quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Homens armados atacaram hoje posto policial em Tica

Supostos guerrilheiros da Renamo atacaram hoje, um posto policial e um centro de saúde no posto administrativo de Tica, na província de Sofala.

O Ministério da Defesa Nacional convocou hoje na capital, uma conferência de imprensa para fazer um balanço da situação de segurança das últimas seis semanas, no país, em particular, na zona onde tem decorrido ataques de homens da Renamo.

De acordo o Director Nacional de Políticas de Defesa, Cristóvão Chume, como resultado dos ataques dos homens da Renamo, cerca de 26 pessoas foram feridas entre nacionais e estrangeiros, outras 10 pessoas perderam a vida, incluindo crianças e um estrangeiro, bem como, acima de 30 viaturas sofreram danos, alguns ligeiros e outros graves.

Chume explicou ainda que “hoje os guerrilheiros da Renamo atacaram uma esquadra policial e um centro de saúde no posto administrativo de Tica, na província de Sofala”, sem contudo avançar se houve vítimas humanas.

Segundo a fonte “todo este exponencial de violência que temos assistido nas últimas semanas contra pessoas e propriedades supera a razoabilidade dos argumentos esgrimidos pela Renamo de que a Renamo luta pela Democracia, pela melhoria das condições das populações e particularmente, também luta pela paz”, acusa.

Por outro lado, Chume destacou que o perfil dos ataques que decorrem particularmente, na estrada nacional N1 que ocorrem em muitos pontos dessa importante via “só demonstra claramente que existe um comando, que os ataques são coordenados e que eles (os guerrilheiros) cumprem expressamente as ordens dos órgãos ao alto nível da Renamo”, disse.

No mesmo diapasão, segundo a fonte a Renamo continua a atacar às Forças de Defesa e Segurança (FDS) que protegem as colunas que transitam pela N1 “a Renamo continua a atacar as posições das FDS no terreno que se encontram na posição defensiva”.

Contudo, Chume exortou a Renamo e aos seus guerrilheiros para que parem de atacar civis, de destruir bens e propriedade das populações que com muito custos os adquiriram e que também “parem de atacar às FDS, se de facto o argumento é de querem a paz”.

“Também queremos continuar a exortar e encorajar aos guerrilheiros da Renamo que nos últimos dias, tem contactado o Ministério dos Combatentes para tratarem das suas pensões, para que continuem a afluir e tratem das suas pensões que é uma garantia para a sua sobrevivência”.

Sem comentários: