quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Manuel Vicente indiciado de corrupção em Portugal

Notícias / Angola

Manuel Vicente indiciado de corrupção em Portugal

Vice-presidente de Angola envolvido na "operação Fizz" do Ministério Público português.
Manuel Vicente, vice-presidente de Angola
Manuel Vicente, vice-presidente de Angola
Redacção VOA
O vice-presidente de Angola está indiciado de crime de corrupção activa pelo Ministério Público de Portugal, no âmbito da “operação Fizz” que levou à detenção do procurador Orlando Figueira.
A notícia é avançada pela agência Lusa, que cita uma fonte do processo, em que Vicente e o advogado dele, Paulo Branco, são acusados do coautores do crime.
Orlando Figueira foi o procurador responsável pelos processos "BES Angola" e "Caso Banif", relacionados com capitais angolanos, que, no entanto, arquivou.
O advogado Paulo Blanco foi nesta quarta-feira, 24, constituído arguido e alvo de buscas no seu escritório de advocacia, como o próprio confirmou à Lusa.
Manuel Vicente é indiciado pelo facto de duas transferências bancárias num montante de 200 mil euros terem sido feitas para uma conta de Orlando Figueira pela Primagest, uma sociedade controlada pela Sonangol, precisamente quando o actual vice-presidente de Angola era o homem forte da companhia estatal angolana de petróleo.
As transferências foram realizadas a 16 de Janeiro de 2012, no mesmo dia em que o então magistrado do DCIAP arquivou um inquérito-crime sobre branqueamento de capitais relacionado com Manuel Vicente.
O dinheiro foi depositado numa conta aberta aparentemente de propósito no Banco Privado Atlântico Europa – a filial portuguesa do angolano BPA – e cujo beneficiário era Orlando Figueira.
Esses valores viriam a ser mais tarde declarados pelo ex-procurador como rendimento do trabalho.
O advogado Paulo Branco afirmou que o processo “não tem pés nem cabeça”, mas revelou que "na tese da investigação, Manuel Vicente é o corruptor".
Esta é a primeira vez na história do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), um departamento de elite do Ministério Público em Portugal dedicado às investigações mais complexas de crimes de colarinho branco e de criminalidade organizada, que um dos seus elementos é alvo de um processo-crime.
É também a primeira vez que um membro do Governo de Angola é indiciado de corrupção em Portugal, apesar de várias figuras ligadas ao regime de Luanda terem sido investigadas, mas sem outro tipo de processo.
Desconhece-se, por agora, a reacção de Manuel Vicente que, no entanto, goza de imunidade na qualidade de vice-presidente de Angola.
Elmar Edir Jereh MJ Até que fim algumas verdades estão a começar aparecer,mas seria muito útil se isto passasse no nosso jormal da TPA mas como todos funcionários são cumplíces e obsecados pelo dinheiro ñ deixam passar essas informações...cmo dizem a verdade sempre aparece cedo ou tarde.Vocês que ocultam a verdade quando esse dia vier terão muita vergonha...
GostoResponder148 hEditado
Fernando Antonio como disse o irmao Benedito Posse,como angola deixou de ser o eldorado dos tugas e nao so os inimigos do eme na tuga,estao no poder. Entao agora eh que sao elas,todos processos,todas as noticias dos burros do eme viram a tona. Isto que sirva de licao para os nossos dirigentes africanos,os ocidentais quando ja nao lhes favoreces,quando os seus interesses ja nao convergem o resultado eh esse. Desde 2012,so agora porque? Se metesse o kumbu aqui numa dessas fabricas abandonadas do asa branca,iria tirar uns tantos mangurras do desemprego,quem iria questionar que eh branqueamento de capital? Agora ta bom estao a lhe denigrir a imagem e isso nao vai parar por aqui,daqui a pouco eh a Isabel.
GostoResponder46 h
Joaquim Edvanio Branco ca se faz ca se paga
Rafael Domingos Junior Vamos nos Juntar ,A geração de pensadores, são jovens 

Angolanos com senso de dever e engajamento politico
Nossa arma é o conhecimento nosso pensamento é critico

Amamos os livros, mas saímos pra rua,
Evoluímos, pra que a Angola evolua,

Acreditamos que a construção de um país novo
Depende do povo, de mim, de você, da gente

Através do protesto inteligente,
Buscamos o debate e o resgate do orgulho desta Pátria doente 

Nem gangue nem seita, somos uma corrente
Nem esquerda nem direita queremos um Angola pra frente

Prepare a sua mente, senhoras e senhores
Eu sou, você é, da Geração de Pensadores!
GostoResponder25 h
Júlio P. Vumbi Esse maluco do Luvualo que vive defendendo esses corruptos um dia tbm poderá a parecer em processos de gêneros... gostaria tanto que ele se pronunciasse sobre estes assuntos, ja que ele diz que o Rafael Marques é que tem falado mentiras... cade vc oh! Luvualo...
GostoResponder7 min
Manima Tavares Montante 200mil euros transfèrençia bancaria.vice presidente de angola envolvido na "operaçao nada passa na tpa governo fantasma.
GostoResponder48 h
Carlos Teixeira Ilustres quanto a isso não me convence é pouca interpretação que se faz a luz desse problema creio que tudo ali está em jogo a mancha do bom nome, imagem dignidade em fim. Porque só são indícios tanto que poderá ser peça processual ou não. Quanto a transferência creio que aqui fala-se de um princípio de conscidencia tudo isso porque precisa -se de analisar o mais profundo pra se chegar a verdade material e possivelmente um juízo de certeza. Por isso deixem que as autoridades competentes façam seus trabalhos e parem de usar a imagem de outrem por causa de políticas. Porque isso sim é que é uma autêntica violaçao dos direitos humanos, pelo menos respeitem imagem de outrempensar positivo 
GostoResponder47 h
Agapito Mal Gas Caro compatriota, ainda hoje vi esta informação passar pela Televisão nos canais televisivos da CM Tv, RTP. E estão envolvidos várias personalidades da família do regime, como as duas filhas do chefe e não só. Não somos nós que estamos a especular...
GostoResponder67 h
Kanakuzingila Zuata Makalakatu A especulação vem dos canais televisivos português e não.
GostoResponder16 h
Agapito Mal Gas Certo, pois o espaço do suposto crime é lá (em Portugal).
GostoResponder6 h
Mário Rui Cruz E lá os princípios éticos e morais próprios de um alto dignatário do regime não se podem coadunar com meras especulações e não é o bom nome que está em causa,mas a conduta que pode eventualmente denegrir esse bom nome.
GostoResponder26 h
Mário Rui Cruz Quem não se quer molhar que não se exponha à chuva.
GostoResponder16 h
Afonso Noé falando disso sinceramente ouvi e vi na CM TV ontem.
GostoResponder4 h
Dário Teu Amigo deixa de atirar areia nas nossas caras ok! Vc não vê noticias não veis como o nome do novo país e todos dias enxuvalhado no Brasil por causa da odebrech ainda no Brasil lulas da silva esta a ser julgado por suspeita de receber dinheiro de Angola na sua eleição no Brasil não veis que o o senhor publicitário que ajudou o mpla nas eleições legislativas passada esta preso agora este senhor português do PSD que arquivou o processo que pesava nos barões angolanos sabemos hoje que quem governa Portugal e o PS felizmente esta arrumar a casa e nós o que que a tpampla já passou nada portanto ou vamos ser sérios ou então somos todos hipócritas.
Afonso Noé Fiquei de boca ontem esta informação passou n correio da manhã canal português estes governos não. merecem a confiança do povo.
GostoResponder14 h
Vasco Rocker Sapato Todos meios de comunicação está passar está notícia mas as nossas TPA, tvzimbo nada resta-me saber qual é o problema.
GostoResponder68 h
Dário Teu Muito simples mano aqui tudo gira a volta do chefe quem passar por cima já sabeis o fim
Cláudio Da Mineira Tenho uma grande pena porque a TPA e a RNA são da mesma laia que o MPLA por isso não divulgam assuntos que mancham o governo do Ze Du.
GostoResponder2 h
Dionisio Quizembe Kkkdkkhg. Por isso é que o JES ocultou o caso dizendo que Angola vai pagar a dívida, é porque também sabe de alguma coisa
GostoResponder6 h
Tombóla De Carvalho Kavisa Não basta só escritas,também precisamos da prática,mandem-no um mandato de cáptura.
GostoResponder7 h
Benedito Sefanhane Posse Agora que Angola deixou de ser o eldorado Português, todos processos arquivados vão ser reabertos.
GostoResponder27 h
Dário Teu Aonde para o senhor luvualo baju !o embaixador da merda não vai defender o seu chefe porque Lisboa está a espera do senhor itinerante sem escrúpulo
GostoResponder48 h
Francisco Manuel Alto Nível Kkkkk essa valeu
GostoResponder17 h
Dário Teu Ya mano foi nos EUA falar à toa agora não aparece porque? ?
Eurico Lucas Ficava eu admirado que o dinheiro do petroleo desapareça sem ele ter roubado.
GostoResponder7 h
Edson Malony Adré João a TPA é do Regime dele então não vão quere vender o Peixe mas grosso deles... Nem só lhes dar o prazer do direito do contraditório ou de resposta. Pra meter este assunto em pratos limpo. Mano deixa só porque ai do Jornalista das emissora Pública e Rádios Público que difundir ou divulgar esta noticía levara do fucinho ou vai pra os crocodilos como é nas bandas... Aqui munição dá bandeira yá.
GostoResponder68 h
Mamengi Augusto Jack Com esse comportamento, ainda querem que o povo vos dê o voto de confiança...?
GostoResponder2 h
Jorge Calanda Vice presidente q mais,, final
GostoResponder7 h
Heldon Raytenne Mais ainda não li prenderam porque?
GostoResponder7 h
Antonio Joaquim Chivinga Chivinga filha da putas destes merdas. o povo morre de fome e os gajos enventa a crise fazendo as suas transferências bancarias! este país tem que terminar em guerra, porque eu prefiro morrer a tiro do que morrer a fome neste país.
GostoResponder38 h
Tombóla De Carvalho Kavisa Rsrsrsrsrs....muita maldição,nestes malditos.
Moises Neves Aprende o gajo vagabundo ladrão corrupto Manuel
GostoResponder8 h
Simao Carlos Os dirigentes do MPLA todos sao corruptos...........................
GostoResponder4 h
Luís Flaviano Luizão Mas isso não vimos na TPA!
GostoResponder6 h
Antonio Chibengue NAo e novidade...e um lifestyle para o M
GostoResponder7 h
Mentalizador Mentalizador Criminosos por excelencia o vosso fim esta a chegar.
GostoResponder5 h
Israel Domingos Domingos Celio Mauro Bettencourt, Comenta ainda aqui Bajulador!! Puxa saco.
GostoResponder7 h
Aderitopessela Pessela Esses? So Deus é q sabi!
GostoResponder6 h
Domingos Ligeiro Viagem Dplig sempre disse nossos dirigentes são uns autênticos gangsters e o nosso país é o seu cartel!
Domingos Waile Os nossos canais nem passam isso se na muitos vam perder emprego
Tiger MwanaPwo Chabbá Saldanha Será que a TPA ou bem dizer os bajuladores irá de passar essas noticias...
GostoResponder18 h
Domingos António Rogério prendam o homem é ladrão
GostoResponder7 h
Josymande Geremy Kalú Não vai sair nada iss é angola...
GostoResponder6 h
Benicio Ell Visão Wilkery esses bichos só fazem envergonhar Angola..
GostoResponder8 h
Newton Arnaldo O pais do pai banana aqui ninguem engana
GostoResponder28 h
André João Campos Gf Sera que isso vai passa na TPA?
GostoResponder18 h
Joaquim Edvanio Branco n dara em nada.
GostoResponder6 h
Daniel Balavoine O unico homem so M que eu acreditava .
 Nao sou do M
GostoResponder8 h
Mauro Marcolino Das Saudades wawera, a casa vai cair, kkkkkkkkkkkkk
GostoResponder1 h
Francisco José Kamoxi No meu ponto de vista , não tenho dúvidas .
GostoResponder8 h
Paróquia DjParoschooll Slim Gatunos serão castigados...
GostoResponder5 h
Francisco José Kamoxi Com eles tudo é possivel
GostoResponder8 h
Judeu Afonso Muamba Que a rádio fale disso.
GostoResponder8 h
Gildo Da Femily Gil Esses senhores sao maldousos onde vao com xta merda do pais entao
GostoResponder8 h
Mario Roberto Ôh! Afinal...?!!
GostoResponder8 h
Poeta Maior Poeta É gatuno.
GostoResponder5 h
GostoResponder1 h
Isidoro Lubongo Gravíssimo!
GostoResponder6 h
Roboz Touroz Corrupção
GostoResponder7 h
Francisco Pande se cometeu e há prova prendem-o
GostoResponder8 h
Israel Domingos Domingos #Celio Mauro Bettencourt
GostoResponder7 h

Sem comentários: