Nervosismo na Frelimo
Desde que a Comissão Política do partido Frelimo anunciou os nomes de Alberto Vaquina, José Pacheco e Filipe Nyusi, como pré-candidatos a candidatos da Frelimo para eleições presidenciais, surgiram vários debates dentro e fora da Frelimo, principalmente sobre o fraco capital político dos três pré-candidatos considerados “delfins” de Guebuza. Fala-se inclusive de manipulação (fraude) dos resultados finais que culminaram com a indicação dos três pré-candidatos, com vista a garantir a perpetuação da ala Armando Guebuza, numa altura em que eram também apontados os nomes de Luísa Diogo, Eneias Comiche e Eduardo Mulémbwè, como presidenciáveis.
Com a indicação dos três pré-candidatos tidos como “fracos”, o nervosismo interno dentro da Frelimo é indisfarçável, prevendo-se um Comité Central muito turbulento.
É nesse contexto de contenção do nervosismo que o secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde, convocou a Imprensa na última sexta-feira para reiterar o que já havia dito em ocasiões anteriores. Ou seja, que “cabe à Comissão Política apresentar os pré-candidatos”, em resposta a um questionamento que tem vindo a ser levantado sobre a legitimidade da Comissão Política de escolher os pré-candidatos.
Com estas declarações o SG “veda” a possibilidade de entrada na corrida de mais nomes para candidato da Frelimo nas eleições do próximo ano.
Paúnde disse que não há qualquer arranjo que se faça, o que significa que somente os três nomes serão escrutinados na III Sessão Ordinária do Comité Central a decorrer de 27 de Fevereiro a 2 de Março de 2014.
Paúnde desdobra-se em elogios a Vaquina, Pacheco e Nyusi
Não ocasião, revelando-se apoiante dos pré-candidatos, Paúnde dedicou parte considerável da sua intervenção tecendo rasgados elogios aos mesmos, falando dos seus feitos.
Paúnde disse que não existem “no País e no Mundo” pessoas que reúnem consenso para defender o seu apoio a Vaquina, Pacheco e Nyusi, “todas as pessoas têm virtudes e defeitos.”
Fala de tudo de bom que os pré-candidatos fizeram, sem no entanto mencionar os seus “pecados.”
Presidente aglutinador, dinâmico e experiente…
Segundo Paúnde, a Frelimo procura “um presidente aglutinador, dinâmico, experiente, capaz de dar continuidade ao desenvolvimento.”
Sabe-se, porém, que as três figuras são as preferidas do chefe de Estado e que não reúnem consenso no seio da Frelimo e da própria Comissão Política. A selecção dos pré-candidatos foi feita de forma pouco clara com a informação de ter havido manipulação dos votos da Comissão Política, com Filipe Paúnde a ser apontado como a pessoa que teve os verdadeiros resultados.
(Redacção/André Mulungo)
CANALMOZ – 30.12.2013
Confesso que ja nao sei. Mas qual e dificuldade em se assumirem estes opinadores contra a FRELIMO? Se for verdade que Paunde nao representa a vontade do eleitorado interno da FRELIMO, entao, pela logica, um CC extraordinario poderia destitui-lo! Lembremo-nos do que sucedeu a Uriah Simango em 1968.
Mas, se nao for o caso, entao uma parte da FRELIMO, presume-se uma minoria, nao deseja acatar o que Paunde diz, logo que va formar o seu partido. Ou entao, que venha a terreiro fazer uma declaracao de voto antecipada no candidato de sua preferencia. E ponto final!
Agora, andarem por aqui a dancar como caranguejos, a falar de Manuel Alegre, nem para frente, nem para tras, como se o estar em politica se coadunasse com milagres divinos, com improvaveis cataclismos humanos, por exemplo o simples passamento fisico de Guebuza ou Paunde, isso nao lembra o diabo.
E sobretudo, alerta-nos, a todos que como eu ja estao suficientemente ESCALDADOS com fenomenos tipo " Dr. Jorge Arroz" a nao embarcar em profissoes de FE vindas da "tutela bitolada" do Partidao.
Porque candidato. Ou candidatos fora da "entourage" da FRELIMO ha pelo menos tres. Dhlakama. Simango. Ou Araujo. Ou se acredita neles, ou nao se acredita.
Se mesmo assim, a insatisfacao persistir. Votem em Branco, Nulo. Ou fiquem em casa. Mas...
Decidam-se de vez!
Ao inves de nos levarem sempre para as traseiras do Comite Central da FRELIMO...
Desconsideramos, não estamos nem aí..
É só para nos distrair.
É irrelevante, não interessa para NADA.
Nós só estamos atentos, empenhados, concentrados na Luta do Povo, na Luta da RENAMO, nossa União armada do Povo para Libertar a Pátria.
A nossa Luta contra o INIMIGO, a FIRlimo, é que é importante.
Marrabenta, dumba-nengue, canganhiças, rombos, fraudes, extorsões, deixa-andar, deixa-parar, anda-para-trás,..., tchova-tchova, esses negócios são deles.
Nós, a maior maioria do Povo Moçambicano, só estamos de pensar com atenção - como vamos AJUDAR a RENAMO, e os seus Heróicos Combatentes?
Essa é a nossa necessidade, a nossa missão Patriótica - combater a ditadura totalitária, combater o INIMIGO - a FIRlimo.
Ajudar a RENAMO – há muitas maneiras.
Essa é já a nossa única mabassa política, sociopolítica.
Como ajudar a RENAMO a acabar com as carraças que nos chupam o sangue, nos parasitam, nos exploram sem trabalharem, só à nossa custa.
OBJECTIVO – esse é o único e legítimo objectivo sociopolítico de cada um de nós.
INIMIGO – já está definido concretamente – a FIRlimo.
BOM TRABALHO.
Fungulani pyadidi maso muwone – Abram bem os olhos para verem (bem).
Takhuta maningi imwe mwensene - Muito obrigado a todos vós
Ife tensene ndinadzmanga FIRlimo – Nós todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
Até já "enchem" votos na comissão política!Eishhh!
Vão-se "extrepar"!
Só resta IMPLOSÃO!
e já começou...os "machelistas" DEFENDEM-SE!
É ou não é?
E os "Chissanistas"?
E perguntando de mansinho...
Quem será o Presidente da Firlimo?
Resposta lógica- O Primeiro Ministro (se ganharem eleições- a encherem votos TALVEZ)!
E quem será esse PM?AEG no Modelo Putin!
então , vamos ter a Valentina , mais milionária!
e mais não digo!
Fungula masso iué!