sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Segundo ex-agente da CIA, o oleoduto clandestino do Estado Islâmico passa pela Turquia

Rebelde em frente à refinaria de petróleo, após captura pelas forças opositoras ao governo da cidade de Ras Lanouf, no Leste da Líbia


© AP Photo/ Hussein Malla
MUNDO
URL curta
Estado Islâmico: pior ameaça mundial (217)
 046770

O ex-agente da CIA e investigador do comitê do senado dos EUA para relações exteriores, John Kiriakou, disse ao Sputnik que, provavelmente, grande parte da exportação ilegal de petróleo realizada pelo Estado Islâmico acontece através do território do Curdistão iraquiano e da Turquia, com ajuda das autoridades corruptas no local.

“Eu sempre tive a suposição de que alguém do lado turco da fronteira estivesse fazendo um bom dinheiro com isso. Existem interessados demais para que isso simplesmente deixe de acontecer”, disse Kiriakou.
O ex-agente da CIA destacou que as reservas mais ricas de petróleo em posse dos terroristas estão no sul do Iraque. Dessa forma, a rota mais óbvia para a exportação desses recursos passaria também pelos territórios dos curdos.
A Turquia é um aliado dos EUA na região e é membro da OTAN há 60 anos. No entanto, segundo Kiriakou, o governo de Ancara não consegue fazer nada contra a corrupção dos governos locais.
“[A responsabilidade] não é do governo oficial turco. Provavelmente são os elementos corruptos do exército turco e no governo regional no sudeste da Turquia que estão envolvidos nisso”, explicou o norte-americano.
Segundo os dados do ministério das finanças dos EUA, o Estado Islâmico faturou cerca de um bilhão de dólares com roubo de bancos das áreas conquistadas e lucra de 40 a 50 milhões de dólares por mês com a venda do petróleo.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151030/2596217/Segundo-ex-agente-da-CIA-oleoduto-do-EI-passa-pela-Turquia.html#ixzz3q2JpobjP

Sem comentários: