quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Activista angolano Raúl Mandela recebe asilo político no Brasil

Estatuto tem validade de cinco anos.
Raúl Mandela, actvista angolano
Raúl Mandela, actvista angolano
Coque MukutaRedacção VOA
O activista angolano Raúl Mandela viu aceite o seu pedido de asilo político no Brasil e já recebeu o documento que lhe permite viver no país durante cinco anos.
A informação foi avançada à VOA pelo próprio activista a partir de São Paulo onde se encontra.
A Polícia Federal entrevistou Mandela, tendo depois certificado o seu activismo em Angola, onde foi preso e espancado várias vezes pela polícia.
Numa das suas últimas confrontações com as autoridades, Raúl Mandela foi preso a 11 de Novembro quando tentava realizar uma manfestação para pedir a demissão do Presidente José Eduardo dos Santos e a libertação dos 15 activistas detidos desde 20 de Junho.
Antes, a 23 de Setembro, o activista apresentara queixa-crime contra o comandante da polícia, João Kiala, que, segundo ele, o mandou espancar depois de ter sido preso quando tentava organizar uma outra manifestação.
Na altura, a Front Line Defenders, organização de defesa dos defensores dos direitos humanos, com sede na Irlanda, emitira um comunicado em que instava as autoridades angolanas a realizar uma investigação imediata, completa e imparcial sobre o ataque que descrevia como injustificado contra Raul Mandela.