segunda-feira, 25 de março de 2019

MUNICÍPIO DE NACALA RAÚL NOVINTE ACABA DE ANUNCIAR QUE VAI DUPLICAR O SUBSIDIO DE VARREDORAS E NENHUMA DEVE SER EXPULSA MAS SIM, AUMENTAR O NÚMERO E HORAS DE TRABALHO

MUNICÍPIO DE NACALA
RAÚL NOVINTE ACABA DE ANUNCIAR QUE VAI DUPLICAR O SUBSIDIO DE VARREDORAS E NENHUMA DEVE SER EXPULSA MAS SIM, AUMENTAR O NÚMERO E HORAS DE TRABALHO
25 de Março de 2019
Está a decorrer desde a 6@ feira, dia 22 de Março, junto da sala de sessões do Conselho Municipal, debates acesos e frontais, convista a efectivação e fixação de orçamento anual 2019. Numa das intervenções, o presidente do Município de Nacala anunciou que "A empregabilidade deve ser um caso sério. Ouvi dizer que as senhoras varredoras ganham 1.000 (mil) meticais. Vocês tem que ser sensíveis e verdadeiros dirigentes e gestores. Vocês estão aqui a fazer orçamentos muito grande para vossos gabinetes e entregam salários magrinhos há muitos anos, a muitas mulheres, algumas das quais, idosas, mães de filhos e solteiras. Vamos ao Porto e CFM de Nacala e cobrar. Logo que conseguirmos, vamos devolver esse mesmo salário a essas senhoras. Com isso, vamos aumentar o número das actuais varredoras e profissionalizar a limpeza (estudarem como se varre e em que direcção se varre, sem que levem seus filhos e descendentes a limpeza). Elas podem trabalhar por 4 horas de tempo, pelo menos. Luvas, máscara, leite, botas, ancinho e carrinha, não são favores mas sim, obrigação do Município. Se concordam comigo, vamos duplicar de 1.000 para 2.000 meticais e este valor deve ser incrementado a uma cláusula de subsídio de risco e a vida delas vai melhorar, poderão fazer livremente o STIQUE e alguns maridos delas, voltarão ao lar, por ver mulheres a trabalharem, com moral e sobretudo com mudança de cultura." - Disse Raúl Novinte, presidente do Município de Nacala, diante de seus pares e subalternos, em plena sessão da primeira revisão do plano do orçamento anual para também declarar que a partir de Junho de 2019, entre em vigor.
Detalhes, na pagina do facebook da
Autarquia de Nacala
 

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