terça-feira, 30 de abril de 2013

O fusível de Gaspar

 
30 Abril 2013, 00:05 por Fernando Sobral | fsobral@negocios.pt
Os ministros são como os fusíveis. Quando queimam devem ser trocados.
A política de austeridade sem fim, que tem origem da barragem alemã e que tem contado em Portugal com as centrais distribuidoras de Vítor Gaspar e Passos Coelho, está com excesso de carga. Por isso os fusíveis começam a fundir-se. O braço-de-ferro no Conselho de Ministros, entre quem vê o mundo como um Excel e quem sabe que a economia se faz para as pessoas e não para os modelos académicos, é o corolário deste choque de civilizações.
Gaspar teve como missão aniquilar o Estado social, empobrecer o país e dinamitar a economia interna. Tudo em nome da batalha final: equilibrar o Orçamento e regressar aos mercados. Os seus múltiplos falhanços mostram que Gaspar, empurrado por uma Europa míope e que quer replicar o modelo cultural alemão, não conhece outro discurso. Tem ganho sem vencer. E sobretudo sem convencer. Mas percebe-se hoje que se a história na Europa mudar, Vítor Gaspar deixa de ser um intérprete com futuro. Porque o seu pensamento é um Excel que queima quando entra em contacto com a realidade. A sua tentativa para agravar ainda mais a austeridade, destruindo o resto da economia interna, mostra que Gaspar continua a acreditar que é o mundo que gira à sua volta e não o contrário.
Os cortes e os impostos são o espelho de quem nos governa. Mas quando Bill Gross, da Pimco, vem pedir que a Europa gaste para voltar a crescer, é evidente que mesmo os "mercados" pedem o que Gaspar e os alemães são incapazes de ver.
A política de Gaspar rebentou como um fusível. Já não dá luz. Ele vai sair. Resta saber se empurrado pela realidade ou promovido pelos "credores" para ir iluminar outra província.

Sem comentários: