
Gosto11 h
Nito Americano muit trest...
Fabiao Edmundo Mausse Uma reportagem como a muito nao se via
Gosto156 min
Anabela Santos Os bandidos da TVM canal da FRELIMO deviam ter um pouco de vergonha
Gosto256 min
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula Muito bem o jornalista Francisco Mandlate
Gosto255 min
Fabiao Edmundo Mausse Eles nunca tem vergonha
Julia Ernesto se continuar assim a stv juro ki nao ecomodo nha mae pra pagar dstv ou zap kkkk
Gosto254 min
Tomas Chinoda Samuel Muitíssimo excelente, tenho medo d matarem este Francisco Madjate
Gosto153 min
Dercio Santos porquê
Munamalaro O Próprio Assisti e tirei o chapéu!!
Gosto251 min
Dercio Santos a verdade doi mas constrói.
Lourenço Gonçalves Quembo Amanha hao-d ouvir k francisco Mandlate foi sequextrado ou baleado mortalment.sublinhe ixxo e vao acreditar.
Gosto248 min
Dercio Santos Deus nao irá permitir isso.
Badjai Namdhasse eu tambem vi. excelente. jornalismo e aquilo.
Badjai Namdhasse esta de parabens o mandlate e a stv
Gosto244 min
Dercio Santos Moz necessita de mas STVs.
Gosto141 min
Jose Ribas Para bens a STV.
Bernardo Fumo Jornalismo responsável
Bernardo Fumo Parabéns stv
Bernardo Fumo Moçambique rumo a verdade
Silvia Capungua Capungua Parabens hoje sim uma verdadeira stv
Gosto138 min
Dercio Santos há ya
Cassimo Ismael Isto pra dizer q a cituação em Moz é deveras preocupante,q aí estão a realidade ds factos,refugiads d Moz n país estrangeiro,e quem comete tais barbaridades?o governo,isto so acontece num país ds bananas.
Gosto136 min
Davide Jasse Parabens; Francisco Madjate
Gosto235 min
Miguel Manuel Cego Concordo
Gosto133 min
Ofece Deniasse Chania Tubaroes da Frelimo xtao nervosos.
Gosto232 min
NhamissöröDikôkô Sacur Ai se todos fossem assim, verdadeiros jornalistas esse país sairia do caos em que se encontra .lol
Midzecane Cumbe Mostrou nos a verdadeira realidade, reportagens por excelência, tiro chapéu...
Chandinho Mize concordo a reportagem de refugiados no Malawi
Marcelino Voabil Sequestrado ou baleado ate é um favor; hão de ouvir que já não faz parte dos quadros da stv já que ate conseguem corromper os proprietários dos órgãos de comunicação social e comandar as redacções.
David Elias Parabens STV verdadeira TV mae e não fantoshe da TV///.

Comments
Nando Mais para um ambicioso essas palavras sao nulo mesmo q elas estejam patente em nos ....
Albert Langa Cara sem vergonha, e para a gente provar a tua mentira nem dizes o nome do canal. Falta pouco o governo vai restituir a paz aos moçambicanos e o satanás será queimado no inferno.
Manuel Missasse Sande Mandala fala outra coisa
Gosto5 min

Sem comentários: