terça-feira, 23 de abril de 2013

Um milhão e meio de perguntas ao presidente: Voz da Rússia

23.04.2013, 12:22, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Linha Direta com Vladimir Putin, Entrevista, televisão
RIA Novosti

O presidente da Rússia Vladimir Putin irá se comunicar ao vivo com os cidadãos do país dia 25 de abril. O chefe de estado irá responder às perguntas dos cidadãos do país pela décima primeira vez.

E se no momento da primeira Linha Direta, em 2001, ao presidente foram dirigidas cerca de 400 mil perguntas, desta vez o número de pessoas que têm questões para o presidente já ultrapassou um milhão e meio.
Segundo a experiência das Linhas Diretas anteriores, os russos estão mais preocupados com problemas de caráter social: salários, pensões, educação e cuidados de saúde, habitação. Mas os cidadãos russos são também sensíveis aos acontecimentos atuais no país e no mundo. Assim, em 2001, durante a primeira comunicação por televisão, Vladimir Putin teve que responder a uma pergunta sobre o possível envolvimento de tropas russas na operação de manutenção da paz no Afeganistão. Em 2003, os russos foram indignados pelas ações dos EUA no Iraque.
Nos anos de véspera de eleições, 2003 e 2007, os russos estavam interessados em saber se o presidente queria mudar a constituição para permanecer como chefe de estado por um terceiro mandato. Desde 2008, Vladimir Putin, ocupando o cargo de primeiro-ministro, continuou comunicando-se com compatriotas. No entanto, os assuntos das perguntas mudaram: em primeiro plano ficou a política interna.
A vida política do país foi o tema central da Linha Direta também em dezembro de 2011, que teve lugar poucos dias depois das eleições parlamentares. Vladimir Putin, na altura candidato presidencial, comentou a pedido dos russos os protestos dos discordantes com os resultados da votação. E para lutar contra a fraude nas eleições presidenciais ele propôs instalar câmeras web nas estações de votação.
Entre as questões que já foram recebidas para a próxima Linha Direta prevalece o tema social. Russos estão perguntando quando será terminado o "escárnio da educação", "quando os empresários poderão viver bem na Rússia", quando haverá um "verdadeiro abono de família". Durante a transmissão, certamente, haverá perguntas sobre a luta contra a corrupção e sobre a política de migração, acredita o cientista político Alexander Shatilov:
"Eu acho que além desses temas haverá perguntas sobre a eficácia do aparelho administrativo, talvez haverá alguns ataques dirigidos contra certos ministros. Além disso, não descarto que possa ser levantada a questão da crise financeira e econômica mundial e de como ela pode afetar a Rússia. E, em geral, o problema da turbulência observada em todo o mundo, por causa do qual os russos estarão interessados no problema da preservação da estabilidade, que atualmente foi alcançada, em saber o quanto as autoridades serão capazes de manter a ordem e alcançar seus objetivos neste ambiente internacional tão complicado".
Um centro único de atendimento telefônico especial só recebe perguntas ao presidente colocadas em russo. Enviem suas perguntas em português para o correio eletrônico da Voz da Rússia post_pt@ruvr.ru. Uma mensagem não pode exceder 70 caracteres. As questões mais interessantes serão traduzidas para o russo e transmitidas para o centro único de atendimento telefônico.

Sem comentários: