O presidente russo Vladimir Putin declarou que tanto a expansão e o avanço da OTAN em direção às fronteiras russas, quanto as ações dos EUA com relação a seus sistemas de escudos antimísseis, provocam preocupações legítimas por parte da Rússia.
Ao discursar no Clube Valdai de Discussões Internacionais, em Sochi, ele disse que a Rússia não está preocupada com o avanço da "democracia" em direção às suas fronteiras, mas com a aproximação da infraestrutura da OTAN.
"Será mesmo que nós somos contra o avanço da democracia em direção às nossas fronteiras? O que vocês entendem por democracia: o avanço da OTAN sobre as nossas fronteiras? Isso é democracia? A OTAN é um bloco militar. O que nos preocupa não é o avanço da democracia sobre as nossas fronteiras, o que nos preocupa é o avanço da infraestrutura militar da OTAN sobre as nossas fronteiras" – disse o presidente durante a sessão plenária do evento.
O Clube Valdai, estabelecido em 2004, tem como objetivo promover diálogo entre a Rússia e a elite intelectual internacional e sediar análises científicas independentes e isentas de eventos sociais, políticos e econômicos na Rússia e no resto do mundo. O fórum deste ano, que é o 12º encontro anual do Clube, tem como tema "Sociedades Entre Guerra e Paz: Superando a Lógica de Conflito no Mundo do Amanhã".
Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151023/2525167/putin-russia-preocupada-com-avanco-otan-sobre-suas-fronteiras.html#ixzz3pUplJvhX
Sem comentários:
Enviar um comentário