terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Termina cimeira da Commonwealth

Encerra hoje na Ilha de Malta, a XXIV Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Commonwealth, que decorreu sob o lema “Commonwealth-Agregando Valor Global”. A cimeira contou conta com a participação dos 53 países membros
Trata-se dum evento que visava encorajar os governos e a sociedade civil a pensarem sobre o que une a comunidade e o que ela pode alcançar conjuntamente. O mesmo foi dedicado a questões ligadas ao clima, cooperação, terrorismo e imigração.
O esforço da Commonwealth também visa ver de que maneira se pode posicionar na arena internacional tirando vantagem dos seus pontos fortes constituído pelos Estados-membros no sentido de adicionar valor.
Moçambique faz nesta cimeira 20 anos de efectividade, facto que se traduz em importantes ganhos, sobretudo, no que diz respeito à capacitação dos seus cidadãos através de bolsas de estudo e no que diz respeito à administração de processos eleitorais.
Os Chefes de Estado e de Governo da Commonwealth elegeram na última sexta-feira uma nova secretaria-geral da organização. Trata-se de Patricia Scotland, advogada de 60 anos da Republica Dominicana.
A anteceder a cimeira da Commonwealth, decorreram em Malta, vários encontros separados destacando-se a sessão executiva visando analisar os temas debatidos pelos Chefes de Estado e do Governo.
Em paralelo, tiveram lugar igualmente em La Valeta fóruns das organizações civis como é o caso da Juventude, da Mulher e de negócios.
Passam já 20 anos, desde que Moçambique ingressou formalmente na Commonwealth, a comunidade de países que no passado faziam parte do império Britânico.
Actualmente a Commonwealth conta com cinquenta e três membros, sendo que Moçambique e Ruanda os únicos que não foram colonizados pela Grã-Bretanha.
Os Estados –membros da Commonwealth provêm a cooperação entre si, observando valores e objectivos comuns que incluem a democracia, direitos humanos e boa governação.
A cimeira de Chefes de Estado e do Governo da Commonwealth decorre de dois em dois anos. Além dos encontros bi–anuais de Chefes de Estado e do Governo, esta Comunidade é um fórum de debate de organizações não-governamentais e de promoção de intercâmbios desportivos e culturais, como os Jogos da Commonwealth.

Sem comentários: