Edição de 29 de Abril de 2013
Revisão da Constituição
Gilles Cistac volta a questionar legitimidade da comissão de revisão de constituição
Maputo (Canalmoz) – A legitimidade da comissão constitucional ad-hoc criada para a revisão da Constituição da República (CR) foi, mais uma vez, posta em causa pelo constitucionalista Gilles Cistac.
Dirigente sul-africano compra ilha no Arquipélago das Quirimbas por 70 milhões de dólares
Ilha Quilálea que o político sul-africano, Tokyo Sexwale, comprou por 70 milhões de dólares norte-americanos em 2008.
Maputo (Canalmoz) – Tokyo Sexwale, destacado membro do ANC e membro do governo sul-africano, é proprietário da Ilha Quilálea, que integra o Arquipélago das Quirimbas no norte de Moçambique. De acordo com o semanário sul-africano, «Sunday Times», documentos apresentados num tribunal da África do Sul revelam que Sexwale tornou-se proprietário da ilha em 2008, tendo pago na altura cerca de 70 milhões de dólares norte-americanos, o equivalente a 2,135,000,000 meticais ao câmbio actual.
Alferes moçambicanos treinados no Zimbabwe já estão em prontidão
- Os incidentes de Muxúnguè dominaram o discurso do ministro da Defesa, Filipe Nyussi, na cerimónia
Maputo (Canalmoz) – Pouco mais de 100 alferes moçambicanos que acabaram treinos militares em Gweru, Zimbabwe, prestaram juramento à bandeira no sábado passado, em cerimónia em Munguine, distrito de Manhiça.
Ministro bane venda de “Tentação” no quartel
Comandante do Quartel acata às ordens e manda recolher imediatamente as embalagens da bebida que estavam no centro social
Maputo (Canalmoz) – O ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyussi, baniu, no sábado último, a venda de bebida espiritual, vulgo “Tentação”, no Centro de Instrução Militar de Munguine, em Manhiça, província de Maputo.
Análise por Centro de Integridade Pública
Financiamento da participação de Moçambique no Gás do Rovuma: Grandes Custos, Grandes Riscos
Maputo (Canalmoz) – “O financiamento da participação de Moçambique na primeira fase do LNG da Bacia do Rovuma custará biliões de dólares. O Governo não pode pagar a sua parte através da futura produção (de gás) e deverá pedir empréstimo para financiar a sua parte.
Estavam previstas para amanhã
Conversações entre Governo e Renamo voltam a sofrer novo adiamento… até 2 de Maio
- Leia aqui as reivindicações da Renamo
Maputo (Canalmoz) - O início das conversações entre o Governo e a Renamo, que estava previsto para esta segunda-feira na sede do Ministério da Agricultura, voltou a sofrer mais um adiamento, devendo ter lugar no dia 02 de Maio próximo, quinta-feira, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, segundo deu a conhecer neste domingo uma fonte da Renamo.
Polícia prende assaltante dos escritórios da EDM
Maputo (Canalmoz) - Foi detido na noite de sábado, por volta das 22 horas, um dos dois assaltantes que pretendiam se introduzir, furtivamente, nos escritórios da Electricidade de Moçambique-E.P., Área de Serviço ao Cliente da Cidade de Maputo, junto à dependência do Bairro do Jardim.
Festival Zouk fez parar Maputo e arredores
Maputo (Canalmoz) – Sexta e sábado, todos os caminhos da capital e arredores iam dar ao Parque dos Continuadores. Motivo: segunda edição do Festival Tropical Zouk. O festival terminou na madrugada deste domingo, após ter agitado a cidade de Maputo durante duas noites consecutivas de grandiosos espectáculos, envolvendo, no total, perto de 15 mil espectadores, mais cinco mil que na edição anterior.
HCB já recebeu novas bobinas de alisamento
Maputo (Canalmoz) - Já se encontram no Songo os módulos com a primeira das duas bobinas de alisamento, encomendadas pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa, SA (HCB), no primeiro semestre de 2012, no âmbito do projecto PRE-ReabSub, anunciou a HCB em comunicado.
No primeiro semestre deste ano
Malária mata 32 pessoas na província de Manica
- O sector da Saúde em Manica registou 131 mil casos em toda a província – revela o director provincial da Saúde em Manica, Jovenaldo Amoes
Chimoio (Canalmoz) – Na província de Manica 32 pessoas morreram durante o primeiro trimestre deste ano devido a casos de malaria. O aumento da doença é relacionado com a falta de fundo para o processo de pulverização intra-domiciliária que não ocorre nas comunidades daquela região do Pais.
Sem comentários:
Enviar um comentário