quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Um discurso revelador...

Um discurso revelador...
http://www.verdade.co.mz/tema-de-fundo/35-themadefundo/42197-mensagem-de-daviz-simango-pelo-triunfo-do-movimento-democratico-de-mocambique

Dificilmente me convencerao que este senhor (Daviz) nao venderia a cabeca da RENAMO se lhe fosse oferecido de bandeja uma solucao tipo UNITA-Renovada...Ao contrario de Manuel Araujo que tem muito mais traquejo politico a lidar com a situacao. Numa hipotetica candidatura deste senhor a Ponta Vermelha, eu nao votaria nele para PR. Como PM talvez, mas com grande desconfianca....

Duvidas? Vejam se a RENAMO conta no seu pensamento politico. E como.

Fungula Maso 2014.
See more
  • Seen by 40
  • Lindo A. Mondlane teras um grande dilema amigo Livre Pensador para 2014...jejejej..
  • Livre Pensador O meu candidato e o Araujo ou qualquer outro que respeite o DHL. Estou cansado de primadonas na politica. Ja nos basta o AEG.
  • Lindo A. Mondlane jejeej..o unico problema é que segundo todos indicios o simango sera cabeça de cartaz..junto a um frelimista por ver...eu tambem tenho deconfiaça..ja vi no que da votar cabreiado so por ganas de mudanças..se acaba votando em embaucadores e cantaamanheceres (bom nao estou a dizer que o DVZ seja..mas esperarei para ver)...o pais onde vivo é exemplo
  • Livre Pensador Problema e dele. Eu ja tenho o meu sentido de voto definido.
  • Linette Olofsson Livre Pensador recordo que tu encorajava as pessoas a não irem votar por esta e aquela razão, entretanto as pessoas, apesar do perigo e ameaças, as pessoas foram as urnas, pessoalmente muita gente ficou feliz com os resultados de Maputo e Matola apesar das fraudes.
  • Livre Pensador E dai? Quantos se abstiveram? E quantos nao se recensearam por nao compactuar com a fraude? Ha uma diferenca entre NOS e o MDM. Nos queremos um processo limpo com todas a regras definidas. Com todas as duvidas clarificadas. Voces querem um processo confuso para depois aparecerem a dizer que foram roubados. Mas voces, tambem se aproveitam desse processo em beneficio proprio. E isso e pessimo para uma democracia genuina em Mocambique.
  • Linette Olofsson o calendário eleitoral deve sr respeitado! não desejamos uma situação de Angola!
  • Livre Pensador Que situacao como Angola? Como se isso dependesse do MDM. Voces nao passam de um peao nas maos da FRELIMO e dos doadores. A vossa vitoria nas autarquicas esta presa por arames. Digam-me uma coisa: 1- Sao contra fraudes eleitorais? Entao porque nunca vimos uma iniciativa da vossa bancada na AR para contribuir para o fim do impasse no Joaquim Chissano? Porque a RENAMO e que e o vosso inimigo politico. Como tal, vao deixa-lo aniquilar-se na va esperanca de ocuparem seu espaco. 2- Voce sao contra a partidarizacao do Estado? Entao porque criaram celulas do MDM nas autarquias da Beira e Quelimane decalcadas do modelo da FRELIMO? 3- Voces sao pela transparencia dos gastos do OGE no caso EMATUM? Entao porque so estao preocupados em ver "LEI CUMPRIDA" e nao contra uma neocolonizacao de Mocambique por parte das multinacionais? Em suma, voces sao pela renovacao na continuidade do sistema. Este sistema que e alimentado pelos doadores de sempre. E governado pelas elites de sempre tambem. Tudo familia.
  • Lindo A. Mondlane o mesmo galgo, diferente colar....
  • Olivio Mutaquiha Livre Pensador, a RENAMO é diferente?
  • Edgar Kamikaze Barroso Eu acho que o Livre Pensador tem querido ser puritano demais nessa questão. Democracia não é um facto acabado. É um processo, definido por factores endógenos e exogenos, variáveis em função de contextos específicos de tempo e espaço. Moçambique é Moçambique. Accept that.
  • Livre Pensador Quando no poder, todos se manifestam da mesma maneira. Noutro dia ouvi na STV. Em Africa, ou Mocambique em particular, o significado de eleicoes livres, transparentes e justas nao e o mesmo que na Europa. Citando Lopez-Pintor, as elites justificaram-nos com o seguinte: o importante e que hajam eleicoes aceitaveis, onde no final todos se contentem com os despojos. Elites sao elites. Tudo Familia na hora do vamos ver. Accept That.
  • Antonio A. S. Kawaria Células do MDM nas autarquias da Beira e Quelimane? Livre Pensador, onde fica aquele seu comentário sobre Manuel de Araujo.
    Quanto às eleicões autárquicas eu continuo a ver que foi o melhor que aconteceu porque se o MDM não participasse nelas, a Frelimo realizaria na mesma como aconteceu em 1998 e abocanharia tudo. Eu não conheco um outro exemplo tanto em Mocambique como em toda África que contrariaria esse cenário. A situacão militar não se tornaria fácil, mas antes pelo contrário muito mais difícil, pois que o governo da Frelimo insinuaria que tinha muito apoio em todo o país.
    O MDM tem o directo de impugnar onde provar que houve fraude. Na própria lei eleitoral consta esse direito. Não penso que esse direito seria retirado mesmo que houvesse paridade.
  • Livre Pensador Paridade? Eu ja defendi paridade? A questao eleitoral e tecnica, resolve-se com tecnicos. E nao com politicos. Deixem e as pessoas certas e honestas fazer o seu trabalho. Antonio A. S. Kawaria eu dava tudo para ver essa vossa vitoria se Dhlakama e a RENAMO tivessem sido esmagadas no dia 17 de Outubro. Vao impugnar o que? Em 2008 com provas audio-visuais da Beira, aconteceu o que? O que vos garante que seja diferente agora? Isto e a retorica habitual. Ja estou acostumado.
  • Linette Olofsson MDM não foi chamado para sala do Centro de conferências Joaquim Chissano! Democracia é um processo dinâmico e é cultivado no seu dia a dia . Erros em política pagam se caro. Desejam a repetição de 1998? por amor de Deus Livre Pensador Não podemos cruzar os braços,fomos a luta, roubaram e roubaram bem,mas isso não nos impede continuar com a nossa luta! como é que a democracia pode fluir sem competição? Em cada eleição vamos especializando em como travar as fraudes, pois até que tenhamos um processo mais limpo e claro, as eleições ganham-se na mesa com uma boa fiscalização! com base este espírito, conseguimos manter e melhorar os resultados nas duas cidades; BEIRA e QUELIMANE que são os nossos cartões de visita, conquistar Nampula, estar presente nas 53 Assembleias Municipais, conseguir os resultados que conseguimos em Maputo e Matola (zona Sul do País) e resultados em outros Municípios; desculpe caro Pensador, tréguas! pense nessas pequenas/grandes conquistas jamais alcançadas pela oposição Moçambicana!! Importante, muito importante mesmo e daqui para frente é tentar não defraudar os nossos eleitores, lutar para fazer a diferença, não copiar os erros do passado e aí somos poucos para enfrentar essas pequenas/grandes batalhas, precisamos de todos. Cada um que faça a sua parte! Cada um deve olhar para os objectivos da sua agenda no que concerne a democratização do País, o melhor caminho a seguir e... não distraímos com a agenda de todos outros. Paridade, eu pessoalmente não defendo, já manifestei aqui nesta rede, o partido é soberano e tem os seus órgãos de decisão. A situação do centro do País é uma grande preocupação para todos, especialmente quando pessoas inocentes estão a pagar por isso. A CNE vai anunciar os resultados, vamos pegar, analisar e trata-los. De braços cruzados não vamos ficar!
  • Agostinho Augusto Livre pensador tentando criar cisoes no seio do jovem partido!
  • José de Matos Livre Pensador, eu tambem tive duvidas sobre a participação do MDM nas eleiçoes, mas fui convencido de que fizeramuito bem em participar! Concordo que nao se deve hostilizar Dhlakama e a Renamo!

    A proposito, eis a opiniao do Daviz Simango:

    ""Por que não boicotamos às eleições? Primeiramente, porque esta foi uma decisão soberana da maioria dos membros do partido e, se somos um partido que leva a democracia no próprio nome, precisamos acima de tudo dar o exemplo.
    Segundo, porque essas decisões foram tomadas com base num princípio muito simples: para se lutar de facto, para se fazer as mudanças de facto, é preciso ir à guerra com as armas legítimas. A luta pela garantia das eleições começou há muito tempo quando, na Assembleia da República, mesmo com uma bancada modesta, nossos grandes Deputados despenderam dias e noites de estudo da lei e horas e horas de discussões no plenário para lutar por mudanças na Lei Eleitoral.
    Não conseguimos tudo, mas conseguimos avanços significativos e a questão da paridade do número de representantes por partido, não era e nunca foi motivo para um boicote às eleições. Como todos comprovaram, mesmo que houvesse o mesmo número de representante de cada um dos três partidos com assentos na bancada, as fraudes e a violência teriam acontecido do mesmo modo, porque o que foi desrespeitada foi a Lei.
    Em vez de nos abstermos, de lavarmos as nossas mãos sobre o destino do nosso país, o MDM achou por bem ir em frente, organizar-se e enfrentar o escrutínio nos 53 círculos eleitorais, enfrentando com coragem essa luta difícil. Só assim, chegamos hoje, expondo as manchas de um processo eleitoral viciado. Mas com os avanços da Lei e as provas recolhidas temos os elementos para lutarmos com as armas pacíficas da democracia.
    Continuaremos a lutar para que STAE, tenha outra postura, pois ficou provado mais uma fez a partidarização das instituições públicas, e que ela não consegue se libertar das amarras dos golpistas dos interesses colectivos da nação. Somente participando no processo eleitoral, pudemos dar ao povo a possibilidade de manifestarem-se, indo às assembleias de voto, dando o seu contributo à sociedade e mostrando que o povo quer mudanças de facto.
    Cabe a nós e a toda a oposição responsável, que se sentiu lograda pelas inúmeras confirmações de fraudes, apelar e exigir processos transparentes. Se todos nos recusássemos a participar das eleições e pegássemos em armas, o que seria do futuro do nosso país? Nossa luta agora é nos tribunais, é com as manifestações populares, é com os olhos e ouvidos da imprensa de credibilidade, é apelando aos organismos da sociedade civil. Incansavelmente, sem medo vamos continuar a luta!
  • Agostinho Augusto Eusebio, o k se passa rendeste com discurso de Daviz nem?
  • Linette Olofsson Não queiram misturar águas! pois elas podem tornar-se turvas. Óptimo José de Matos...fazer refrescar as cabeças. Cada um deve assumir a sua postura. Vamos seguir em frente. Estamos de parabéns. Quando falam muito de nós, é porque estamos a trabalhar.
  • Eusébio A. P. Gwembe Agostinho, rendi com Livre Pensador. Estou na linha dele
  • Agostinho Augusto Eu nao rendi,o Livre Pensador pretende apenas atrapalhar a opiniao publica.
  • Olivio Mutaquiha Confesso que cheguei a pensar que o melhor seria mesmo boicotar as eleições como forma de fazer pressão. Só que, caros amigos, em Moçambique existem outros partidos políticos. Iriam aparecer vários partidos (de fachada ou não) a concorrer, a FRELIMO ve...See More

Sem comentários: