domingo, 15 de dezembro de 2013

A dimensão do louvado lider


  • Boa Matule Isto é tão ridículo!
  • Linette Olofsson Boa Matule nem merece comentários!
  • Anacleto Machava é o cúmulo do absurdo!
  • Joao Cabrita O primeiro erro neste cartaz é ortográfico. 'Líderes' leva acento agudo na vogal "i".
  • Bayano Valy o que vocês pensam que sai da cabeça do dançarino Mouzinho?
  • Jose Alexandre Faia GUEUS NAS ALTURAS ....
  • Francis Drake Mas quem colocou esta coisa rua?
  • Jose Fabiao As pessoas perderam vergonha mesmo.
  • Delma Comissário Que raio de brincadeira é esta?Tsc,Tsc
  • William Dalling Olofsson Kkkkk! Essa foi boa! Isto e telenovela?
  • Sergio Inacio Eish... nakhonada juro!!
  • Aziza Throne Ai mô Geus
  • Luis Nhachote Outra vez eu chorando
  • Cristina Mboa Manjate Kikkikiki, sem comentários
  • Antonio A. S. Kawaria Eu não sabia que Mandela criou algo parecido a Gulag aliás M'telela; eu não sabia que Mandela já havia instituído 20/24; eu não sabia que Mandela já havia instituído uma operacão producão na África do Sul ao que levou que seus concidãos fossem devorados por leões e famílias se separassem para sempre; eu não sabia que Mandela chamava aos sul-africanos por preguicosos, apóstolos da desgraca, tagarelas.
  • Germano Milagre Quanto mais vejo destas coisas mais me enojam os lambe botas ... se AEG tem ainda um pouco ( talvez 0.5% ) da dignidade de Nelson Mandela ele manda retirar imediatamente essa faixa ... que vergonha meu Deus !!! Coisa de gente q merece o meu desprezo total !
  • Francis Drake Viva El Grande Lider!...
  • Germano Milagre Todos o lideres da Frelimo na altura da independência seguiram exatamente no caminho oposto a Nelson Mandela incluindo Samora ... procuraram humilhar, escorraçar mesmo aqueles q optaram por ficar Moçambicanos ... maltrataram o povo, privaram o povo da liberdade com o pretexto q não estavam preparados para outra coisa !!! E agora ficam indignados c o tratamento q os sul-africanos lhes dão ? Os sul-africanos nunca venderam a sua dignidade pela ajuda que receberam nos anos da luta ... eles sentem essa divida p com o povo Moçambicano e não por lideres q seguiram caminhos opostos aos de Nelson Mandela.
  • Joao Cabrita Li o comentário do Antonio A. S. Kawaria pouco depois de ver pela TV o funeral de Mandela. E mais pode ser adicionado às comparações por ele feitas – comparações entre o anti-racismo de Samora e o arco-íris de Mandela.

    No cortejo fúnebre estavam representados todos os ramos das forças armadas sul-africanas e da Guarda Presidencial, integrando sul-africanos de todas as cores. Perfilados ao longo das artérias de Mthatha e em Qunu estavam sul-africanos de todas as cores. Eram também sul-africanos de todas as cores que transportavam a urna contendo os restos mortais de Mandela.

    Dias antes, desfilaram pelas ruas de Pretoria em direcção ao Union Buldings sul-africanos de todas as cores. Que também estiveram no estádio do Soweto.

    Nas cerimónias fúnebres dos últimos 9 dias compareceram sul-africanos representando várias formações politicas – do ANC e da oposição.

    Na imprensa sul-africana, leio depoimentos atrás de depoimentos de sul-africanos de todas as cores a realçar o legado de Mandela.

    Para um país que viveu sob um regime de racismo estatuído, é obra. É o sonho do arco-íris de Mandela e Tutu que, tudo indica, permanece e vai continuar

    E o anti-racismo de Samora ?

    Em princípio, éramos todos moçambicanos apenas, sem distinção de cor. A Frelimo, diziam-nos , havia ‘matado a raça’. Tal como a tribo. Mas havia alíneas e sub-cláusulas e sub-parágrafos, como nas leis do fascismo. Éramos todos moçambicanos desde que, dois pontos, alínea a) subscrevêssemos a linha correcta do partido, ponto e vírgula, alínea b) pensássemos de forma comum, etc.

    Eu, por ser branco e não subscrever o neofascismo de Samora e recusar-me a pensar como ele e como os que lhe sucederam, era um colono, saudosista do colonialismo, irritado, frustrado e revoltado por ter perdido casas e prédios de rendimento que o ‘povo havia conquistado’. Era um um saudosista do colonialismo. Domingos Arouca, por ter a tez mais escura do que a minha, era «um português de pele preta». Tudo isto escarrapachado, disseminado e propalado na comunicação social dirigida por Rebelo, apoiada por Monteiro, Marcelino e Vieira, que hoje – ironia das ironias – vêem-se vítimas do racismo de Guebuza. Coitados, o feitiço virou-se contra o feiticeiro.

    Conheci fascistas honestos (tal como comunas). Guebuza é um neofascista desonesto que quer equiparar o racismo e o totalitarismo implantados pelo regime da Frelimo desde a primeira hora ao arco-íris que um preso político com 27 anos averbados atrás das grades veio defender e aplicar quando saiu das masmorras. Um preso politico que não mandou Bothas e Malans para campos de reeducação. O carcereiro de Robben Island foi convidado para o banquete oficial de inauguração do Presidente Mandela em 1994. O promotor de justiça de Vorster que apresentou o processo Rivonia em tribunal, culminando na condenação de Mandela, foi por este nomeado embaixador sul-africano num país estrangeiro. E há mais, muito mais a contar e que aumenta em mim a minha admiração por Mandela. Em suma, não 'virou as armas para dentro', como anunciou Samora antes de sair - não de uma cadeia - mas de um exílio dourado de pouco mais de 10 anos.

    É triste que não possa sentir admiração e orgulho por nenhum dos que integram o regime da Frelimo. Neles apenas detecto vingança, ódio e rancor, no falar e no olhar.
  • Raul Novinte Agora eu pergunto, PR. Guebuza é um líder? Desde quando? Afinal o que quer dizer a palavra Líder? Se formos ver nas definições baseadas na definição cientifica dessa palavra "LIDER" e os atributos nela associados, será que o tal Presidente Guebuza vai ao menos se caracterizar? Procurem ler livros relacionados a administração, Ciências politicas, " LEADERSHIP AND MANAGEMENT"... Daí saberemos se o PR. Guebuza é ou não Líder. Para mim ele é um Presidente de um país, mas Líder ele não é e nem sequer aproximou essa categoria.. sinto muito meu amigo Luis Nhachote
  • Francis Drake Sr. Joao Cabrita, nao sou administrador do grupo mas com o devido respeito, mas me parece que este espaco eh para breves comentarios e nao para se publicar jornais...sorry!...assim ninguem vai ler as suas ideias!
  • Sergio Inacio Eu li e achei bastante interessante.
  • Antonio A. S. Kawaria " Éramos todos moçambicanos desde que, dois pontos, alínea a) subscrevêssemos a linha correcta do partido, ponto e vírgula, alínea b) pensássemos de forma comum, etc." Joao Cabrita, de facto é o que hoje estamos a viver. É reflexo da política anti-racial condicionada a aceitação da linha correcta da Frelimo e ao pensamento comum. Hoje é totalmente proibido que quem não tenha a pele escura critique ao regime, pois como consequência será chamado de saudosista, o farão lembrar as origens dos seus antepassados e se estava ligado ao poder nos governos anteriores é responsabilizado de todas as atrocidades do tempo. Para mim, esta é uma questão que temos que olhar com seriedade.
  • Antonio A. S. Kawaria Caro Francis Drake,, aqui não temos a regra de comentários curtos porque antes pelo contrário gostamos de comentários explícitos e muitas vezes esses requerem um texto longo.
  • Joao Cabrita Resquícios do 'penasmento comum', Francis Drake ?
  • José de Matos Todos os dolorosos detalhes que acompanhamos na morte de Mandela, o funeral, o memorial, as homenagens, etc., etc., revelam bem a dimensao deste gigante da nossa era, é obra, sem duvida! E no entanto, mesmo reconhecendo os contextos diferentes, nao podemos escapar em comparar com a realidade moçambicana! Ha reflexoes que temos de fazer? Ha liçoes que temos de aprender? A ilaçao mais obvia é que este distico nao faz sentido nenhum!
  • Moises Chenene E preciso muita coragem para mandar pendurar um dístico como esse aí. Não quero crer que o mesmo que usa a FIR para combater diferenças de pensamos, queira hoje se aproximar a MANDELA. Muito menos acredito no engano, mas ainda ha tempo para tentar seguir os feitos de Madiba, basta não começar por dísticos mas por acções claras que dão mostra de abertura do fundo de coração de um novo comportamento.
  • Chande Puna Mas que insulto. Não vejo a hora desse PR se por andar pra ver se vivemos em paz.
  • Brazao Catopola Eu juro por tudo, que quero acreditar que AEG nem sabe desse dístico e mais ainda um indivíduo do munícipio que quer ser distinguido ou sei lá do partido fez isso. Não foi AEG, juro que não...com todos defeitos creio que não, isso é das mais putrificadas aberrações

Sem comentários: