sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Justiça americana recupera mais de 30 milhões de dólares roubados à Guiné Equatorial

Estados Unidos não querem ser esconderijo para a lavagem.
Teodoro Obiang Nguema.
Teodoro Obiang Nguema.
VOA Português
Uma propriedade avaliada em 30 milhões de dólares em Malibu, viaturas de luxo e estátuas de Michael Jackson pertencentes a Teodoro Nguema Obiang Mangue, vice-presidente da Guiné-Equatorial, foram colocadas à venda nos Estados Unidos, devendo a receita será devolvida ao povo daquele país.
A venda resulta de uma acção movida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra Mangue, filho de Obiang Nguema, presidente da Guiné-Equatorial, que alcançou o poder em 1979, por via de um golpe de Estado.
Nguema é o presidente africano com mais anos no poder. A sua família conquistou a fortuna por métodos corruptos.  
O New York Times (NYT) escreve que a confiscação pelo governo federal foi no âmbito dos esforços de recuperação de bens roubados por altos funcionários estrangeiros – ditadores, políticos e elites no poder – e “lavados” nos Estados Unidos.
Trata-se da Iniciativa de Recuperação de Bens da Cleptocracia, lançada em 2010, que reúne advogados e equipas do FBI e segurança interna.
“Não queremos que os Estados Unidos sejam um esconderijo desse dinheiro,” disse ao NYT Leslie Caldwell, Procuradora-Geral assistente e chefe da divisão criminal.
Ela clarificou ao jornal que se o dinheiro da corrupção chegar aos Estados Unidos será confiscado. Sublinhou que “a cleptocracia mina o estado de direito e alimenta o crime e o terrorismo.”
O governo americano tem estado a combater o fluxo de dinheiro ilícito, através de regras anti lavagem, investigação sobre compradores secretos de propriedades e empresas usadas para ocultar transacções financeiras.
Entre os casos investigados constam os de fundos detidos por altos funcionários da Nigéria, Ucrânia, Uzbequistão, Coreia do Sul, Taiwan, Honduras e Canadá. O NYT reporta um caso de 630 milhões de dólares americanos do tempo da presidência de Sani Abacha, na Nigéria.
Globalmente, o Banco Mundial e as Nações Unidas estimam que, dos 20 a 40 mil milhões de dólares desviados nos países em desenvolvimento, apenas cinco mil milhões de dólares foram recuperados, nos últimos 15 anos.
O Departamento de Justiça, citado pelo NYT, afirma que os casos de lavagem de dinheiros têm sido difíceis de seguir. Os acusados conseguem contratar bons advogados. Testemunhas têm recusado prestar declarações por medo de perseguições.
Aleximandro Fatm Latino Afinal falta quê pra fazerem tbm em Angola, aqui tem muitos milhonarios que ficaram assim em 5anos, que não herdaram e nunca trabalharam!
Merecem explicar onde tiram tanta massa!
GostoResponder1710 h
Benvindo Zeca BV So que, o caso e diferente, os filhos do presidente de Angola, investe no propio país, e essa empresa não aproveita So a família presidenciar, mas muitos Angolanos de cabinda ao Cunene, as empresas, como a unitel, movicel, a zap, e outras, ajuda na criação de enpregos e desenvolvimento, sócio econômico, do país.
GostoResponder18 h
Aleximandro Fatm Latino O problema pode ser onde tiraram esse dinheiro pra criar empresas milhonarias e ser pessaos mais ricas de Africa qui-çá no mundo... 
Não sabemos de nada, vamos esperar, o resumo chegará um dia!
GostoResponder8 hEditado
Benvindo Zeca BV Aleximandro Fatm Latino, meu mano, quale o país no mundo que voce conhece, que, os filhos do presidente da república, São pobre?
Jorge Paulo Bandarra O problema dos lideres africano é investirem fora dos seus países como resultado Sao confiscados os seus bens. Penso que os lideres africanos deviam investir mais nos seus países e assim evitam ter problemas com o ocidente.
GostoResponder69 h
Pfpf Fpfp Veem fazer também em Angola na filha do Ditador Jose Eduardo dos Santos ha 36 anos no poder ( ISSO É ABSURDO), a Isabel dos Santos A bilionaria.
GostoResponder1310 h
Detoubab Ndiaye Ela pode esperar, um dia tudo vai ser pago. Deus não vai deixar barato
GostoResponder410 h
Marcelo Xenofote Monarca esfria a tua lingua e gurda a sabedoria.
GostoResponder9 h
Ngunga André António Os peixinhos dentro do aquário não consegue se mover para o rio onde possa circular a vontade, te que depender daquele que está sobre o seu cuidado.
Grabiel Enoque Tene Tene Eh de louvar a medida tomada,e deviar acontecer para os outros lideres africano que ficam roubando dinheiro do povo,quando eh empossado como presidente nao ker deixar o poder.
GostoResponder19 h
Mulima Gloria Ladroes! Corruptos! O que esses líderes africanos, incluindo muitos dictadores, fazem e esconder o dinheiro roubado nos EU ou Europa para um dia aposentarse como reis. Já faz muitos anos que isso está passando. Outros dictadores e gente rica ou de negocio na Asia e os Arabes também fazem igual. Por isso.que os povos la nunca vão a sair da miséria, guerras e sofrimento.
GostoResponder8 hEditado
Amadou Dollar Sow Isto e mentira esses brancos nunca vai nos dexar em paz isso tudo e porqe o presidente da Guinè equatorial esta a trabalhar bem o seu país e elhe prometeu ao seu povo de transformar o seu país egualmente como Dubai. Os brancos com as suas invezas não qerem ver um país africano a desemvolver-se porqe elhes dependem da nossa riqesa. Elhes qerem destabilizar a qele país qe esta em pleno desenvolvimento. Nos africanos não devemos esperar os brancos vir desenvolver o nosso continente, elhes so vão nos robar e criar conflitos entre nos para nos esplorar sem limite.
GostoResponder610 h
Xing Zang k pensamento tao medíocre, parece k nao tens acompanhado a realidade africana k tristeza
GostoResponder10 h
Fērnændïnhœ Ti Bonito Este é mais um burro do empelia
GostoResponder10 h
Amadou Dollar Sow Continua a acreditar no Estados Unidos e vai ver um dia viste como é qe acabarão com a Libia viste a gerra no Congo, a gerra aqui em Angola e otros país? Qém é qe vendeu as armas. Seja inteligente e panafricanisto k pena
GostoResponder10 h
Amadou Dollar Sow Fērnændïnhœ Ti Bonito não esqesa qe o mas burro e aqelhe qe chama primeiro nos otros borra
Sebastiao Lila Agora somente descer. Angola tem muito mais que isso em arte viaturas de luxo mansoes etc etc
GostoResponder19 h
Jaime Menezes mais esse dinheiro nao pertence aos americanos eles tambem sao gatunos«americanos» parlem de serem teroristas sao tambem malandros gatunos
GostoResponder19 h
Memphys Johnson Td fachada dos Americanos.
Querem tentar limpar a sua imagem encardido .
Eles comem muito mais daquilo Q nós imaginamos dos países Africanos.
GostoResponder29 h
Rui Walter Silva ...acham que os "milionarios" de Angola sao parvos? hahahahah
GostoResponder7 h
Severino Sapalo Os líderes Africanos e os seus compassas seja lá europeus e outros esses era pólos em um tanque metálico e soldar! Mas eles bem vivinhos da silva e joga-los ao alto mar pra nunca mais aparecerem.
GostoResponder5 h
Oswaldo Alves Lourenço Lourenço Tem que chegar rapidamente para Angola. Porque aqui ja esta de mais.
GostoResponder8 h
António Ferreira Quimbandeiro Enquanto os americanos continuarem a ser esses hipócritas,que se dizem defensores dos direitos humanos mas alimentam-se de 40% do petróleo de JES,isto nunca acontecerá em Angola..!!
GostoResponder210 h
Arlindo Vicente SÃO OS VISIONÁRIOS, ENVIADOS POR deus, ISTO SEGUNDO LINGUAJEM DA BAJULAÇÃO.
GostoResponder19 h
Celina Oliveira Este bandido nunca mais morre, morre o povo de maus tratos, ainda me lembro o que ele fez ao ex presidente para ocupar o lugar de presidente , este é mesmo um monstro podem crer, morei lá.
GostoResponder8 h
Nelly Cris Kkkkkkkkkkk! Recebem também os bens dos Santos que não são santos de Angola...
GostoResponder8 h
Luís Flaviano Luizão Isso é que é a morte do assassino ne!
Esperamos também essa boa vontade por parte Angolana!
GostoResponder310 h
Edson Cláudio M. Chivela Esses devem ir ao Tpi para lhes tomarem medidas e logo terminar na prisão!
GostoResponder10 hEditado
Florinda Pinto Lofi Queremos que tambem o Departamento da Justiça faz o mesmo aqui no nosso Pais
GostoResponder6 h
Paulino Nganga Bem feito mas tbm não fara diferença é só por a mão no saco  sem fundo e tirar + q ninguém lhes pára.
GostoResponder8 h
Detoubab Ndiaye Como devolver depois o dinheiro para o país se eles continuam no poder. Não entendi.
GostoResponder110 h
Vasco Mgm E quem é que vai devolver essa verba ao povo? O mesmo Teodoro? A guarda presidencial? A malta do CPLP?
GostoResponder8 h

Sem comentários: