quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Após mais de 40 anos de política do filho único, China vai permitir que casais tenham dois filhos

Mudança representa uma grande liberalização nas restrições de planejamento familiar do país

Reuters
com ANSA
País permite apenas um filho para cada casal há décadasReprodução/chinamaeassassina
O Partido Comunista da China informou nesta quinta-feira (29) que vai aliviar as restrições de planejamento familiar para permitir que todos os casais tenham dois filhos.
A mudança representa uma grande liberalização nas restrições de planejamento familiar do país, que foram aliviadas inicialmente em 2013, quando Pequim informou que iria permitir que milhões de famílias tivessem dois filhos, após décadas de uma política de filho único.
Até hoje, apenas as famílias que moravam em áreas rurais tinham esse direito, caso tivessem como primogênito uma menina ou um dos genitores fosse filho único. Quem morava em áreas urbanas, só poderia ter um filho.
A mudança na legislação ocorre após quatro dias de discussão e, segundo fontes, tem como objetivo rejuvenescer a população e movimentar a economia.
Essa medida era considerada vital para o Partido Comunista Chinês ter controle sobre o tamanho da população local e foi implantada há mais de 30 anos pelo governo.
Com mais de 1,3 bilhão de cidadãos, a China é o país mais populoso do mundo e um em cada 10 chineses já tem mais de 65 anos. De acordo com cálculos de entidades internacionais, até 2050, um terço da população do país será de pessoas idosas.

Sem comentários: