quarta-feira, 20 de março de 2019

Quadro da situação O ciclone incidiu sobretudo ao longo do “corredor da Beira”, um percurso correspondente a cerca de 130 Km, habitado por aproximadamente um milhão de habitantes e onde estão implantadas 25 paróquias.


Pinnacle News partilhou uma publicação.
14 h
Arquidiocese da Beira
Quadro da situação
O ciclone incidiu sobretudo ao longo do “corredor da Beira”, um percurso correspondente a cerca de 130 Km, habitado por aproximadamente um milhão de habitantes e onde estão implantadas 25 paróquias.
1. População atingida: estima-se que cerca de 140 mil famílias tenham tido prejuízos, das quais entre 10 a 20% perderam tudo.
2. Igrejas Paroquiais e comunidades: 22 Igrejas paroquiais foram danificadas, das quais 3 ruiram totalmente; 60 pequenas capelas foram danificadas.
3. Residências Paroquiais: 9 ficaram danificadas, algumas seriamente.
4. Residências de Religiosos e Religiosas: 20 ficaram danificadas.
5. Escolas católicas: ficaram danificadas 7 escolas que atendem cerca 9.500 alunos; trata-se de salas que ficaram quase na sua totalidade sem telhado, encontrando-se por esse motivo as aulas interrompidas.
6. Estruturas diocesanas: Residência Episcopal e Cúria (totalmente sem telhado, com estragos nos escritórios e arquivos); Secretariado da Coordenação Pastoral (registou alguns danos, sobretudo no que diz respeito ao material de escritório), Seminário Bom Pastor (capela e refeitório recém construídos, dormitórios, totalmente sem telhados; a residência dos formadores com telhado danificado parcialmente); Caritas Diocesanas (escritório completamente danificado, registaram igualmente danos de documentação, material informático e de escritório, e muro de vedação); Centro de Formação Pastoral de Nazaré (com capacidade para acolher 200 pessoas, todas as infraestruturas ficaram sem tecto e inabitáveis, o que obrigou a suspender todas as actividades); Rádio diocesana (queda da torre, infiltrações nos estúdios, todo material danificado); Tipografia diocesana (ficou sem tecto e com o material danificado); Estrutura diocesana de armazenagem (danificada); Lares e Orfanatos diocesanos (que acolhem cerca de 150 crianças: telhados danificados e estrago do material).
Em suma, pode-se dizer que para além de danos nas infraestruturas, muito material mobiliário, de e

Sem comentários: