O nome de Kalashnikov é conhecido em todo o mundo. O homem-lenda é membro honorífico de academias e universidades da Rússia, Estados Unidos, China. O jornal francês Liberation incluiu a AK-47, frequentemente também designada pelo apelido do autor ou, simplesmente, por "Kalashnikov", na lista de eminentes invenções do século XX.
 Mikhail Kalashnikov nasceu em 10 de novembro de 1919 no Altai (sul da Sibéria Ocidental) numa família de agricultores de prole numerosa. Em 1938, foi chamado ao Exército Vermelho e servia num regimento de tanques. Já naquela altura, Kalashnikov revelou dotes de inventor, desenvolvendo um contador de tiros para o canhão de tanque e um adaptador especial para a pistola TT (de Tokarev de Tula, utilizada entre 1931-1960), destinado para elevar a eficácia de tiros a partir do interior de tanques, assim como um aparelho de registo da vida útil de tanques.
 Participou da guerra contra a Alemanha fascista a partir de agosto de 1941, tendo sido ferido gravemente em breve. Estando de licença médica de seis meses por estado de saúde, o primeiro-sargento Kalashnikov desenhou seu primeiro modelo de pistola-metralhadora. Em 1944, desenvolveu um modelo experimental de carabina que, embora não fosse produzido em série, serviu parcialmente de protótipo para a elaboração da lendária AK-47. Em 1947, durante os testes, a Kalashnikov demostrou uma eficácia muito alta. Nas palavras do inventor, ele desenvolvia armas para soldados tais como ele próprio.
 A arma carateriza-se pela exploração simples, segurança exclusiva e longa vida. Especialistas russos e estrangeiros reconheceram a AK-47 como a melhor arma do século XX. Este instrumento bélico faz parte do Livro Guiness dos Recordes. No mundo há mais de 150 milhões de exemplares da AK.
 Mikhail Kalashnikov conseguiu transformar armas russas numa marca mundial, diz o redator-chefe da revista Natsionalnaia Oborona (Defesa Nacional), Igor Korotchenko:
 “Mikhail Kalashnikov é pai de uma série de armas automáticas que são conhecidas em todo o mundo sob a marca de “avtomat Kalashnikov”. Embora, na realidade, trate-se de uma dezena de diferentes tipos de armas, desenvolvidas por Kalashnikov que fez muito para o reforço da capacidade defensiva do país. Hoje em dia, as forças armadas e outras estruturas militares russas utilizam na maioria metralhadoras Kalashnikov. Repito que os méritos de Mikhail Kalashikov são enormes, ele é orgulho nacional da Rússia, tal como a marca comercial Kalashnikov,conhecida mundialmente sem tradução”.
 A AK-47 serviu de base para o desenvolvimento de cerca de 150 tipos de armas portáteis militares e civis de diferentes calibres, inclusive metralhadoras à mão, carabinas e espingardas de cano liso.
 Sendo uma pessoa ativa, Kalashnikov trabalhou muito mesmo na idade madura, sempre dando conselhos a jovens especialistas. “Vivi muito, mas fiz pouco e por isso continuo a trabalhar. Devemos continuar a reforçar as posições do nosso país e estou disposto a ajudar nesta causa. Sempre estou convosco!”, repetia Kalashnikov.