quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Renamo: Conferência de Imprensa


Conferência de Imprensa dia 10/12/13

O Partido Renamo concedeu uma conferência de imprensa no dia 10/12/13 que passamos a publicar na íntegra:

Orador: António Muchanga
Data: 10 de Dezembro de 2013...
Função: Porta-voz
Senhores jornalistas,


Em primeiro lugar gostaríamos de nos juntarmos ao mundo no geral e ao Povo Sul Africano em particular pela ocasião da partida para o altíssimo do Presidente Nelson Mandela cuja as cerimónias fúnebre tem o seu início hoje. Em nome do Presidente da RENAMO, da Comissão Política, do Secretariado Geral, dos membros e simpatizantes do Partido RENAMO endereçamos as mais sentidas condolências à família Mandela e ao Povo irmão Sul-africano.
Meus senhores, minhas senhoras convocamos a presente conferência de imprensa para através de vós partilharmos com o povo moçambicano as inquietações que nos preocupam face a forma como o governo respondeu as perguntas colocadas pelos Deputados da Assembleia da República, a forma como os Órgãos da Administração da Justiça estão a agir e a forma como os cidadãos honesto críticos ao sistema de governação são tratados pelo Presidente da República e seus sequazes. Conforme testemunhamos a agenda parlamentar da semana passada nomeadamente na quinta e sexta-feira foi dedicada ao debate das perguntas das bancadas parlamentares ao governo. Essas perguntas na sua maioria não tiveram respostas adequadas porque uma das bancadas entendeu atacar as outras num gesto de apoio ao governo fazendo de forma a perturbar a interacção que se pretendia, salutar e convincente.
Na ocasião, vimos membros do governo incapazes de responder as questões concretas e colocavam se numa posição deslocada com a realidade do País que governam. A titulo de exemplo os membros do governo chegaram a confundir as residência do Presidente Dlhakama com bases Militares, usaram como argumentos o disfile dos desmobilizados da RENAMO a quanto da celebração de mais um aniversario da morte do 1º 2 comandante da RENAMO no dia 17 de Outubro de 2012 como prova de que satungira era um centro de treinos militares fingiram não saber que em datas comemorativas era normal uma cerimónia daquela natureza aliás o Destacamento Feminino e Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional tem o feito sem problemas e porquê os da RENAMO são interditos?
O governo não conseguiu informar aos moçambicanos o valor arrecadado pelo Estado por ano na exploração do Gás de Pande e Temane, não conseguiu explicar porque só agora em época chuvosa é que começa a reabilitação das infra estruturas destruídas pelas cheias do ano passado quando estamos a beira de mais um ciclo com possibilidade de mais cheias, não conseguiu explicar que medidas concretas que visam eliminar os raptos e assassinatos que grassam o País, sobre tudo nas grandes Cidades, praticas criminais que contam com envolvimento de membros da PRM até os afectos a guarda
do presidente da Republica.
A secção de perguntas foi usado pelo sr Alberto Vaquina 1º ministro do governo para descarregar o seu ódio sobre o Deputado Manuel Bissopo digno Secretário Geral do Partido RENAMO.
Esta atitude de um membro do governo atacar Deputados em sua própria casa deve merecer a condenação das forças vivas da sociedade Moçambicana pós os membros do governo não são nomeados para se deslocar ao parlamento e fomentar a troca de mimos com os representantes do povo, mas para responder as questões colocadas pelo povo através dos seus representantes. As perguntas apresentadas são reflexo das inquietações do Povo Moçambicano que merece o respeito pela parte dos governantes. A melhor forma de respeitar é responder cabalmente as questões colocadas.
Os orgãos de administração da justiça através do Procurador-geral da República deixaram claro que com a sua actuação e tipo de titulares que os dirigem não haverá a curto e médio praso resultados tangíveis no combate dos crimes que dilaceram o País.
O Dr. Augusto Paulino Procurador Geral da República atirou a toalha ao chão a semelhança do que aconteceu com os seus antecessores nomeadamente os Drs Mulembwe, Nhatitima, Namburete e Madeira ao aparecer a lamentar e apelar publicamente a purificação de fileias no seio da justiça nomeadamente na Polícia, Procuradorias e Tribunais, sem indicar os passos concretos que ele teria dado no sentido de purificar as fileiras na Procuradoria onde é titular.
Sabemos nós e todo o povo moçambicano que muitos criminosos são soltos porque tem conexões políticas partidárias com dirigentes dos órgãos de justiça. Outros ainda escapam porque os respectivos processos são muito mal instruídos e acusados, mas quem dirige a instrução preparatória e faz acusação é o Ministério Público daí que o PGR não se deve achar imune da culpa.
Outro aspecto saliente nas celas das esquadras e comandos da policia abundam detidos com mais de 40 dias de prisão sem a devida legalização como é o caso dos mais de 30 membros da RENAMO encarcerados no comando Provincial da PRM de Nampula.
Neste local, os familiares e Advogados não são permitidos que se comuniquem com os detidos acto esse que viola a constituição e a lei. Os assassinatos bárbaros são praticados por operativos da polícia do grupo de busca e FIR em Maputo, Nampula e outros cantos do País com o conhecimento da PGR; Ministério de Interior e Comando Geral da Polícia.
São estes e outros factos que constituem o dia-a-dia dos Moçambicanos que quando denunciados pelos melhores filhos deste País o presidente Guebuza e seus Sequazes recusam a assumir, corrigir e respondem chamando os críticos de apóstolos da desgraça o que no nosso entendimento é um insulto não só a estes mas a toda comunidade cristã.
Chamar pessoas de apóstolos da desgraça, é insultar os cristãos pois o apóstolo é um propagandista dedicada a uma ideia ou missionario de fama. Por outras palavras apóstolo é um emissário, um enviado para cumprir missão que no sentido cristão refere se aos enviados por Cristo para espalhar e defender o Evangelho; pelo que o apóstolo é o garante da dotrina cristã.
Contrariamente, a desgraça não tem doutrina nenhuma daí que chamar pessoa de apóstolo desgraça é um insulto aos cristãos. E por que o Presidente foi o primeiro a insultar os críticos da sua governação e aos cristãos custa perceber como é que pessoas de bom senso desfilam a vilipendiam os críticos desta governação falhada.
A tradição ensina nos que os mais velhos devem respeitar os mais novos para os mais novos ter de respeitar os mais velhos o mesmo princípio aplica se a quem governa no sentido deste respeitar os governados para os governados poderem respeitar os governantes o que escaseia em Moçambique sobre tudo nos últimos meses.
Muito Obrigado!
See more
See translation
Like · ·

Sem comentários: