segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Incidências das eleições em Nampula

Militante da Frelimo interpelada com boletins de votos falsos



Yolanda_DambiYolanda Dambi diz ser jornalista da Rádio Índico
Nampula (Canalmoz) – A militante do Partido Frelimo, Yolanda Dambi, fazendo-se passar por jornalista da Rádio Índico, acaba de ser o centro de um incidente grave durante o processo de votação para eleição do presidente da edilidade e da respectiva assembleia municipal, na Escola Primária Completa de Mutauanha, em Nampula. Eleitores do bairro com o mesmo nome, que mantinham um cerrado controlo àquele aglomerado de assembleias de voto, desconfiaram de que ela era portadora de “votos falsos” na viatura que conduzia, um ligeiro Toyota Rav4 com a chapa de matrícula MMS-83-82. Em consequência impediram-na de sair do local enquanto a viatura não fosse revistada.
Yolanda estava acompanhada de outros cidadãos não identificados que entretanto se puseram em fuga.
Continue reading "Militante da Frelimo interpelada com boletins de votos falsos" »

Homens armados matam dois militares e ferem dois polícias e um civil em Machanga


Ataque em Sofala
O ataque foi dirigido a um carro blindado que garantia a segurança de uma coluna
Um ataque protagoniza­do na manhã de ontem, por homens armados supostamente pertencentes à Re­namo, culminou com a morte de dois elementos das Forças Arma­das e de Defesa de Moçambique e em ferimento de dois agentes da Força de Intervenção Rápi­da, que garantiam a segurança da primeira coluna que fazia o troço Save-Muxúnguè, na Estra­da Nacional número um, e um civil, província de Sofala.
Segundo as nossas fontes, o ataque dos homens armados foi direccionado a um carro blin­dado que garantia a segurança da coluna.
O referido carro blindado é de origem zimbabweana e transportava alguns elementos das Forças Armadas e de Se­gurança de Moçambique que seguiam viagem para a capital do país, onde deveriam passa­ra alguns dias junto das suas famílias.
O PAÍS – 03.12.2013
NOTA: Se o carro blindado é de origem zimbabweana, porque não os seus tripulantes?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

01/12/2013

Incidências das eleições em Nampula



Apuramento a decorrer sem energia eléctrica ou sem lâmpadas nas assembleias de algumas escolas
Nampula (Canalmoz) - As assembleias fecharam às 18h00 e em algumas escolas não há energia eléctrica ou pura e simplesmente nas salas de aula onde se votou não ha lâmpadas. O apuramento está a ser feito alternativamente com candeeiros em algumas escolas.
Curioso na Escola de Mpuecha há luz em todos os sítios, barracas inclusive, os candeeiros de iluminação publica tem luz, mas em nenhuma assembleia há luz de energia da rede.
Os observadores nacionais e internacionais, a partir de alguns casos reportados de enchimento de urnas confirmado, suspeitam que possa estar em marcha o desvirtuamento da vontade dos poucos eleitores que votaram.
Os vários incidentes durante o período de votação sugerem um grande desespero do partido Frelimo perante outras candidaturas. Nao se sabe dizer se isso se justifica por ser ainda muito cedo para quaisquer comentários.
Na Escola Primaria de Mpuecha, na assembleia 03001603 houve um enchimento de urnas detectado e confirmado por vários delegados de candidatura e membros das mesas, e também por observadores nacionais e estrangeiros, mas, "quando foi chamada, a policia" esta "recusou-se a aparecer", alegadamente porque quem os poderia solicitar seria o presidente da assembleia de voto. Sucede, porém, que quem está sob acusação de ter metido votos nas urnas é próprio presidente da assembleia. A abstenção poderá atingir níveis históricos.
Continue reading "Incidências das eleições em Nampula" »

Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EA 58 – 2 de Dezembro de 2013



Nampula: Dois vice-presidentes de mesas detidos por enchimento de urnas
A eleição em Nampula ontem foi marcada por quatro detenções, incluindo dois vice-presidentes das assembleias de voto surpreendidos  a tentar  introduzir nas urnas boletins de voto extras, já marcados para a Frelimo e seu candidato. E já havia outras duas detenções para além destas.
Na EPC de Muecha, a vice-presidente da mesa n. 03001603, Albertina Julião, introduziu votos na urna e fez campanha nos postos de votação a favor da Frelimo e foi detida na primeira esquadra da cidade de Nampula.
Na EPC 12 de Outubro, foi detido Agnaldo Paz de Oliveira, vice-presidente de uma assembleia de voto quando tentava introduzir votos na urna pré-votado para o partido e candidato da Frelimo. Está detido na Segunda Esquadra da PRM de Nampula.
Este caso junta-se a do presidente da mesa 03001802, na EPC de Beleneses, de nome Hermínio da Silva Atumane, que tentou votar com o cartão de eleitor emitido em Angoche e foi detido.
Ainda no capítulo das detenções, a delegada da Rádio Índico - emissora do partido Frelimo - Yolanda Dombi, foi interpelada pela população com boletins pré-votados a favor do partido Frelimo e arrumados na sua viatura. O caso se deu na EPC de Mutaunha, onde decorria a votação. Yolanda Dombi foi conduzida à primeira esquadra da PRM, mas saiu em liberdade.
Continue reading "Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EA 58 – 2 de Dezembro de 2013" »

29/11/2013

Últimos incidentes na Cidade da Beira

Dada a fuga em massa dos militares que estão em frente de combate no Distrito da Gorongosa e excesso de baixas não anunciadas pelo executivo, o Ministério da Defesa (MDN) deu orientações ao Comandante Provincial para desencadeiar um recrutamento maciço na Cidade da Beira. Isto foi no dia 25.11.13. e esta informação foi tornada pública pelos Oficiais superiores das FADM que têm seus familiares na Cidade da Beira, com vista a não circularem nas vias públicas a partir do dia 26.11.13.
Primeira versão do MDN (ontem de manhã) : está-se a perseguir os militares que fugiram da frente de combate
Segunda versão (ontem à tarde): os camiões estacionados no Mercado do Goto (Centro da Cidade da Beira) estavam a fazer compras
Mas a verdade, é que a partir das 10h de 27.11.13, começaram à caça aos rapazes em simultâneo nos Bairros da Munhava, Goto, Manga e Inhamizua. No Mercado do Goto, muitos rapazes e raparigas vendedoras foram atirados aos camiões para seguirem aos treinos no Quartel de Dondo e Chimoio. No Bairro do Vaz, a FIR lançou Gás Lacrimogéneo discriminadamente e muita população inalou e já não conseguiam ver e nem falar. Foi assim que a confusão começou e através dos telefones, rapidamente espalhou-se a confusão por toda Beira e todos os jovens com idade militar saíram à rua para montar barricadas para impedir o avanço dos camiões militares aos bairros. Quando isso acontecia, os militares começaram a despear discriminadamente, ao ponto que a cidade ficou diserta mas com multidões a queimar Pneus nas estradas.
Continue reading "Últimos incidentes na Cidade da Beira" »

28/11/2013

MDN investiga desinformação

O VICE-Ministro da Defesa Nacional, Agostinho Mondlane, encontra-se desde ontem, na cidade da Beira, liderando uma equipa governamental destacada para “in loco” investigar a origem da desinformação posta a circular nos últimos dias nesta região sobre um alegado recrutamento compulsivo de jovens para o Serviço Militar Obrigatório (SMO).
Tal desinformação resultou esta quarta-feira numa agitação que deixou óbitos, feridos e danos matérias. “Estamos na Beira para apurarmos de onde veio esta desinformação se de dentro das FADM, da PRM, do Centro de Recrutamento Provincial ou se de pessoas mal-intencionadas”, explicou Mondlane em breves declarações à comunicação social na capital provincial de Sofala.
NOTÍCIAS - 29.11.2013

Sem comentários: