quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Saiba como localizar o seu telemóvel em caso de roubo

informações da polícia INFORMAÇÕES DA POLÍCIA


  • O IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Celular) ajuda a identificar, localizar e bloquear um telemóvel em caso de roubo, furto ou perda
Praia - 28 de Outubro - Os telemóveis que forem roubados em assaltos ou em caso de furto podem ser facilmente localizados pela Polícia Nacional, desde que estejam protegidos pelo sistema IMEI, um código que o dono deve memorizar para informar às autoridades policiais.

O IMEI é a sigla para Internacional Mobil Equipment Identity, que em português significa Identificação Internacional de Equipamento Movél , que serve para identificar, localizar e bloquear um telemóvel em caso de roubo, furto ou perda.

Para obter o seu IMEI e manter o teu telemóvel protegido deve digitar no teu aparelho o código *#06# e automaticamente vão aparecer 15 números que formam o IMEI do seu telemóvel. Deve registar e guardar esta informação num local seguro, para ser utilizado em algum dos casos indicados.

De acordo com informações divulgadas pela Brigada de Investigação e Combate à Criminalidade, BAC, é importante que no momento da prestação da queixa contra a perda ou roubo do equipamento móvel a vítima leve o seu IMEI para constar no auto da queixa.

O dono do aparelho móvel deve automaticamente comunicar a operadora móvel o facto para que, em caso de utilização pela pessoa que praticou o roubo ou de alguém que o terá adquirido, possa proceder logo à localização e bloqueio do aparelho.

De acordo com a BAC, se os aparelhos roubados fossem bloqueados pelas operadoras, o roubo e a comercialização de telemóveis roubados seriam bem menos em Cabo Verde.

EC/ Ocean Press - Redação

2 comentários:

Unknown disse...

O meu celular foi roubado mas eu não conheço o EMEI só tenho a caixa e o recibo de compra do celular o que faço para o recuperar

Unknown disse...

O meu celular foi roubado mas eu não conheço o EMEI só tenho a caixa e o recibo de compra do celular o que faço para o recuperar