sexta-feira, 29 de março de 2019

Sobre o anúncio

Sobre o anúncio
1. Quantos Chefes de Estado visitaram o país? (Já cá estiveram o Ramaphosa, Kagame, Erdogan, Museveni, Matsitsi, Mnangagwa, etc)
2. Quantos líderes religiosos visitaram o país? (Bom, Edir Macedo, Valdomiro Santiago, o líder dos Tocoístas, Ntate Modise, etc, já estiveram aqui e alguns recebidos pelo nosso Chefe de Estado e temos alguns líderes locais tipo Joe Williams, Onório Cutane, Maposse, etc)
Agora, expliquem-me vocês o sentido do anúncio! Francisco é líder da Igreja Católica e é Chefe de Estado do Vaticano. Será só por isso ou há outra razão que desconheço?
Que dizer da igualdade de tratamento em função do estatuto e religião? Será um caso para revisitarmos o sentido de laicidade do Estado? Será?
PS: estive na companhia de um amigo, quando escutávamos o tão aguardado anúncio, pela rádio, numa viatura. Após o terminar a comunicação à nação o meu amigo disse: isso só pode ser azar! Pergunto eu: azar de quê?
PS2: pedra a pedra assisto o reerguer da esperança do povo de Sofala. Eu acredito!
Comentários
  • Miro Guarda Eh importante anunciar, assim como anunciamos quando inauguramos a fabrica de txilar...
    3
  • Mwenemutapa Fernando Julião Arnaldo, porta-voz da Frelimo em KaMpfumu e do Presidente Nyusi, se faz favor... 
    A dúvida do postante é, por via de dúvidas, da maioria.... É tua chance de brilhar como na TV Miramar... 
    Mãos à obra...
    5
  • Mateus Fernando Paga Conforme diziam-nos enquanto na infância que o senhor Pápa falava com Deus acredito que de facto há esta nostalgia no seu em particular de nós os africanos!
  • Jay Cee Malôa Ainda vou pegar o fio deste assunto e dar continuidade...
    2
  • Isalcio Mahanjane Para um Estado que pensa laico, o anúncio, em parangonas, causará seus efeitos... penso no pastor, local, que ora para saúde e para ganhar eleições....
    1
    • Mwenemutapa Fernando Isalcio, eu acho que estaria exagerando se olhar na perspectiva religiosa embora a figura papal esteja intimamente ligada ao Chefe da Católica mas ele é Chefe de um Estado. Virá como chefe de Estado de Vaticano. Não é por acaso que até nos países de fundamentalismo islâmico ele é recebido normalmente.
  • Isalcio Mahanjane Para um Estado que pensa laico, o anúncio, em parangonas, causará seus efeitos... penso no pastor, local, que ora para saúde e para ganhar eleições....
  • Lina Silva Fia-te pelo facto de ele ser o Chefe do Estado do Vaticano fica mais leve perceber.... O resto,deixe por nossa conta nós os católicos,que não fomos ver Edir Macedo,nem Valdomiro,nem sabemos do Onorio, nem Wiliam.... Estamos a pedir nesse dia só estarmos entre nós com o Papa!!! Pode?!
    • Celso Lucas Timana Lina, que exclusão!...certamente não 'e típica do papa, at'e porque a própria igreja convida a todos, independentemente da religião de juntarmo nos ao Papa nessa visita...outra coisa, estas enganada quando dizes que os catolicos nao foram ver o Macedo, nem Valdomiro, nem sabem do Onorio, nem Wiliam...pura mentira!!!!! Milhares de catolicos socorrem-se a essas igrejas envag'elicas quando os demônios lhes apertam, mas sempre voltam a catolica para manter o status...sabemos disso...
      4
    • Lina Silva Exclusão nenhuma ... Foi uma sátira para quem acha que a vinda do Papa Francisco em Moçambique é acontecimento exclusivo da igreja católica e que por isso desmerece atenção do Presidente da República.
      Quanto aos desvios de personalidade( assim os caracterizo) no que concerne a busca de outras formas de expressão de fé, não posso intervir por eles.
    • Iracema Mahumane Lina minha irmã não podemos colaborar com a exclusão nós cristãos somos pela unidade bem sabe que foi para nos libertar do pecado que Deus todo poderoso enviou o seu filho como sacrifício por nós e o nosso senhor Jesus Cristo amou nos de tal maneira que cumpriu com as escrituras! Quem somos nós para julgar os outros?
      1
    • Celso Lucas Timana Iracema Mahumane correto Iracema... Se nao o Papa não teria visitado os Emirados Arabes Unidos (onde não tem sequer uma igreja católica)...Somos todos corpo de Cristo!
    • Alexandre Chivale Lina Silva, que estejam. É um direito que vos assiste pedi-lo.
      1
  • Moulinho Lehuany Do meu ponto de vista, acho que o anúncio foi feito por uma questão implícita. Note que há pouco havia um forte debate na esfera pública de que o papa não viria agora porque na haveria condições em função dos preparativos das eleições, e que a vinda dele poderia influenciar nas tendências em termos de apoios de votos. Sendo um assunto que gerou reticências e como também o nosso governo está em busca de credibilidade face a conjuntura actual, um anúncio deste cheira a "nós temos credibilidade internacional", avaliando pela dimensão do papa.
  • Roberto Lamba O anúncio da vinda do Santo padre é normal, pois, em qualquer país do Mundo a chegada do Papa é anunciada com muita antecedência, assim aconteceu nos Emirados árabes unidos, Filipinas, Brasil e até Portugal que já adiantou com a notícia de 2020..
    A vin
    da do papa Francisco ou de qualquer líder do Vaticano deve ser feito pelo Presidente da República, assim como o ilustre fez menção este para além de ser Líder Religioso é também Chefe do Estado de Vaticano.
    Não existe qualquer vilipêndio à regra da Laicidade do Estado, pelo simples o PR não disse que a República era cristã ou muçulmana.
    A papa é um grande líder merece signo respeito e a paz efectiva precisa de ser abençoada para ser duradoura.
    1
  • Celso Lucas Timana O Papa 'e " presidente" de um Estado. A Santa Se' 'e um estado reconhecido pelo Direito Internacional, tem relacoes diplomaticas com imensos paises, o Papa est'a sendo recebido como chefe de Estado...
    2
  • Tiago Valoi Kkkkkk. Concordo Chivale, não! Achei aquilo uma aberração
  • Fernando Caetano Qual é o problema de anunciar a vinda de um líder religioso a Moçambique?!!! Eu não vejo. O que vejo como problema é pensar nisso como um problema.
  • Iracema Mahumane Na minha humilde opinião penso que é errado criticar qualquer tipo de religião afinal qual é a igreja que Cristo Jesus voltará para buscar? 
    Vamos lá irmãos receber o pápa ele é um líder religioso que está a cumprir com o seu programa Moçambique não é o primeiro país bem sabem!
  • Hermenegildo Chapala eu acho que Alexandre tem uma intenção clara atacar o chefe do Estado, últimamente as suas publicações tem sempre o lado tendencioso, mais devo lhe ilucidar que esta figura de Papa não podes fazer uma comparação simples. Eu tenho certeza que conheces bem o valor desta figura a nível mundial. Vamos sim nos oucupar com assuntos que o País precisa o seu caso também.
    1
  • Shipeni Beardzilla De facto, o absurdo deveria ter limites. Sobretudo quando feito em nome da República.
    1
  • Salvador Joconias Eu não digo nada, mas o nosso presidente precisa de pessoas que o ajudem a tomar sabias decisões e evitar os shows de que nos tem brindado
    1
  • Borges Nhamirre A Igreja Católica é a maior religião de Moçambique
    • Alexandre Chivale Borges Nhamirre, e isso basta para um anúncio que faz parar o país?
    • Borges Nhamirre Só dei uma ideia. Também compreendamos que no plano real uma visita de King Mswati e vista de Donald Trump não é tratada de forma igual. Papa ultrapassa a qualidade de um estadista ordinário. Ele é líder da bilhões de pessoas de todo o mundo. Isso para os interesses do Estado conta!
    • Alexandre Chivale Borges Nhamirre, responda a minha pergunta apenas
    • Borges Nhamirre É um elemento a ter em conta
    • Aunorius Andrews Simbyne Mas Alexandre Chivale, por que nao diz logo e directamente sem divagar - o que te apoquenta??? Ou nos mesmos iremos falar por si... mas antes confessa a falta de coragem....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Armandinho Caula Ele é chefe do Estado do Vaticano.
  • Ana Berta Mazuze Não importa se a igreja católica é a maior religião, o nosso estado é laico. E para os que argumentam que ele é chefe do Estado do Vaticano, quando Moçambique recebe visita de outros chefes de estado o presidente faz estes anúncios? E ainda com tantos meses de antecedência? Porquê dar estatuto especial a visita de um líder religioso, sendo que o país já recebeu visita de outros líderes e não vimos tal aparato!
    2
    • Armandinho Caula Ana Berta Mazuze, minha amiga, ha mais de 32 anos que um Chefe do Vaticano não visita Moçambique. Uma visita frequente não cria surpresa. Mas aquela que aparece de vez em quando sim. Quando eu vou visitar meus pais na Zambézia anuncia-se na família. Contrariamente a um outro filho que os visita sempre. Ate morre o leitão. Kakakakkaka.
    • Ana Berta Mazuze Hahahaha Armandinho Caula, entendo a euforia dos seus pais. Mas assuntos do estado são outra coisa e não importa se o papa não visita há 32 anos, podiam ser há 50 anos até, mas princípios devem ser respeitados e deve haver uma igualdade de tratamento.
      1
  • Nayo Macamo Quer queiramos quer não o mundo ainda gira a volta da IGREJA CATÓLICA
    2
  • Dário Cláudio Dias Não venham histórias e teorias com pouco sentido. Papa eh Papa.e ma nada!
    1
  • Lucia Leon Chitolo Alexandre Chivale como se chama aquela jogada de xadrez que acaba com o jogo "xeque-mate" né.
    Estamos numa grande jogada, mas ainda no nível xeque 😂😂😂😂😂😂😂😂
  • Almeida Oliveira A maior podia ser zioni
  • Zé Martins Comparando o Papa com Edir Macedo?? Ou Valdomiro Santiago ?

Sem comentários: