domingo, 31 de março de 2019

A Burocracia e o Roubo Gerarão Rebeliões dos Famintos Na Província de Sofala

A Burocracia e o Roubo Gerarão Rebeliões dos Famintos Na Província de Sofala
1. É com o coração meio que partido que deixo essa província hoje 31 de Março, a vontade de continuar aqui é enorme, mas por razões alheias a minha vontade terei que rumar a minha cidade.
2. Prezados amigos é doloroso o que se vive aqui, há muita comida para alimentar talvez toda província independentemente do grau dos danos causados pelo ciclone, porém é impossível que isso aconteça devido a existência de pessoas de má fé.
3. Eu não sei que coragem as pessoas tem de sentarem e desenharem um esquema de desvio de camiões que são para alimentar milhares de famintos e pobres assolados por este ciclone.
4. Incrível como as pessoas não têm vergonha na cara, muita gente sofrendo mas um grupo de pessoas sem escrúpulo, sentam em gabinetes clandestinos para desenharem esquemas de desvios dos donativos.
5. Bem arredores da zona de Chipangara onde ia deixar a minha amiga Benilde Mourana depois dum intenso trabalho durante a noite do dia 29, encontramos pessoas a venderem redes mosquiteiras, não há sombras de dúvidas que essas redes estão no mercado resultantes dum esquema de corrupção.
6. Amigos não sei se existe uma empresa de venda de redes em Maputo ou em outras províncias do país que esteja abastecendo mercados informais aqui na Beira. Sejamos sensíveis com a dor e sofrimento dos que realmente precisam.
7. Os armazéns do INGC são uma autêntica fraude e autênticos quartéis de desvio de produtos. A Kpmg Moçambique disse que iria monitorar esse processo, amigos a consultora deveria ter seus agentes em cada armazém, infelizmente nenhum homem dessa consultora estão nesses armazéns, é duvidosa a forma facilitada que esses camiões são liberados para saírem e as vezes sem guia de saída.
8. Na zona de Mafambisse pessoalmente abortei um esquema de tentativa de desvio de produtos alimentares em que um jovem tentava abastecer uma família que não estava no centro de acomodação localizada na Escola Secundária Samora Machel.
9. Sejamos mais sérios a polícia da República de Moçambique deve fazer um trabalho intenso de patrulha noturna aos mercados informais aqui na Beira, os produtos são canalizados para estes mercados e vendidos na calada da noite.
10. Dra. Maita, com todo respeito que tenho para com a senhora eu lhe peço para que tire na sua cabeça a idéia de que os seus funcionários são íntegros até que se prove o contrário, vá visitar os armazéns há camiões sendo desviados sem guias de saída.
11. O povo irá se rebelar escrevam isso, quer alguns voluntários quer alguns funcionários do INGC estão desviando muitos produtos. Respeitemos o sofrimento desde povo que nesse exato momento precisa de nós.
12. É triste meus amigos que em alguns centros distribuem produtos de forma desequilibrada, você oferece arroz a população e não lhes dá caril, querem que essas pessoas comam arroz branco? Se acham que estou mentindo podem ir agora a Mafambisse perguntar aquela população se eles tem caril.
13. Estão a desviar produtos num momento impróprio, alguém deve parar com isso, vamos atender as necessidades dos que realmente precisam, incrível que tive que testemunhar um episódio muito triste duma senhora que esta fazendo tratamento do HIV vi a senhora toda debilitada reclamando que estava com fome e até az 13 horas do dia de ontem não tinha sido dada o seu kit alimentar e quando lhe foi dada não tinha lá o caril.
14. Não podemos brincar com coisas sérias por favor. Há zonas onde os produtos não estão chegando porque não há camiões e o INGC nem consegue canalizar camiões para o efeito. Um dos centros localizados em Dondo na zona de Savane não foi possível ir deixar comida para aquele povo, porque o INGC não tinha camião.
15. Vamos ter compaixão com a dor alheia, vamos dar comida as pessoas, pois elas irão se rebelar, desativem os centros localizados nas escolas e acomodem as pessoas em acampamentos assim o INGC terá controlo e monitoramento das coisas. Porque muita das pessoas usam os centros que se encontram nas escolas para desvio de mantimentos.
Ps: o povo irá se rebelar.
Atenciosamente
Comentários
Escreve um comentário...

  • Acrisio Pereira A vontade geral é uma utopia, a ideia de que os dirigentes querem sem o que é melhor para a população a gente vê também nesses momentos, quando em vez de criar mecanismos de aliviar o sofrimento, buscam meios de encher suas prateleiras com os mesmos bens que deveriam alimentar o povo.

    Meu amigo Bitone Viage nunca esqueça que tudo é uma decisão política, até nesses momentos o governo busca meios de iniciar uma pré-campanha, a não destribuição equilibrada pode ser um meio de punição daquela população, que não fez nada para merecer, apenas tem votado na alternativa. Vamos rezando pelo Beirense
  • Reinier Cedeno É muito triste essa situação, o INGC tem comida e muito dinheiro. Qual è a dificuldade em dar assistencia as pessoas? É mesmo incompetencia! Parece que so estão preocupados em aparecer na TV.
  • Roberto Manoco Triste realidade. Mas este é o nosso Moçambique. Onde o sofrimento de uns é oportunidade de enriquecimento de outros. Este é um lugar que é proibido ver as coisas com o olho real. O anormal é normal. Resta-nos lamentar.
    2
  • Shafee Sidat Bitone Viage amigo só 👁, enquanto não houver amor ao que se faz , vamos morrer na praia, olha espero críticas e sugestões do nosso trabalho também
    1
  • Emìlio Daùsse O povo beirense está a pagar o preço da sua rebeldia,não vota na frelimo a bastante tempo. 
    Essa porah toda è orquestrada apartir de lá de cima. 
    Não bastou deixar o povo beirense entregue à sua sorte,quando foi aconselhado a ficar dentro de casa par
    a enfrentar uma ventania de 200 km/h dentro de casas precárias,agora até a comida que não saiu do armazém de nenhum partido está sendo negado. 
    Sem dúvida,os beirenses vão se rebelar.
    1
  • Abdul Gafur Monteiro Um depoimento de quem esteve no terreno e sentiu na pele. Trabalhaste mais que Nyusi, Maita e companhia.

    Deste teu suor e sabedoria em nome do povo de Beira. Avante!
    2
  • Begona Chambela É muito triste a situação que vivemos aqui na Beira, todos dias passam membros do bairro a prometer dar alimentos e chapas de zincos até hoje nem água vai nem água vêm.meu Deus pedimos socorro
  • Célio Barros O Massikine 😂😂... Eu já disse que o problema não é do governo o problema mesmo somos nós ‘’povo’’, e isso vai se refletir no dia em que esse funcionário ou voluntário num dia for dirigente. Nós somos uma sociedade imoral, uma sociedade doente, uma sociedade mesquinha e no final do dia vem apontar Chang e Guebuza pela pobreza do País, hamm came on, se com donativos de cheias e ciclones nos comportamentos piores que Chang e Guebuza juntos. Força Bitone Viage e obrigado pela informação.
    3
    • Hanifa Chambe Severino Nguenha já havia dito que o changuismo existe em todo lado, e subscrevo o seu comentário, esse comportamento é pior do que changuense e guebuzense.
      1
    • Célio Barros O Massikine Hanifa Chambe pessoas a morrerem-se fome, a precisarem de abrigo estes aí a darem voltas e burlas ao povo isso sim é pior que Chang que simplesmente burlou ao povo e má nada, onde até nem envolvia catástrofes.
    • Hanifa Chambe Célio Barros O Massikine , É triste quando a gente vê na desgraça alheia uma oportunidade pra saquear bens, e uma oportunidade de negócios. O mundo juntou- se à causa beirense, os que tomam a dianteira devem redobrar esforços com vista a evitar que as pessoas se rebelem devido à falta de assistência, enquanto os alimentos existem.
      1
    • DellaCerda Langa Sabe!Nao que eu esteja a favor desses desvios de donaticos numa epoca destas mas Esse "povo" so esta a replicar o que os que estao no poder fazem.
      Voce acha que o que malta Chang fez com a nacao toda è tem algo de moral?


      O povo esta aprendendo a licao e seguindo os exemplos.
    • Célio Barros O Massikine DellaCerda Langa Chang também saio da população nenhum erro justifica o que as pessoas estão a fazer.
    • Antonio Jacinto Munhame DellaCerda Langa, diria-te-ei que estás muito infeliz neste seu posicionamento, pois estás admitir que coisas do gênero deve e pode existir porque mesmo os altos dirigentes o fazem, não é assim como se constroe uma nação ou sociedade coesa, deves abandonar esse pensamento, são vocês que minam o desenvolvimento desta nação, quando começa a dar razão as pessoas de má fé que num momento solidário com as vítimas do Ciclone e que é sim de registo visto a ajuda que estes precisam de nós, e vês defender aqui os oportunistas, ganha um pouco de consciência para com a causa.
      1
    Escreve uma resposta...

  • Orlando M'sede Pedro A Dra Maita fez campanha eleitoral na Beira aquando da sua candidatura a eleição à edil no sufrágio das autarquias passadas. Embora tenha sido derrotada, agora, tem a oportunidade de mostrar que realmente queria servir a Beira. Caso não, ficará claro que a intenção não era aquela.
    • Augusto Dias Orlando M'sede Pedro, a Dra. Maita, è um quadro inquestionável e incapaz de constar na lista daqueles que por sistema metem mão do que não lhe pertence. Quem a conhecê è incapaz de biliscar a sua capacidade de trabalho e integridade. Para as pessoas que a crucificam por qualquer coisa è porque essa pessoa vive no roubo. Basta ver o minucioso tratamento que fazem nessas supostas "denuncias". São pessoas que se queriam ver là na gestão desses recursos que surgem em catadupa para ajudar os afectados. Tenho pena do Dr. Bitone não ser uma pessoa injusta, ele esteve là para se promover politicamente e procurar na gestão impecável do INGC e bem liderado pela Dra. Maita, uma pessoa cheia de capacidade e que faz um trabalho vistoso. Ela e o ministro Celso Correia, são uma dupla que faz inveja a muitos. Como sempre os estrangeiros elogiam e os nossos eternos invejosos procurar trazer questões inexistentes.
      A amplitude desse ciclone, è até hoje referido como desvastador que um governo com parcos recursos como o chefiado pelo grande Presidente Eng. Nyusi, conseguiu em pequeno lapso de tempo, por todos os meios e resolver rapidamente os problemas de emergência. A estrada N6, espinha dorsal para ligações com todas as regiões do pais e dos paises da SADC, que ficou destruida em quatro pontos, para em menos de 5 dias ficar transitavel, è obra! Isto so acontece com um governo capaz e competente. Por isso está alimentar grandes comentários desabonatorios. Essa è a obra conseguida pelos da oposição tendo um grande suporte televisivo da estação stv. Nunca vai fazer única reportagem em que aplaude trabalho do governo. Nunca e jamais apenas encontra ineficacia. Eles sim são muito eficazes em propalar mentiras e tendenciosa
      1
    • Orlando M'sede Pedro Triste. Do meu lado, não vejo a necessidade de continuarmos os mesmo inimigos do desenvolvimento do país. Parabéns estão aqueles que querem o bem para o país. Augusto Dias, é difícil encontrar pessoas do seu partido nesta plataforma que sabem defender os seus interesses sem injurias, gostei a sua gentileza.
    Escreve uma resposta...

  • Orlando M'sede Pedro Maltido foi o IDAI que deixou tanta mata que o país dispõe só para atingir as já fragilizadas populações da zona centro por conta das (assimetrias regionais). Aos que se aproveitam da situação para usufruir do que não mereciam, lembro os que a hora do julgamento virá.
  • Hussein Nácir Rupava Força BV continue firme. Já deste um passo enorme para a mudança de atitude do INGC
  • Raúl Salomão Jamisse Forte irmão.
  • Guiamba Junior Muito triste, e o povo irá se rebelar mesmo.
    1
  • Fernando Nhabomba O povo Beirense, é expert em rebelião.
  • Francisco Pacheco Antonio Chigogoro Evitei no maximo que a minha familia vivesse nesses centros,a maioria dos beirenses ( nativos ) apesar de sofrerem grandes danos evitaram serem humilhados pelos esses gatunos
  • Dercio Arlindo Manhica Nossa realidade!!
  • Énia Wa Ka Lipanga Até já Bitone Viage. Até já
  • Zeca Junior Basilio Eu tenho acompanhado reportagens e videos nas redes sociais sobre o desvio de donativos por parte de alguns funcionarios do ingc, e muito triste e vergonhoso perante a comunidade internacional. Afinal de contas onde esta o nosso patriotismo. Aproveitarem-se de compatriotas pobres que perderam tudo e muito triste e lamentavel, que exemplo estamos a transmitir para nossos filhos e so me resta chorar😪😪
  • Zito Mucavele Os vapiros estão soltos, não imagino o sofrimento que vai assolar aquelas populações em estado de carências, porque esses vapiros não tem compaixão com os desesperados, eles sugao até à última gota do sangue, exegimos que haja um comando que não é controlado pelos vapiros.
  • Zina Ngorinenhi Thomas Estão si vingar mas em breve os Beirenses vão retaliar .
  • Elson Guila Este país está na merda. Outros só sabem subir helicóptero e tirar fotos imitando o presidente. Andaram a elogiar essa Maita agora estão a ver que é tudo farinha do mesmo saco. Eu nunca me deixei enganar. É o fundo do poço que ainda continuam a cavar.
  • DellaCerda Langa Burocracia e o Roubo sao heranças que estao a nos deixar esses gajos que estao la em cima.

    Moz vai virando uma selva onde è cada um por si e qualquer oportunidade todo o mundo rouba.
  • Luis Ferreira Fight Karambas meu Deus, Dentro do INGC tem uma cambada de oportunistas sem. Prefiro ajudar minha família para que não vá ser humilhada por Subirdinados da Maita. Eu disse ainda é pouco, todas macacos estão felizes por essa desgraça só querem roubar.
  • Abdul Adamo todos que poderem devem denunciar essas praticas, sintomaticas de quao currompido estao as nossas instituicoes do Estado. temos que ser firmes.
  • Berito Cleal Mussepa Hahahahahahahahaaa... Viva o partido comunista/socialista de nome frelimo, todos partidos socialistas/comunistas no poder vivem da corrupcao e nepotismo, pra eles o povo e escravo e eles sao deus.

Sem comentários: